Coronavírus: como dar força para doentes e familiares de pessoas doentes

Se você é uma das muitas pessoas no mundo que tem a dura e nobre missão de ajudar quem está doente, as próximas palavras servirão de ânimo e inspiração para os dias que se avizinham.

Siga nossas dicas e cuide de quem mais precisa.

imagem 1

Esteja disponível para ajudar em tudo

Quem está doente não consegue realizar um monte de tarefas que antes conseguia sem dificuldade. Dependendo das limitações da pessoa ou pessoas que você está cuidando ou dos familiares dessas pessoas, mostre-se disponível, aliás, completamente disponível para ajudar.

Às vezes, o que você pode fazer são coisas simples, bem pequenas até, mas que farão toda diferença na vida de quem está sobrecarregado com uma doença, para quem está atravessando uma etapa complicada.

Seja para o que for, você está junto!

Arrume a casa e conserte o que precisa ser consertado 🧹

Seja uma simples lâmpada, a imagem da televisão ou, se perceber do assunto, aquele ruído estranho da máquina de lavar, seja o que for, conserte.

É claro que não é uma obrigação sua, aliás, nada é obrigatório, mas acredite que para quem está doente, esses cuidados são essenciais e dão um novo ânimo.

Se tiver possibilidade, arrume algum compartimento da casa, ou até mesmo a casa toda. Um novo ar e limpeza nunca são demais.

Ir ao mercado comprar produtos alimentares e de primeira necessidade 🛒

Todo mundo precisa se alimentar, comer, beber, lavar as mãos, o rosto, bom, uma infinidade de coisas. É exatamente aqui que você pode fazer a diferença.

Uma simples ida às compras para restabelecer a geladeira é só um dos muitos exemplos de como você pode dar seu contributo.

Disponibilize-se para compras na farmácia 💊

A farmácia será um dos lugares que você mais irá visitar, porque se todas as pessoas precisam de remédio, imagine alguém que está doente.

Ofereça-se para ir na farmácia comprar aquele remédio tão importante para sua recuperação.

Abasteça o combustível dos veículos 🚗

Se a pessoa que você está cuidando tiver um automóvel ou moto, esses veículos vão precisar de manutenção ou, na melhor das hipóteses, de combustível.

Assuma essa tarefa e cuide de manter os veículos operacionais, até porque nunca se sabe quando precisamos deles!

Efetue pagamentos e trate do correio 📧

As contas da eletricidade e da água não se pagam sozinhas e quem está doente não deve se preocupar com isso, até porque pode não conseguir cumprir com as obrigações.

A mesma coisa acontece com as cartas no correio. Se você tiver possibilidade, encarregue-se de verificar o que está no fim do prazo para pagar e também das cartas que nunca param de chegar no correio.

Acredite que está tirando um peso gigante a quem mais precisa!

Distribua sorrisos, alegria, positividade 😊

Uma das coisas mais importantes que você pode fazer é transmitir alegria, demonstrar positividade em todas suas ações, em todas as suas palavras. Sorria, releve felicidade, esperança!

Se existe coisa contagiante, essa coisa é a alegria, o bem-estar, a empatia. Esqueça os problemas e foque só no que é leve, bom, agradável. Dê coragem a quem precisa, encha de força quem está mais fraco!

Mensagens positivas para quem está doente

É claro que ser positivo ou positiva não é uma coisa que se aprende na escola, mas sim algo que podemos nos esforçar para adquirir e transmitir no nosso dia a dia. Esperamos que se inspire nos textos que preparamos especialmente para você.

Use as próximas palavras como quiser, mas use-as!

sei que está doente, e também sei

Sei que está doente, e também sei que viver um momento desses é desagradável e às vezes nos desencoraja o ânimo. Mas tenha fé e esperança, pois para uma rápida recuperação é fundamental manter o pensamento positivo.

Deus está do seu lado, assim como todos os seus amigos e familiares. Eu, em particular, desejo umas rápidas e completas melhoras, e muita força para lutar por elas!

se ao enfrentar essa doença o medo

Se ao enfrentar essa doença o medo persistir em seu coração, pode ficar descansada que eu vou segurar sua mão. A vida por vezes nos traz amarguras, mas somos nós os únicos que temos a oportunidade de as contornar.

Eu acredito que você não desistirá e se agarrará à esperança com todas as forças para que seu futuro acabe por sorrir.

eu acredito que em breve tudo não terá

Eu sei que você preferia estar em mil locais diferentes, mas não é possível! Agora não é! Mas amanhã vai ser se você continuar lutando para ultrapassar essa dificuldade chata.

Eu acredito que em breve tudo não terá passado de um triste pesadelo, por isso não desista! E lembre-se que estarei sempre do seu lado para qualquer coisa que você precise! Força!

soube que você está doente e

Receba estas palavras com muito carinho, pois minha preocupação é sincera. Soube que você está doente e quero manifestar todo meu apoio e solidariedade para qualquer coisa que precisar.

