Mensagens de Valor

Uma amizade verdadeira é uma jóia rara que deve ser guardada a sete chaves. Às vezes, por descuido, acabamos por arranhar essa jóia. Mas como o diamante, uma amizade verdadeira, não se quebra, não se arranha, ela estará sempre íntegra, terá sempre o seu valor preservado.

Amiga, eu sei que você está decepcionada comigo. Eu sei que a magoei, mas quero que você saiba que essa não era a minha intenção. A sua amizade é muito importante para mim, eu quero e preciso que você continue fazendo parte da minha vida como antes, quero que você volte a confiar em mim.

Todos nós cometemos erros, mas poucos sabem pedir perdão. Eu reconheço o meu erro e lhe peço desculpas. Você é minha amiga, minha jóia, meu pequeno brilhante. A nossa amizade vale muito, não a deixe perder-se.

Te adoro, minha amiga!

Há quem tenha muitos, e há quem tenha poucos ou nenhuns. Mas a todos que não têm primos eu lamento o azar.

Pois é com eles que a maioria aprende o valor de uma amizade, vive aventuras fantásticas e vai descobrindo o mundo entre risos e uma cumplicidade muito particular.

Para todos que têm nos primos esses companheiros de hoje ou de outrora, eu desejo um Feliz Dia dos Primos!

Este é o momento de prestar homenagem a essas pessoas fantásticas que nasceram na mesma família que nós, mas com quem muitas vezes criamos grandes laços de amizade.

Existem primos de vários tipos, e chegados ou não, hoje o dia é de todos. Então, para os primos em geral, e os meus em especial, desejo que desfrutem do seu dia com muita alegria no coração! Sejam felizes!

"As montanhas da vida não existem apenas para que você chegue no topo, mas para que você aprenda o valor da escalada."

"A vida é como o vento de Outono. Ela se encarrega de levar tudo o que não deve permanecer com você."

"Os melhores momentos na vida são como os arco-íris: aparecem quando você menos espera."

"Por vezes para avançar na vida é preciso voltar atrás para corrigir erros do passado."

"A vida passa voando para aqueles que se recusam a abrir as asas e tirar os pés do chão."

"Há momentos na vida em que você tem que se transformar na tempestade para conquistar a bonança."

"Não deixe que as ondas da vida te arrastem e que as circunstâncias ditem o que você pode ser."

"Feliz é a pessoa que aprendeu que para subir nos degraus da vida não é preciso pisar nos outros."

"Não passe a sua vida esperando por alguém que você sabe que nunca voltará."

"A melhor filosofia de vida é aquela que te ensina a guardar os amigos dentro do coração."

Uma das coisas mais importantes que aprendi com a vida até hoje foi a saber reconhecer e dar valor aos verdadeiros amigos. Sozinhos não somos nada e mesmo o sucesso não vale de nada quando não temos pessoas em quem confiamos e de quem gostamos ao lado.

São essas pessoas que fazem com que as conquistas valham a pena, pois com elas podemos festejar quando estamos no topo. E são essas pessoas que nos apoiam quando nosso chão desaparece.

Verdadeiros amigos são esses, que ficam no bom e principalmente durante o mau, e a vida me ensinou que são muito raros. Eu tenho amigos assim, e a eles agradeço de coração por tudo, e principalmente por existirem, pois sem eles não sei o que seria da minha vida.

Amigos verdadeiros são o tesouro mais precioso que alguém pode possuir na vida!

Se você se esforça todos os dias no seu trabalho, se dá o seu melhor em tudo que faz, e mesmo assim não lhe dão valor, não se desespere! E principalmente não ceda à tentação de deixar de tentar, de deixar de se esforçar.

Sei que é difícil trabalhar duro e não receber reconhecimento algum, mas o seu momento irá chegar. Pois existe sempre uma recompensa para quem é honesto e se esforça, e talvez este seja apenas um momento para testar sua determinação e foco.

Seja paciente e continue fazendo seu trabalho o melhor que puder, pois é ele que fala por você e eventualmente todos os outros acabarão escutando o que ele tem para dizer. Seja persistente e verá como todo seu esforço acabará valendo a pena!

