Mensagens de Aprendizado


Você não pode ver o futuro. Você não pode ver o que lhe vai acontecer hoje e nem amanhã. Mas você pode olhar para trás, olhar para os anos que passaram, e para tudo que lhe aconteceu, desde as pequenas coisas até os grandes acontecimentos. Pode ser que fique absolutamente perplexo se prestar atenção à quantidade de coisas que você já viveu e aprendeu.

Tudo que aconteceu em sua vida pode ter lhe trazido grandes aprendizados, e pode fazer o seu presente e o seu futuro serem maravilhosos. Se você prestar atenção, vai perceber que tudo que aconteceu teve uma razão de ser, e você vai compreender também que é preciso agradecer até mesmo pelas coisas que você desejava e que não deram certo.

Agradeça pela sua vida, e aconteça o que acontecer, continue sempre sonhando. Orgulhe-se da sua história, das suas experiências e transforme tudo que viveu em ações positivas para o seu futuro e para o seu presente!

Um homem foi chamado à praia para pintar um barco. Trouxe com ele tinta e pincéis, e começou a pintar o barco de um vermelho brilhante, como fora contratado para fazer.

Enquanto pintava, viu que a tinta estava passando pelo fundo do barco. Percebeu que havia um vazamento e decidiu consertá-lo. Quando terminou a pintura, recebeu seu dinheiro e se foi.

No dia seguinte, o proprietário do barco procurou o pintor e presenteou-o com um belo cheque. O pintor ficou surpreso:
O senhor já me pagou pela pintura do barco! - disse ele.

- Mas isto não é pelo trabalho de pintura. É por ter consertado o vazamento do barco.
- Ah!, mas foi um serviço tão pequeno... Certamente, não está me pagando uma quantia tão alta por algo tão insignificante!
- Meu caro amigo, você não compreende. Deixe-me contar-lhe o que aconteceu.

Quando pedi a você que pintasse o barco, esqueci de mencionar o vazamento. Quando o barco secou, meus filhos o pegaram e saíram para uma pescaria. Eu não estava em casa naquele momento. Quando voltei e notei que haviam saído com o barco, fiquei desesperado, pois lembrei-me que o barco tinha um furo.

Imagine meu alívio e alegria quando os vi retornando sãos e salvos. Então, examinei o barco e constatei que você o havia consertado! Percebe, agora, o que fez? Salvou a vida de meus filhos! Não tenho dinheiro suficiente para pagar a sua "pequena" boa ação.

Não importa para quem, quando ou de que maneira: mas, ajude, ampare, enxugue as lágrimas, escute com atenção e carinho, e conserte todos os "vazamentos" que perceber, pois nunca sabemos quando estão precisando de nós ou quando Deus nos reserva a agradável surpresa de ser útil e importante para alguém.

Nunca perca a oportunidade de aprender com uma dificuldade. Aprender geralmente é destruir uma visão e construir uma nova perspectiva

Quando alguém pára e se questiona sobre os motivos de estar enfrentando um problema, infelizmente, a maioria encontra a resposta do modo errado: culpando o outro. A culpa é do chefe, do companheiro, dos pais, do empregado.

O outro nunca é a resposta para os seus problemas. Se você não aprender com a dificuldade, vai repeti-la ao infinito. Vai trocar de emprego, de companheiro, de empregados... mas, quando perceber, trocou as pessoas e o problema continua o mesmo, e se repete.

As dificuldades são oportunidades de aprendizado, e quando perdemos essa lição a dor se torna inútil.

Para todo problema existe solução. Aliás, essa é uma definição: problema é um acontecimento sempre acompanhado de solução. Quando você não tiver uma solução, será necessário definir qual é o problema.

