Maneiras de ser mais feliz: pequenas mudanças que podem trazer muita felicidade

A felicidade depende de cada um, ou seja, há comportamentos que podemos alterar para nos aproximarmos da felicidade, e é sobre isso que vamos falar neste artigo, porque a sua felicidade também nos importa. 😊

Pense positivo

feliz 001

Pensar positivo ou ser positivo não é o mesmo que ser bobo, é uma forma otimista de ver a vida e de lidar com os problemas. Ao relativizarmos e ao nos focarmos nos aspetos bons, não deixamos que a negatividade tome conta de nós. Estudos dizem que uma visão otimista da vida contribui muito para a nossa felicidade.

Contrarie os pensamentos negativos. Sempre que sentir negatividade, faça uma pausa e se foque no que há de bom na vida. Ao fazer isso, estará a construir relações neurais que ajudará você a ser mais confiante e feliz no futuro,

Procure sorrir sempre, mesmo que não sinta vontade. Esse ato indica ao cérebro que está feliz, o que faz com que ordene que seja libertada dopamina,um neurotransmissor capaz de nos dar uma sensação de felicidade.

Cultivar bons relacionamentos

feliz 002

Devemos escolher bem com quem nos relacionamos, tanto na nossa vida pessoal, como na profissional. Há pessoas cuja energia é tão negativa que nos devemos afastar delas para não que a sua negatividade não nos absorva.Criar bons relacionamentos é fulcral, afinal o ser humano é um animal social.

Procure estar mais vezes com os seus amigos. Estar com eles cria uma sensação de inclusão, para além de aumentarem a sua autoestima e confiança. Não precisa de ter muitos amigos, têm é que ser bons. Os bons amigos nos ajudam a recentrar e a relativizar os nossos problemas, pavimentando assim o caminho para a felicidade.

Ajudar e elogiar os outros

feliz 003

Estudos comprovam que o altruísmo e as boas ações que praticamos são ações que nos fazem sentir felizes. Ao ajudarmos os outros, sentimos que temos um propósito na vida por fazermos os outros felizes, o que aumenta a nossa felicidade.

Por isso, ajude os outros. Não têm que ser grandes gestos. Não estamos a falar em salvar a humanidade. Os pequenos gestos que puder fazer no dia a dia para ajudar os outros são de extrema importância, pois farão com se sinta melhor consigo próprio.

Um exemplo de pequenos gestos são os elogios. Basta elogiar um amigo ou alguém que nos é próximo para se sentir melhor. Quantas vezes já pensou em elogiar alguém próximo e não o fez? Faça agora, verá que se sentirá melhor de seguida.

Aceitar-se e estar grato pelo que tem

feliz 004

Se não nos aceitarmos como somos e não nos apercebermos quantas coisas boas temos, nunca seremos felizes.

Sentir-se grato e enumerar os diversos motivos pelos quais se sente grato, ajudam a aumentar a sensação de felicidade. Ao fazer isso, estará a relembrar-se daquilo que tem de bom na sua vida, ao invés de pensar nas coisas negativas.

Aprenda a não ser tão duro consigo e a ser menos autocrítico. Valorize-se, dessa forma, nem as opiniões negativas o conseguirão desmotivar.

Faça uma lista diária das coisas pelas quais está grato ou agradeça a Deus nas suas orações por elas. Este simples gesto de agradecer, irá ajudá-lo a se relembrar que tem muita coisa boa na sua vida, o que o fará feliz.

Exercício físico

feliz 005

O exercício físico é uma boa forma de estimular a felicidade. Ao fazer exercício físico, nós nos sentimos melhor com a nossa aparência e com a nossa forma física. Está ainda comprovado que o exercício físico liberta endorfinas que provocam uma sensação de felicidade e de euforia.

Além disso, o exercício regular ajuda a reduzir o estresse e a melhorar a sua disposição.Por isso, já sabe, sempre que precisar de se sentir bem, vá praticar esportes ou simplesmente saia e vá dar uma corrida.

Não procrastinar

feliz 006

Ter muita coisa para fazer pode causar estresse, o que nos torna menos felizes.