Na vida podemos aprender mais com as derrotas do que com as vitórias, crescer mais com os erros do que com as decisões acertadas, e é precisamente quando perdemos algo ou alguém que descobrimos o seu verdadeiro valor.

Por isso, é importante não paralisarmos após vivenciarmos um acontecimento negativo. Que cada percalço seja uma grande lição capaz de nos fazer levantar e partir novamente à luta!

Amiga, sei que tem duvidado das suas capacidades, mas por muito que alguém ou o mundo inteiro tentem fazer você duvidar de si mesma, não deve acreditar em nenhum deles.

Você é muito especial e tem grandes capacidades. Olhe apenas para dentro de você, concentre-se naquilo que você é e no valor que tem, que é muito! Você deve ser a pessoa mais especial na sua vida, e para que os demais acreditem, você deve primeiro acreditar em si mesma. Então acredite, pois eu também acredito em você!

Queridos clientes, todos temos rotinas agitadas que, às vezes, podem ser cansativas e custosas. Por isso, nesta época de festa natalícia, é tão importante valorizarmos as pessoas que fazem diferença nas nossas vidas.

Nossa equipe dá muito valor a quem trabalha conosco, e é grande o carinho que sentimos por todos os clientes que fazem o nosso trabalho ter um significado especial.

Que a união e o sentimento de boa vontade se estendam pelo próximo ano, e que nossas ações sejam sempre recebidas com muita alegria e carinho.

Desejamos um Natal de muitas felicidades, paz e harmonia e um ano novo repleto realizações. Boas festas, estimados clientes!

As mulheres são o encantamento da vida. Elas são a beleza contagiante; são a razão do mundo ser um local maravilhoso para viver. Elas transformam qualquer dor em alegria. Elas são o espelho da verdade.

Só as mulheres reconhecem o verdadeiro valor de viver intensamente a dádiva da vida! Só elas, mais ninguém, conseguem semear amor em qualquer lugar.

Querida afilhada, desejo que o seu aniversário seja mágico, com muita alegria e cheio de surpresas boas! Que cada instante fique guardado no seu coração e assim mais tarde você recorde esse dia com doçura e saudade.

Os melhores momentos ficam para sempre conosco e nos dão alento quando estamos em baixo. Por isso dê valor a tudo que faz seu coração sorrir. Cuide de quem ama você, dê amor e amizade àqueles que você quer que fiquem junto a si para sempre.

A vida pode ser maravilhosa se soubermos vivê-la. Aprenda desde já a tirar partido de tudo que ela tem para lhe oferecer, minha querida, e nunca deixe escapar nenhuma oportunidade para crescer e ser feliz.

Eu amo muito você, e hoje e sempre estarei aqui para o que precisar de mim. Feliz aniversário, minha afilhada linda, e que ao longo da vida todos os seus sonhos se possam realizar!

Tento definir essa sensação de impotência, essa fraqueza que abala minha mente já doente e sozinha. Tentei encontrar-me nos olhares de quem estava ao meu lado, tentei me sustentar nos sonhos que ouvi, tentei encontrar forças aonde não mais havia.

Caminhando sozinha percebi quantos sonhos abri mão, quantas vezes passei por cima de mim para que outro alguém sorrisse de corpo e alma e iluminasse o mundo por aí, de quantas pessoas conheci e apaixonada deixei voar pra longe de mim; encontrei a escuridão e o vazio de persistir e acreditar que conseguiria caminhar sozinha, quando na verdade até mesmo o maior dos tolos sabia que sozinha, nem uma alma é capaz de vagar sem se lesar pelas quinas da estrada.

