Mensagens de Tristeza Profunda


Um dia você para de esperar. Você para de sonhar, de desejar e de se importar. E você entende que andou sozinho a maior parte da sua vida. Quanto mais cedo você compreender essa assustadora verdade, mais preparado você ficará para viver neste lugar desamparado.

Um dia você acorda e tudo está preto e branco. Você tenta desesperadamente encontrar um pouco de cor, mas é inútil. Você tenta pintar uma nova realidade, mas você não é um artista. Até que um dia você simplesmente esquece a beleza de um mundo colorido.

Um dia você acha que encontrou o amor. Mas na realidade você não encontrou. Você tropeçou e caiu no amor. Se o amor fosse tão bom, será que ele faria você cair? O que parecia ser um grande ponto de apoio acabou por ser uma pedra de tropeço. E você fica no chão, sofrendo e se perguntando: Será que eu quero me levantar de novo?

Um dia você se olha no espelho e não reconhece a pessoa do outro lado. E você tenta rastrear seus movimentos, suas escolhas, suas encruzilhadas. Só para tentar descobrir onde você se separou da sua concha. E você tenta descobrir: será que você vai encontrá-la, e vai se encontrar? Você quer se encontrar? Será que vale a pena?

Um dia, o sol deixa de aquecer, e a chuva não consegue mais limpar a mancha de uma existência miserável. A comida não tem o mesmo gosto, e mesmo que tivesse, nunca conseguiria disfarçar o gosto ruim e azedo que dominou a sua boca.

Um dia você esquece como sorrir. Como sorrir de forma genuína. Você só mexe os lábios, você finge. Você é oco, vazio, você não tem motivação, inspiração, força de vontade. E todos os dias você vai para o seu próprio funeral, e você não tem últimas palavras para dizer. Você cava, cava e cava. Você vai enterrando partes de você. Sem últimos sacramentos, sem orações. Apenas silêncio e apatia. Tudo o que você pode fazer é continuar cavando. Porque isso é o que você faz melhor: você cava suas próprias sepulturas.

Um dia você simplesmente se recusa a ligar a luz. Ela não pode mais ajudar você. Mas a escuridão também não é sua amiga. Porque você não tem amigos. Você tem conhecidos, pessoas que testam e usam você como um fantoche para a sua própria diversão.

Um dia todos os seus medos e fraquezas aparecem na sua porta. E eles não tocam a campainha. Eles derrubam a porta, derrubam e roubam tudo o que você tem. Seu mundo desaba e você só pode olhar enquanto tudo desmorona. Um dia... Um dia você decide escrever sobre esse dia. E quando você termina de escrever você entende que... Hoje é esse dia.

Ontem? Isso faz tempo!
Amanhã? Não nos cabe saber.
Amanhã pode ser muito tarde
Para você dizer que ama,
Para você dizer que perdoa,
Para você dizer que desculpa,
Para você dizer que quer tentar de novo.

Amanhã pode ser muito tarde
Para você pedir perdão,
Para você dizer:
Desculpe-me, o erro foi meu!

O seu amor, amanhã,
Pode já ser inútil;
O seu perdão, amanhã,
Pode já não ser preciso;
A sua volta, amanhã,
Pode já não ser esperada;
A sua carta, amanhã,
Pode já não ser lida;
O seu carinho, amanhã,
Pode já não ser mais necessário;
O seu abraço, amanhã,
Pode já não encontrar outros braços;
Porque amanhã
Pode ser muito, muito tarde!

Não deixe para amanhã para dizer:
Eu te amo!
Estou com saudades de você!
Perdoe-me! Desculpe-me!
Esta flor é para você!
Você está tão bem!

Não deixe para amanhã:
O seu sorriso, o seu abraço,
O seu carinho, o seu trabalho,
O seu sonho, a sua ajuda.

Não deixe para amanhã as perguntas:
Por que você está triste?
O que há com você?
Ei! Venha cá, vamos conversar.
Cadê o seu sorriso?

Nós sofremos mais por causa das pessoas do que por causa das circunstâncias. As pessoas nos fazem chorar mais do que as vicissitudes da vida. As pessoas nos decepcionam e nós decepcionamos as pessoas. Os relacionamentos dentro da família, no trabalho e até igreja, algumas vezes, se tornam tensos. Feridas são abertas na alma e mágoas profundas se instalam no coração. Amizades são rompidas, casamentos são abalados, relacionamentos sólidos entram em colapso. Nesse processo, a comunicação é rompida, o silêncio gelado substitui as palavras de amor e a desconstrução da imagem do outros se torna uma verdadeira ação de desmonte.