Quer seja por falta de organização ou por andar sempre a procrastinar, muitas vezes não resolvemos na hora algo que tem uma solução fácil e acabamos por ficar com um montão de coisas para fazer.

Para não gerar estresse e ansiedade desnecessários, deixe de adiar mesmo as tarefas mais pequenas. Dessa forma, não só sentirá um alívio por ter resolvido um assunto, como estará livre para fazer outras coisas.

Respirar fundo e relevar

feliz 007

O estresse crônico gera muitos problemas de saúde como a ansiedade, problemas de sono e depressão.

Por isso é tão importante que encontremos formas de reduzir o estresse, como por exemplo alguns exercícios de controlo da respiração. Por exemplo:

  1. Feche os olhos e procure imaginar um sítio paradisíaco ou algo que o faça feliz.
  2. Inspire devagar pelo nariz.
  3. Expire devagar pelo nariz ou pela boca.
  4. Repita o processo, até se sentir mais calmo.

Não leve a vida tão a sério e não se preocupe com tudo. A nossa mente tem que estar sempre ocupada com algo, quando não encontra, começa a preocupar-se com coisas que não têm razão de ser. Procure uma atividade produtiva para se desligar das preocupações.

Não guardar ressentimentos

feliz 008

Há quem tenha tendência para se culpabilizar ou para culpabilizar os outros pelos seus infortúnios, acabando por guardar ressentimentos, muitas vezes infundados e sem grande importância.

Ao perder tempo com o passado, não estará a viver o presente e pode estar perdendo muita coisa boa que se passa à sua volta.

Não guarde ressentimentos, aprenda a perdoar-se e a perdoar os outros. Verá que lhe sairá um peso dos ombros.

Meditação

feliz 009

A meditação é uma boa forma de nos desligarmos dos problemas do dia a dia. Ao aumentar as endorfinas associadas ao bem estar, a meditação consegue reduzir o estresse e a ansiedade.

Comece por introduzir alguns momentos de meditação no seu dia a dia. A prática regular, fará com que seja mais eficaz a controlar os sentimentos negativos e a fortalecer os pesamentos positivos.

Há várias formas de meditação e algumas incluem movimento. Por isso, mesmo os mais ativos não têm desculpas para não meditar.

Tomar sol e conectar com a natureza

feliz 010

A rotina e os espaços fechados são elementos que tendem a trazer à tona sentimentos negativos e tristes. Sempre que possível, procure sair de casa para apanhar ar e ver a luz do dia. Para a experiência ser ainda mais positiva, procure um parque ou um jardim.

Passar muito tempo ao sol pode ser ruim para a saúde, mas não passar nenhum é péssimo. O contato com a luz solar aumenta a produção de vitamina D no organismo, uma vitamina cuja deficiência está associada a muitos problemas físicos e mentais. Bastam 15 minutos de luz solar direta por dia para produzir efeito.

Para além disso, o contato com o sol faz liberar óxido nítrico para a corrente sanguínea, o que combate a pressão arterial elevada e reduz o risco de doenças cardíacas.

Caso o seu trabalho o obrigue a passar muito tempo em um ambiente escuro e fechado, procure sair de vez em quando para tomar ar.

Mas se quer potenciar ainda mais a sua felicidade com uma saída, aproveite para fazer exercício, verá que se sentirá muito melhor.

Hobby

feliz_011

Um novo hobby, não só é um forma de se desligar dos seus problemas e do mundo, é também um estímulo mental. Para além disso, ao aprendermos algo novo nos sentimos realizados e mais confiantes, o que aumenta a nossa felicidade.

De preferência, opte por algum tipo de trabalho manual, como jardinagem, cozinhar, montar algo, etc. Este tipo de ocupações estimulam a nossa felicidade.

Seja lá qual for a atividade ou o hobby escolhido, o importante é encontrar uma forma de dar largas à imaginação.

Dormir

feliz 012

O sono é essencial para que o organismo recupere e se restabeleça após sofrer as agruras diárias. Dormir pouco afeta não só o humor, como a nossa capacidade de tomar decisões e de reter ou recordar informações, o que nos deixa frustrados, potenciando assim o mau humor.

