Mensagens de Luto


Nem as palavras mais bonitas deste mundo poderiam trazer algum tipo de alegria para o dia de hoje. A saudade conseguiu preencher todos os espaços das nossas vidas, inclusive aqueles que por algum motivo continuavam livres.

O vazio deixado pela ausência é imensurável com a pura certeza que jamais será novamente ocupado. Por mais que os segundos passem a dor não minimiza e a aquela incerteza de como será possível seguir em frente nos próximos dias, só complica ainda mais os pensamentos confusos que invadiram as nossas vidas.

Mas o pior de tudo isso é ter a certeza que é preciso encontrar forças, mesmo que por dentro não consigamos acreditar que elas existem. Encontrar a esperança em um dia tão triste pode até ser improvável, mas nunca impossível. Apesar da dor e do sofrimento, não podemos ignorar que é realmente necessário segui em frente.

A saudade será eterna e a presença não poderá mais ser sentida, mas as lembranças dos bons momentos vividos são um ótimo conforto, que permanecerá para sempre conosco. O tempo necessário para toda esta dor ir embora é ainda indeterminado, mas todos os dias em que a coragem de seguir em frente vencer a tristeza devem ser devidamente comemorados.

O que fazer diante da morte de um ente querido? O que dizer diante de uma situação de perda irreparável? Não há nada que traga mais dor do que a morte de alguém que amamos. Sentir que uma pessoa que faz parte de nossa vida foi levada de nós, é como ter uma parte do corpo amputada.

A dor da perda é imensurável e nada que se possa dizer é capaz de amenizar o sofrimento. O máximo que se pode fazer é oferecer o nosso silêncio de cumplicidade com a dor, dizer algumas palavras de amizade e consolo, e dar o ombro amigo para apoiar o peso da perda.

Neste dia de tanta tristeza e consternação, rezamos para que Deus lhe dê forças para lidar com este momento tão difícil, e sabedoria e coragem para seguir em frente. A vida é o bem mais valiosa que temos, e mesmo diante da morte precisamos nos manter firmes em honra e memória dos que se foram.

Que Deus ilumine a sua vida e conforte o seu coração. Receba os meus mais sinceros pêsames.

A pior dor que alguém pode viver, é ver algum ente amado partir. A impotência diante da morte é o que nos faz lembrar que somos humanos, e dar-nos conta de como a vida é frágil.

Apesar do sofrimento, é preciso lidar com a morte com força e coragem. É preciso pensar que, embora essa pessoa querida não esteja mais entre nós, o amor nunca vai embora. O amor e as boas memórias é sempre o que fica depois da morte.

Viva o seu luto, chore, sofra. Mas saiba que você não estará sozinho nunca em sua dor. Olhe para o céu e tenha a certeza de que há uma estrela lá em cima brilhando e iluminando cada um dos seus passos.

Quando toda esta dor passar, vai ficar apenas a saudade de quem se foi. Essa saudade vai sempre fazer o seu peito apertar, mas a memória, que se mantém viva em seu coração, vai lhe dar força para volta a sorrir.

Siga em frente e viva a sua vida com paz e felicidade. Todo mundo tem uma missão e precisa seguir o seu próprio caminho para que possa se tornar também uma estrela na grandeza do céu e na infinitude da eternidade.

A vida tem vários mistérios, e o maior deles é a morte. Nunca poderemos entender o porque de um ente amado ter que partir. A dor que sentimos é imensurável. Nestas horas, não há nenhuma palavra que possa ser dita que seja capaz de confortar os nossos corações. Tudo parece perder o sentido e ficar pequeno diante de tamanho sofrimento.

A única coisa que nós, amigos e familiares, podemos fazer é colocarmo-nos a disposição para ouvir no momento em que quiserem falar, e oferecer os nossos ombros e coração amigo para vos apoiar. Não há nada capaz de reparar uma perda como esta, mas em nome da amizade e amor de quem fica, e em honra da memória de quem se foi, é preciso continuar vivendo.

É preciso transformar o luto numa luta pela vida e pela felicidade, e para transformar a dor em saudade e serenidade.

Os meus mais sinceros pêsames!

Como eu posso dizer ao meu coração que você partiu? Não posso acreditar que você se foi. Sinto-me triste, sinto-me só. Todos me dizem que eu preciso ficar forte, que eu preciso lhe libertar para que você encontre a paz. Eu sei que o meu sofrimento não lhe faz bem, mas ninguém entende o que estou sentindo.