Cai em becos sem saída, caí em vertigens e alucinações, caí sem forças pra levantar me apoiando em ter que continuar não por mim, mas por aqueles que estavam à minha volta. Hoje percebo que ali, esqueci de mim, esqueci de viver pra mim, esqueci que precisava de mim para continuar a seguir. Ali percebi que já não suportava mais a solidão, não queria mais esse caminho de escuridão, talvez ali também, percebi que era tarde demais…

Olhei ao meu redor, no chão havia sangue e estilhaços espalhados do que um dia foram meus sonhos, minha esperança, minha força; encontrei fotos rasgadas de pessoas que deixei passar, de pessoas que saíram do meu caminho sem cogitar; havia folhas espalhadas da minha história esmaecidas irrecuperáveis; em um canto, havia amor, esquecido, largado, jogado como algo sem valor e por toda extensão havia medo, fúria, dor, lágrimas… Tá um caos, tudo se tornou um caos, vozes sumiram, sorrisos se tornaram lembranças doces, presenças se espatifaram com o vento e a escuridão veio tomar conta de uma morada que não era dela.

Pode ter sido só um erro, talvez o erro foi abrir mão do primeiro sonho e desencadear sucessivas desistências; talvez tenha sido encontrar conforto na escuridão e no silêncio, como se de silêncios fizessem um mundo bom; talvez foi ter deixado passar por cima de mim, colocando a vontade dos outros melhores ou mais urgentes que as minhas vontades, ter aberto mão de sorrir para ver os outros sorrirem, ou talvez é ter feito tudo na esperança de um dia todo o feito voltar pra mim como uma avalanche de boas energias. Talvez o erro não tenha sido desistir, tenha sido ser incapaz, impotente, incoerente quando necessitava só um pouquinho de garra e vontade; talvez nem tenha tido erro, mas o medo tenha tomado conta do que um dia fazia toda a história ter sentido…

Talvez ninguém sinta que há necessidade de sentido, ou talvez o sentido esteja nos motivos, e os motivos são tantos que nem cogitem percebê-los, só sabem que são eles que dão toda a coerência em viver, dão todo o brilho em querer seguir cada vez mais… E talvez seja esse querer, e esse motivo que não fazem mais parte do que hoje sou talvez não seja meu sorriso que faça falta, mas o sorriso de alguém ao olhar pra mim, talvez também nem tenha mais importância, se a importância de existir já sucumbiu em mim.

(Devaneadora)

Que dia tão especial! Não existe domingo mais mágico que este. A Páscoa é a maior celebração de todas, é a época onde todo mundo valoriza o que tem valor de verdade, e não estou me referindo somente aos ovos de chocolate, não. Estou falando de amor e gratidão, de paz e de transparência. A Páscoa é o encontro da fé junto de todos os amigos e família. A todos, desejo um belo domingo de Páscoa!

Quem não troca de ideias, não troca de discurso, só para evitar as próprias contradições.

Destrói-se... Quem vira escravo do hábito, repetindo todos os dias o mesmo trajeto e as mesmas compras no supermercado. Destrói-se... Quem não troca de marca, não arrisca vestir uma cor nova.

Destrói-se lentamente quem faz da tv, sua maior e mais querida companhia. Destrói-se lentamente quem não tem compaixão com os animais, as crianças, os idosos, os deficientes e os eficientes. Quem desconhece o valor da afetividade, da família, da amizade, e da saudade.

Destrói-se... Quem não vira a mesa quando está infeliz, quem não arrisca o certo pelo incerto atrás de um sonho. Destrói-se... Quem não viaja, não lê, não ouve música, não assiste filmes nem vai passear de mãos dadas.

Destrói-se... Quem destrói seu amor próprio, quem não se deixa ajudar, quem passa os dias se queixando da má sorte ou da chuva incessante. Destrói-se... Quem desiste de um projeto antes de iniciá-lo, não perguntando sobre um assunto que desconhece, e não respondendo quando lhe indagam o que sabe.

Destrói-se... Quem prefere o preto no branco e os pingos nos is a um turbilhão de emoções indomáveis, justamente as que resgatam o brilho nos olhos, sorrisos e suspiros. Quem não abre seu coração, com medo dos tropeços. Quem esconde seus sentimentos. Quem tem medo de amar.

Evitemos definhar em suaves prestações, lembrando sempre que estar vivo exige um esforço bem maior do que simplesmente respirar.