Desejo-lhe rápidas melhoras! Você é forte suficiente para ultrapassar este momento menos bom, e tenho certeza que em breve voltará a estar em perfeita saúde.

Faça visitas regulares

Sim, pode parecer algo muito simples, e na verdade é simples mesmo, mas acredite que muda o dia de quem é visitado. Sempre que puder, apareça!

Façam o que fizerem, o importante é estarem próximos, matarem o tempo com atividades diferentes ou até mesmo com uma conversa sobre a atualidade do país, do mundo, do que quiser.

Ah, é importante que perceba quando a pessoa doente quer descansar. Sabe que com as fragilidades que uma doença provoca e os remédios, a pessoa fica sonolenta, mais cansada e precisa relaxar um pouco de olhos fechados, ou seja, dormir!

Faça da sua visita um acontecimento especial, mas tenha a sensibilidade de perceber quando chega a hora de se afastar. Se não souber o que fazer nas suas visitas, temos abaixo algumas sugestões.

Joguem ao buraco, 21 ou truco 🃏

Jogos de cartas são espetaculares, porque trazem alegria, proporcionam momentos bem vividos e mantêm a mente a trabalhar. São excelentes para fazer esquecer o momento um pouco ruim que estamos vivendo.

Se você é daquelas pessoas que não conhece sequer as cores e símbolos do baralho, não se preocupe, pode pedir que seu amigo ou familiar doente o ensine; se ele também não souber, aprendam juntos.

Uma coisa está garantida: divertimento não faltará.

Assistam filme na TV 🎞️

Assistir filme na televisão é uma das atividades mais comuns, mas é também das mais agradáveis. Escolha um bom filme, se puder trate das pipocas e deliciem-se em frente ao ecrã.

Se filme não for a melhor sugestão, não se preocupe, podem ver séries, programas, documentários e até novelas cheias de emoção!

Conversem sobre tudo e sobre nada 🗣️

Sim, conversar faz bem à saúde! Não importa o tema, mas sim que falem. Se possível evitem dialogar sobre a doença, até porque certamente esse já é o tema principal e fica cansativo conversar sobre as mesmas coisas!

Compartilhem histórias antigas, momentos que passaram lado a lado ou então coisas que querem fazer um dia, sonhos e projetos por realizar.

Pintem, escrevam poesia, ouçam música 🎨

Prepare aquele álbum especial e escutem música juntos, descubra quais são seus gostos e surpreenda quem mais precisa ser surpreendido.

Pintar é uma atividade bem legal que proporciona inúmeros benefícios, especialmente à mente que bem precisa estar fresca e saudável para essa prova de fogo!

A poesia, ah, a poesia! Leiam Ana Cristina Cesar, Drummond de Andrade, Pessoa, Adélia Prado, Hilda Hilst e tantos outros. Permitam-se viajar, mesmo que fechados dentro de quatro paredes.

Ligue todos os dias para confirmar se tudo está bem 📱

Mantenha-se presente, mesmo que não seja fisicamente. Telefone todos os dias através do seu celular; se preferir, faça chamada de vídeo e compartilhem as últimas experiências que viveram.

Essa é também uma forma bem inteligente de perceber como seu amigo ou familiar se encontra, como a doença está a progredir, como a recuperação está a evoluir, além de que ele ou ela se sentirão acompanhados e ocupados!

Surpreenda com um presentinho que fará toda diferença 🎁

Esta é uma dica muito especial, porque todo mundo gosta de receber presente, especialmente se estiver doente, fragilizado. Não precisa ser algo caro, o que interessa mesmo é que seja oferecido de coração.

Se não puder entregar pessoalmente, não se preocupe, envie através de algum familiar, amigo ou então através do serviço de correios.

Tem dúvidas do que oferecer? Aqui vão algumas sugestões:

🎁📚livros

🎁🍉 cesta de fruta

🎁👚 peças de vestuário

🎁📿 acessórios de moda

🎁🌱 vaso com plantas

🎁👌produtos feitos por você

Ore a Deus para ajudar neste momento🙏🏾

As doenças existem e nós temos de ser fortes para as vencer e também para ajudar aqueles que estão em batalha neste momento! Não basta esperar que a natureza resolva nem deixar tudo para a motivação de quem está doente.

Para quem acredita em Deus, ore a Ele, peça que ajude nesta hora de dificuldade. Manifeste sua fé através de uma oração profunda e honesta.

Se quiserem e puderem, orem juntos. Façam da oração um ritual rumo à cura, à recuperação dessa doença.

Frases para quem está doente

As frases que separamos são destinadas à inspiração. Sim, exatamente, à inspiração! Queremos que se inspire a continuar sua missão de paz e solidariedade, e para isso, nada melhor do que frases tocantes, emotivas e verdadeiras.

