Dicas para entender e controlar o ciúme

Todos nós sabemos que o ciúme em excesso pode trazer dificuldades para a relação. É muito importante saber que sim, sentir ciúme é algo natural, mas nunca podemos deixar com que ele estrague algo bom, por isso, sempre devemos lidar com isso da melhor forma.

As relações humanas são feitas a partir de uma troca, seja no amor ou na amizade, cada pessoa escolhe ao lado de quem quer estar e tudo o que nós procuramos em uma relação é confiança. Confiar e fazer com que alguém confie em nós é a melhor forma de evitar o ciúme.

Namorada mexe em seu celular enquanto namorado olha com cara enciumada

Afinal, o que é o ciúme? Por que, às vezes, não conseguimos controlar e, principalmente, como podemos evitá-lo?

Entendendo o ciúme

O primeiro passo para evitar qualquer coisa é entender o que é, da onde vem e por que existe.

O ciúme nada mais é do que insegurança e medo de perder. Este sentimento vem de um lugar de falta de confiança e de uma sensação inexplicável de achar que vai perder uma pessoa querida.

É um sentimento complexo e é por isso que devemos levá-lo a sério.

É sempre importante falar que em caso de um excesso de ciúme, que possa se tornar algo violento, é necessário buscar ajuda profissional. Procure um terapeuta, psicólogo ou alguém da área da saúde mental.

É preciso se atentar para o que é um ciúme saudável, que faz parte dos sentimentos humanos e o que é um ciúme excessivo.

Ciúme saudável x Ciúme excessivo

O ciúme excessivo é visto hoje em dia como uma doença que pode causar depressão, tristeza, raiva, sentimento de impotência e baixa autoestima. Este é um assunto sério e é necessário buscar ajuda profissional. Se o seu ciúme impede você de raciocinar, causa raiva e faz você perder o juízo, talvez você tenha um ciúme obsessivo. Este ciúme não é saudável, e você deve buscar ajuda.

Mas existe um outro sentimento, que é mais leve e menos problemático, mas só porque chamamos este ciúme de saudável, não quer dizer que ele seja bom. Apenas o chamamos assim, porque não é algo excessivo e não deve ser encarado como doença.

De qualquer forma, é algo que deve ser evitado para que não cause estresses desnecessários.

Controlando o ciúme

Entenda da onde vem esta insegurança

O primeiro passo para evitar é entender. Procure saber qual é a verdadeira causa da sua insegurança. Isso pode vir de algum trauma de infância, de alguma história sobre infidelidade que você ouviu. Pode parecer que não, mas só de entender da onde isso vem, já irá ajudar você a controlar.

Lembre-se que sua relação é verdadeira

Talvez você precise se relembrar quão verdadeira é a sua relação. Quando se está feliz, em uma relação saudável, você sempre irá colocar esta relação em primeiro lugar. E é de se esperar que o seu parceiro ou a sua parceira faça o mesmo, portanto, lembre-se disso: a sua relação vem em primeiro lugar para você e para o seu parceiro ou sua parceira.

Confie na outra pessoa

Esta seja talvez a maior dica. Relações, sejam amorosas, familiares ou de amizade, exigem confiança. Não há relação sem confiança, portanto, confie na outra pessoa porque se não a relação nunca irá funcionar. Antes de qualquer coisa, as pessoas precisam confiar e deixa o outro confiante. Este é o segredo das relações e se há confiança, não é necessário ter ciúme.

Desabafe com seus amigos

Não negue o que você está sentindo. Se sentir ciúme, converse. Desabafe com pessoas em quem você pode confiar. Converse sobre o que está sentindo porque o mais importante é lidar com o ciúme, ao invés de ignorá-lo. Procure ajuda para que na, próxima vez, seja mais fácil evitar.

Seja sincero com você e com o outro

A sinceridade é sempre o melhor caminho e uma relação deve ser sempre baseada na conversa. Fale com o seu parceiro ou sua parceira, conte como você está se sentindo, explique o que você acha que o outro pode fazer para melhorar isso. Sejam parceiros um do outro e saibam que isso é algo que o casal pode e deve resolver junto.

Frases sobre ciúme

Para ajudar a falar um pouco sobre o tema e para ajudar você a entender o que é este sentimento, trouxemos algumas frases que falam um pouco sobre este sentimento tão complexo.

Ciúme é um dos mais infelizes sentimentos inerentes ao ser humano. Ele magoa, fere, destrói e mata, e se pode ter estas características, como associar a isto o amor?

- Ivan Teorilang

O ciúme é o pior dos monstros criados pela imaginação.

- Calderón de la Barca

O ciúme e a insegurança são dois grandes inimigos de muitas pessoas.

- R. W. Peniel

Os ciúmes nunca foram e jamais serão prova de amor, mas indício de insegurança patológica e uma silenciosa confissão de incompetência!

- Reinaldo Ribeiro

Ter ciúmes só mostra sua insegurança. Aquele que confia em si mesmo, não precisa se preocupar com a concorrência.

- Vanessa Pimentel

Ciúme é sentimento de propriedade, é amar sim, mas a si mesmo, mais que todas as coisas na vida.

- Ivan Teorilang

Recomendados para você

Como terminar um namoro:  dicas sobre o que fazer e não fazer
Como terminar um namoro: dicas sobre o que fazer e não fazer
50 frases e mensagens para entender o que é amar
50 frases e mensagens para entender o que é amar
15 dicas de como pedir desculpas com presentes e atitudes
15 dicas de como pedir desculpas com presentes e atitudes
Aniversário da amiga: dicas para ela viver um dia incrível
Aniversário da amiga: dicas para ela viver um dia incrível
15 dicas de presentes de Natal criativos
15 dicas de presentes de Natal criativos
10 dicas de como tirar selfies para arrasar nas redes sociais
10 dicas de como tirar selfies para arrasar nas redes sociais
Motivação pessoal: 8 dicas de automotivação para praticar diariamente
Motivação pessoal: 8 dicas de automotivação para praticar diariamente
Como escrever a melhor carta de amor do mundo
Como escrever a melhor carta de amor do mundo