A gente não pode perder as oportunidades de interferir de maneira positiva na vida do outro. É nossa missão como pessoas!
Você tem a oportunidade de ser caminho...
Agora, se você é um caminho que chega a um lugar bom, muita gente vai querer passar por você. Mas se você tem fama e já se transformou, fez questão de ser um caminho onde só passam coisas ruins, é bem provável que você fique sozinho e vazio ao longo de sua vida.
Seja um caminho bom!
Muita gente vai querer passar por ele.
E você deve deixar essas pessoas passarem de maneira respeitosa.
Não queira que elas fiquem por muito tempo. Você é caminho! Não perca isso de vista. Você é um trajeto, um lugar de passagem.
As pessoas vão passar pela nossa vida e à medida que você tiver a oportunidade de ser este lugar por onde elas passam, seja o melhor caminho que você puder ser. Independente se o outro te machucou, te magoou; seja o melhor caminho.
Se ele veio até você é porque ele descobriu o seu valor. Deixe que ele passe!
Isso é cristianismo... É quando se descobre que há um jeito interessante de você transformar o mundo, fazendo opção por aquilo que Jesus fazia.

(Padre Fábio de Mello)
(pensador.uol.com.br)

Você ainda não sabe quem sou, e eu não posso lhe dizer. Por enquanto é segredo, mas dos bons, e assim como tudo que é importante e de valor demora tempo para acontecer, a minha revelação também demorará.

Mas garanto que vai valer a pena, e junto com a revelação vem um presente que você vai adorar. Por agora posso apenas dizer que sou seu amigo secreto, e que estou adorando esta brincadeira!

Quando me dei conta já era tarde demais, e o que mais dói agora é saber que o tempo não volta atrás. Sinto que perdi a oportunidade da minha vida, uma chance que esteve durante algum tempo ao meu alcance.

Percebo agora, mais que nunca, que devemos dar valor a cada porta que se abre no horizonte. E enquanto ela não se fechar, o melhor é lutarmos sempre com todas as forças.

Saiu o leão a fazer sua pesquisa estatística, para verificar se ainda era o Rei das Selvas. Os tempos tinham mudado muito, as condições do progresso alterado a psicologia e os métodos de combate das feras, as relações de respeito entre os animais já não eram as mesmas, de modo que seria bom indagar. Não que restasse ao Leão qualquer dúvida quanto à sua realeza. Mas assegurar-se é uma das constantes do espírito humano, e, por extensão, do espírito animal. Ouvir da boca dos outros a consagração do nosso valor, saber o sabido, quando ele nos é favorável, eis um prazer dos deuses. Assim o Leão encontrou o Macaco e perguntou: "Hei, você aí, macaco - quem é o rei dos animais?" O Macaco, surpreendido pelo rugir indagatório, deu um salto de pavor e, quando respondeu, já estava no mais alto galho da mais alta árvore da floresta: "Claro que é você, Leão, claro que é você!".

Satisfeito, o Leão continuou pela floresta e perguntou ao papagaio: "Currupaco, papagaio. Quem é, segundo seu conceito, o Senhor da Floresta, não é o Leão?" E como aos papagaios não é dado o dom de improvisar, mas apenas o de repetir, lá repetiu o papagaio: "Currupaco... não é o Leão? Não é o Leão? Currupaco, não é o Leão?".

Cheio de si, prosseguiu o Leão pela floresta em busca de novas afirmações de sua personalidade. Encontrou a coruja e perguntou: "Coruja, não sou eu o maioral da mata?" "Sim, és tu", disse a coruja. Mas disse de sábia, não de crente. E lá se foi o Leão, mais firme no passo, mais alto de cabeça. Encontrou o tigre. "Tigre, - disse em voz de estentor -eu sou o rei da floresta. Certo?" O tigre rugiu, hesitou, tentou não responder, mas sentiu o barulho do olhar do Leão fixo em si, e disse, rugindo contrafeito: "Sim". E rugiu ainda mais mal humorado e já arrependido, quando o leão se afastou.