Procure dormir o número de horas necessárias todas as noites e tente que seja sempre dentro do mesmo horário.

Economizar e gastar bem o dinheiro

Feliz 013

Poupar permite ter algum dinheiro de reserva o que nos tranquiliza em relação a qualquer eventualidade futura. Gastar bem o dinheiro também contribuiu para a nossa felicidade. Estudos comprovam que investir em experiências (viagens, concertos, aulas de dança, etc.) ao invés de em coisas concretas proporciona mais felicidade.

Por isso, já sabe, poupe algum dinheiro no final do mês para ter de reserva para um dia de chuva e gaste bem. Por vezes é melhor ter um carro menos vistoso e uma casa menor para se ter dinheiro para investir em experiências e aumentar a felicidade.

Desligar-se das mídias sociais e dos dispositivos eletrônicos

faliz 014

Cada vez mais somos reféns dos diversos dispositivos eletrônicos que temos na nossa vida, sejam eles o computador, o tablet, o celular, etc. Estudos revelam que esta prisão tecnológica, particularmente quando falamos das mídias sociais, é responsável por causar estresse, depressão e insônias.

Pode até nem se ter apercebido, mas é quase certo que passa demasiado tempo ligado às mídias sociais ou a um dispositivo eletrônico. Aprenda a fazer um pequeno intervalo sem tecnologia por dia. Basta 10 minutos diários livres de eletrônica e de mídias sociais para que a sua qualidade de vida aumente e com isso a sua felicidade. Nesse intervalo, procure interagir diretamente com as pessoas, verá que se sentirá melhor.

Cuidar da saúde

feliz 015

É comum usarmos a desculpa da falta de tempo para nos descuidarmos um pouco da nossa saúde. Deixamos de ir regularmente ao médico, não tratamos os problemas crônicos e acabamos por não nos sentir bem.

Para evitar problemas que condicionem a sua felicidade, cuide da sua saúde. Marca já uma consulta com o seu médico para avaliar o seu estado de saúde, principalmente se já tem algum pequeno sintoma.

A comida e as refeições

feliz 016

Uma alimentação saudável é meio caminho para a felicidade.Estudos comprovam que as pessoas que com uma alimentação saudável são menos susceptíveis a ficar deprimidas. E quase tão importante como o que comemos é com quem comemos, ou melhor dizendo, comer acompanhado. Dessa forma, nos sentimos melhor por ter alguém com quem falar e saboreamos melhor a comida.

Já sabe, opte por uma alimentação saudável que não só lhe trará menos problemas de saúde, como fará com que goste mais da sua aparência. Procure comer acompanhado para que não se sinta triste e para apreciar melhor a refeição.

Depende de você

Como viu, há muitas coisas que pode fazer que irão contribuir, direta e indiretamente, para a sua felicidade. Pense um pouco sobre as nossas sugestões e escolha as opções que melhor se adaptem a si. Para ser feliz, só depende de você.

Recomendados para você

5 maneiras de dizer
5 maneiras de dizer "eu te amo" de forma romântica e apaixonada
25 formas de desejar um feliz aniversário
25 formas de desejar um feliz aniversário
50 frases que mostram que a felicidade está na simplicidade
50 frases que mostram que a felicidade está na simplicidade
Como demonstrar agradecimento com gestos e frases
Como demonstrar agradecimento com gestos e frases
100 frases de amor para filha amada carregadas de sentimento que vão derreter seu coração
100 frases de amor para filha amada carregadas de sentimento que vão derreter seu coração
Melhores textos e frases para amigas para as fazer chorar e sorrir de emoção
Melhores textos e frases para amigas para as fazer chorar e sorrir de emoção
40 frases para casais apaixonados se inspirarem e declararem seu amor
40 frases para casais apaixonados se inspirarem e declararem seu amor
35 frases e mensagens sobre a reciprocidade e sua importância
35 frases e mensagens sobre a reciprocidade e sua importância