Mensagens para Mulheres Grávidas

Quando um bebê decide vir ao mundo, nasce com ele uma mamãe. Uma mãe é mãe desde o primeiro instante. Mesmo quando a vida ainda é um minúsculo ser implantado no ventre, já somos mães do coração. Todo nosso pensamento, todo nosso cuidado se volta para esse serzinho que, tão minúsculo, já provoca emoções tão grandes.

A simples descoberta já nos traz um turbilhão de emoções inexplicáveis. A vida nunca mais vai ser a mesma. E nos perguntamos: "será que vou ser uma boa mãe?" "Será que vou saber cuidar do meu bebê?"

Mas uma mãe não nasce mãe e não aprende a ser em escolas. Uma mãe é e isso basta. Mãe sente, mãe adivinha, mãe aprende sofrendo, mãe sofre aprendendo.

Benditas são as mulheres! Se elas suportam uma das maiores dores, sentem sem dúvida a maior das felicidades. Uma mulher grávida é sempre algo sublime, ela tem algo de anjo e santo, uma aura invisível que reflete e ilumina seu rosto. Ela carrega nela a vida, um pedacinho dela mesma que vai um dia ter vida própria e isso é maravilhoso e assustador ao mesmo tempo.

Deve ser por isso que nos tornamos tão emotivas e choramos tão facilmente. Deve ser essa a razão de querermos estar satisfeitas em todos os nossos desejos.

Que a gravidez não é uma doença é verdade. Mas que não digam que é normal e que a pessoa pode viver normalmente, pois isso não é verdade. Todo o equilíbrio físico, psicológico e emocional fica balançado. Há ainda hoje civilizações onde as mulheres grávidas são tratadas como seres especiais e divinos.

Mãe que está descobrindo as alegrias da maternidade agora, deixe eu lhe dizer uma coisa: se você tem medo de não saber o suficiente para ensinar ao seu bebê os caminhos da vida, saiba que é com ele que você vai aprender a trilhar muitos desses caminhos.

Viva a sua gravidez em todos os seus instantes e não se preocupe se está fazendo ou se fará as coisas certas ou erradas. Seu coração vai lhe ditar, confie nele! Aproveite ao máximo cada segundo, pois cada momento é único e esse privilégio não é dado a todos. Fale com seu bebê, faça carinho nele, sorria para ele; viva o mais serenamente possível. Acredite: esses momentos são preciosos!

E, sobretudo, você é uma pessoa agraciada! Deus os escolheu para que fizessem parte um do outro. Ele saberá, certamente, conduzi-los nesse maravilhoso caminho.

Veja mais Mensagens para Futura Mamãe

- excerto da obra "Crítica da Razão Pura" -

Não se pode duvidar de que todos os nossos conhecimentos começam com a experiência, porque, com efeito, como haveria de exercitar-se a faculdade de se conhecer, se não fosse pelos objetos que, excitando os nossos sentidos, de uma parte, produzem por si mesmos representações, e de outra parte, impulsionam a nossa inteligência a compará-los entre si, a reuni-los ou separá-los, e deste modo à elaboração da matéria informe das impressões sensíveis para esse conhecimento das coisas que se denomina experiência?

No tempo, pois, nenhum conhecimento precede a experiência, todos começam por ela.

Mas se é verdade que os conhecimentos derivam da experiência, alguns há, no entanto, que não têm essa origem exclusiva, pois poderemos admitir que o nosso conhecimento empírico seja um composto daquilo que recebemos das impressões e daquilo que a nossa faculdade cognoscitiva lhe adiciona (estimulada somente pelas impressões dos sentidos); aditamento que propriamente não distinguimos senão mediante uma longa prática que nos habilite a separar esses dois elementos.

Surge desse modo uma questão que não se pode resolver à primeira vista: será possível um conhecimento independente da experiência e das impressões dos sentidos?

Tais conhecimentos são denominados “a priori”, e distintos dos empíricos, cuja origem
e a posteriori”, isto é, da experiência.

Aquela expressão, no entanto, não abrange todo o significado da questão proposta, porquanto há conhecimentos que derivam indiretamente da experiência, isto é, de uma regra geral obtida pela experiência, e que no entanto não podem ser tachados de conhecimentos “a priori”.

Assim, se alguém escava os alicerces de uma casa, “a priori” poderá esperar que ela desabe, sem precisar observar a experiência da sua queda, pois, praticamente, já sabe que todo corpo abandonado no ar sem sustentação cai ao impulso da gravidade. Assim esse conhecimento é nitidamente empírico.

Consideraremos, portanto, conhecimento “a priori”, todo aquele que seja adquirido independentemente de qualquer experiência. A ele se opõem os opostos aos empíricos, isto é, àqueles que só o são “a posteriori”, quer dizer, por meio da experiência.

