Mensagens para Pai


Pai, agradeço a você por tudo o que hoje sou. Se sei o que é ser uma mulher independente, de caráter e personalidade, é porque você me fez assim.

Só eu sei o quanto está sendo difícil esta vida sem você, sem ter o meu porto seguro, sem ter para onde correr quando sinto medo à noite, sem ter o seu colo quentinho para deitar e chorar quando o peito está apertado, cheio de tristezas.

Mas o que fazer se essa tristeza toda é de saudade de você? Não culpo Deus por tê-lo levado, se isso aconteceu foi porque estava merecendo o seu descanso e a paz.

Descanso de uma vida cheia de preocupações e muito trabalho. Sim, porque foi isso que vi a vida inteira. Você trabalhava e, mesmo assim, vivia preocupado se estávamos tendo a vida que queríamos. Sempre me deu tudo de melhor.

Você foi e sempre será o melhor pai do mundo. Queria muito ter dito isso olhando nos seus olhos, mas nunca tive coragem. Sei que deve estar vendo eu digitar esse texto, por isso direi: Eu Te Amo!

O meu pai é o melhor pai do mundo. Sempre deu boa assistência aos filhos. Moderado no falar, enérgico no educar. Não tem estudo, mas passou um grande exemplo de vida. Fazia com que os filhos tivessem respeito por ele e não temor. Não agredia nem física e nem moralmente.

Enquanto criança, os filhos viveram intensamente a infância, jamais ele roubou de nós esse direito, com palavras chulas e maliciosas. As suas palavras de repressão, não passavam às vezes, de um simples olhar. Estava mais pronto para ouvir do que para falar. Mas quando falava, tinha argumentos educativos em suas palavras. A paciência sempre foi um marco na sua personalidade. Sempre sabia esperar o momento certo para corrigir.

Sabia que os filhos o entenderiam mais pela expressão do amor, do que pelos gritos, por isso era manso, tranquilo e sábio, quando queria tirar dos filhos, algo que não estava de acordo com boa educação. Não deixou bens como herança, mas deixou exemplo que os filhos jamais esqueceram. Este pai é o meu pai, mas poderia ser o pai de todos os filhos que não tiveram o privilégio de ter uma boa educação assim como eu.

(Jorge)
(Mudança de Consciência)

Pai, você é a razão de minha vida. Deus é realmente maravilhoso, Ele criou o mar para encantar o universo com o mistério de suas águas. Ele criou a natureza, para brilhar no nosso amanhecer, com o frescor da sua beleza, Ele colocou estrelas no céu, para que iluminasse os nossos caminhos. E Ele, na obra máxima de sua criação, me deu você!

Pai querido que enfeita o meu caminho e alegra os meus dias com o sorriso e sua força. Sem você Pai, o que eu poderia encontrar? Caminharia pelo mundo sem ter os braços abertos, mas de punhos fechados, de olhos cerrados, e coração solitário. Você representa todos os meus sonhos, é por você que construo castelos, é para você que escrevo histórias nas páginas da minha história, da nossa história, do nosso cotidiano.

Pra mim, basta apenas Pai, que caminhe comigo, ajudando a contar as estrelas do céu, ensinando-me a traçar novos rumos, ensinando-me novamente a ser aprendiz, porque você tem o poder de trazer ao meu mundo o brilho da lua, a magia da noite, a suavidade da brisa, o calor do sol.

Você foi o mais maravilhoso presente de Deus, sem você não haveria motivo para eu existir... Obrigado, te amo muito.

(Bilibio)

Este homem que eu admiro tanto,
com todas as suas virtudes
e também com seus limites.

Este homem com olhar de menino,
sempre pronto e atento,
me mostrando o caminho da vida,
que está pela frente.

Este mestre contador de histórias
traz em seu coração tantas memórias,
espalha no meu caminhar muitas esperanças,
certezas e confiança.

Este homem alegre e brincalhão,
mas também, às vezes,
silencioso e pensativo,
homem de fé e grande luta,
sensível e generoso.

O abraço aconchegante a me acolher,
este homem, meu pai,
com quem aprendo a viver.

