As 10 qualidades que definem um amigo verdadeiro

Um parceiro é aquele com quem temos algo em comum e com quem gostamos de passar tempo. Um bom companheiro é o que nunca vacila e que nos dá a sua opinião sincera. Mas o verdadeiro amigo reúne todas estas qualidades e mais algumas.

Passamos agora a enumerar as diferentes qualidades de um amigo verdadeiro e ainda acrescentamos algumas frases para que lhe possa dedicar.

Amigo inesquecível

1. Compartilha da nossa felicidade

Nem todo o mundo fica feliz com a nossa felicidade. Aliás, para algumas pessoas, é até motivo de inveja, mas não quando temos um amigo de verdade.

Ele se sente verdadeiramente feliz quando nos acontece algo de bom. Sabe aqueles momentos em que nos apetece pular de alegria por termos recebido uma boa notícia, o amigo verdadeiro não só pula junto, como também diz para pular mais alto.

Quando é assim, os momentos bons da vida são ainda melhores e a nossa felicidade é sentida em dobro, tornando a nossa amizade inesquecível.

2. Está sempre presente

Estar sempre presente não significa que nos vemos a toda a hora ou que estamos constantemente a falar. É algo que se sente. Quer seja nos momentos de maior necessidade ou nas alturas em que tudo vai bem, sabemos que podemos sempre contar com o nosso amigo de verdade.

Sentimo-nos mais seguros por poder contar com alguém assim. Pode até passar muito tempo desde a última vez que falamos com o nosso amigo, mas sempre que é preciso, sabemos bem que ele não irá vacilar. Quando a amizade é verdadeira, não há vacilos.

3. Fala o que pensa

Não há espaço para falsidades entre dois amigos verdadeiros, pois estão unidos por um laço de sinceridade e honestidade. Um amigo não só deve falar a verdade, como tem o dever de falar o que pensa com honestidade.

Por vezes, não queremos escutar aquilo que tem para nos dizer. Pode até magoar ouvir as suas palavras, mas quando as coisas nos são ditas com sinceridade e do fundo do coração, dois amigos de verdade encontram sempre uma forma de passar por cima do assunto.

4. É de confiança

A confiança é algo que se constrói, que vem com o tempo e que faz dela um bem precioso. Ter alguém em quem confiar é uma raridade, mas se for amigo de verdade, ele nunca irá trair a nossa confiança.

Por maior que seja o nosso segredo, temos a certeza de que nunca irá revelá-lo a ninguém. Ele é o guardião dos nossos segredos, assim como nós somos guardiães dos dele.

Mas confiar vai um pouco mais além disso, é ter a certeza que nunca nos irá atraiçoar, nem nos deixar na mão. Para a amizade ser genuína e verdadeira, tem que existir uma confiança plena.

5. Sabe ouvir

Nem todo o mundo tem paciência para escutar os nossos desabafos, mas um amigo de verdade está sempre disponível para nos ouvir. Às vezes, tudo o que precisamos é de jogar conversa fora, mas necessitamos de ter alguém que nos escute.

Para além dessa ter essa disponibilidade para nós, ele escuta realmente aquilo que estamos falando. Podemos até dizer as maiores bobeiras, se é isso que temos para falar, ele nos irá escutar com toda a paciência do mundo.

Todos temos alguém assim, a quem podemos recorrer em qualquer momento, particularmente quando precisamos de desabafar. Essa pessoa é o nosso verdadeiro amigo.

6. Ao seu lado posso ser quem sou

Nem sempre mostramos o nosso melhor lado. Somos incoerentes e falamos besteiras, mas o amigo verdadeiro respeita a nossa estranha forma de ser e estar.

Quando estamos juntos dele, nos sentimos mais soltos, mais relaxados, pois ele nunca irá julgar nenhuma das nossas ações, nem nenhuma das nossas palavras. Podemos ser nós próprios, com os nossos defeitos e virtudes, pois é exatamente assim que ele gosta de nós e nós gostamos dele.