Você descobre que não tem dinheiro para pagar as contas. Está bem, não ter dinheiro é um problema, principalmente se os credores estão lhe cobrando e os juros aumentando. A solução certamente se inicia pelo corte de gastos, continua com uma negociação com os credores e alguma ação para ganhar mais dinheiro. No final, houve aprendizado nessa situação que parecia ter apenas um lado negativo. Você:

- Aprendeu a gastar de acordo com os seus rendimentos
- Aprendeu a ser humilde para negociar com os credores
- Aprendeu a ganhar mais

A solução sempre existe! E, na maior parte das vezes, a pessoa sabe qual é. O difícil é ter a coragem de realizá-la. Nunca perca a oportunidade de aprender com uma dificuldade. Aprender geralmente é destruir uma visão e construir uma nova perspectiva.
E, principalmente, tenha certeza de que o problema será resolvido. Se você tiver alguma dúvida, pense desta maneira: se morresse agora, qual seria a evolução do problema? Percebeu? Ele será resolvido de alguma maneira.

A única coisa que não funciona é jogar no outro a responsabilidade de suas dificuldades. O ódio bloqueia a criatividade e só piora as coisas. As pessoas que alguém chama de inimigos são os melhores mestres que a vida nos oferta por ajudar-nos a aprender as lições de crescimento. Eles nos mantêm acordados para poder evoluir. Depois que você resolve uma dificuldade, agradece a essa pessoa por ensinar-lhe uma lição. Por isso, Luís Gasparetto já falou: "Perdoar é descobrir que você não tem razão nenhuma para perdoar; é apenas viver o aprendizado. Isso só acontece quando você aproveita a oportunidade para crescer". Se carrega ódio de alguém, pense na lição que você tem a aprender e sua vida será muito melhor.

(Roberto Shinyashiki)
(UOL)

De hoje em diante há um novo caminho a percorrer. Aprender é a melhor das experiências humanas e eu estou aqui para tirar proveito de todo o conhecimento que você me vai transmitir.

Espero poder corresponder a todas as expectativas que o professor tiver para os seus alunos e que no fim todos tenhamos gostado deste ano letivo de aulas.

O ano letivo começa agora. É o momento de refletirmos nos objetivos conjuntos e pessoais. É a altura ideal para enchermos nossos corações de motivação e partirmos em busca de grandes conquistas.

É um prazer darmos as boas-vindas a todos os alunos. O meu desejo é que desfrutem desta jornada que agora começa para chegarmos ao final enriquecidos por esta nobre experiência de aprendizagem.

A escola não é apenas o lugar onde aprendemos letras e números. A escola é o lugar onde podemos compartilhar experiências, e viver momentos únicos que recordaremos para o resto da vida.

Se encarar as aulas com grande motivação, a aprendizagem fará de você uma pessoa mais preparada para os desafios que surgirão no seu caminho. Por isso não deixe de aproveitar esta oportunidade!

Para mim, o que faz um verdadeiro líder é sua capacidade de ensinar e por isso, só tenho a agradecer por ter você como chefe. Aprendo muito todos os dias. Só de observar seu trabalho já é possível absorver muita coisa.

Fico muito feliz que um trabalhador tão honesto, seja meu chefe. Você é uma verdadeira inspiração. Seu carisma, seu respeito e seu empenho são admiráveis.

É uma honra ter você como chefe. Agradeço muito por todo aprendizado!

Bem-vindos a mais um ano escolar! O que ficou para trás certamente não será esquecido, mas é tempo de partirmos para novas aprendizagens e de reforçarmos nossos conhecimentos para continuarmos crescendo intelectualmente.

Que os próximos tempos sejam férteis em experiências positivas e quando tudo terminar possamos ter consciência que demos nosso melhor e desfrutarmos inteiramente desta maravilhosa caminhada.

Até hoje, estamos ligados a uma visão muito restrita do que realmente é aprendizado. Focamos nas profissões clássicas e nos limitados a acreditar que os mais inteligentes são aqueles que concluíram algum curso numa faculdade.