O resultado do adoecimento das relações humanas é a mágoa. Esse sentimento de amargura se instala no solo do coração e lança suas raízes trazendo perturbação para a alma e contaminação para os que vivem ao redor. A mágoa é a ira congelada. A mágoa é o armazenamento do ressentimento. A mágoa é entulhar o coração com rancor, é alimentar-se do absinto do ranço, é afogar-se no lodo do ódio, é viver prisioneiro da armadilha da vingança.

A mágoa é uma prisão. Ela é o cárcere da alma, o calabouço das emoções, a masmorra escura onde seus prisioneiros são atormentados pelos verdugos da consciência. Quem se alimenta da mágoa não tem paz. Não tem liberdade. Não tem alegria. Não conhece o amor. Não tem comunhão com Deus. Não pode adorar a Deus, nem trazer sua oferta ao altar. Quem retém o perdão não pode orar a Deus nem receber dele o perdão.

A mágoa é autodestrutiva. Ferimo-nos a nós mesmo quando nutrimos mágoa por alguém. Guardar mágoa no coração é como beber veneno pensando que o outro é quem vai morrer. Quem guarda mágoa no coração vive amarrado pelas grossas correntes da culpa. Quem vive nessa masmorra adoece emocional, física e espiritualmente. Há muitas pessoas doentes porque se recusaram a perdoar. Na igreja de Corinto havia pessoas fracas, outras doentes e algumas que já estavam mortas em virtude de relacionamentos adoecidos (“Quero, entretanto, que saibais ser Cristo o cabeça de todo homem, e o homem, o cabeça da mulher, e Deus, o cabeça de Cristo.” 1Co 11.3). Tiago ordena os crentes a confessarem seus pecados uns aos outros para serem curados (“Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.” Tg 5.16). Há muitas pessoas vivendo cativas no calabouço do diabo, prisioneiras do ódio, acorrentadas pela mágoa, cuja vida espiritual está arruinada. Gente que precisa ser liberta dessa prisão existencial, desse cativeiro espiritual.

O Salmista Davi orou pedindo a Deus para tirar a sua alma do cárcere (“Tira a minha alma do cárcere, para que eu dê graças ao teu nome.” Sl 142.7) A chave que abre a porta dessa masmorra é o perdão. O perdão traz cura onde a mágoa gerou doença. O perdão traz reconciliação onde a mágoa gerou afastamento. O perdão traz alegria, onde a mágoa produziu tristeza e dor. O perdão restitui aquilo que a mágoa saqueou. O perdão é a faxina da mente, a assepsia da alma, a limpeza dos porões do coração. Perdoar é zerar a conta. É nunca mais lançar no rosto da pessoa a sua dívida. Perdoar é lembrar de sentir dor. Perdoar é não retaliar. É pagar o mal com o bem. É abençoar aqueles que nos amaldiçoaram. É fazer o bem àqueles que nos fizeram o mal. Perdoar é ser um vencedor, pois é vencer o inimigo não com a espada, mas com o amor. Perdoar é sair do cárcere da alma, é ser livre, é viver uma vida maiúscula, superlativa e abundante. Perdoar é viver como Jesus viveu, pois ele não retribuiu o mal com o mal, antes por seus algozes intercedeu. Perdoar é ter o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus.

Chegou a hora de raiar a liberdade em sua vida. A Palavra de Deus liberta: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (Jo 8.32). Jesus Cristo liberta: “Se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” (Jo 8.36). É hora de sair do cárcere que prende a sua alma com as grossas algemas da mágoa. É hora de experimentar a liberdade do perdão. É hora de tomar posse da vida abundante que Jesus lhe oferece!

(Rev. Hernandes Dias Lopes)
(Vivos)

Não é nada
É só vontade chorar
Acredito que não seja nada
Só uma dor que não passa
Um vazio que não se preenche
Uma solidão não passageira
Uma pergunta que não se cala
Por quê?
Parecia tudo tão perfeito
Já deveria ter imaginado que
Algum preço eu teria que pagar
Por que tão caro?
É só tristeza
Não se preocupe tanto
Não vai passar
Mas eu me acostumo
Está muito frio aqui
E não adianta fechar a porta
Só quero que fique longe de mim!