7. Temos conversas profundas

Uma boa amizade tem sempre muita bobagem, mas para que seja uma amizade verdadeira e inesquecível, também tem que haver espaço para conversas mais profundas. São aquelas conversas em que falamos sobre o que sentimos, sobre os nossos desejos e receios, no fundo, sobre tudo o que acontece de importante na nossa vida.

Com o nosso amigo de verdade falamos de tudo e ele nunca se aborrece quando o papo fica sério. A conversa flui naturalmente. Não tem um princípio, nem um fim. É um diálogo eterno.

8. Posso zoar dele

A nossa amizade é suficientemente forte para que possamos zoar um do outro a toda a hora. Posso caçoar à vontade que nunca serei levado a mal.

Aliás, é até um requisito de uma amizade assim, passamos a vida zombando do outro mas sempre com enorme carinho. É uma estranha forma de demonstrar o afeto que sentimos, mas não poderia ser de outra maneira entre dois verdadeiros amigos.

9. O perdão está implícito

Provavelmente a maior qualidade de um amigo verdadeiro é a sua capacidade de perdoar. Consegue perdoar quase tudo, por vezes, nem é preciso pedir perdão, nem escutar que nos perdoa.

Não ficamos repisando os acontecimentos. Falamos sobre o assunto e seguimos em frente. Pode até doer, pode demorar a passar, mas sabemos que ele perdoará as nossas falhas.

10. É para a vida

Se um amigo é verdadeiro e inesquecível, ele é para a vida toda. Entrou nas nossas vidas para não mais voltar a sair. Vai passar muito tempo, muitos anos, mas a sua amizade será uma constante.

Como poderíamos esquecer de quem sempre esteve lá para nós e com quem compartilhamos todos os momentos marcantes da nossa vida e da dele? É o nosso amigo de verdade, uma das pessoas mais importantes da nossa vida e a melhor e mais longa amizade que iremos vivenciar.

Frases sobre amigos verdadeiros

Podem passar mil anos ou podemos até nos afastar temporariamente, mas uma amizade verdadeira é como uma casa, podemos sempre regressar.

Podem passar mil anos ou podemos até nos afastar, mas uma amizade verdadeira é como uma casa, podemos sempre regressar.

Todo o mundo pode lhe virar as costas, mas um amigo de verdade fica sempre do seu lado, enfrentando as adversidades.

Só há dois momentos em que posso ser quem sou: quando estou sozinho e quando estou com o meu amigo verdadeiro.

Só há dois momentos em que posso ser quem sou: quando estou sozinho e quando estou com o meu amigo verdadeiro.

Como poderia esquecer você, que está lá quando estou feliz, quando estou triste ou quando estou apenas fazendo bobagem, meu amigo inesquecível.

A verdadeira amizade surge quando encontramos alguém que nos entende, mesmo quando nós próprios não nos conseguimos compreender.

A verdadeira amizade surge quando encontramos alguém que nos entende, mesmo quando nós não nos conseguimos compreender.

As conversas com um amigo de verdade nunca terminam, elas se transformam em outras conversas, em um eterno diálogo.

Recomendados para você

Principais características de uma amizade verdadeira
Principais características de uma amizade verdadeira
Amor verdadeiro: tudo que precisa saber sobre esse sentimento
Amor verdadeiro: tudo que precisa saber sobre esse sentimento
35 frases apaixonantes de amor verdadeiro
35 frases apaixonantes de amor verdadeiro
45 indiretas para deixar todo mundo curioso
45 indiretas para deixar todo mundo curioso
25 frases e mensagens para usar no cartão de Dia dos Pais
25 frases e mensagens para usar no cartão de Dia dos Pais
Como dizer adeus: dicas para se despedir do que lhe faz mal
Como dizer adeus: dicas para se despedir do que lhe faz mal
Declaração de amor: dicas de como se declarar à pessoa que você gosta
Declaração de amor: dicas de como se declarar à pessoa que você gosta
50 frases e mensagens para entender o que é amar
50 frases e mensagens para entender o que é amar