A nossa percepção de inteligência não deve ser rotulada, muito menos restringida, todos nós temos habilidades diferentes e uma tendência a aprender mais facilmente certos tipos de ofícios. O que nos distingue na suposta inteligência, é muito mais a vontade de aprender outras coisas do que a rapidez da absorção do aprendizado.

Todo mundo é capaz de quase tudo, só que cada indivíduo capta as informações de uma forma particular que nem sempre é respeitada, ou até identificada. A imposição de certos métodos de ensino muitas vezes dificulta a aquisição de conhecimento de algumas pessoas e isto interfere diretamente no futuro profissional destas pessoas.

Precisamos nos desvincular deste pensamento restrito de que apenas uma universidade é capaz de prover aprendizado, saber como se faz um pão macio da mesma forma todos os dias ou conseguir construir uma cadeira com todos os pontos em equilíbrio, tem um aprendizado por trás tão importante quanto qualquer outro.

O primeiro ano foi repleto de amor, o segundo ano foi de mais amadurecimento, mas ainda assim cheio de uma paixão intensa.

Meu amor, hoje completamos dois anos de casamento, agora com mais aprendizados, mas sempre juntos e com o coração no lugar certo. Amadureci muito ao seu lado e sei que você também. Encaramos os primeiros desafios, mas superamos toda e qualquer dificuldade.

Hoje, tenho ainda mais certeza que você é minha família e a pessoa com quem vou passar o resto da minha vida. Amo você, meu bem!

Quem não gosta de aprender algo novo, de sentir que a vida ainda pode trazer algumas surpresas e receber novamente aquele sentimento de que ainda há muito conhecimento para ser alcançado?

Ao descobrir novos assuntos, novas maneiras de fazer algo que é realizado da mesma forma todos os dias, nos sentimos vivos, capazes. Isso certamente nos ajudar a ampliar a maneira como enxergamos o mundo, nos recorda como somos inteligentes e como a absorção de conhecimento pode ser benéfico para as pessoas.

O problema é que muitas vezes visualizamos o aprendizado como algo direcionado aos estudiosos ou aqueles considerados gênios, ele vai muito além disto, e faz parte da vida de qualquer tipo de gente.

Para os que acham que é muito difícil mudar o mundo, disseminar os seus aprendizados e experiências de vida pode ser reconhecido como um ótimo começo. A sabedoria não existe para ser guardada na sua mente, senão não evoluímos, pois cada indivíduo pensa de um jeito diferente.

Espalhe suas competências por todos os lados, permita que muito mais pessoas sintam o prazer de poder absorver ainda mais novidades. Pois só assim podemos progredir, e quem sabe transformar para melhor algumas realidades.

Todos os sonhos começam a ganhar forma quando descobrimos como podemos chegar até eles. E essa é a missão da aprendizagem: adquirir sabedoria para que todos os passos dados sigam a direção correta.

Que este seja o nosso lema neste ano letivo que está começando, e que juntos consigamos alcançar nossos objetivos sempre com alegria e verdadeiro prazer.

Desde pequenos ouvimos sempre aquele velho conselho para aprendermos com nossos erros. Mas não seria bem melhor se o errado, neste caso, fossem outros e não você? Ganhar mais experiência na vida com nossos erros provavelmente já deve ser intrínseco ao ser humano, mas não seria nada mal mudar um pouco a perspectiva dessa forma antiga de aprendizado.

Certamente é bem mais fácil perceber as consequências de um erro quando somos nós que cometemos, mas também não é difícil imaginar como seria mesmo sem o vacilo acontecer. Se conseguíssemos abstrair alguma experiência de pelo menos um erro cometido por cada amigo que conhecemos, já nos proporcionava algum conhecimento para tentar não cometer os mesmos.

Vamos tentar focar nas lições dadas por tantas histórias que ouvimos todos os dias que não acabaram tão bem, para evitar sermos personagens principais de outras iguais. Aprenda com os erros dos outros e não necessite ter os seus!

