Amplie sua Visão do Real Aprendizado

Até hoje, estamos ligados a uma visão muito restrita do que realmente é aprendizado. Focamos nas profissões clássicas e nos limitados a acreditar que os mais inteligentes são aqueles que concluíram algum curso numa faculdade.

A nossa percepção de inteligência não deve ser rotulada, muito menos restringida, todos nós temos habilidades diferentes e uma tendência a aprender mais facilmente certos tipos de ofícios. O que nos distingue na suposta inteligência, é muito mais a vontade de aprender outras coisas do que a rapidez da absorção do aprendizado.

Todo mundo é capaz de quase tudo, só que cada indivíduo capta as informações de uma forma particular que nem sempre é respeitada, ou até identificada. A imposição de certos métodos de ensino muitas vezes dificulta a aquisição de conhecimento de algumas pessoas e isto interfere diretamente no futuro profissional destas pessoas.

Precisamos nos desvincular deste pensamento restrito de que apenas uma universidade é capaz de prover aprendizado, saber como se faz um pão macio da mesma forma todos os dias ou conseguir construir uma cadeira com todos os pontos em equilíbrio, tem um aprendizado por trás tão importante quanto qualquer outro.

Mensagens Relacionadas

Nunca perca a oportunidade de aprender com uma dificuldade. Aprender geralmente é destruir uma visão e construir uma nova perspectiva

Quando alguém pára e se questiona sobre os motivos de estar enfrentando um problema, infelizmente, a maioria encontra a resposta do modo errado: culpando o outro. A culpa é do chefe, do companheiro, dos pais, do empregado.

O outro nunca é a resposta para os seus problemas. Se você não aprender com a dificuldade, vai repeti-la ao infinito. Vai trocar de emprego, de companheiro, de empregados... mas, quando perceber, trocou as pessoas e o problema continua o mesmo, e se repete.

As dificuldades são oportunidades de aprendizado, e quando perdemos essa lição a dor se torna inútil.

Para todo problema existe solução. Aliás, essa é uma definição: problema é um acontecimento sempre acompanhado de solução. Quando você não tiver uma solução, será necessário definir qual é o problema.

Você descobre que não tem dinheiro para pagar as contas. Está bem, não ter dinheiro é um problema, principalmente se os credores estão lhe cobrando e os juros aumentando. A solução certamente se inicia pelo corte de gastos, continua com uma negociação com os credores e alguma ação para ganhar mais dinheiro. No final, houve aprendizado nessa situação que parecia ter apenas um lado negativo. Você:

- Aprendeu a gastar de acordo com os seus rendimentos
- Aprendeu a ser humilde para negociar com os credores
- Aprendeu a ganhar mais

A solução sempre existe! E, na maior parte das vezes, a pessoa sabe qual é. O difícil é ter a coragem de realizá-la. Nunca perca a oportunidade de aprender com uma dificuldade. Aprender geralmente é destruir uma visão e construir uma nova perspectiva.
E, principalmente, tenha certeza de que o problema será resolvido. Se você tiver alguma dúvida, pense desta maneira: se morresse agora, qual seria a evolução do problema? Percebeu? Ele será resolvido de alguma maneira.

A única coisa que não funciona é jogar no outro a responsabilidade de suas dificuldades. O ódio bloqueia a criatividade e só piora as coisas. As pessoas que alguém chama de inimigos são os melhores mestres que a vida nos oferta por ajudar-nos a aprender as lições de crescimento. Eles nos mantêm acordados para poder evoluir. Depois que você resolve uma dificuldade, agradece a essa pessoa por ensinar-lhe uma lição. Por isso, Luís Gasparetto já falou: Perdoar é descobrir que você não tem razão nenhuma para perdoar; é apenas viver o aprendizado. Isso só acontece quando você aproveita a oportunidade para crescer. Se carrega ódio de alguém, pense na lição que você tem a aprender e sua vida será muito melhor.

(Roberto Shinyashiki)
(UOL)

Quando te vejo
Meu dia se ilumina
Tua presença doce me fascina
Teu sorriso me anima, alucina
E minha tristeza logo se termina
Quando te vejo
Meu coração como pluma fica leve
Minhalma branqueja como neve
Meus olhos te seguem de um lado a outro
Minha dor se abranda, torna-se breve
Monumento de beleza interna e externa
Meiguice quase pura aparência terna
tranqilidade que nunca se altera
E um mistério em ti encerra
Não sei se por trás disso tudo
está a bela ou a fera, só sei que
Quando te vejo
Meu metabolismo se altera,
E minha felicidade tudo supera

Todo mundo quer alcançar a felicidade ou o sucesso ou até mesmo a realização profissional. Mas para isso acontecer é preciso muito trabalho. É necessário lutar quase até à exaustão. É claro que também podemos brincar, relaxar, mas nada acontece por milagre: é preciso esforço.

É fundamental apreender todas as coisas que a vida, as pessoas e até a natureza nos ensinam. Não tem como atingir a meta sem percorrer a estrada. E quando percebemos isso devemos encarar os desafios de frente, olho no olho até os superarmos.

Não podemos permitir que nossos sonhos desvaneçam com a passagem do tempo. Vamos ser determinados, persistentes e com nossa resiliência vamos vencer. Para isso vamos escutar, dar atenção, evoluir. Vocês podem ser tudo que quiserem se tiverem a atitude certa. Bom trabalho nesta vida!

O primeiro ano foi repleto de amor, o segundo ano foi de mais amadurecimento, mas ainda assim cheio de uma paixão intensa.

Meu amor, hoje completamos dois anos de casamento, agora com mais aprendizados, mas sempre juntos e com o coração no lugar certo. Amadureci muito ao seu lado e sei que você também. Encaramos os primeiros desafios, mas superamos toda e qualquer dificuldade.

Hoje, tenho ainda mais certeza que você é minha família e a pessoa com quem vou passar o resto da minha vida. Amo você, meu bem!

Para mim, o que faz um verdadeiro líder é sua capacidade de ensinar e por isso, só tenho a agradecer por ter você como chefe. Aprendo muito todos os dias. Só de observar seu trabalho já é possível absorver muita coisa.

Fico muito feliz que um trabalhador tão honesto, seja meu chefe. Você é uma verdadeira inspiração. Seu carisma, seu respeito e seu empenho são admiráveis.

É uma honra ter você como chefe. Agradeço muito por todo aprendizado!