Mensagens de Mágoa


Arrependimento e vergonha é o que agora sinto. Você não pode nem imaginar como lamento o sucedido, como gostaria de apagar o que aconteceu ou voltar atrás e refazer tudo de novo, mas de forma diferente. Me desculpe, por favor!

Você sabe que eu não sou assim, você me conhece. Por favor, releve as minhas atitudes e me perdoe. Todos erramos, faz parte do viver e conviver com nossos semelhantes, e hoje eu reconheço o meu erro e humildemente lhe peço desculpas. Eu nunca tive intenção de magoar você, mas sei que isso não diminui a minha culpa.

Seja melhor pessoa do que eu fui e salve o que existe entre nós. Se você me perdoar eu prometo nunca mais repetir o que fiz, assim como prometo compensar você pelo sofrimento que posso ter lhe causado. Por favor, me perdoe!

Todos nós temos o pleno direito de ficarmos tristes, e não há mal nenhum em exprimir nossas emoções conforme as situações que enfrentamos durante o dia. O que deve ser eternamente evitado é deixar que alguns desses sentimentos fiquem por muito tempo em nossa mente guardados.

Mesmo quando as emoções são muito intensas, precisamos ter o cuidado para que o prolongamento destas sensações não se torne um hábito. Não é fácil esquecer rapidamente as atitudes que nos marcaram e por mais que tentamos, aquela sensação é constantemente relembrada.

Quando vivenciamos uma mágoa, outros sentimentos também estão associados, como a tristeza, o desânimo e o sofrimento. Quanto mais tempo revivemos tal momento, todos estes sentimentos se tornam cada vez mais intensos.

O mais importante de tudo, é reconhecer a emoção e vivê-la por alguns instantes, externando o que se passa por dentro. Quando o sentimento já foi devidamente vivido, não há motivos para tornar a viver tudo isso. Portanto, faça o possível para absorver sentimentos alegres e felizes, deixe o passado lá atrás e aproveite a oportunidade se sorrir um pouco mais.

Se o tempo voltasse atrás, eu corrigiria tudo o que provocou nossa briga, minha amiga. Sim, eu reconheço que minhas palavras e também minha atitude não foram as melhores. Imagino como você deve estar magoada comigo.

Mas, se agora te escrevo estas palavras, é porque a sua amizade é realmente importante. Eu não quero que continuemos afastadas desta forma. Peço desculpas, de todo o coração!

O casamento é a união de duas pessoas imperfeitas que se amam e, por isso, tanto a esposa como o marido irão magoar e ser magoados com palavras e ações irrefletidas do seu parceiro. Não adianta insistirmos que quem ama não machuca. Quem ama machuca sim, porque todos falhamos. A diferença é que quem ama procura solucionar o seu erro e cuidar da pessoa a quem fez sofrer.

O perdão e o arrependimento surgem então como essenciais em qualquer relacionamento. Durante anos e anos de convívio, algumas vezes iremos estar no papel do arrependido e em outras ocasiões na posição do perdoador. Partir para um casamento sem essas duas atitudes tão nobres, traria sérios riscos de correr mal. Seria como sair com pouca roupa para um lugar onde está bastante frio, com a diferença de que, neste caso, a consequência seria uma constipação, mas no que se refere ao matrimónio, o resultado poderia ser uma triste separação.

Antes de mais, quero que você saiba que está perdoado. Não quero carregar a mágoa de não desculpar sua traição. Todo mundo erra mas isto que você me fez está acima de qualquer limite, e é por isso que não vou voltar nunca para você. Sinto muito – de coração.

Quando a gente ama, a gente respeita. Bem sei que não há alguém perfeito, mas nunca lhe pedi algo de extraordinário e você sabe que é verdade. Fique sabendo que você perdeu uma mulher honesta e que sempre fez do seu casamento, um porto de abrigo cheio de amor e conforto. Estou ainda muito machucada – é natural, mas vou dar a volta por cima. Não vou criar falsas esperanças para você, por isso, por favor, não fique esperando que minha decisão vá mudar.

Independentemente de toda esta infelicidade que caiu sobre nossa união, eu desejo o melhor do mundo para sua vida. Espero até que todos seus sonhos se realizem. Eu não sinto ódio por sua pessoa.

Desejo felicidade para você.
Até sempre.

Não posso mais viver neste clima frio e distante entre nós. Sei que errei, que falei sem pensar e que não agi da melhor forma. Apesar disso, peço que me perdoe porque minhas motivações não eram más e nunca quis magoar você.

Vamos colocar um ponto final nesta briga sem sentido porque ninguém ganhar nada com isso. Eu amo você de todo o coração e você sabe bem disso. Vamos ficar unidos, meu bem, e ser felizes lado a lado.

Não há maior decepção do que dedicar nossa vida a um amor, para ele nos fazer sofrer desta forma. Sinto uma profunda tristeza, porque você era meu namorado e eu poderia esperar essa atitude de qualquer pessoa, menos de você.

Será que você pensou em toda a mágoa que me iria causar? É muito ruim perceber que todo o esforço tem sido em vão, porque você não se está empenhando por nosso relacionamento. Chegou o momento de pensarmos verdadeiramente no que queremos para nós.