Todo mundo quer alcançar a felicidade ou o sucesso ou até mesmo a realização profissional. Mas para isso acontecer é preciso muito trabalho. É necessário lutar quase até à exaustão. É claro que também podemos brincar, relaxar, mas nada acontece por milagre: é preciso esforço.

É fundamental apreender todas as coisas que a vida, as pessoas e até a natureza nos ensinam. Não tem como atingir a meta sem percorrer a estrada. E quando percebemos isso devemos encarar os desafios de frente, olho no olho até os superarmos.

Não podemos permitir que nossos sonhos desvaneçam com a passagem do tempo. Vamos ser determinados, persistentes e com nossa resiliência vamos vencer. Para isso vamos escutar, dar atenção, evoluir. Vocês podem ser tudo que quiserem se tiverem a atitude certa. Bom trabalho nesta vida!

Com o ano letivo perto do seu final, não poderia deixar de salientar como foi entusiasmante para mim ter um grupo de alunos tão dedicado e com tanto potencial. Cada aula foi um desafio único e especial porque todos vocês estavam determinados a serem bem-sucedidos. Sinto que ensinei, mas que também aprendi durante todos os dias que trabalhamos juntos.

Levarei cada um de vocês no meu coração e guardarei todo carinho que recebi durante o tempo que permanecemos lado a lado nessa batalha. Gratidão é aquilo que hoje sinto. Muitas felicidades!

Há pessoas que marcam a nossa vida, que despertam algo especial em nós, que abrem nossos olhos de modo irreversível e transformam a nossa maneira de ver o mundo. Você foi uma dessas pessoas!

Os seus ensinamentos foram muito além dos conteúdos do currículo. Tivemos aprendizados importantes para a vida. A sua missão vai muito além da missão de um professor, você é um verdadeiro mestre. Você soube despertar a nossa admiração de um modo único, e se tornou uma inspiração para nós.

Muito obrigado pela sua dedicação, paciência e carinho ao lecionar. Nós só podemos agradecer por ter feito parte das nossas vidas, e tenha certeza de que tudo o que aprendemos, vamos levar por toda a nossa vida. Ao nosso mestre, toda a nossa gratidão e carinho!

Sentirei muito sua falta, querida professora. Seu jeito de ensinar é único e transforma a aprendizagem em uma experiência maravilhosa.

Você é uma boa profissional com um grande coração, que vai sempre além das suas obrigações e se torna também uma amiga e uma mãe.

Esta escola não será mais a mesma a partir de agora. Mas você ficará eternamente guardada no coração de todos.

Querida filha, estamos muito felizes pela sua conquista, sabemos como essa aprovação no vestibular era importante para você. Agora que mais uma batalha foi vencida, é hora de celebrar e preparar o fôlego para enfrentar novas batalhas. Agora é que começa para valer a sua caminhada!

Saiba que nós estaremos sempre ao seu lado, torcendo por você, torcendo pela sua felicidade. Temos certeza de que você fez a escolha certa, de que será muito feliz e bem sucedida em sua carreira, pois quando fazemos o que amamos fazemos sempre melhor.

Espero que os anos de faculdade te tragam muitas alegrias, amigos e momentos inesquecíveis, além de muito aprendizado, é claro. Parabéns, filha amada, essa conquista foi mais do que merecida!

Dizem que quando rezamos estamos fazendo pedidos a Deus, e quando meditamos estamos agradecendo. Hoje eu me ajoelho e medito silenciosamente, agradecendo ao Senhor pela minha vida.

Deus, eu sei que muitas vezes reclamo, muitas vezes me sinto triste e insatisfeita, frequentemente me esqueço do milagre que é estar vivo. Se eu tenho vida e saúde, eu tenho tudo e sou capaz de tudo.

A vida foi entregue a mim, tenho uma dádiva a pulsar em meu peito. Se não me sinto feliz, cabe a mim encontrar o caminho da felicidade.

É com esta consciência que Te agradeço, meu Deus, por mais um ano de vida, por mais um ano de aprendizado e por todo o crescimento que eu adquiri este ano. Eu não vou Te fazer nenhum pedido, vou apenas agradecer e prometer que eu serei feliz.

