Toda nação capitalista traz em si, no pe...

Toda nação capitalista traz em si, no pe...

Toda nação capitalista traz em si, no período do imperialismo, as sementes do fascismo. Surge naturalmente o problema de saber se essas sementes devem deitar raízes e crescer. Paul M. Sweezy

Frases Relacionadas

Há uma nítida diferença entre estadista e político. O primeiro é alguém que pertence à nação; o segundo, alguém que pensa que a nação lhe pertence.

A política dos governantes sábios consiste em esvaziar a mente dos homens e encher-lhes o estômago. Um povo que sabe demais é difícil de se governar. Aqueles que julgam promover o bem-estar de uma nação, espalhando nela a instrução, enganam-se e arruínam a nação. Manter o povo na ignorância: eis o caminho da salvação.

O espírito capitalista combina o prazer da aventura, o desejo de lucro e as virtudes de classe média do cidadão respeitável.

O que caracteriza a economia política burguesa é que ela vê na ordem capitalista não uma fase transitória do progresso histórico, mas a forma absoluta e definitiva da produção social.

Seja qual for o país, capitalista ou socialista, o homem foi em todo o lado arrasado pela tecnologia, alienado do seu próprio trabalho, feito prisioneiro, forçado a um estado de estupidez.

A juventude de uma nação é a depositária da posteridade.

O descobrimento é o primeiro passo na evolução de um homem ou de uma nação.

A nação é composta pelos mortos que a fundaram e dos vivos que a mantém.