Um sorriso não custa nada e rende muito.
Enriquece quem o recebe e não empobrece quem dá.
Dura somente um instante mas sua recordação é eterna.
Ninguém é tão rico que possa dispensar.
Ninguém é tão pobre que não possa dar.
Cria felicidade no lar.
É sustento no trabalho.
Sinal visível de uma amizade profunda.
Um sorriso representa repouso no cansaço, coragem no desânimo, consolo na tristeza e alívio na angústia.
É um bem que não se pode comprar, nem emprestar, nem roubar porque só tem valor no instante que se dá.
Mas se encontrar alguém que recusa um sorriso, seja generoso em dar o seu pois ninguém tanto necessita dele quanto aquele que não sabe dá-lo aos demais!

Uma lágrima rola dos meus olhos pelo medo e a incerteza de amar você. Um amor impossível cheio de barreiras, mas o que posso fazer se ao tentar esquecer, amo você mais e mais? Esse amor tão puro e verdadeiro ficará para sempre dentro do meu coração em um cantinho especial e só seu.

Me alimento das ilusões que fazem fortalecer a cada dia essa paixão, e respiro o desejo de um dia ficarmos juntos. Quero tanto você, mas sei que estas palavras nunca chegarão até você, pois me falta coragem e tenho muito medo da sua reação ao saber de tudo isso.

A cada dia que passa minhas esperanças vão diminuindo, mas não quero que elas se acabem, e venho lutando com todas as minhas forças para que isso não aconteça. Às vezes fico parada pensando por que a vida é assim tão boa para alguns e tão triste para mim.

Sei que nunca ficaremos juntos, mas também sei e sinto que meu amor por você não terá fim. Mas quem sabe um dia isso acabe e como um sonho a felicidade reine em nossas vidas prevalecendo o amor em nossos corações.

Tudo isto não passa de ilusões e mais ilusões que vão destruindo as minhas esperanças e construindo obstáculos tão altos e difíceis de ultrapassar e vencer. Só quero que saiba que amo muito você e para sempre vou amar!

Vejam como é um amigo!

15 de Janeiro
Como foi o Natal e o Ano Novo? Te liguei pra cumprimentar mas não te encontrei, uma pena. Queria te contar o bem que eu passei e todos os
propósitos que espero cumprir esse ano. Imagino que tuas aulas começaram e a correria com o trabalho. A todos nos acontece isso. Tomara que possamos nos falar logo. Tenho que te contar muitas coisas.

27 de Março
Ainda não sei de ti. E mesmo que tenha te mandado muitos e-mails, tu nunca
me respondes. Deve ser que tu estejas com muitas coisas para fazer. Já
sei! O mais provável é que tu tenhas saído em tuas merecidas férias que
tu me comentaste há uns 5 meses atrás. Lembra que eu te disse que aquela
praia era ótima? E esse hotel que tu me falaste deve ser maravilhoso. Tomara
que tu estejas aproveitando.

8 de Maio
Ontem me aconteceu uma coisa horrível... e não tenho ninguém para comentar. Te liguei mas só escutei a sua voz na secretária eletrônica. Deixei uma pequena mensagem, tomara que não se apague. Gostaria muito de te contar o grande problema que eu tenho, mesmo sabendo que é impossível te encontrar em casa a esta hora. Mas como tu sempre me falaste, eu faço uma tempestade num copo d'água. Talvez meus problemas não sejam tão agonizantes como os teus... tenho que ser mais forte.

27 de Julho
Feliz Aniversário! Já te liguei duas vezes. Sua mãe e seus irmãos me disseram que você ainda não chegou da faculdade e que de tarde você tem trabalho, a noite espero poder falar contigo. Só queria te desejar o melhor e que eu gostaria de continuar a fazer parte da sua vida por muitos anos.

17 de Setembro
Recebi seu e-mail. A piada era engraçada. Não sei se tu ficaste sabendo mas
eu estive internado uns dias no hospital. Nada grave, apenas uma dorzinha de
cabeça. O médico quer fazer uns exames para estar certo que está tudo
funcionando bem. E eu falei para ele que "vaso ruim não quebra". Mas no
fundo sinto um pouco de tristeza.

12 de Outubro
Ontem foi meu aniversário. Entendo que tu tenhas esquecido, faz tempo que
não nos falamos e bom... tu tens muita coisa para fazer. Estava esperando
que tu ligasses para dizer "ta ficando velho", mas por mais que o telefone
tocasse, não eras tu. Sabe, desde os dias que passei no hospital, tenho me
sentido debilitado, talvez seja que eu não tenha me alimentado bem. Acabei
de lembrar que tu estás em época de prova. Tu deves estar lutando contra a
álgebra e por isso tu não me ligaste... sempre foi ruim em álgebra.

