Como terminar um namoro: dicas sobre o que fazer e não fazer

Terminar algo é sempre difícil, seja o que for, colocar um ponto final é das coisas mais difíceis de fazer na vida. Mas tudo piora quando o ponto final a colocar é em um relacionamento.

A ideia de quebrar o coração de alguém é um pensamento terrível, mas às vezes é a única e a melhor opção.

A dor de um coração partido será sempre um peso no de quem o quebrou.

Seja porque razão for, se você sente que o tempo de acabar chegou, não fique arrastando o relacionamento só porque tem medo de terminar, pois prolongar a vida de algo que precisa morrer, às vezes leva a desfechos piores.

Mas para tentar ajudar você nessa hora de decisão, reunimos algumas dicas sobre o que fazer e não fazer na hora do fim, mas tenha em consideração que são apenas conselhos de quem já enfrentou essa situação dos dois lados.

🔘É mesmo isso que você quer?

Antes de mais, você deve ter certeza do que quer, apesar que nos assuntos do coração, nunca há certezas absolutas. Apenas pense, considere, pese durante alguns dias antes de avançar, mas também não deixe passar muito tempo, pois a outra pessoa eventualmente começará sentindo sua indecisão.

O que é que eu quero mesmo_

Independentemente do que possa estar acontecendo na sua vida, se você começou a ponderar o fim do relacionamento, é porque algo não está bem.

Mas tente entender se é mesmo o final que você precisa, ou se há algum jeito de juntos trabalharem esses problemas. Se houver essa opção, converse com a outra pessoa e tentem arrumar um caminho, uma solução juntos, talvez não seja a hora do fim mesmo.

Mas se, por exemplo, você sabe que já não gosta da pessoa, se seu coração começou a bater forte por outra pessoa, se o relacionamento se tornou tóxico, etc., aí talvez não haja mesmo outro caminho se não o fim.

❌Ghosting nunca!

Depois de ponderada e tomada a decisão, chegou a hora de colocá-la em prática, e não há uma fórmula mágica do quê e como dizer, mas há algo que nunca se deve fazer: ghosting.

ghosting

Ghosting é uma palavra inglesa usada para para designar a atitude que algumas pessoas tomam na hora de acabar um relacionamento, em que simplesmente desaparecem sem nunca explicar à outra pessoa o porquê.

O final de um relacionamento é sempre doloroso, mas não sabermos o porquê é muito pior. O mínimo que podemos fazer pela outra pessoa é explicar, e sempre que possível fazê-lo cara a cara.

✅Falar pessoalmente

Sempre que seja possível, espere para falar com a pessoa pessoalmente, cara a cara. Não acabe por mensagem, e-mail ou bilhetinho, isso nunca! É difícil enfrentar o olhar triste e desesperado de quem está sofrendo com o final, mas esconder-se atrás de uma tela é uma atitude feia e covarde.

Enfrente esse olhar, enfrente as lágrimas, possivelmente os gritos e xingamentos, pois mais tarde a outra pessoa apenas recordará sua nobre atitude e sentirá mais respeito por você.

nono

Da mesma forma, também você se sentirá melhor se tomar a atitude certa, se enfrentar esse momento com coragem.

Um dia você se comprometeu com essa pessoa, mesmo que sem palavras, prometeu estar ao seu lado e respeitá-la, mesmo que o amor tenha acabado, a pessoa continua merecendo seu respeito e que você aja de forma correta com ela.

✅Clareza e honestidade

Quando algo horrível acontece nas nossas vidas, todos queremos saber porquê. Por que isso está acontecendo comigo? Faz parte da natureza humana, por isso na hora de enfrentar o final de um relacionamento a pessoa quer saber por que razão a outra está pondo um ponto final.

Chegada a hora de sentar e conversar não fique em rodeios ou invente desculpas. Fale com clareza e honestidade, fale com o coração! Diga a verdade, mas sempre que possível poupe a outra pessoa de qualquer detalhe menos necessário, claro.

Clareza e honestidade

Ninguém tem culpa de gostar ou não gostar, dos sentimentos ninguém é dono, ninguém pode contra a vontade do coração, então se já não gosta, diga isso! Não fique inventando coisas, mentindo ou andando em círculos.

Dói e custa, mas só vai doer uma vez assim e dessa forma você estará permitindo que a outra pessoa saiba a verdade, possa processar e seguir seu rumo.

Esse relacionamento começou certamente por motivos bonitos, não deixe que o final manche tudo de bom que viveram.

O que aconteceu jamais será apagado e por esse passado, e por tudo que viveram e sentiram, você deve agir corretamente agora que chegou ao fim; e a pessoa que esteve ao seu lado até agora merece isso de você, mesmo que neste momento você ache que não.

❌Não argumente ou entre em discussões acesas

Todos somos diferentes e garantidamente todos vamos reagir de forma diferente a situações semelhantes. Por isso, você que conhece melhor a pessoa com quem precisa terminar, prepare-se para a reação que eventualmente esta irá ter.

Na hora pode até reagir de forma diferente, mas é sempre melhor antecipar alguns cenários e ir com a mente calma e preparada. E se a pessoa reagir mal, não responda na mesma moeda.

É você que está acabando tudo, é você que tem que controlar o discurso, ou pelo menos tentar. Se a pessoa começar a discutir, não responda, se xingar, deixe-a explodir. Mantenha a calma, eventualmente o rompante terá um fim e a pessoa começará a processar o que está acontecendo.

calma

Da mesma forma, não ceda a chantagens emocionais. Se a sua posição está tomada não volte atrás, não desdiga o que disse, pois só vai arrastar o mal e mais tarde terá que repetir essa conversa e duplicar a dor.

