Como Melhorar Seu Dia a Dia no Trabalho

A chave para mudar o padrão das relações viciadas ou desgastadas, transformar a rotina e recuperar o espírito de entusiasmo e cooperação está em cultivar atitudes baseadas na espiritualidade.

- Procure em seu trabalho um sentido maior do que apenas um meio de sobrevivência.

Por menos gratificante que seja sua função, é um elo na imensa cadeia de trabalho que traz prosperidade e bem-estar coletivos.

- Identifique seus dons e habilidades.

Ter consciência de que você é a pessoa certa no lugar certo é fundamental para a realização. A competência tem relação direta com o prazer. Avalie se sua função preenche sua necessidade de satisfação pessoal. Se não, é hora de começar a pensar em mudar de emprego ou profissão.

- Aceite e compreenda as diferenças.
Procure ver os aspectos positivos que todos nós temos e exercite a capacidade de perdoar e se colocar no lugar das outras pessoas. Isso evita atritos e desgastes desnecessários.

- Aprenda com a diversidade de pontos de vista.
Pessoas com formação cultural, idade ou nível social diferentes do nosso têm muito a nos acrescentar. Tente se abrir para quem parece diferente de você.

- Exercite o afeto e a gentileza com chefes e colegas.
Um sorriso, ou um gesto atencioso, são suficientes para tornar as relações mais amistosas e produtivas. Seja como um ponto de luz no seu ambiente de trabalho.

- Acredite que você tem vasto potencial a ser explorado.
Às vezes perdemos chances de expansão ou mudança na profissão por não apostar em nós mesmos. É o caso de quem acha não ser capaz de aprender outro idioma.

- Viva o momento presente.
Um dos princípios do budismo destaca a importância de estar sempre focado no momento presente e fazer todas as coisas como se fosse a primeira vez. Isso nos dá motivação e nos conecta com nosso foco.

- Equilibre trabalho, família e espiritualidade.
Dê a devida atenção a cada uma dessas áreas da vida, sem achar que uma é mais importante que outra.

(Alkíndar de Oliveira)

Mensagens Relacionadas

Amiguinha do meu coração, talvez eu nunca tenha lhe confessado, mas adoro trabalhar ao seu lado, especialmente neste dia que é de festa e muita alegria. Feliz aniversário!

Estou torcendo para que você se divirta muito e para que tudo dê certo nesta sua data tão especial. Eu gosto muito, muito de você, aliás, tenho até um orgulho secreto na nossa amizade.

Tenho certeza que esta jornada vai ficar marcada para sempre no seu coração e pensamento, porque vamos fazer uma festa gigante, bem do jeito que você merece. Parabéns por mais um ano, amiga!

Podemos não nos conhecer há muito tempo, mas desde o seu primeiro dia nesta empresa que percebi que tinha encontrado uma amiga.

Por isso, aproveito este dia para lhe desejar um feliz aniversário e para lhe dizer que fico muito contente por trabalhar junto de uma tão boa amiga.

Que esta data se repita por muitos anos e que a nossa amizade fortaleça e cresça com o passar do tempo! Feliz aniversário!

Parabéns, minha amiga querida! Vou contar os minutos para hora que vamos sair do trabalho para comemorar o seu aniversário!

Espero que o dia de hoje traga um pouco mais de alegria para a sua vida e que seja apenas o início de um ano repleto de surpresas incríveis!

Você é uma amiga muito querida e desejo um aniversário magnífico! Parabéns!

Agora sou avô e não poderia estar mais feliz! Hoje vou comemorar meu primeiro dia dos avós ao lado de um bebê lindo que, agora, faz parte da família.

Fico emocionado por Deus ter me dado esta oportunidade incrível de ser avô. Quero ser um grande exemplo para esta criança e poder fazer parte da sua criação e do seu crescimento.

Ser avô é tudo que eu sempre quis e estou muito feliz em comemorar esta data especial!

Será que existe alguma forma de transformar aquela rotina chata e repetitiva, executada todos os dias, em algo que realmente traga felicidade para a sua vida? Como será possível com as mesmas tarefas diárias, encaixar alguns momentos de alegria a este hábito?

Se estiver em mente algo milagroso e muito fácil, nem é preciso terminar de ler este texto, pois tudo depende de muita dedicação e principalmente de grandes doses de força de vontade. Encontrar um tempinho para adicionar momentos de felicidade a sua vida, pode ser um pouco difícil, pois ainda não é possível adicionar horas ao seu dia, e tudo deverá ser feito ao mesmo tempo que excuta todas as suas tarefas do dia a dia.

Comece uma lista com as coisas que o faz feliz, de preferência com eventos que estão ao seu alcance, para não tornar o processo ainda mais difícil. Pode ser tomar aquele sorvete que mais gosta, ou bater um papo com aquela sua tia que mesmo morando tão perto, vocês quase nunca se veem.

Programe o seu dia com a inclusão de um desses momentos de felicidade, pode ser que na primeira tentativa, não dê certo, por falta de tempo ou por qualquer outra eventualidade. Mas não desista! Tente novamente até conseguir viver aquele momento que o faz feliz, e depois verá como todos os problemas que foram vividos durante o dia, se transformaram numa satisfação imensa por ainda estar vivo e ter a certeza que ainda pode ser feliz.