O Rei dos Animais

Saiu o leão a fazer sua pesquisa estatística, para verificar se ainda era o Rei das Selvas. Os tempos tinham mudado muito, as condições do progresso alterado a psicologia e os métodos de combate das feras, as relações de respeito entre os animais já não eram as mesmas, de modo que seria bom indagar. Não que restasse ao Leão qualquer dúvida quanto à sua realeza. Mas assegurar-se é uma das constantes do espírito humano, e, por extensão, do espírito animal. Ouvir da boca dos outros a consagração do nosso valor, saber o sabido, quando ele nos é favorável, eis um prazer dos deuses. Assim o Leão encontrou o Macaco e perguntou: "Hei, você aí, macaco - quem é o rei dos animais?" O Macaco, surpreendido pelo rugir indagatório, deu um salto de pavor e, quando respondeu, já estava no mais alto galho da mais alta árvore da floresta: "Claro que é você, Leão, claro que é você!".

Satisfeito, o Leão continuou pela floresta e perguntou ao papagaio: "Currupaco, papagaio. Quem é, segundo seu conceito, o Senhor da Floresta, não é o Leão?" E como aos papagaios não é dado o dom de improvisar, mas apenas o de repetir, lá repetiu o papagaio: "Currupaco... não é o Leão? Não é o Leão? Currupaco, não é o Leão?".

Cheio de si, prosseguiu o Leão pela floresta em busca de novas afirmações de sua personalidade. Encontrou a coruja e perguntou: "Coruja, não sou eu o maioral da mata?" "Sim, és tu", disse a coruja. Mas disse de sábia, não de crente. E lá se foi o Leão, mais firme no passo, mais alto de cabeça. Encontrou o tigre. "Tigre, - disse em voz de estentor -eu sou o rei da floresta. Certo?" O tigre rugiu, hesitou, tentou não responder, mas sentiu o barulho do olhar do Leão fixo em si, e disse, rugindo contrafeito: "Sim". E rugiu ainda mais mal humorado e já arrependido, quando o leão se afastou.

Três quilômetros adiante, numa grande clareira, o Leão encontrou o elefante. Perguntou: "Elefante, quem manda na floresta, quem é Rei, Imperador, Presidente da República, dono e senhor de árvores e de seres, dentro da mata?" O elefante pegou-o pela tromba, deu três voltas com ele pelo ar, atirou-o contra o tronco de uma árvore e desapareceu floresta adentro. O Leão caiu no chão, tonto e ensangüentado, levantou-se lambendo uma das patas, e murmurou: "Que diabo, só porque não sabia a resposta não era preciso ficar tão zangado".

Moral: Cada um tira dos acontecimentos a conclusão que bem entende.

(Millôr Fernandes)

Mensagens Relacionadas

A verdade é que todos nós já esperávamos a sua aprovação no vestibular, mas ainda assim você conseguiu nos surpreender. Além de passar no vestibular que você queria, também passou em mais de um e em ótimas colocações! Você realmente é o rei dos vestibulares.

É uma pena que você não possa distribuir as suas aprovações entre os amigos que não obtiveram os mesmo resultados... Mas você inspira a todos a continuarem lutando pelos seus sonhos e se dedicando para conquistarem o tão sonhado lugar na universidade. O seu sucesso só nos mostra que o esforço vale muito a pena!

Parabéns pelas suas aprovações, não há nada melhor do que ter opções e certamente você saberá escolher aquilo que for melhor para a sua vida. Sucesso sempre e muitas felicidades!

Que ingenuidade, que pobreza de espírito, dizer que os animais são máquinas privadas de conhecimento e sentimento, que procedem sempre da mesma maneira, que nada aprendem, nada aperfeiçoam! Será porque falo que pensa que tenho sentimento, memória, ideias? Muito bem, eu me calo. Você me vê entrar em casa aflito, procurar um papel com inquietude, abrir a escrivaninha, onde me lembra tê-lo guardado, encontrá-lo, lê-lo com alegria. Você entende que experimentei os sentimentos de aflição e prazer, que tenho memória e conhecimento.Vê com os mesmos olhos esse cão que perdeu o amo e procura-o por toda parte com ganidos dolorosos, entra em casa agitado, inquieto, desce e sobe e vai de aposento em aposento e enfim encontra no gabinete o ente amado, a quem manifesta sua alegria pela ternura dos ladridos, com saltos e carícias. Bárbaros agarram esse cão, que tão prodigiosamente vence o homem em amizade, pregam-no em cima de uma mesa e dissecam-no vivo para mostrarem-te suas veias mesentéricas. Descobres nele todos os mesmos órgãos de sentimentos de que te gabas. Responde-me maquinista, teria a natureza entrosado nesse animal todos os órgãos do sentimento sem objetivo algum? Terá nervos para ser insensível? Não inquines à natureza tão impertinente contradição.

(Voltaire)

Sou rei em terra suja e pobre
em lar de realeza; posso ter
pouco em muito e tudo em
nada se seu amor por mim
for minha estrada.

É fogo e é gelo e é primavera
e outono é; e não importa o
tempo ou o vento ou o rio ou
o mar se juntos a solidão
mandarmos calar.

Pode chover não importa.
Ou nevar não interessa.
Só amar é meu país enquanto
seu mundo for meu planeta.

Todas as noites são abençoadas e a de hoje não será exceção. Tenho certeza que o descanso será rei juntamente com os sonhos maravilhosos que vão ocupar seu tempo de tranquilidade. Boa noite!

Não se esqueça que para o dia ser belo e rentável é necessário relaxar; descansar profundamente. Você merece uma noite recuperadora para se sentir de novo em paz e repleto de força. Durma bem!

Há cinco anos casei com o amor da minha vida, com o homem dos meus sonhos, com o melhor namorado. Mas mesmo assim estava longe de imaginar que você se tornaria no melhor marido que o mundo já conheceu. Feliz aniversário de casamento!

Obrigada, meu amor, por desde o primeiro dia me fazer tão feliz, realizada e me fazer sentir tão amada. Você me trata como uma rainha e no meu coração você é o rei. Te amo, hoje e para sempre!