Mensagens de Valor


As pessoas só costumam dar valor às coisas quando (quase) perdem. Às vezes, as coisas estão diante dos nossos olhos o tempo todo, nas nossas mãos. E só quando estão fora do nosso alcance é que percebemos o quanto são importantes para nós.

E muitas vezes não tem mais volta. Isso gera muito sofrimento. Não seria mais fácil se abríssemos os olhos enquanto ainda é tempo? Será que é preciso realmente perder para dar valor a alguma coisa ou alguém?

Tem coisas que parecem pequenas, mas se olharmos de perto são muito maiores do que podemos perceber. Vemos as pessoas matando. O mundo sendo destruído. Onde está o amor pelo próximo? Onde está o amor-próprio?

Eu poderia escrever linhas e linhas descrevendo coisas que só damos valor quando perdemos, mas optei por não fazer. Você, que está lendo esse texto, sabe das coisas que não deu ou dá valor. E, se não sabe, esse é um bom momento para refletir no assunto.

Quem sabe assim sua vida não se torna um pouco melhor? Ou com menos arrependimentos… Temos que dar valor enquanto há tempo, antes que seja tarde demais. Então abra seus olhos e o coração, e permita-se redimir-se, se for necessário. Porque uma simples atitude sua pode mudar todo o curso de uma vida.

(Nath Souza)

Na vida, aquilo que possui maior valor, moeda alguma pode comprar, vender, subornar. Na vida, o que realmente importa é de graça e monetariamente nada custa a sustentar. Pois na vida, aquilo que tem o maior valor se chama amor e amizade.

Quem pode dizer que possui amor e amizade verdadeiros em sua vida, pode se considerar a pessoa mais rica do mundo, pois em sua posse tem os dois maiores bens que existem.

Muitos procuram acumular durante a vida um outro tipo de riquezas, bens materiais, que no momento da partida ficam para trás, sendo que essas pessoas nada levam, e no final desperdiçaram toda a sua vida, pois não souberam identificar o verdadeiro tesouro que está ao alcance de todos.

Não seja essa pessoa e aprecie e desfrute dos seus amigos, daqueles a quem ama de um jeito ou de outro, e cultive essas relações, pois assim prosperarão e sua riqueza aumentará e dará frutos, e quando partir, levará em seu coração todas as memórias, todo o sentimento, e permanecerá no coração de quem fica.

Você já parou para pensar sobre o valor da amizade? Às vezes nos encontramos preocupados, ansiosos, em volta à situações complicadas, nos sentindo meio que perdidos, mas somente o fato de conversarmos com um amigo, desabafando o que nos está no íntimo, já nos sentimos melhor, mesmo que as coisas permaneçam inalteradas.

Quantas vezes são os amigos que nos fazem sorrir quando tínhamos vontade de chorar, mas a sua simples presença nos traz de volta o brilho da vida. A simplicidade das brincadeiras pueris, a conversa informal naqueles momentos de descontração, uma conversa rápida ao telefone, no vai e vem do dia ou da noite, no bate-papo pela Internet, no ambiente do trabalho ou da escola, enfim, em qualquer lugar a qualquer hora.

Entretanto, não existe só alegria, amor, felicidade nesta relação, ela é como qualquer outro relacionamento, passa por crises passageiras, por momentos intempestivos, abalos ocasionais. Ainda que tenhamos muito carinho pelo amigo em questão, às vezes por insegurança, por ciúmes, por estarmos emocionalmente alterados ou nos sentindo pressionados, acabamos sendo injustos com ele e isso pode ser recíproco.

Podemos comparar esse elo de amizade como o “tempo” que passa por alterações climáticas constantemente, mas é dessa forma que aprendemos a nos conhecer, compartilhar momentos e desenvolver uma amizade. Diante do amigo somos nós mesmos, deixamos vir à tona nossos pensamentos a respeito das coisas, da vida, nos mostramos como verdadeiramente somos.

Há amigos que nos ensinam muito, nos fazem enxergar situações que às vezes não percebemos o seu real sentido, compartilham as suas experiências conosco, nos falam usando da verdade que buscamos encontrar. São eles também que nos chamam a razão, chamando a nossa atenção quando agimos de modo contraditório, que nos dizem coisas que não queremos ouvir, aceitar ou compreender, são eles que são capazes nos fazer enxergar nossos defeitos se espelhando nos defeitos dele.

Ao longo de nossa vida muitos amigos passam por ela e nos deixam saudades, mas também deixam a recordação de tudo que foi vivido. É na amizade verdadeira que encontramos a sinceridade, lealdade, afinidade, cumplicidade, simplicidade, fraternidade. Amigos são irmãos que a vida nos deu para caminhar conosco ao longo da nossa jornada espiritual, extrapolando os limites do tempo, continuando quando e onde Deus assim o permitir.

O valor da família é algo que aprendemos ainda no ventre de nossas mães. É lá que recebemos proteção, sentimos o poder do carinho maternal e vamos desenvolvendo uma sintonia perfeita com alguém que nos receberá de braços abertos no mundo em que é suposto vivermos.

Enquanto crescemos, é em nossos lares que vamos descobrindo as coisas mais importantes da vida. A educação que recebemos irá se refletir no nosso comportamento futuro, o amor daqueles que cuidam de nós será o refúgio em todos os momentos.

O tempo vai passar e seguiremos nossos caminhos, pois assim são as leis do comportamento humano. No entanto, a família nunca nos abandonará, apesar de nossos erros, fracassos, mesmo que por vezes queiramos voltar atrás. O valor de quem é sangue do nosso sangue é difícil de explicar, mas nós o sentiremos o tempo todo, nas coisas simples do dia a dia e nas questões essenciais da nossa existência.