Você é um exemplo de ser humano e o que está fazendo pelos outros não tem preço!

ter esperança é acreditar que existe

Ter esperança é acreditar que existe sempre uma saída, até mesmo para os problemas quem parecem impossíveis de superar.

o primeiro passo para a cura é acreditar que vai

O primeiro passo para a cura é acreditar que vai conseguir. Seja forte, tenha fé e esperança!

mantenha a positividade, pois tenho

Mantenha a positividade, pois tenho certeza que em breve você já estará de pé e saudável novamente!

tenho certeza que você vai sair dessa ainda mais

Tenho certeza que você irá sair dessa ainda mais forte! Meus pensamentos estão com você!

COVID-19: juntos vamos conseguir 🦠

O mundo está vivendo um momento difícil, em que mais do que nunca é convocada a união entre todas as pessoas de todas as classes, idades e credos.

O COVID-19 é um vírus que pode infetar qualquer pessoa em qualquer lugar do globo, aliás, neste momento ele está presente em praticamente todos os países do mundo; aqui no Brasil o governo decretou calamidade pública por coronavírus.

É exatamente por isso que devemos nos apoiar uns aos outros e manter viva a esperança de que vamos superar esta dura e longa batalha.

O ser humano é sobrevivente, é naturalmente guerreiro e não será esta pandemia que vai nos separar, aliás, ela irá juntar, ainda mais, todas as pessoas. No final, faremos uma festa, uma grande festa, porque todos, todo mundo sem exceção, irá merecer.

Mas como podemos ajudar? Como podemos nos proteger e proteger os outros?

Como posso prevenir o contágio?

Nunca é demais recordar que temos chance de nos proteger. É muito, mas mesmo muito importante seguir as indicações do Ministério da Saúde. Só assim vamos combater este pequeno monstro que tanto tem nos incomodado.

Abaixo, você pode encontrar os cinco cuidados a ter no dia a dia para se proteger e proteger as outras pessoas:

✔️ lave regularmente e durante pelo menos 20 segundos as mãos com água e sabão ou uma substância de álcool gel

✔️ cubra o nariz e boca sempre que tossir ou espirrar

✔️ evite tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas

✔️ evite aglomerações de pessoas

✔️ mantenha a sua casa bem ventilada

✔️ não compartilhe objetos pessoais

✔️ limpe e desinfete objetos e superfícies

Como é transmitido o COVID-19?

A transmissão é realizada de pessoa para pessoa através de gotículas respiratórias. Quando falamos, espirramos ou tossimos, expelimos, involuntariamente, gotículas que podem alcançar cerca de um metro de distância. É por isso que é tão importante manter uma distância de segurança.

Essas gotículas, se tiverem com vírus contraído, e forem expelidas para superfícies, podem permanecer ativas, ou seja, podem infetar quem entrar em contato com elas. É por isso que é tão importante manter uma higienização constante das mãos e seguir com atenção as recomendações e regras das autoridades sanitárias.

Juntos vamos conseguir! 💪🏻

Sim, juntos vamos conseguir, aliás, só unidos conseguiremos. Precisamos ser fortes e superar esta dificuldade que jamais irá desaparecer da nossa memória! Vamos resistir, cuidar do outro, ter cuidado com a nossa saúde e com a das outras pessoas e confiar nas indicações internacionais.

Os médicos e enfermeiros 😷 de todo mundo estão a trabalhar arduamente, bem como todas as forças e serviços de saúde. Temos de confiar que eles são capazes, mas também temos de ajudar a não se propagar esta maldita doença.

Convém recordar que várias pessoas estão curadas, são milhares de pessoas que já se curaram deste coronavírus. Procuremos dentro de nós o melhor que temos, a nossa coragem, o sentido de humanidade, de resiliência.

No final, a festa será nossa. 🙏🏻🙏🏿🙏🏼

Recomendados para você

Feliz aniversário amigo: como dar parabéns e prestar homenagem a um amigo
Feliz aniversário amigo: como dar parabéns e prestar homenagem a um amigo
365 motivos para te amar
365 motivos para te amar
Homenagem para mãe: gestos e demonstrações  de amor para todas as mães
Homenagem para mãe: gestos e demonstrações de amor para todas as mães
Reflexões sobre o luto e a perda em 35 frases
Reflexões sobre o luto e a perda em 35 frases
O que é o amor e dicas de como demonstrá-lo aos seus seres queridos
O que é o amor e dicas de como demonstrá-lo aos seus seres queridos
34 frases poderosas de status para compartilhar
34 frases poderosas de status para compartilhar
5 maneiras de dizer "eu te amo" de forma romântica e apaixonada
5 maneiras de dizer "eu te amo" de forma romântica e apaixonada
50 imagens de luto para dizer adeus a quem partiu e expressar  sua dor
50 imagens de luto para dizer adeus a quem partiu e expressar sua dor