Três quilômetros adiante, numa grande clareira, o Leão encontrou o elefante. Perguntou: "Elefante, quem manda na floresta, quem é Rei, Imperador, Presidente da República, dono e senhor de árvores e de seres, dentro da mata?" O elefante pegou-o pela tromba, deu três voltas com ele pelo ar, atirou-o contra o tronco de uma árvore e desapareceu floresta adentro. O Leão caiu no chão, tonto e ensangüentado, levantou-se lambendo uma das patas, e murmurou: "Que diabo, só porque não sabia a resposta não era preciso ficar tão zangado".

Moral: Cada um tira dos acontecimentos a conclusão que bem entende.

(Millôr Fernandes)

Quando crescemos dia após dia junto de algumas pessoas, por vezes nem pensamos na importância que elas têm para nós. As rotinas e a agitação da vida nos deixam facilmente distraídos, por isso é essencial nunca esquecermos de mostrar por palavras e ações o valor que elas têm para nós.

Hoje quero lhe dizer, querida irmã, que você é uma verdadeira amiga, alguém muito especial que nunca abandonarei. Minha vida sem você do meu lado não seria a mesma. Agradeço de coração todos estes anos de amor e verdadeiro companheirismo!

Imaginar que é possível ter um bom resultado no trabalho sem apoio do outro, é estar completamente cego para não enxergar que na verdade, você é somente um pequeno elemento em relação ao todo. Ter em mente que somos autossuficientes, ou que ninguém faz algo tão bem quanto você, só faz limitar tudo aquilo que ainda pode ser capaz de fazer.

Ao lembrar todas as atividades realizadas desde o acordar até a hora de dormir, certamente perceberá a complexidade e o valor de cada pessoa que passa por você. A sua cama, suas roupas, o meio de transporte que usa para chegar ao trabalho, para ter acesso a tudo isso foi necessário muito além de um bom trabalho de equipe. O fato é que para a máquina da vida que nos rodeia está em equilíbrio depende do esforço de muita gente, e a ausência de qualquer uma delas pode desabar tudo isso.

Chega ser até arrogante acreditar que em um mundo com tantas pessoas alguém poderia prosperar sem ajuda de ninguém. Perceber que a particularidade de cada um é o que a faz relevante pode ampliar infinitamente os caminhos para atingir com sucesso seu objetivo. Pois não deve ser preciso ir muito longe para ver que utilizar várias peculiaridades trazem melhores resultados que repetir o uso de apenas uma especialidade.

Hoje é o dia do amigo e isso não é para todos. É somente para aqueles que realmente dão valor para esse título e sabem a honra que é ter amizades verdadeiras!

É o dia das pessoas que largam tudo para poder ajudar quem amam, que sempre têm uma palavra de conforto e que não nunca vão te deixar na mão.

Se você tem pessoas assim na sua vida, então hoje é dia de celebrá-las; de lhes agradecer e cultivar o seu carinho, pois pessoas assim são raras e com elas ao seu lado, você nunca estará só.

Muitas pessoas estão sempre tão ocupadas em reclamar da vida que não se dão conta da sorte que têm. Ter saúde, ter uma família que acolhe, apoia, ama e cuida, ter amigos, ter inteligência, ter algum talento, viver com conforto e tranquilidade financeira, não ter sofrido nenhum trauma grave na vida, não ter perdido nenhum ente amado… tudo isso conjugado é muita sorte!

A sorte é uma combinação de acontecimentos na vida, que pode trazer felicidade. Mas para isso, é preciso enxergar a sorte que se tem, e saber aproveitá-la e dar valor e agradecer. Dar valor à saúde, aos familiares, aos amigos, e às oportunidades.

Foque nos pontos positivos da sua vida e agradeça a sorte de ter a vida que tem. Se você acha a sua vida difícil, saiba que há milhares de pessoas em situações muito mais complicadas que você, que não têm as mesmas chances, mas que nem por um minuto deixam de lutar.

A gratidão é uma dádiva! Reconhecer e saber aproveitar a sorte que tem é a melhor maneira de agradecer pelo que a vida lhe dá.

Filha, queria saber o que o futuro lhe reserva, descobrir quais serão os seus momentos de glória para ter a certeza de que não irei perder nenhum e também saber quais serão as pedras que encontrará em seu caminho para que não tenha que enfrentar nada sozinha.

