Confiança para alcançar os sonhos

Confiança para alcançar os sonhos

Para os sonhos prosperarem é preciso perseverança e confiança!

Mensagens Relacionadas

Não importa o caminho que você já percorreu, nem o que ainda falta caminhar. Se o destino é um sonho seu, não desista até que o consiga alcançar.

Às vezes pensamos que não seremos capazes, ou que o que ambicionamos está longe demais. Mantenha-se na expectativa enquanto luta e não permita que pensamentos como esses surjam na sua cabeça. Quando menos esperar, você terá chegado ao lugar que idealizou.

Aqueles que deixam seu rumo entregue ao acaso nunca chegarão a lugar algum, e quem acredita que é a sorte que determina um vencedor jamais conhecerá o sabor do sucesso.

Trabalhe para receber o lucro, e corra atrás para alcançar seus sonhos. As portas existem para serem abertas e os caminhos para serem percorridos. Ficar parado esperando que as coisas aconteçam nunca será a atitude certa a tomar.

Cada profissional é responsável pela gestão da sua carreira. Até aqui, nada de novo. O que mudou foram os pressupostos para a conquista de um emprego e respectiva manutenção. Evidentemente que os conceitos de lealdade ou respeito continuam a ser válidos e importantes, mas não são suficientes.

Com a crise econômica que se sente um pouco por todo o mundo, surgiram os sucessivos despedimentos. Todos nós já passamos pela experiência, direta ou indireta, de uma situação de desemprego, à qual com relativa frequência até somos alheios e apenas vítimas.

Qualquer situação desta natureza exige que esses profissionais se posicionem no mercado de uma forma diferente. É conveniente mudar hábitos, rotinas, atualizar competências, desenvolver habilidades, diversificar/solidificar conhecimentos e, também, manter ativa a rede de contatos.

Falava há dias com um familiar próximo sobre o tema. Aos profissionais no ativo
é hoje passada uma mensagem de contenção que surge de todos os quadrantes. É preciso destreza para manter o posto de trabalho mas isso nem sempre é tarefa fácil.

Como se pode conter o descontentamento? Como alterar hábitos que não conduzem ao sucesso? É forçoso promover uma contínua atualização em contraponto com a tendência para nos acomodarmos e, em consequência, contribuirmos nós mesmos para uma certa estagnação da carreira.

A mudança deve assentar na procura da excelência, da competência e da especialização na área em que se trabalha ou se quer vir a trabalhar. Deixam-se sete dicas.

1. Promova um comportamento ético afastando-se de jogos duplos e não tenha receio de utilizar as palavrinhas milagrosas: por favor, obrigado, bom dia!

2. Mantenha uma dose acertada de humildade não faz mal a ninguém e é de graça. É preciso informar o que se pensa e vivemos em democracia. Mas faça-o de forma correta. Especialmente quando comunica com quem tem um estatuto diferente ou mais experiência profissional, ou já não se é tão jovem

3. Tente fazer aquilo de que gosta: a motivação aumenta quando temos oportunidade de fazer o que apreciamos.

4. Seja competente e mantenha-se a par das novidades no âmbito da sua profissão e, se possível, acompanhe as áreas conexas. O que nos torna diferentes aos olhos de um empregador assenta nas competências profissionais e nos pormenores, ou no que podemos dar como extra: capacidade de trabalho, criatividade, solidariedade

5. Cultive os relacionamentos profissionais e promova relacionamentos positivos. Este aspecto, além de determinante no bem-estar de cada um, é altamente apreciado em equipe.

6. Alcance metas definindo uma estratégia e sendo empreendedor. Tenha iniciativa, visão e foco nos objetivos, não apenas nos alvos que quer cumprir.

7. Cuide da imagem exterior é o que se vê primeiro e use de bom senso na
seleção da indumentária, seja diferente pela positiva. Aqui, como noutros aspectos, a palavra de ordem deve ser: profissionalismo!

(Susana de Salazar Casanova)
(Sábado)

Um sonho só se torna impossível quando o medo que temos de fracassar se torna maior que nossa determinação em conquistá-lo. Por isso, o segredo para realizar o que deseja está simplesmente em não duvidar do que você é capaz.

Não tema falhar, nem receie arriscar. Cada tentativa será certamente uma nova aprendizagem, e se hoje não resultar amanhã haverá um novo dia para o conseguir.

Só porque o caminho para o sucesso é difícil, não é motivo para desistir dele. Sei que o caminho é árduo e exige muito empenho, mas não tenho dúvidas que alcançaremos todos nossos objetivos. Tenho certeza disso, pois conheço e confio nas pessoas com quem trabalho.

Então vamos trabalhar juntos, como sempre fazemos, erguer a cabeça e encarar o desafio! Estou contando com todos vocês!