Mensagem de Egoísmo


Sei que fui insensível
Eu quis comandar meus sentimentos,
Quis ser forte
Mas fui egoísta...
E hoje descobri
Que agi errado
E que as estrelas não brilham
Da mesma maneira que brilhavam ao seu lado.
Me perdoe
Pois assim meu sorriso
Será novamente verdadeiro
E a dor que me envolve será insignificante,
Pois você mata a minha sede
E alimenta a minha alma.
Meu coração é seu.
Me perdoe
Pois sei que
Fui Egoísta.

Egoísmo dói, machuca. Mata! Todo egoísta joga fora toda oportunidade de faz o bem, de mostrar gratidão à vida e a tudo que ela lhe proporciona.

É algo mesquinho, ruim e está ao alcance de todo aquele que se presta para uma vida de singularidade sem sucesso. É preciso dar, oferecer o que é nosso; dizer “sim”, não ter medo de emprestar o que é só dele. Egoísmo é pecado, pecado quase capital!

Chegou a hora de aprendermos a ser egoístas, isso mesmo, isso não é papo de filha única não, mas de verdade aprendermos a fazer as coisas por nós mesmos.

O que acontece muitas vezes é que fazemos pelos outros, seja num relacionamento amoroso ou por amigos, fazemos o que gostaríamos que fizessem por nós, o que não está errado, mas quando fazemos isso por esse motivo, com certeza estamos esperando retorno, é aí que mora o perigo.

Quando eu digo ser egoísta, significa fazer apenas o que você quer fazer e não porque alguém pediu, porque alguém ficaria feliz, porque quando fazemos isso estamos fazendo de coração, sem esperar retorno algum.

O contrário, quando fazemos algo esperando a resposta ou reação de alguém, podemos nos frustrar, brigar, porque sempre esperamos uma resposta, e essa resposta deve sempre ser aquela que imaginávamos, caso contrário ficamos revoltados, ou pior, tempos depois ainda jogamos na cara de alguém que fizemos isso ou aquilo por essa pessoa.

Quando você aprende a ser egoísta saberá que tudo o que fizer será de coração e espontâneo, não digo que você não poderá abrir mão e ser flexível, claro que sim, mas mesmo assim faça isso por você mesmo e nunca por ninguém.

Quando passamos a pensar dessa maneira, as coisas ficam mais simples, não corremos riscos de esperar algo de ninguém a não ser que as pessoas sejam elas mesmas. Nem nunca ouvir depois de muito tempo que seu companheiro “fazia tudo por você”, que na verdade, ele nunca gostou de fazer isso ou aquilo, se formos honestos com nós mesmos aprendermos que todos os sentimentos e desejos devem sempre ser dosados, equilibrados, assim como o egoísmo, que o vemos apenas como um vilão na história. Apesar de o egoísmo, ao meu ver, ser o pior sentimento que alguém pode ter, neste caso acredito que ele seja apenas um mediador de seus outros sentimentos.

Sabendo fazer as coisas, satisfazer as pessoas de maneira que isso não agrida a você mesmo, é a melhor maneira de não agredir a quem está ao seu lado, porque você nunca cobrará a ninguém por isso e poderá sempre ser você mesmo, espontâneo e feliz. Não faça nada por mim, faça por você mesmo, e nós dois seremos felizes.

(Fernanda Klink)
(Moda Paralela)

ver mais

Gosto muito de você, minha irmã. Tudo que passamos juntas é sinal de irmandade, de amizade, de carinho sem limite. Acontece que seu egoísmo tem machucado muita gente! Todos temos defeitos, não existem pessoas perfeitas.

O problema é que sua soberba tem ido longe demais. Chega! Compartilhar é lindo, aliás, pouca coisa é tão interessante quanto oferecer, dar, entregar. Faça isso e pode ter certeza que seu mundo vai ficar deslumbrante.

Egoísmo é conceito que automaticamente faz despertar sentimento negativo, pois é conotado como algo ruim. Mas nem sempre egoísmo é mau, e pelo bem de cada um de nós um pouco de egoísmo é necessário.

Então não peça desculpa ou se anule pelo que os outros querem ou pensam. Primeiro está você, as suas vontades, os seus sonhos.

Esse é o egoísmo bom e necessário, pois se você não se puser em primeiro lugar na sua vida, os outros não o vão fazer! Seja você a sua prioridade na vida!

Não vou mais pedir que demonstre seu carinho, nem que prove de alguma forma seu amor. Essas expressões de afeto devem ser dadas livremente, de forma espontânea e sobretudo de coração.

Quem implora por atenção da outra parte, acaba sentindo humilhação e isso jamais deveria acontecer em um relacionamento. Todos temos o dever de refletir sobre quem temos do nosso lado e deixar o egoísmo de parte para cuidar dos seus sentimentos.