20 de Outubro
Alguma coisa não funciona bem comigo, está na minha cabeça. O médico disse
que eu preciso fazer quimioterapia antes que meu problema se agrave. Eu acho que sairei bem, confio... mas minha mãe está muito preocupada. Queria que tu tivesses tempo para me ligar, tu sempre sabes dizer as palavras exatas quando a depressão embarga minha alma.

30 de Novembro
Quimioterapia... é o pior. Meu cabelo começou a cair, tenho náuseas e quase
não me levanto da cama. Minhas unhas caem aos pedaços. Minhas unhas! Se você me ver agora, acho que não vai me reconhecer. Emagreci e perdi quase
metade dos meus cabelos. Sei que ontem foi teu primeiro dia no trabalho. Tu
não me falaste nada, mas soube por outra pessoa que falou contigo... Tomara que dê tudo certo.

11 de Janeiro
Enfim, estou descansando por completo. Recuperei minha cabeleira e minhas
unhas voltaram. Sem náuseas ou dores. Aqui tem muita paz e tranquilidade
ainda que às vezes me dói saber que minha mãe continua chorando por mim.
Daqui posso ver o que tu estás fazendo. Sei que você ainda não sabe o que
aconteceu comigo. Hoje tu conheceste um guri que tem o mesmo nome que eu
tinha... Curioso, né? Lembro que tu sempre dizias que meu nome era estranho
e tu pensaste: "Há quanto tempo não falo com ele?"

4 de Março
Faz um mês que tu soubeste do que me aconteceu. Trágico, não? E hoje tu
visitaste meu túmulo e me levaste orquídeas, minhas flores favoritas. Ficaste conversando com a placa que leva meu nome enquanto lembrava das nossas aventuras, te vi chorar. Queria poder estar ai para te abraçar, te consolar e limpar tuas lágrimas, mas já não estou. Ei! Mas o importante é que eu estou feliz, só me entristece saber que tu não estás. E não é certo o que tu dizes... tu sempre foste um bom amigo!

7 de Abril
Não se culpe por isso. Às vezes estamos tão atarefados que nos esquecemos
até de respirar. É certo o que você diz enquanto aperta nossa foto de quando
íamos juntos para a escola. Quantas coisas vivemos juntos e quantas tu
quiseste me contar. Perdeste a oportunidade, é certo... desperdiçaste o
tempo com coisas que talvez não eram tão importantes como tu pensavas. Eu
não te culpo... ainda que aprecio o tempo em que fomos amigos e se tivesse a
oportunidade de repetir tudo, não pensaria duas vezes, porque saberia que no
final tudo aconteceu para que meu amigo reagisse e vivesse sua vida,sem se
preocupar com coisas sem importância. Para mim, tu sempre serás meu amigo... meu melhor amigo.

É normal essa tristeza profunda que você está sentindo, querida amiga. A família é uma fortaleza, o abrigo onde nascemos e crescemos, onde nos tornamos quem somos. Perder um familiar é, portanto, como se parte desse refúgio desaparecesse, como se sofresse um abalo e, de repente, tudo estivesse se desmoronando. É um sentimento de injustiça e impotência que não conseguimos controlar.

Seria bom se as lágrimas que nos escorrem pela face, formassem um rio que pudesse trazer de volta aqueles que já partiram. Desse jeito saberíamos que chorar não é em vão. Mas a realidade que temos de enfrentar é bem diferente e se lamentamos tanto a morte é porque não termos poder de dar vida aos que tiveram de partir.

É difícil, sem dúvida, mas você tem de acreditar que vai conseguir superar essa perda. A vida continua, por isso, tenha força para permanecer na luta pelos seus sonhos e objetivos. Eu estarei aqui do seu lado para te apoiar.

Um sorriso nada custa, mas vale muito. Enriquece quem o ganha e quem o dá não fica mais pobre. Dura apenas um instante, mas pode, na lembrança, durar eternamente. Ninguém é tão rico que o possa desprezar, nem tão pobre que não possa dar.

Traz ao lar felicidade; nos negócios é esteio e é a prova mais palpável de uma profunda amizade. Um sorriso dá repouso a quem se acha cansado e, a quem está desanimado, dá nova força e coragem; consola na tristeza e, em nossas penas, é o mais caseiro remédio.

Ninguém o compra, nem empresta, nem rouba, pois só vale quando é dado livremente. Se um dia você encontrar quem lhe negue o seu sorriso, dê-lhe, generosamente o seu, pois ninguém precisa tanto do conforto de um sorriso como aquele que, fechado em si, não aprendeu a dá-lo.