Pessoas que o procuram sempre que precisam, você vai conhecer muitas durante toda vida. Pessoas que estão ao seu lado quando tudo está bem, você não vai ter dificuldades em encontrar. O difícil será achar alguém disposto a amar você incondicionalmente, provando isso a cada dia que passa.

O valor de ter alguém que se importa de verdade com você é incalculável. É a garantia que nunca conhecerá o sabor amargo da solidão, aconteça o que acontecer. Por isso, olhe à sua volta e perceba que algumas pessoas que estão por perto são a maior bênção que você já recebeu!

Chegou a hora de deixar de dar valor ao que já é um caso perdido para passar a valorizar aquilo que estou conquistando. O que ficou para trás agora é passado e eu não quero mais que ele seja lembrado.

Às vezes perdemos grandes oportunidades por continuarmos pensando no que já acabou. Mas eu já sofri o suficiente e aprendi também a lição. Agora dei um novo rumo à minha vida e lutarei todos os dias para que o seu destino seja a felicidade.

Tentei calcular o valor de uma verdadeira amizade, mas ela não pode ser expressa em números. O que define sua importância são os pequenos gestos do dia a dia, a forma como ela vence os vários desafios da vida e se vai prolongando no tempo.

É por isso que eu não trocaria você por nada deste mundo. Sua presença vale mais que ouro e todos os momentos que já compartilhamos merecem ficar emoldurados nas nossas melhores recordações. Sou muito feliz em ter você a toda hora bem perto de mim!

A amizade é algo que não tem preço. De valor incalculável! Acho que você não tem noção da beleza que existe em uma relação tão profunda como essa. Amizade é um baú repleto de respeito, de cumplicidade, de carinho, de atenção; de disponibilidade.

Não adianta ser amiga só para ir ao cinema ou passear na rua. Isso não é suficiente! Amizade é entrega; é oferta e é uma coisa que dinheiro algum pode pagar! Quem tem amigos de verdade sabe do que estou falando. Então valorize sempre as suas amizades!

Todos nós descobrimos o valor de uma amizade com as provas que nos são dadas. Porque não são as palavras que fazem uma amizade sincera, mas os atos.

Porque um amigo verdadeiro é aquele que fica ao nosso lado nas tempestades e quer compartilhar conosco o que tem de melhor.

Aqueles amigos que nos amam revelam isso dia após dia com a sua lealdade e sinceridade. Por isso é que se tornam inesquecíveis, e ficamos com vontade de os guardar para sempre.

Toda vida escutei que a amizade não tem preço. Sempre acreditei que isso seria verdade, mas é falso; é mentira! A amizade é a ligação mais forte que pode existir, é o sentimento mais puro.

E por essas razões eu concluo que a amizade até pode ter um preço desconhecido, mas tem valor! É algo imensamente valioso e que merece reconhecimento todos os dias, em todos os momentos – sempre! O valor da amizade é aquele que você acha que ela merece!

Amigo, ser de valor inestimável,
Indiscutível, incalculável.
Amigo, pessoa a ser preservada,
Guardada, canonizada.
Amigo, que de tudo tem um pouco.
Um pouco de médico, professor,
Conselheiro, economista, ouvinte,
Estrategista, humorista, músico
E às vezes até psicólogo.
Mas de algo que ele sabe mais,
Aperfeiçoa, e nunca perde a prática,
Que é ser amigo! Por isso:
Ame-o. Mantenha-o. Idolatre-o.
Guarde-o. E ore por ele sempre,
Pois é um dom de Deus!

Não duvide do valor da vida, da paz, do amor, do prazer de viver, enfim, de tudo que faz a vida florescer. Mas duvide de tudo que a compromete. Duvide do controle que a miséria, ansiedade, egoísmo, intolerância e irritabilidade exercem sobre você.

Quando somos abandonados pelo mundo, a solidão é superável; quando somos abandonados por nós mesmos, a solidão é quase incurável. Sábio é o ser humano que tem coragem de ir diante do espelho da sua alma para reconhecer seus erros e fracassos e utilizá-los para plantar as mais belas sementes no terreno de sua inteligência.

Ser livre é não ser escravo das culpas do passado nem das preocupações do amanhã. Ser livre é ter tempo para as coisas que se ama. É abraçar, se entregar, sonhar, recomeçar tudo de novo.

É desenvolver a arte de pensar e proteger a emoção. Mas, acima de tudo, ser livre é ter um caso de amor com a própria existência e desvendar seus mistérios.

Se seus sonhos são pequenos, sua visão será pequena, suas metas serão limitadas, seus alvos serão diminutos, sua estrada será estreita, sua capacidade de suportar as tormentas será frágil. Os sonhos regam a existência com sentido.

(Augusto Cury)

Você é mais forte do que imagina. Levante a cabeça e enfrente todas as provas de fogo que a vida lhe oferece. Seu valor é gigante e nada nem alguém podem retirar isso de você.

Acredite no seu potencial e lute por tudo aquilo que acredita. Sim, porque só batalhando é que alcançamos nossas metas e projetos. Força! Viva com o coração e use a cabeça para atingir a felicidade.

O valor do homem está na força do seu coração, na nobreza dos seus sonhos e na honestidade com que luta para os alcançar.

Quem nunca chorou de tristeza e solidão nunca saberá o valor que este sorriso tem no meu rosto.