Pai, paizinho, paizão...
meu velho, meu grande amigão,
conselheiro e leal amigo:
infinito é teu coração.

Obrigado, pai,
por orientar o meu caminho,
feito de lutas e incertezas
mas também de muitas
esperanças e sonhos.

É muito comum associar a figura do pai ao trabalhador, sério, sisudo, guerreiro, preocupado somente em prover o lar de recursos para a alimentação, a saúde, a educação etc.

Aqui nos ajuda o compositor/poeta Gonzaguinha: “Guerreiros são pessoas, são fortes, são frágeis. Guerreiros são meninos, no fundo do peito... É triste ver um homem, guerreiro menino, com a barra de seu tempo por sobre seus ombros. Eu vejo que ele berra, eu vejo que ele sangra, a dor que tem no peito, pois ama e ama (...) Um homem se humilha, se castram seus sonhos, seu sonho é sua vida, e vida é trabalho, e sem o seu trabalho, um homem não tem honra, e sem a sua honra, se morre, se mata...”

Assim, a figura do pai aparece como autoridade, quando não como autoritarismo. Mas a verdadeira autoridade nasce de uma boa relação afetiva entre pais e filhos. Ela não deve ser imposta. Daí a importância de aprender com as crianças a dar valor às coisas que parecem não levar a nada, como as brincadeiras, mas que aproximam e criam vínculos afetivos para toda a vida. Penso que a dimensão lúdica e afetiva dos homens-pais foi atrofiada em nossa cultura. Ela precisa ser despertada, sabendo que isso é um acréscimo e não uma perda em relação a outras dimensões, como o trabalho, que continuarão a ter o seu valor. É o pai, guerreiro e forte, mas também menino e frágil.

(Rui Antônio de Souza)
(Mundo Jovem)

Primeiro fui sentindo no corpo a transformação da vida, pequenas marcas e sensações iam deixando um rastro indelével ao início, que com o tempo se foi carregando e ficando impossível de ignorar.

Meu amor, no meu ventre cresce agora o fruto do nosso amor, um fruto que não tendo sido planejado, me enche o coração de felicidade! E de todas as coisas que poderiam chegar de forma inesperada, esta gravidez é certamente a que maior felicidade me traz.

Duas vidas que geram uma, e essa uma através de mim chegará ao mundo, e que orgulho, ansiedade, felicidade, e tantos mais sentimentos me desperta essa certeza! Como se passeia meu coração, desde o momento da confirmação, por nuvens doces e macias de alegrias infinitas, onde os pensamentos se concentram apenas numa ideia: meu amor, eu vou ser mãe, você vai ser pai!

Eu não tenho palavras para dizer o que o dia de hoje significa para mim. Este não é o primeiro dia dos pais que passamos juntos, e nem será o último, claro. Mas este é especial, porque agora eu descobri a magia de ser pai também. E por isso também, quanto mais o tempo passa, mais percebo a importância que você teve e tem na minha vida. Você ajudou a formar o meu carácter, você me educou, me amou, me ensinou a ser íntegro, foi firme e rígido quando preciso, mas sempre com muito amor e carinho.

Pai, você me ensinou que é possível amar incondicionalmente e não ser permissivo, e conseguiu criar filhos fortes e humanos. Pai, o seu maior presente é a sua vida, é a maneira como você viveu e os frutos que está colhendo agora. Você, além de pai, é muitas outras coisas, e eu sou suspeito para falar, mas diria que a missão que melhor desempenhou foi a de pai. E agora que também sou pai, acredito que não há maior realização do que está!

Obrigado meu pai, por ter me dado a vida e por ter me ajudado a ser quem eu sou.
Eu te amo muito!

Pai, há tanto tempo você está longe de mim. Sei que a vida tem razões que a razão desconhece, mas o sentimento também nem sempre tem explicação. Mesmo com a ausência e a distância eu amo muito você, papai.

Eu nunca vou esquecer os momentos felizes que passamos juntos. Você marcou uma das épocas mais felizes da minha vida. Você está presente nas minhas memórias mais remotas e nas lembranças mais felizes.