Faz parte de ser pai querer estar sempre presente para proteger, mas vida é feita de surpresas e sei que por mais que eu queira estar ao seu lado em tudo, você também precisa lutar algumas batalhas sozinhas e provar o seu valor para si mesma.

Não sei como será o futuro, mas não tenho medo de nada pois sei que criei uma filha que possui um caráter excepcional, capaz dos maiores feitos e dona de todo meu amor e confiança. Amo você!

Eu preciso tanto de você! Agora que não estamos juntos é que reconheço todo seu valor e importância. Faria qualquer coisa para cair nos seus braços novamente e escutar na sua voz “eu te amo”.

Às vezes acordo, de noite, e fico imaginando o quanto era feliz ao seu lado. E sabe, meu amor? Eu acho que nossa história ainda não terminou, aliás, está ainda no começo. Eu amo tudo em você!

Meu querido filho, é com muito orgulho que hoje felicito você por ter passado de ano. Parabéns, meu tesouro, esta é apenas mais uma prova do seu grande valor e do bom uso que você lhe dá.

Meu filho, nunca duvide do seu potencial, de todas as suas capacidades, pois são muitas e extraordinárias.

E quando os obstáculos e as dificuldades aparecerem, nunca desista! Acredite na sua força e na sua coragem, pois eu sei que elas vivem no seu coração, e não haverá barreira impossível de ultrapassar.

Eu amo e sinto muito orgulho de você, e para o que precisar eu vou estar sempre aqui, do seu lado. Mais uma vez parabéns, meu filho, muito sucesso e que você saiba sempre percorrer o caminho certo!

Todos temos objetivos para atingir, mas às vezes nos acomodamos com o estritamente necessário e acabamos desperdiçando nosso talento.

Olhe além da sua zona de conforto e acredite que, qualquer que seja o desafio, você sempre estará à altura de o superar. Confie na sua capacidade de se superar e prove a todos seu verdadeiro valor.

À medida que vamos crescendo, percebemos que os nossos avós estavam certos, começamos a enxergar de outra forma os conhecimentos recebidos e a importância de cada um deles em nossas vidas.

Compreendemos que a experiência sempre falará mais alto e que nenhum conselho dos nossos avós jamais deveria ser desperdiçado. Passamos a constatar que todas aquelas histórias e contos não foram ditas em vão, e que cada palavra tinha o seu valor e muitas delas não foram devidamente valorizadas.

Não é difícil perceber que nossos avós serão sempre os mais experientes, mas absorver da melhor forma possível toda essa vivência, eis um problema. Muitas vezes não vemos o quanto é importante aquelas conversas na tarde de domingo e como ela pode nos livrar de vários erros que seriam cometidos.

Não desperdice a sabedoria dos mais velhos, pois por mais que pareça chato no início, certamente será tudo muito valioso futuramente. Caso tenha a sorte de ainda ter os seus avós por perto, não perca a oportunidade de valorizar suas experiências, os recebendo sempre de braços abertos.

Muitos cometem o grave erro de se anularem quando se apaixonam por outra pessoa. Isso acontece talvez porque lhes falta amor-próprio, ou porque acham que assim é a forma correta de amar, mas seja como for, essa é uma fórmula para o desastre.

Para amar outra pessoa, primeiro você deve amar-se a si próprio, e ter sempre presente que você não precisa de outra pessoa para ser feliz. Você não precisa da validação de outros para ter valor!

É fundamental que você se conheça e se valorize, e os outros acabarão por reconhecer esse valor, e se não o fizerem, não merecem a sua companhia e muito menos o seu amor.

Nunca descuide ou abandone seus interesses para agradar outros por pensar que assim eles vão gostar mais de você, isso não é verdade! Se você se rebaixar só vai atrair mais gente que quer pisar em você. Mas se você gostar e se valorizar, estará atraindo pessoas que também o farão, que gostarão de você e mais importante, respeitarão você.

Valorize quem você é e cultive o seu amor-próprio!

