Uma Vida Simples e Modesta

Não depender senão de si mesmo é, em nossa opinião, um grande bem, mas isso não significa que devamos sempre nos contentar com pouco. Simplesmente, quando nos falte a abundância, devemos poder nos contentar com pouco, persuadidos de que gozam melhor a riqueza os que têm menor número de cuidados, e de que tudo quanto seja natural se obtém facilmente, enquanto o que não o é só se consegue a custo. As iguarias mais simples proporcionam tanto prazer quanto a mesa mais ricamente servida, sempre que esteja ausente o sofrimento causado pela necessidade, e o pão e a água ocasionam o mais vivo prazer quando são saboreados após longa privação.

O hábito de uma vida simples e modesta é uma boa maneira de cuidar da saúde e, ademais, torna o homem corajoso para suportar as tarefas que deve necessariamente cumprir na vida. Permite-lhe ainda apreciar melhor uma vida opulenta, quando se lhe enseje, e fortalece-o contra os reveses da fortuna. Por conseguinte, quando dizemos que o prazer é o soberano bem, não falamos dos prazeres dos devassos, nem dos gozos sensuais, como o pretendem alguns ignorantes que nos combatem e nos desfiguram o pensamento. Falamos da ausência de sofrimento físico e da ausência de perturbação moral. Pois não são nem as bebedeiras, nem os repetidos banquetes, nem o gozo resultante da frequentação de adolescentes e de mulheres, nem o prazer que causam os peixes e as carnes abundantes nas mesas suntuosas, que proporcionam uma vida feliz, e sim os hábitos razoáveis e sóbrios, a razão investigando sem cessar as causas legítimas da preferência e da aversão, e rejeitando as opiniões susceptíveis de trazerem a alma em maior confusão.

(Epícuro)
(Citador)

Mensagens Relacionadas

Aproveitar a vida é muito simples, as pessoas é que complicam e perdem tempo com problemas muitas vezes fáceis de resolver.

Aproveitar a vida é só fazer o que se deseja, o que sente vontade, mas é claro que dentro de seus limites, respeitando os outros também.

É fazer o que quer, mesmo que depois, só depois, se aperceba que estava errado. Pois aproveitar é também errar e aprender com isso. Se preocupe menos e aproveite mais!

Há coisas simples que nos fazem sorrir e que acabam por dar verdadeiro sentido à nossa vida. Não precisamos de ir muito longe para sermos felizes, basta estarmos atentos a tudo que de especial vai acontecendo à nossa volta.

O cheiro do café pela manhã e o sorriso de alguém especial, o sol brilhando no céu e um passeio à beira-mar. Há coisas maravilhosas que são gratuitas e que todos podemos desfrutar. Seja feliz e tenha um ótimo dia!

O que você faria se achasse uma pedra preciosa? Objetos de valor são raros e bastante inacessíveis. Não se avistam em qualquer lugar e são disputados intensamente.

Na hora de pegar ou largar, ninguém abranda o passo quando sente que ele está perto. E uma vez encontrado, assim que alguém o tem em sua posse, cuida em proteger esse bem incomum, guardando-o em lugar secreto.

A mulher é como pedra preciosa, uma obra de arte que exige contemplação. Por ela, homens partem em conquistas, redigem poemas, fazem loucuras sem fim. A mulher é um pedaço de céu, esculpida em tons de beleza fina, em um dia de inspiração.

Se você já achou uma esposa e lhe prometeu amor eterno, valorize esse tesouro com carinho e dedicação. Seu cônjuge é uma evidência de esforço, aquela que honra a casa e dá brilho à família. Pare um pouco e reflita em suas nobres qualidades. E dê afeto e lealdade, pois sua esposa é bem mais que uma simples mulher.

Nem todas as cartas de amor precisam ter muitas palavras. Basta que haja um sentimento sincero, um carinho e um interesse verdadeiro pelo destinatário.

É isso que está presente em cada frase que desta forma faço chegar até você. Para que saiba que não sei viver sem sua presença na minha vida. Para que tenha consciência que quero muito que fique comigo por toda a eternidade. Nós dois, juntos e para sempre apaixonados!

Tia, por você sempre tive a maior admiração e um carinho indescritível. Talvez tenha sido por me sentir protegida ao seu lado, por me sentir acarinhada desde a infância e por saber que seus conselhos são sempre os melhores. Espero ser mais que uma simples sobrinha e deixar você muito orgulhosa de mim porque todos os dias tento retribuir todo amor que recebo da sua parte.

Agradeço a Deus por me ter dado uma tia especial como você. Obrigada pela sua amizade e que aquilo que nos une jamais tenha fim.