Entenderemos, pois, daqui por diante, por conhecimento “a priori”, todos aqueles que são absolutamente independentes da experiência; eles são opostos aos empíricos, isto é, àqueles que só são possíveis me diante a experiência.

Os conhecimentos “a priori” ainda podem dividir-se em puros e impuros. Denomina-se conhecimento “a priori” puro ao que carece completamente de qualquer empirismo.

Assim, p. ex., “toda mudança tem uma causa”, é um princípio “a priori”, mas impuro, porque o conceito de mudança só pode formar-se extraído da experiência.

(Immanuel Kant)

Minha querida amiga, não sei como expressar por palavras a alegria que sinto hoje ao parabeniza-la pelo nascimento do seu bebê. Parabéns!

Você se tornou mamãe desde o dia em que soube que estava grávida, e com muito orgulho eu acompanhei todo seu percurso até hoje. Foi um caminho lindo e mágico, mas agora será ainda mais. Seu tesouro chegou para encher sua vida de alegrias sem fim.

Que felicidade, amiga, saber que tudo correu bem e que os dois estão de perfeita saúde. E felicidade é tudo que desejo a todos, e em particular a você, a mais recente e mais linda mamãe do mundo!

Estas palavras são sobre vocês e para vocês, meus queridos filhos. É difícil expressar este sentimento que vai na minha alma.

O amor que tenho por vocês é maior que a vida, e a nossa família é o maior presente que Deus me deu.

Já era feliz antes de vocês nascerem, mas conhecer a sensação de estar grávida e dar à luz um ser perfeito que saiu do meu próprio ventre me deixou feliz, uma mulher completa.

É incrível como tudo muda para melhor quando temos um bebê maravilhoso nos braços. Agora minha responsabilidade é cuidar de vocês para que nada falte.

É um peso muito grande ter vidas que dependem de mim quando se enfrentam tempos difíceis como estes.

Mas acreditem, meus filhos, que lutarei pela felicidade de cada um com todas as forças que tenho.

Você está prestes a embarcar na maior aventura da sua vida. Você já é mãe desde o primeiro momento que soube que estava grávida, e agora, cada dia mais está próxima do grande dia.

Tenho certeza que você se sairá muito bem, porque tem um coração bom. Sei que seu bebê terá uma sorte imensa de nascer com uma mãe como você.

Não se preocupe com nada, porque tudo irá ficar bem e você poderá aproveitar todas as delícias de ser mãe pela primeira vez. Curta cada momento, pois passa voando.

Você será uma ótima mãe!

Filha, quem me ouve falando de você de pensar que eu sou mãe de algum tipo de heroína ou personagem de ficção, pois eu só tenho maravilhas para falar sobre você.

Você sempre me deu muitas alegrias e a cada dia que passa sinto mais orgulho em ter uma filha afetuosa, inteligente e educada como você.

Quero que você continue sendo essa menina doce e que faz tão bem para todos que lhe cercam. Amo você desde o dia em que soube que estava grávida e continuarei amando até o meu último suspiro.

Feliz aniversário, meu grande e velho amigo! Não sei como teria sido a minha infância e a adolescência sem a sua amizade, companheirismo e senso de humor e fico feliz por poder continuar a contar com a sua presença na minha vida.

Não há como alguém ficar triste na sua presença, você tem essa rara capacidade de tornar a vida fácil e divertida. Mas é também alguém que percebe a gravidade das situações e sabe quando falar a sério.

Fico feliz por ter você na minha vida e por ambos nutrirmos este forte sentimento de amizade pelo outro. Parabéns, meu amigo!

A guerra é inimiga da paz sob todas as circunstâncias! Não importa a dimensão, não interessa a gravidade. Todo conflito que não seja resolvido através da palavra é uma ameaça permanente.

Basta de crueldade – o tempo das cavernas já passou! E o dinheiro e os interesses também não devem mais ser justificação para confrontos desumanos. A vida e o mundo pertencem a cada um de nós. Vamos eliminar a palavra “guerra” de todos os dicionários do mundo!

Você é tudo o que encontro ao meu redor.
Tudo o que existe no mundo de melhor.
É o sol que me ilumina.
A lua que de noite me guia e fascina.

A gravidade que me prende ao chão
O bater do meu coração.
O sangue que corre sem parar.
O oxigênio quando me falta o ar.

É com você que eu quero estar
E a quem eu quero amar.
Para sempre será assim.
O nosso amor nunca terá fim.

Recomendados para você

Formas originais para prestar homenagem às mulheres da sua vida
Formas originais para prestar homenagem às mulheres da sua vida