Obrigado pela minha vida, obrigado por todos os meus familiares e amigos que fazem a minha vida mais rica. Obrigado por tudo, meu Deus!

Ser professor é ensinar e educar, mas também aprender com seus alunos e constantemente renovar suas aprendizagens. É passar horas planejando, revendo, estudando, para preparar apenas alguns minutos de aula.

Ser professor é sair da escola e levar no coração e no pensamento os seus alunos, suas preocupações e necessidades. É depois de muitos anos lembrar do rosto de todos eles com saudade e carinho.

Ser professor é sentir-se realizado e feliz com as conquistas dos seus alunos. É sentir orgulho na construção do caráter de todos eles.

Ser professor é dar tudo todos os dias, pedindo apenas em retorno o sucesso daqueles que arduamente prepara para o futuro. É indicar caminhos e deixar que seus alunos optem pelos que mais lhes convêm.

Ser professor é muito mais do que exercer uma profissão, é uma vocação, uma missão, um dos mais importantes ofícios dos quais depende o futuro de uma nação! E tantas vezes é também ser pai, mãe, amigo...

É tão difícil compreender as emoções quando se rompe uma relação. Às vezes temos certeza que tudo passou e de repente tudo volta. Como definir se o que sentimos é amor ou não? Se é saudade ou solidão? Tristeza ou decepção? Posse ou desejo?

Perda. Quando se perde um grande amor, muitas dúvidas emergem sob o fundo do sofrimento. Para alguns é um momento de intenso crescimento. Muito se pode aprender, uma aprendizagem que nos faz humildes diante da própria fragilidade.

Deparamo-nos com o que é a dor, a impotência diante dos sentimentos, a paciência necessária para esperar passar, pois a dor de amor não passa na velocidade da net, do gigas, dos chips, e o tempo que isso leva é indeterminado, é pessoal e singular.

Aceitar os altos e baixos, os enganos, os tropeços, as dúvidas, a falta de controle. Aceitar a não certeza, o não acesso ao que o outro sente e pensa, a incoerência do humano, a fraqueza, o medo, a culpa, o erro que não tem concerto, a marca da mentira e o que fazer com tudo isso?

O tempo não volta e as coisas não se apagam, mas nada vai permanecer do jeito que está. A incerteza do futuro corrói, o medo do que virá, a ansiedade pelo novo e desconhecido, a prisão do passado, do familiar, que falta faz, será abstinência? Temos sim abstinência do outro a quem amamos e perdemos, somos forçados a esquecer quando ainda não estávamos preparados.

O choro que insiste em voltar, a vida que segue, e o tempo que insiste em passar, a confusão que não consegue chegar ao fim, tempos distintos, tempos diversos, tempo de cada um. Amor perdido, amor doído, amor esquecido, quando? Quando você estiver preparado para correr o risco de passar por tudo isso de novo e lembrar da abundância de felicidade num coração que ama, e é também amado.

(Priscila Lima e Melissa Coutinho)

Mais uma etapa vencida: a aprovação no vestibular! Desde que começamos a viver, estamos sempre aprendendo, sempre ultrapassando obstáculos e de degrau em degrau, vamos passando de uma etapa a outra na vida.

O vestibular representa para nós a entrada em um mundo profissional. O vestibular é para a nossa vida profissional o primeiro passo de uma criança: damos o primeiro passo e entramos na faculdade. A partir daí um novo mundo de conhecimento se abre para nós até chegar o tão sonhado dia em que recebemos o diploma e podemos exercer com honra e ética a profissão que escolhemos.

Parabéns pela sua aprovação no vestibular! Que este novo percurso que se inicia agora lhe traga muito crescimento e aprendizados. Tenha muito sucesso na sua vida. Estaremos sempre torcendo por você e vibrando com cada uma das suas conquistas!

