Liberdade Sofrida

Em tempos pensei que tinha sido ferido como homem algum jamais o fora. Por sentir isso, jurei escrever este livro. Mas muito antes de começar a escrevê-lo a ferida cicatrizou. Como jurara cumprir a minha tarefa, reabri a horrível ferida. Deixem-me explicar por outras palavras. Talvez ao abrir a ferida, a minha própria ferida, tenha fechado outras feridas, feridas de outras pessoas. Morre qualquer coisa, floresce qualquer coisa. Sofrer na ignorância é horrível. Sofrer deliberadamente, para compreender a natureza do sofrimento e aboli-lo para sempre, é muito diferente. O Buda, como sabemos, teve toda a vida um pensamento fixo no espírito: eliminar o sofrimento humano. Sofrer é desnecessário. Mas temos de sofrer para compreender que é assim.

Além disso, é só então que o verdadeiro significado do sofrimento humano se torna claro. No derradeiro momento desesperado - quando não podemos sofrer mais! - acontece qualquer coisa que tem a natureza de um milagre. A grande ferida aberta pela qual se escoava o sangue da vida fecha-se, o organismo desabrocha como uma rosa. Somos «livres», finalmente (...). Não são as lágrimas que mantêm viva a árvore da vida, mas sim o conhecimento de que a liberdade é real e eterna.

(Henry Miller)
(Citador)

Mensagens Relacionadas

Dizer adeus a um amor é cortar o coração aos pedaços; é abandonar uma grande parte de nós; é conhecer uma dor que tempo algum nos fará esquecer.

Quando amamos sonhamos ficar junto da pessoa amada para sempre, e quando percebemos que isso não será possível, o mundo desaba nas nossas cabeças.

Perdemos o chão e a razão. Deixamos de ter motivos para sorrir e até de continuar a caminhar. Mas a verdade é que por muito que doa, um dia passa.

Uma despedida de amor é sempre sofrida; mas sobrevivemos. E quem passa por uma e a supera, fica mais forte e com o coração mais preparado para voltar a amar.

A fé consciente é liberdade.
A fé instintiva é escravidão.A fé mecânica é loucura.A esperança consciente é força.A esperança emocional é covardia.A esperança mecânica é doença.O amor consciente desperta o amor.O amor emocional desperta o inesperado.O amor mecânico desperta o ódio.
(Paulo Coelho)

O amor é uma ilha envolta em água calma e transparente onde é possível nadar para longe e jamais voltar. Esse é o amor que você me ofereceu através dos seus gestos, das suas palavras, do seu calor.

Um amor que, embora possível de largar, nunca dá vontade de deixar. Você, minha irmã, me deu tudo; me ensinou tudo. Eu te adoro! Espero que você se orgulhe de mim sempre!

Fui enganada, traída, ludibriada! Você construiu um império de mentira à minha volta. Riu da minha cara todas as vezes que me mentiu. E doeu, doeu muito!

Aspirava a uma vida de luz, de amor e de harmonia do seu lado. Seria uma vida intensa e com histórias de verdade e exemplo para contar. Mas você estragou tudo! Talvez perdoe sua traição, mas nunca mais vou querer sentir sua presença junto de mim! Fique bem!

Apesar de existirem algumas regras para que possamos viver em sociedade, temos todo o direito de gozar da nossa liberdade. O falar, pensar e agir, são ações inerentes a todo ser humano e permitir que esta diversidade de emoções e sentimentos fique presa, certamente não nos trará nenhum benefício.

Inibir algum traço da sua personalidade porque alguma pessoa próxima não aprova, pode até melhorar o relacionamento no início, mas em longo prazo, o resultado pode ser catastrófico. Ninguém consegue permanecer durante muito tempo aprisionando o que se passa por dentro, nossa mente vive em constante movimento, e quanto mais tempo passamos aprisionados, é muito provável que tais sentimentos fiquem ainda mais intensos.

Mas abusar a sua liberdade não quer dizer que fará tudo que lhe vem à cabeça, assim, de qualquer jeito. Existem diversas formas de expressar os mesmos sentimentos, e não é preciso utilizar a pior dela para liberar seus pensamentos.

Não se prenda aos conceitos pré-moldados, veja a sua vida da melhora maneira que lhe encaixa. Você é único e tem todo direito de viver conforme a sua visão de liberdade, principalmente porque tudo isso envolve completamente a permanência da sua felicidade.