Minha filha querida, passei a vida tentando prepará-la para o mundo e todas as surpresas, boas e ruins, que fazem parte da vida e acredito que hoje você esteja pronta para encarar qualquer desafio.

Você cresceu e se tornou uma mulher forte e independente, que não tem medo de mostrar o seu valor e que tem o respeito de todos que lhe rodeiam.

Sinto muito orgulho em ser seu pai e não canso de agradecer pela benção que é ter uma filha tão incrível como você. Amo muito você, minha filha do coração.

Querida amiga, sei que está triste e isso faz meu coração doer. Você é linda, uma mulher cheia de valor e qualidades, e uma pessoa maravilhosa que apenas merece ser feliz.

Lute contra esse sentimento e confie que o amanhã vai nascer cheio de alegrias para você. Eu sei que você tem a força necessária para superar esse momento, e a capacidade para olhar o futuro com otimismo.

Para Boddah

Falando como um simplório experiente que obviamente preferiria ser um efeminado, infantil e chorão. Este bilhete deve ser fácil de entender. Todas as advertências dadas nas aulas de punk rock ao longo dos anos, desde minha primeira introdução a, digamos assim, ética envolvendo independência e o abraçar de sua comunidade, provaram ser verdadeiras.

Há muitos anos eu não venho sentindo excitação ao ouvir ou fazer música, bem como ao ler ou escrever. Minha culpa por isso é indescritível em palavras. Por exemplo, quando estou atrás do palco, as luzes se apagam e o ruído ensandecido da multidão começa, nada me afeta do jeito que afetava Freddie Mercury, que costumava amar, se deliciar com o amor e adoração da multidão - o que é uma coisa que totalmente admiro e invejo.

O fato é que não consigo enganar vocês, nenhum de vocês. Simplesmente não é justo para vocês e para mim. O pior crime que posso imaginar seria enganar as pessoas sendo falso e fingindo que estou me divertindo 100 por cento. Às vezes acho que eu deveria acionar um despertador antes de entrar no palco. Tentei tudo que está em meus poderes para gostar disso (e eu gosto, Deus, acreditem-me, eu gosto, mas não o suficiente). Me agrada o fato de que eu e nós atingimos e divertimos uma porção de gente.

Devo ser um daqueles narcisistas que só dão valor as coisas quando elas se vão. Eu sou sensível demais. Preciso ficar um pouco dormente para ter de volta o entusiasmo que tinha quando criança. Em nossas últimas três turnês, tive um reconhecimento por parte de todas as pessoas que conheci pessoalmente e dos fãs de nossa música, mas eu ainda não consigo superar a frustração, a culpa e a empatia que tenho por todos.

Existe o bom em todos nós e acho que eu simplesmente amo as pessoas demais, tanto que chego a me sentir mal. O triste, sensível, insatisfeito, pisciano, pequeno homem de Jesus. Por que você simplesmente não aproveita? Eu não sei! Tenho uma esposa que é uma deusa, que transipira ambição e empatia e uma filha que me lembra demais de como eu costumava ser, cheio de amor e alegria, beijando todo mundo que encontra porque todo mundo é bom e não vai fazer mal a ela. Isto me aterroriza a ponto de eu mal conseguir funcionar. Mal posso suportar a idéia de Frances se tornando o triste, autodestrutivo e mórbido roqueiro que virei.

Eu tive muito, muito mesmo, e sou grato por isso, mas desde os sete anos de idade passei a ter ódio de todos os humanos em geral. Apenas porque parece muito fácil se relacionar e ter empatia. Apenas porque eu amo e sinto demais por todas as pessoas, eu acho. Obrigado do fundo de meu nauseado estômago queimando por suas cartas e sua peocupação ao longo dos anos. Eu sou mesmo um bebê errático e triste! Não tenho mais a paixão, então lembrem, é melhor queimar do que se apagar aos poucos. Paz, Amor, Empatia.

Frances e Courtney, estarei em seu altar. Por favor, vá em frente, Courtney, por Frances. Pela vida dela, que vai ser tão mais feliz sem mim. EU TE AMO, EU TE AMO!

(Kurt Cobain)