Vários meses se passaram desde que começamos este longo caminho de aprendizagem. Na escola a prioridade é sempre termos os melhores resultados, mas a nossa amizade se foi fortalecendo ao longo do ano letivo e acabou se tornando em algo muito importante que guardarei com carinho em meu coração.

Aconteça o que acontecer daqui para a frente, eu nunca irei esquecer você, querida amiga. Desejo que o sucesso continue acompanhando o seu dia a dia e que você consiga alcançar a sua felicidade!

Minha querida filha, hoje se inicia uma nova etapa em sua vida, mas também para mim este dia é marcante. Perceber que já se passaram quinze anos desde o dia em que coloquei você no mundo é a realização de que o tempo não para, e que por muito que não queiramos, os filhos crescem e deixam de ser nossos bebês.

Mas hoje é o seu dia de princesa, e o que realmente importa, não apenas hoje, mas sempre, é a sua felicidade. O que eu quero é ver esse seu sorriso encantador sempre adornando seu lindo rosto. O que eu mais desejo é a sua realização como pessoa e poder assistir e contribuir para isso.

Que o seu dia hoje corresponda a todas as suas expectativas, e que sua vida daqui por diante seja abençoada pela felicidade. Que os momentos menos bons se transformem em importantes aprendizagens, e que os sonhos e a ilusão jamais abandonem seu generoso coração.

Parabéns, minha filha amada, e seja sempre muito feliz!

Estamos felizes. Você receberá o
Sacramento da Crisma.
Parabéns! Você receberá o Espírito Santo. É
Incrível
Relembrar que ontem você
Iniciava os primeiro aprendizados de
Tua vida de cristã. Mas, o
Ontem passou tão depressa e hoje você receberá a plenitude do

Santo amor que Deus tem por nós.
A maior riqueza que temos é sermos amados pelo Pai. Por isso ele
Nos enviou seu Santo Espirito para que eternamente sintamos sua
Ternura por nós. Que o Espirito Santo cumule-a todos
Os dias de tua vida com seus Dons:

FORTALEZA - para que saiba que em todos os momentos Deus está em tua frente para te conduzir
PIEDADE - para que reconheças no irmão um semelhante teu.
CIÊNCIA - para que sempre possas discernir o bem e o mal.
SABEDORIA - para que quando estiveres nas encruzilhadas da vida possa SER SÁBIA nas decisões.
INTELIGÊNCIA - para que faças sempre uso da capacidade concedida por Ele.
CONSELHO - para que nunca esqueças que na vida é muito importante saber ouvir para então sabiamente tomar a melhor decisão.
TEMOR DE DEUS - para que sempre saibas que Ele é um Deus justo. Portanto pratique a justiça.

Hoje um novo dia acontece para ti. Uma nova oportunidade de abrires os olhos e reencontrares o teu mundo, as tuas cores, os teus companheiros, a tua respiração, o teu contentamento, a tua direção...

Procura estar atento ao teu momento, àquilo que viverás. Cuida de ti, entra em contato com a tua luz divina e agradece por estares participando de mais um dia. Ama, dança, celebra. Vive o teu dia como se este fosse o único.

Fica atento: neste dia chegará o momento onde o aprendizado ser-te-á dado e tens que estar presente, se ao contrário, mais uma vez, podes perder a oportunidade.

Absorve as boas coisas que te chegarão e descarta aquelas que tiverem a intenção de esvaziar-te o coração. Olha sempre para onde a luz brilha e lá estará a tua alegria, a tua serenidade.

Quando o anoitecer chegar, deixa que tuas estrelas possam estar presentes, iluminando o teu céu interior, e descansa. Deus cuidar-te-á para que novamente
despertes para um novo dia. Bom dia!

Quem disse que não se aprende sobre a amizade na escola? É na escola que passamos boa parte do nosso tempo na infância, e lá fazemos as grandes descobertas sobre a vida.

