A sabedoria de agarrar a vida

Acordar é maravilhoso, ter mais um dia para viver, aventuras para experimentar. Quando somos mais velhos receamos que esse acordar não se repita. É normal, mas temos de pensar positivamente e acreditar que a hora do adeus não avisa quando chega.

A vida é uma constante incerteza e todos somos surpreendidos. Todos, sem exceção, mas de uma coisa eu tenho certeza: a sabedoria dos idosos torna-os mais seguros e capazes de reagirem ao medo e outras adversidades com confiança e alguma leveza.

Viver é maravilhoso e ninguém sabe quando nossa aventura termina. É exatamente por isso que devemos agarrá-la com unhas e dentes.

Mensagens Relacionadas

Vocês carregam a sabedoria no olhar, a bondade no coração. Idosos, velhos, não interessa a categoria, mas sim quem são na verdade. A quem já viveu tanto eu deixo minha homenagem, minha palavra de aconchego.

A idade é como uma certificação de qualidade. Claro que nem sempre escolhemos os melhores caminhos, mas enquanto tivermos coragem para escolher, vamos vivendo a vida do nosso jeito. E isso é de louvar a quem viveu tanto na busca das melhores opções.

Lembrem-se que a juventude não carece da idade, cada um pode decidir ser jovem a vida inteira. É a pessoas assim que não acreditam na velhice que eu agradeço do fundo do meu coração pelo exemplo, pela determinação. Quem viveu muito tempo sem se deixar envelhecer merece toda minha admiração.

Já perdi chances no passado, mas agora prometo agarrar toda oportunidade que chegue!

Nesta vida onde as chances são tão escassas, temos que aproveitar cada porta que se abre para nós. É esse o meu lema desde que entrei para esta empresa e certamente é assim que vou continuar a encarar meu trabalho.

Quero agradecer de todo o coração, estimado chefe, pela promoção que você me deu. Agora terei a oportunidade de mostrar o meu empenho de uma forma mais significativa e eu não vou querer desiludir você.

Vou ensinar-lhe agora o modo de entender que não é ainda um sábio. O sábio autêntico vive em plena alegria, contente, tranquilo, imperturbável; vive em pé de igualdade com os deuses. Analise-se então a si próprio: se você nunca se sente triste, se nenhuma esperança te aflige o ânimo na expectativa do futuro, se dia e noite a tua alma se mantém igual a si mesma, isto é, plena de elevação e contente de si própria, então você conseguiu atingir o máximo bem possível ao homem! Mas se, em toda a parte e sob todas as formas, você não busca senão o prazer, fique sabendo que tão longe estás da sabedoria como da alegria verdadeira. Você pretende obter a alegria, mas falhará o alvo se pensa vir a alcançá-la por meio das riquezas ou das honras, pois isso será o mesmo que tentar encontrar a alegria no meio da angústia; riquezas e honras, que você busca como se fossem fontes de satisfação e prazer, são apenas motivos para futuras dores.

(Sêneca)

Não diga tudo o que sabes
Não faças tudo o que podes
Não acredite em tudo que ouves
Não gaste tudo o que tens

Porque:

Quem diz tudo o que sabe,
Quem faz tudo o que pode,
Quem acredita em tudo o que ouve,
Quem gasta tudo o que tem;

Muitas vezes diz o que não convém,
Faz o que não deve,
Julga o que não vê,
Gasta o que não pode.

(Provérbio árabe)
(Pensador)