Compaixão e Não-Violência

No futuro, se quisermos uma humanidade mais feliz, um mundo mais feliz, deveremos cortar o problema pela raiz. É claro que os poderes econômicos e políticos também são causas. Mas as causas principais estão na mente humana. Cada ação do homem, verbal ou física, até mesmo as pequenas ações, tem alguma motivação. No final das contas, tudo depende de um motivo. A motivação apropriada ou seu desenvolvimento apropriado é um fator importante.

Desta forma, se a inteligência vier acompanhado de afeto e compaixão – o que chamo de sentimento humano – será muito útil. O sistema educacional moderno dá muita atenção ao conhecimento e ao cérebro, mas não presta atenção no desenvolvimento espiritual. Isso é deixado para as organizações religiosas e para as outras pessoas. Não considero isso suficiente. Embora todas as religiões do mundo tenham potencial para dar uma grande contribuição ao desenvolvimento da bondade, nem isso é suficiente. Além disso, muitas pessoas consideram a religião algo ultrapassado ou fora de moda, e os próprios religiosos às vezes são um pouco ortodoxos demais. Eles ficam isolados do mundo real e dos problemas do dia-a-dia. Às vezes, muitas tradições religiosas, incluindo as tibetanas, dão muita ênfase ao ritual ou à cerimônia, sem entender bem seu significado. Por isso, a contribuição e a influência religiosa também são limitadas. Não basta deixar as comunidades religiosas lidarem com as questões morais. Os problemas em geral são grandes demais, e o grupo de pessoas que deve lidar com eles, pequeno ou fraco demais.

(Dalai Lama)

Mensagens Relacionadas

Amitabha, o Buda primordial, que tinha como único desejo ajudar todos os seres vivos, um dia considerou que era necessário a manifestação de uma divindade com a aparência de um jovem. Amitabha emitiu um raio de luz branca que tomou a forma de Tchnrezi.
Tchnrezi cresceu e prometeu ajudar Amitabha a beneficiar todos os seres vivos e fez uma promessa a ele próprio enquanto houver um único ser que não tenha atingido o despertar, trabalharei para o bem de todos. E se não cumprir esta promessa, que a minha cabeça e o meu corpo se quebrem em mil pedaços!
Durante milhões de anos, Tchnrezi trabalhou sem parar. Um dia pensou que já tinha liberto numerosos seres, mas infelizmente ainda havia inúmeros seres presos no samsara. Muito triste por isso, desanimou Não tenho a capacidade de socorrer os seres; vale mais que descanse no Nirvana. Com este pensamento contrariou sua promessa. O seu corpo se quebrou em mil pedaços e Tchnrezi conheceu um intenso sofrimento.
Mas pelo poder de sua graça, Amitabha voltou a recompor o corpo de Tchnrezi. Lhe deu onze rostos, mil braços e mil olhos. Tchnrezi poderia a partir de então, ajudar os seres sob esta forma. Amitabha pediu a Tchnrezi que retomasse a sua promessa e este assim fez ainda com ainda mais vigor e força do que antes.

Nesta altura do ano todos deveríamos refletir e nos questionar sobre o verdadeiro significado do Natal.

Muitos associam esta época apenas às árvores e seus enfeites, aos presentes que ganham e oferecem. Às luzes que por todo lado se espalham, e facilmente se esquecem o que é afinal o Natal.

Este é o momento de celebrar o nascimento de Jesus, aquele que veio ao mundo e morreu por nós, e por isso é a altura certa para refletir e agradecer.

Se Deus nos deu Seu filho, e Cristo se entregou à cruz por nós, o mínimo que cada um pode fazer é agradecer, por isso e por todas as demais dádivas, e abrir o coração ao amor, ao perdão, à paz.

Neste Natal não ceda ao consumismo, ao materialismo fútil, mas antes pratique boas ações, compartilhe com os que nada têm, distribua amor e compaixão. Esses serão os melhores presentes.

Faça com que esse espírito se prolongue o ano todo, para que seja sempre Natal. Boas Festas!

A Sexta-feira Santa talvez seja a data mais importante para aqueles que seguem os ensinamentos de Cristo e enxergam em Suas ações o verdadeiro significado da bondade e da compaixão.

É nesta data recordamos a crucificação de Jesus e Sua morte no Calvário, fazendo assim o maior sacrifício por nós.

A Sexta-feira Santa é uma grande oportunidade para todos nós refletirmos sobre os nossos atos e, especialmente, para darmos graças pela vida que temos e pelo amor incondicional que recebemos de Deus.

Chegou o momento de dizer basta ao seu sofrimento. Não chore mais, nem sequer perca tempo com alguém que não soube dar valor a tudo aquilo que você é.

Deixe que as águas passadas sigam o seu caminho e que o tempo leve para longe todas as recordações. É tempo de cuidar da sua felicidade, de se preocupar apenas com você mesma. Esqueça o que ficou para trás e busque novas aventuras para sua vida agora.

Meu esforço valeu a pena, mas não seria possível se não fosse pelas pessoas que estavam ao meu lado. Eu agradeço de coração quem me apoiou, me incentivou e tornou esta conquista possível.

Primeiramente, agradeço a esta instituição na qual me formo. Agradeço meus professores por todos os ensinamentos e pelas palavras que levarei sempre comigo.

Dedico este trabalho à minha família incrível que me deu a oportunidade de estudar e de me tornar alguém na vida. Vocês têm a minha gratidão eterna e eu nunca esquecerei tudo que fizeram por mim.

Agradeço a todos os meus amigos, que me ajudaram a relaxar nos momentos difíceis, que me mostraram que um pouco de diversão também é necessária e me colocaram para cima quando mais precisei.

Nada disso seria possível sem vocês!