É na escola que aprendemos coisas novas, que nos apaixonamos pela primeira vez, e fazemos amigos que vão marcar a nossa vida para sempre, por mais que eles não permaneçam nas nossas vidas.

Os amigos da escola são companheiros de jornada, de aprendizado, de aventuras e traquinices. Depois, quando crescemos e saímos da escola, temos sempre histórias para contar da infância, e lá estão aqueles amigos fazendo parte da nossa vida novamente.

Mas há alguns colegas de classe que acabam se tornando nossos melhores amigos. Na recordação dos amigos de infância, sempre vamos encontrar boas lembranças e bonitas histórias sobre nós mesmos.

Mas bom mesmo, é quando os melhores amigos da escola podem continuar na nossa vida, e continuar escrevendo histórias junto conosco.

A caminhada foi intensa, difícil e cheia de aprendizado. Hoje, olhando para trás, vejo que muito do que aprendi foi fora da sala de aula, ao lado dos meus amigos.

Por isso, hoje é dia de agradecer a cada um de vocês, pelas conversas de corredor, as cervejas compartilhadas e todos os erros e acertos que nos trouxeram até aqui.

Dizem que os amigos da faculdade são aqueles que vamos levar para a vida toda e disso, eu tenho total certeza.

Conheci pessoas muito especiais ao longo desses 4 anos e sinto que isso tornou essa caminhada ainda melhor.

Agradeço imensamente, meus amigos! Eu não teria conseguido sem vocês!

Meu eterno Chefe, infelizmente chegou a minha hora de ir embora desse emprego, mas nada irá nos separar, nem mesmo a distância. De todos os empregos que eu passei, você foi o melhor chefe do mundo. A minha maior vontade, é que no próximo emprego que estou indo, o meu chefe seja igual a você.

Obrigada pelos aprendizados, obrigada por valorizar os meus esforços, obrigada por me fazer aprender com vários erros, obrigada por me fazer feliz trabalhando. Quero que você saiba também, que você me ajudou bastante na minha carreira, e a única coisa que eu tenho que fazer é te agradecer por isso.

Eu vou está sempre aqui, o que precisar eu vou fazer o máximo para te ajudar. Continue assim meu chefe, pois você é o melhor de todos.

Te adoro demais.

Muitos dos problemas do dia a dia somos capazes de resolver através de nossos recursos, usando a nossa inteligência, de contatos com amigos, familiares, aliados a otimismo e esforço.

Porém, há situações de extrema dificuldade que nós não podemos resolver. Aquele obstáculo que vem causando, há tempo, angústia e sofrimento, o qual pensamos não ter saída, por mais que tudo que possa ser, ou já foi, feito.

Pode ser uma doença, uma dívida impagável, o casamento em dificuldade, desemprego, etc. Nessas horas de grande tribulação/aflição só existe uma saída: Deus. Ele nunca nos deixa sem resposta. Às vezes Deus trabalha em silêncio a nosso favor.

Deus pode agir de diversas maneiras. Pode operar de forma rápida atendendo à nossa oração, súplica ou então de maneira mais demorada.

Neste último caso, Deus nos deixa passar pelas intempéries do deserto (debaixo da sua proteção e sustento) para nos tornarmos mais forte. É na dificuldade que temos os maiores aprendizados e incríveis experiências com Ele.

Na verdade, Deus nunca nos abandona. Se estiver demorando um pouco o seu milagre acontecer, é porque Deus aguarda o momento certo. Espere mais, ore mais, busque mais. A vitória com certeza vai chegar.

No auge do tormento, fazer uma besteira passa muitas das vezes pela cabeça. Não devemos entrar em desespero. É no nosso limite, quando achamos que tudo está perdido, que reconhecemos nossas fraquezas e colocamos nossa soberba de lado, nos prostrando humildemente debaixo da soberania de Deus, e que Ele proporciona o livramento e derrama grandes bênçãos. Tudo o que era fardo passa a ser felicidade, alívio e paz. Basta crer e acreditar!

(John Cutrim)