Todos os sonhos que tinha com você desapareceram no ar! Sinto que estou vazia, sabe? Você me decepcionou tanto que nada mais me dá calor, cor, alegria.

É triste, mas você estragou tudo! Estragou o que poderia ser uma linda história de amor; estragou todos os anos de união que construímos.

Na verdade, acho que você destruiu sua grande chance de ser e fazer feliz alguém que merece o melhor da vida. Mas agora não adianta ficar chorando! Vamos procurar ser felizes.

Foi com profunda tristeza que recebi a notícia do falecimento de seu pai, querido amigo. Embora a morte seja a realidade das nossas vidas, sei que você está sofrendo por tudo o que o seu pai representava para a sua família.

Tenha coragem para superar este momento de dor e não se esqueça que eu estarei do seu lado para o que você precisar. Os meus pêsames para você e para todos os seus familiares.

Preciso de você novamente a meu lado. Nossa amizade é longa demais para se apagar por causa do que aconteceu. Tenho certeza que tudo o que a gente passou junto é mais que suficiente para ultrapassar essa mancha que abalou nossa relação de amizade. A gente precisa refletir direito em relação a tudo isso que tem machucado a gente, porque uma coisa é inalterável: nossa amizade é bastante importante para nós.

Toda a relação passa por momentos mais difíceis. Seja uma relação de amor, de carinho, de amizade, seja qual for você pode apostar que todas elas nem sempre são ar fresco. Às vezes são nevoeiro quente e outras são poeira que engana nossos olhos. Peço que você pense bem em tudo que está sucedendo em nossa união, porque é obrigatório dar a volta por cima. Até porque nossa amizade sempre foi nosso porto de abrigo. Por favor, entenda que a reconciliação tem de ser a palavra de ordem nesse momento de maior dificuldade.

Antes de mais, quero que você saiba que está perdoado. Não quero carregar a mágoa de não desculpar sua traição. Todo mundo erra mas isto que você me fez está acima de qualquer limite, e é por isso que não vou voltar nunca para você. Sinto muito – de coração.

Quando a gente ama, a gente respeita. Bem sei que não há alguém perfeito, mas nunca lhe pedi algo de extraordinário e você sabe que é verdade. Fique sabendo que você perdeu uma mulher honesta e que sempre fez do seu casamento, um porto de abrigo cheio de amor e conforto. Estou ainda muito machucada – é natural, mas vou dar a volta por cima. Não vou criar falsas esperanças para você, por isso, por favor, não fique esperando que minha decisão vá mudar.

Independentemente de toda esta infelicidade que caiu sobre nossa união, eu desejo o melhor do mundo para sua vida. Espero até que todos seus sonhos se realizem. Eu não sinto ódio por sua pessoa.

Desejo felicidade para você.
Até sempre.

Sei tudo que passa pela sua cabeça neste momento tão difícil, pois você sabe que não faz muito tempo que aconteceu o mesmo comigo. Perder uma pessoa querida assim, tão de repente, nos traz uma dor enorme para dentro do peito, e ficamos com a ideia que nunca mais seremos os mesmos. Infelizmente, em parte, isso é bem verdadeiro, após a partida de uma grande amiga, sempre ficará um vazio na nossa vida, mas nunca, jamais, poderá permitir que a tristeza seja mais forte que a saudade.

Ainda não entendemos o porquê destas coisas, mas sabemos que a vida por aqui continua e temos que ter muita força para que todos esses sentimentos ruins desapareçam. A saudade continuará para o resto da vida, mas é necessário que esse abatimento desapareça. Se permanecer apegado a essa profunda tristeza, só fará com que aumente mais ainda a dor da perda.

Continuar a viver com um sorriso no rosto e de bem com a vida, não mostrará nenhum desrespeito com a partida da sua amiga, pois onde quer que ela esteja, tenho certeza que só quer nada menos que a sua alegria de viver permaneça. Mas, se mesmo após todas essas palavras precisar de um ombro amigo, pode contar comigo a qualquer hora, estarei ao seu lado para o que for preciso.

Dizer-lhe adeus foi muito difícil, foi com justiça o momento mais terrível da minha vida. Meu coração quebrou em mil pedaços, e ainda hoje tento juntá-los.

Mas toda revolta inicial, toda aquela tristeza profunda, se transformaram em uma saudade eterna e serena. Hoje recordo você e sorrio, feliz por ter compartilhado da sua vida, e com a esperança de que nos voltaremos a encontrar.

Quem realmente amamos jamais morre, e assim sua memória viverá sempre através de mim, do meu amor, da minha saudade.