Pai, espero que um dia possamos voltar a nos reaproximar, espero que um dia você volte a viver mais perto de mim, mas eu quero que você saiba que o meu coração nunca saiu de junto do seu.

Eu te amo e tenho muitas saudades, pai!

Em você eu encontrei uma figura paterna como não pensei ser possível. Em seu coração o meu encontrou o amor e o carinho sinceros de um verdadeiro pai. Feliz dia dos pais, querido padrasto!

Hoje seria impossível imaginar a minha vida sem você, pois você é o pai que a vida me deu de presente mais tarde, contudo, seu amor e dedicação compensam por todo o tempo em que estivemos separados. Eu te amo, meu padrasto, meu pai!

Você faz muita falta aqui em casa. Todos os dias sentimos um grande vazio que nada nem ninguém consegue preencher. Tem momentos em que as saudades simplesmente apertam e fico pensando no momento em que verei você regressar.

Sinto orgulho por ter um pai que sempre luta pelo sustento da família e sei que também não está sendo fácil para você estar longe de nós. Onde quer que esteja, acredite que meu coração permanecerá do seu lado.

Agora sim, tenho certeza que você está vivendo um dos momentos mais lindos de sua vida! Sua alegria, esse brilho que seus olhos carregam, tudo isso demonstra que você conhece a felicidade faz tempo, mas uma coisa dessa aumenta o sorriso.

Parabéns! Você vai ser um pai fantástico, moderno e presente! Na verdade, ser pai pela primeira vez pode até assustar no princípio, mas rapidamente o encantamento vira realidade. Aproveite! Felicitações!

Até breve, meu pai! Você ainda nem foi e eu já estou morrendo de saudade. Não vai ser fácil acordar pela manhã e saber que não tenho seu abraço ou que não vou poder olhar em seu rosto, mas a vida é feita de opções, de surpresas e novidades.

É por isso isso que tenho certeza que essa sua viagem vai ser muito importante para todos. Volte logo, pai! Boa viagem!

Um menino, com voz tímida e olhar de admiração, pergunta ao pai, quando este retorna do trabalho: - Papai! Quanto o Senhor ganha por hora?

O pai, num gesto severo, responde: - Escute aqui, meu filho! Isto nem tua mãe sabe. Não amole! Estou cansado.

Mas, o filho insiste: - Mas, papai, por favor... Diga quanto o Senhor ganha por hora... A reação do pai foi menos severa, e respondeu: - R$3,00 por hora.

- Então, papai, o Senhor pode me emprestar R$1,00? O pai, cheio de ira, e tratando o filho com brutalidade, respondeu: - Então, esta era a razão de querer saber quanto eu ganho? Vá dormir e não me amole mais. Estou cansado!

Já era noite quando o pai começou a pensar no que havia acontecido e sentiu-se culpado. Talvez, quem sabe, o filho precisasse comprar algo. Querendo descarregar sua consciência doída, foi até o quarto do menino e, em voz baixa, perguntou: - Filho... está dormindo? - Não, papai. Respondeu o sonolento garoto. - Olha, aqui está o dinheiro que me pediu.

- Muito obrigado, papai! Disse o filho, levantando-se e retirando R$2,00 de uma caixinha que estava sob a cama. - Agora já completei! Tenho R$3,00! Poderia me dar agora uma hora de seu tempo?

Se você não tem um filho, pense em alguém que você ama...

A família é um bem precioso que nunca devia ser separado. Nascemos e crescemos juntos, debaixo do mesmo teto e nunca ninguém deveria de ter de ir embora. A saudade é um sentimento que dói e que tive de conhecer de perto com esta nossa distância. Vocês me fazem muita falta e cada membro querido da nossa família estará sempre em meu coração.

Meu irmão, todo o dia agradeço a Deus por ter colocado no meu caminho um amigo como você. Nesta data em que se celebram e homenageiam os irmãos, eu quero celebrar você, meu irmão em Cristo. Feliz dia do irmão!

Você é uma bênção na minha vida e ter sua amizade representa um grande conforto que todo o dia aquece meu coração.

Que Deus nosso Pai continue fortalecendo nosso laço e abençoe você. Fique na paz de Jesus, meu irmão, meu amigo!