A Consciência é um Produto Social

São os homens os produtores das suas representações, das suas ideias, etc.; mas os homens reais agentes, tais como são condicionados por um desenvolvimento determinado das suas forças produtivas e das relações que lhes correspondem. (...) A consciência não pode ser coisa diversa do ser consciente e o ser dos homens é o seu processo de vida real.
(...) Desde o início que pesa uma maldição sobre «o espírito», a de estar «manchado» por uma matéria que se apresenta aqui sob a forma de camadas de ar agitadas, de sons, de linguagem em suma. A linguagem é tão velha quanto a consciência - a linguagem é a consciência real, prática, existente também para outros homens, existente também igualmente para mim mesmo pela primeira vez, e, tal como a consciência, a linguagem só aparece com a necessidade, a necessidade de comunicação com os outros homens. (…) A consciência é portanto, desde início, um produto social, e assim sucederá enquanto existirem homens em geral.

(Karl Marx)
(Citador)

Mensagens Relacionadas

Quanto maior é minha idade maior é também a consciência que só eu jamais teria alcançado coisas que alcanço dia após dia. E a todos que me apoiam eu agradeço por mais um ano de vida.

Felizmente tenho pessoas maravilhosas ao meu lado e que conseguem me dar a energia que preciso para vencer meus desafios. Sinto que sou muito porque tenho os melhores comigo. Agradeço a cada um!

Pedir desculpa não resolve o problema, mas revela a consciência que temos sobre o que fizemos errado.

Chegamos outra vez ao Carnaval, uma ocasião de muita festa e alegria. Mas este clima de euforia muitas vezes é propício a atitudes extremas que podem causar situações indesejáveis e muitas vezes irreversíveis.

Acima de tudo, é preciso ter noção que no Carnaval, não vale tudo. O respeito e civismo não podem nem devem ser esquecidos nos dias de festa. É preciso ter responsabilidade e a vontade de querer fazer as escolhas certas. Ter a coragem de fazer o que é justo e íntegro, mesmo que todas as outras pessoas estejam fazendo o que é errado.

Que os festejos, os bailes, a alegria, a folia, o convívio e a confraternização possam ocorrer sem incidentes, sem violência e com a noção que o melhor Carnaval deve ser celebrado em um ambiente de paz e harmonia.

Um ótimo Carnaval!

Apesar de todas as reviravoltas eu consigo dormir descansada. Já você não pode falar a mesma coisa! Confesso que fiquei imensamente desiludida com suas atitudes. Jamais imaginaria que você se transformasse em uma pessoa tão pequena, tão falsa.

É que dói quando confiamos nossa vida para uma amiga e ela acaba se revelando medíocre, mesquinha. Mas acredite que sempre fui fiel e nunca fiz algo negativo para você! Minha consciência está tranquila. E a sua?

Nosso casamento não deu certo! O fim chegou e acabamos aceitando com maior ou menor dor. E não deveria ser assim a história de amor entre duas pessoas. Mas algo foi mal!

Acredite que não é vaidade, mas eu sei que fiz tudo que estava ao meu alcance para ser e para fazer de você um homem realizado e indubitavelmente feliz. Minha missão foi cumprida de forma exemplar! E isso me engrandece! Seja feliz; sem erros!