Parece estranho dedicar estas palavras para alguém que já fez parte da minha vida e que agora seguiu o seu rumo. Passado este tempo e com as mágoas deixadas para trás, quero apenas agradecer por tudo o que você me deu de bom.

Se tudo fosse perfeito, nós ainda estaríamos juntos, mas também sei que nem tudo foi ruim em nosso relacionamento. Desejo que você seja muito feliz e que nossa amizade possa permanecer.

Minha querida e amada mãe,

Sei que não fui o filho que deveria ter sido ao ter magoado você com o que fiz. Me sinto um pouco envergonhado até porque uma mãe merece todo o respeito pelo que sempre dá pelos seus filhos.

Quero pedir desculpas e provar como você é uma pessoa importante para mim. Eu sou imperfeito e muitas vezes vou falhar, mas meu amor por você, nunca irá acabar.

Como lâmina cortante, ácida, penetrando em minha alma esquartejada, sua traição foi tão dolorosa quanto surpreendente. Na cabeceira de minha cama, o nosso retrato é agora resto de um passado que vive em cada ferida que tenho por curar. Não há remédios, palavras ou desculpas que apaziguem este sufoco e hoje é junção de amor e ódio, ainda o que sinto.

Como é que você esqueceu e jogou fora toda a paixão que nos unia? Pensava eu que pudesse morrer de amor, enquanto em segredo era esse amor que você matava. Nossas promessas e planos não passavam afinal de miragens, um caminho sem retorno, uma história de inveracidade.

Não tenho escolha senão seguir meu caminho. Não me chame mais, não pronuncie sequer meu nome. Vou partir sem olhar para trás, feliz em saber que dei o melhor de mim. Seus atos irrefletidos só magoaram a mim, mas no fundo, foi a nós dois quem você traiu.

Há momentos em que, por mais que nos custe, temos de reconhecer que falhamos. Eu também sou imperfeita, mas sei que há certas palavras e atitudes que poderíamos evitar.

Minha querida amiga, só quero que acredite como eu mudaria algumas coisas que eu fiz e que magoaram você. Me desculpe, por favor, pois eu quero que nossa amizade volte a ser como antes.

Sei que é difícil nos mantermos perto. Hoje você chegou ao limite, amanhã chegarei eu. As contrariedades tomam conta do nosso rumo, as amarguras corrompem a nossa relação e, afinal, parece que nada dá certo. Mas não abaixemos os braços.

Eu tanto quis você por perto que acabei te sufocando. Eu tanto temi que você fosse embora que, no fundo, não fui sempre eu mesma. Me desculpa se sente desilusão, meu bem, há sempre espaço para melhorar. E se esta porta ainda está entreaberta, não desista, por favor, não desista agora.

Porque pensa você em partir se há sentimento de ambas as partes? E o que faremos, se quiser ir embora, com tantas das nossas promessas? O tempo cura todas as feridas e com vontade tudo se reconstroi. Não abandone esta história a meio. Fica comigo, eu te peço, por mim e pelo nosso amor.

Sempre discordei quando diziam que os amigos são para as ocasiões. Aos meus, sempre os encarei como sendo para toda a vida. No entanto, não exigindo perfeição de ninguém, sempre esperei lealdade e sinceridade em retorno. Sobretudo de você, em quem sempre confiei, confidenciei e partilhei minha vida.

Sua atitude me desiludiu muito e eu quero que saiba que estou profundamente triste com você.

Se arrependimento nos fizesse voltar atrás no tempo, evitaríamos esta briga que nos magoou profundamente. Mas as palavras proferidas de forma irrefletida já não podem ser silenciadas e os gestos descontrolados têm sempre um impacto à nossa volta. Na verdade, eu e você acabamos por provar dessa amarga realidade e agora nos sentimos verdadeiramente desconfortáveis.

Meu querido, me deixe tentar consertar esse sentimento ferido. Vou untar essa dor com todo o meu carinho e mostrar para você como sei fazer as coisas de outro jeito. Sei que por vezes procedo incorretamente e depois de nossa última discussão talvez estejamos mais distantes. Mas quando se ama temos de dar o nosso melhor e eu estou disposta a mudar em mim, aquilo que corrompe nossa relação.

Vem, vamos recolher nossos corações quebrados e aquecer o frio de nossos olhares. Amanhã tudo será uma página do passado e é do seu lado que eu vou querer estar.

Essa traição que você cometeu, fez questionar tudo o que havia entre nós. Será que fui eu quem não deu meu melhor? Por que não chegou o amor que eu sentia? Minha confiança era cega e eu esperava lealdade em retorno. Minha paixão era imensa e eu só desejava vivê-la. Mas este cenário extinguiu todo o sentimento e nada sobra agora senão pedaços, restos de uma vida ainda por viver.

Hoje você tenta juntar retalhos e afirma que é possível a reconciliação. Não duvido do seu arrependimento e que suas lágrimas talvez sejam sinceras. Mas como vou olhar para você e não lembrar a dor que tanto me causou? Como vou deixar você me abraçar, sem recear que esse carinho acabe? Não basta apenas recomeçar. Vão ser necessárias forças para manter este amor de pé e fazê-lo sobreviver a um mar de dúvidas. Me dê um tempo. Dor de traição, custa a cicatrizar.