Há pouco tempo, eu era feliz. De repente o meu mundo partiu-se ao meio. Eu preciso viver este luto, e preciso fazer isto do meu jeito. Preciso ficar só, preciso chorar e preciso pensar em você. Agora, a única forma que tenho para sentir o seu amor é ficando só e em silêncio para escutar as batidas do meu coração.

Eu sei que serão dias difíceis, sei que sofrerei por um longo tempo, e sempre que eu me lembrar de você, vou sentir novamente o meu coração lacrimejar sangue. Mas sei que um dia essa dor vai passar. Eu não quero prender a dor. Quando sentir que é o momento de voltar a viver, deixarei a dor e a tristeza irem embora e guardarei apenas a saudade.

Este é o meu jeito de viver o meu luto e de reaprender a viver sem você aqui. E não importa o que os outros vêem por fora, importa o que sinto em meu peito.

Os meus mais sinceros pêsames pela irreparável perda do seu ente tão querido. Infelizmente, nem tudo está em nossas mãos. Um momento como este traz muito sofrimento, mas precisamos nos lembrar que não podemos controlar tudo na vida, há coisas que estão muito acima de nós, e só nos cabe nos resignar e encontrar algum conforto naquilo que não podemos mudar.

Silenciem as vozes e escutem apenas o vosso coração. Vivam o luto, mas busquem paz, busquem amor, busquem luz e consolo. Não se entreguem ao sofrimento. Tenham fé que esta dor um dia vai diminuir, que este sofrimento agudo vai ser amenizado. Lembrem-se dos bons momentos, dos dias felizes, mantenham o coração aquecido. Logo, a saudade será menos sofrida e mais serena. Confiem em Deus.

Contem comigo para o que precisarem.
Um abraço muito forte!

Não existe dor que se iguale, injustiça que de igual forma nos transtorne, como quando um pai e uma mãe perdem seu filho. Os meus mais sentidos pêsames pela perda do seu filho pequeno!

É impotência o que nos domina, frustração por não podermos fazer ou dizer mais, não podermos ajudar ou consolar mais, pois nem tampouco sou capaz imaginar o sofrimento que agora estão vivendo.

Gostava de ter uma porção milagrosa em minhas palavras, para poder ajudar você nesse momento tão duro. Como eu queria conseguir um modo de aliviar essa dor tão imerecida e injusta. Mas as palavras não podem mudar o que já passou. E seu momento triste acontece porque tiraram de você uma pessoa muito valiosa.

Os meus pêsames são pelo falecimento de sua mãe, uma pessoa de quem você se orgulhou e sempre se orgulhará. Uma mulher que você defendeu em inúmeros momentos e que você amava com todas as forças. Uma mãe que também foi feliz por ter um filho incrível como você.

É difícil superar uma perda assim, mas a vida terá que continuar. Não desista de seu caminho, querido amigo, prossiga com seus sonhos, e nunca se esqueça que cada vitória sua, será uma dedicatória para sua estimada mãe. Estarei do seu lado para o que você precisar.

Não há nenhuma dor que se compare a perda de um ente querido. Não há nada que repare o sofrimento de ver alguém que amamos partir. Para quem fica, resta a saudade, a tristeza e a inconformidade. O tempo não irá apagar a dor e a saudade, mas certamente irá apaziguar e amenizar tamanho sofrimento.

Diante da morte, não há nada que podemos fazer a não ser rezar. É preciso rezar por aquele que amamos e que partiu, para que ele descanse em paz e encontre a luz para continuar crescendo espiritualmente. Mas é preciso rezar também por aqueles que ficam, para que encontrem conforto e consigam enviar pensamentos de paz para quem agora já não está entre nós.

Não podemos nos entregar ao sofrimento. É preciso seguir adiante com a vida, o nosso caminho ainda está por fazer. Levemos viva conosco a lembrança de quem perdemos, lembremos com amor e carinho sempre, mas honremos a a sua memória vivendo a nossa vida em paz e com alegria.

Os meus mais sinceros pêsames pela sua perda. Que Deus lhe ilumine!

Quando algo em nós morre, quando alguém que amamos morre, ou quando morre um amor, é preciso viver o luto. É preciso elaborar a dor. Não podemos simplesmente fazer de conta que aquilo não aconteceu e seguir com a vida, com a dor escondida num lugar qualquer do peito.