Mantenha-se firme, não ceda, não brigue, não responda a provocações, encare o que for dito como algo vindo da dor, pois estar do lado de lá é uma posição terrível e a fúria da impotência é inevitável.

❌Não alimente a esperança quando ela não existe

Se é para acabar, coloque um ponto final definitivo. Talvez para você seja mais fácil dizer "vamos dar um tempo", ou, "neste momento preciso respirar", ou algo semelhante e nada definitivo, mas isso é muito cruel quando a intenção é mesmo acabar.

Manter alguém debaixo de uma falsa esperança é desonesto e uma atitude muito covarde. Antes de mais, coloque-se no lugar da outra pessoa e pense: o que eu gostaria que fizessem comigo? E então aja em conformidade.

Ficar preso a uma pessoa que já não gosta de nós ou não tem intenção de voltar para nós é injusto e cruel. Mesmo que tenha algumas dúvidas ou medo de se arrepender, isso não lhe dá o direito de tentar manter a pessoa presa enquanto você se decide.

esperança

Aja como gostaria que agissem com você, o caminho mais fácil raramente é o mais certo ou o que trará mais benefícios. O que parece ser mais fácil agora pode trazer más consequência depois.

Por outro lado, se agir corretamente e fizer o que é mais difícil, mas o que é certo, certamente mais tarde você receberá a recompensa, pois tudo que vai volta, ou assim costuma dizer-se.

❌Não tente forçar a pessoa a ficar na sua vida

No momento de dizer adeus chega sempre a inevitável nostalgia. Até do mau às vezes é difícil dizer adeus, e de saudade se alimentam nossos corações. Mas mesmo que depois do final você queira muito manter a pessoa por perto com o pretexto de que podem ser amigos, tenha em atenção que pode apenas estar prejudicando mais a outra pessoa.

Antes de mais, respeite a vontade da outra pessoa, se o seu desejo é afastar-se e cortar por completo o contacto, respeite isso. Dê tempo a que as feridas curem, e quem sabe mais tarde, já curadas, vocês possam se reaproximar e reatar uma amizade.

embora

Crescer e amadurecer é também deixar as pessoas irem embora. Ao longo da vida veremos muitas pessoas que um dia foram importantes, que fizeram parte do nosso dia a dia, partirem, se afastarem. Não encare isso como algo mau, faz parte da vida, faz parte de crescer e evoluir.

Acima de tudo atenda à vontade da outra pessoa, e mesmo que ela esteja relutante em deixar você ficar por perto, não invada seu espaço o tempo todo, deixe que ela viva o luto, que aprenda a lidar com a sua ausência, pois só assim ela poderá seguir em frente com a sua vida.

🔘E quando há filhos?

Tudo se torna mais difícil ainda quando o fim de um relacionamento afeta diretamente mais pessoas além do casal. E quando há filhos, o que fazer?

Muitas pessoas optam por manter-se em um relacionamento onde já não são felizes apenas porque têm filhos. E a intenção pode ser boa, mas raramente traz bons resultados.

Se você não está feliz, como você pensa que pode fazer os outros felizes? Se um casal já não se ama, já não é feliz, como você acha que isso vai afetar a criança ou crianças?

Será melhor elas crescerem em uma casa com os pais juntos onde se sente falta de amor, onde se ouvem gritos e cresce o ressentimento, ou em duas casas harmoniosas com pais separados, mas felizes?

filhos

Mais uma vez, o caminho certo raramente é o mais fácil ou cômodo, mas no caso de haver filhos o bem-estar físico e emocional deles deve ser sempre colocado em primeiro lugar.

Pai e mãe continuam sendo a vida toda, e podem ser os melhores pais e mães mesmo não estando na mesma casa, o que importa é que estejam felizes.

O que vivemos em criança marca-nos para toda a vida, e crianças apanham muito mais do que se passa ao redor delas do que os adultos possam imaginar, por isso é importante ter sempre isso em consideração na hora de tomar ou não querer tomar uma decisão.

Em resumo:

Não há respostas certas, fórmulas ou palavras mágicas que nos ajudem nestas situações, mas há princípios que podem e devem ser seguidos:

  • Honestidade
  • Clareza
  • Calma
  • Firmeza
  • Colocar-se no lugar da outra pessoa

Este é um momento difícil para todas as partes, seja um relacionamento longo ou curto, o final é sempre muito complicado, mas quem vai colocar um ponto final deve a si e à outra pessoa agir com nobreza de sentimentos.

Boa sorte! ❤

Recomendados para você

50 frases incríveis de amor
50 frases incríveis de amor
Festa surpresa: dicas de como planejar uma festa incrível
Festa surpresa: dicas de como planejar uma festa incrível
50 frases e mensagens para entender o que é amar
50 frases e mensagens para entender o que é amar
45 indiretas para deixar todo mundo curioso
45 indiretas para deixar todo mundo curioso
Como escrever a melhor carta de amor do mundo
Como escrever a melhor carta de amor do mundo
5 maneiras de dizer
5 maneiras de dizer "eu te amo" de forma romântica e apaixonada
Melhores textos e frases para amigas
Melhores textos e frases para amigas
21 frases para viver o melhor domingo de todos os tempos
21 frases para viver o melhor domingo de todos os tempos