Nós a chamamos de economia política porq...

Nós a chamamos de economia política porq...

Nós a chamamos de economia política porque não é nem economia, nem política. Stephen Butler Leacock

Frases Relacionadas

O que caracteriza a economia política burguesa é que ela vê na ordem capitalista não uma fase transitória do progresso histórico, mas a forma absoluta e definitiva da produção social.

Em matéria de economia política, o Brasil ainda está na era de Adam Smith, de Ricardo e de List, para só citar os clássicos. É por isto que reina entre nós a preocupação das indústrias chamadas fictícias e é por este motivo que a juta dá margem a intermináveis debates nem sempre escoimados de paixão, mas invariavelmente eivados de ignorância.

Quando a economia capitalista entra em colapso e a classe trabalhadora marcha para o poder, então os capitalista se voltam para o fascismo como a saída. Mas o fascismo não pode resolver seu problema, porque nele, do ponto de vista econômico, nada se modifica. Na economia fascista, como na economia capitalista, a propriedade privada dos meios de produção e o lucro são básicos.

Toda a escrita, querendo ou não, é política. A escrita é a continuação da política por outros meios.

Política não é só a arte de engolir sapos. Já defini a política como a arte de pedir votos aos pobres, pedir recursos financeiros aos ricos e mentir para ambos depois.

Amigo ou irmão, não importa como nós nos chamamos, mas sim o laço que nos une.

Aquilo que chamamos pecado nos outros passa a ser, em nós, experiência.

A estratégia é uma economia de forças.