É preciso encarar a dor da perda de frente. Por mais que isso doa, massacre. É preciso ser forte, mas também podemos nos permitir sofrer. A força é justamente reconhecer o tamanho da dor, vivê-la, tentar sobreviver a ela, e um dia transformar essa dor em saudade, sabedoria, maturidade.

Depois do luto, é preciso lutar. Lutar para seguir com a vida, abrir-se para o que de novo a vida tem a nos oferecer. Enquanto a morte vem nos arrancar um pedaço da vida, um pedaço de nós, a vida segue. E temos que nos agarrar àquilo que dá vida sobra. Vale a pena viver, apesar de tudo, apesar do sofrimento.

Em honra e memória da vida daqueles que se foram, em respeito a nós e a nossa vida, é preciso viver e buscar alegria e sentido em tudo o que fazemos. Em muitos momentos, não será fácil, em muitos momentos será mais fácil querer desistir. Mas é nessas horas que se separam os fortes dos fracos. Tenha fé em você!

Imagino como esteja sendo duro para você perdeu seu pai. Ao longo da vida, ele certamente foi sua proteção e seu melhor conselheiro. Saber da sua morte foi sem dúvida uma notícia triste e envio agora meus pêsames, querida amiga, para você e para sua família. Estarei aqui para o que você precisar. Não quero que você desanime, mas sim que tenha forças para continuar.

Como uma sentença, todos vivemos nossas vidas na sombra do inevitável e terrível desfecho que é a morte. Uma certeza que mesmo assim sempre nos consegue pegar de surpresa quando nos atinge através daqueles a quem mais amamos.

Foi assim que eu me senti quando você se foi, minha querida mãe, e quando abro os olhos a cada nova manhã, ainda me julgo num pesadelo, ainda custa a acreditar, talvez também porque ainda é tão recente.

E desde então minha alma vive num luto carregado, numa melancolia incurável, numa saudade insustentável. Talvez a sabedoria popular prove a sua razão e o tempo tudo melhore, talvez, mas por agora te saber para sempre longe, te saber para sempre inalcançável, é a mais insuportável das ideias.

Minha querida mãe, não importa onde estejas agora, não importa quanto tempo deva esperar para te poder reencontrar para além da vida, essa saudade vai ser eterna, pois para sempre eu te amarei.

Os meus mais sentidos pêsames para toda a vossa família, pela perda do seu ente querido.

Que estas palavras possam servir de algum conforto a todos vocês em hora tão terrível. Saibam que o meu pensamento está convosco e da mesma forma a minha total disponibilidade. Tenham muita força! Quem partiu foi muito amado e para sempre será lembrado por quem ficou e que por ele sentirá eternas saudades.

Guiado pelas suas mãos, eu aprendi a andar, guiado pelos seus olhos, eu aprendi a ver o mundo. Na sua imensa generosidade e amor, você me acolheu em seus braços e em sua vida e doou-se a mim. Pai, você foi o meu porto seguro, a minha instância de paz, o meu ombro amigo, o meu maior mestre. E agora que você se foi, o vazio que deixa em minha vida é imensurável.

Guardamos na memória a sua imagem de serenidade e profunda sabedoria, e em nossos corações o seu amor incondicional. A lembrança do seu sorriso, que em tantos momentos de aflição nos consolou, é agora mais uma vez o que traz algum afago para os nossos corações. Lembraremos sempre de você com um sorriso no rosto, o mesmo sorriso que nos acalentou, que nos acalmou, e que nos ensinou, com muito amor e paciência, a seguir o caminho do bem e da retidão.

Pai, a sua memória será para sempre honrada, o seu nome e a sua história serão sempre repetidos com amor, carinho e respeito. Você continuará eternamente presente em nossas vidas e em nossos corações.

Vá em paz, e siga o caminho que Deus lhe convidou a seguir.

Meu amigo, como lamento a sua perda, a sua dor e a minha total impotência perante elas. Os meus mais sentidos pêsames pelo falecimento da sua esposa!

E quisera eu poder fazer mais nesta terrível hora de dor, mas apenas lhe posso oferecer o meu ombro e o meu total apoio. Muita força, meu amigo! Sua esposa continuará entre nós através de você, nas suas memórias, saudades e amor.