Planejamento é saber escolher caminhos seguros

Planejar não é criar planos rígidos a serem seguidos independentemente do que acontecer na vida. Fazer um planejamento de vida é traçar objetivos e metas a serem alcançados, considerando a situação atual e analisando as possibilidades futuras.

Da mesma forma como a vida muda, o planos também pode mudar. Ter um planejamento de vida não é viver numa prisão. Por isso, um planejamento de vida deve ser flexível e considerar muitas variáveis possíveis… Ter planos é simplesmente andar livremente, mas com passos seguros.

Um planejamento nos mostra o melhor caminho para chegar ao destino desejado. Ter um planejamento, é como ter um mapa que, claro, não nos ajuda a prever o futuro. Mas se por acaso aparecerem estradas interditadas, com um planejamento em mãos, é sempre possível encontrar outros caminhos para se chegar onde se pretende.

Há quem goste de percorrer a vida, sem planos e sem destino. Há, inclusive quem tenha medo de fazer planos, talvez até por medo de fracassar. É uma escolha possível... Viver sem planos é uma maneira de viver tão legítima quanto qualquer outra. Mas quem não tem planos, deve estar preparado para tudo o que aparece à frente, para todos os imprevistos. E nem todo mundo está preparado para isto. As decisões tomadas sob pressão diante de acontecimentos inesperados nem sempre são as melhores, e só o tempo será capaz de nos mostrar. Por isso, planejar é saber por onde se pode pisar, sem correr tantos riscos de afundar.

Mensagens Relacionadas

Todo mundo diz que os amigos são a família que a gente escolhe, e se podemos escolher devemos ser bastante exigentes. Quando somos jovens, temos uma tendência a nos abrirmos rapidamente e nos tornamos amigos de muitas pessoas. Temos também mais tempo disponível para nos dedicar às amizades.

Mas quando os anos vão passando, muitos amigos vão embora da nossa vida. Muitas vezes porque aquelas afinidades da juventude já não existem mais, outras vezes simplesmente porque a vida nos afasta, mas também podemos descobrir que muitos daqueles que nós considerávamos amigos, não são tão amigos assim.

O nosso tempo de vida é o que temos de mais valioso. Não devemos desperdiçar com quem não merece. É melhor e mais produtivo ficar na companhia de um bom livro ou filme do que perder uma ou duas horas com um falso amigo.

Ainda bem que a maturidade nos traz sabedoria e nos mostra com mais clareza quem são as pessoas em que devemos investir o nosso tempo e os nossos afetos! Um amigo de verdade pode ficar ao nosso lado a vida toda, mas é preciso saber também a hora de deixar alguns outros ditos amigos partirem.

Não podemos escolher se sofremos ou não neste mundo... Mas temos algo a dizer sobre quem nos faz sofrer. Eu gosto das minhas escolhas.

John Green, A Culpa é das Estrelas

Nossos caminhos que um dia se cruzaram agora se cruzam cada vez mais, como duas retas transversais, cruzaram-se em apenas um ponto de um plano de infinitos pontos.

Como, no entanto, comparar nossas vidas e sentimentos a uma lógica geométrica se o coração cheio de curvas e contornos insiste em bater? Como calcular distâncias se o desencontro que nos separa é o orgulho, a capacidade de perdoar e a vergonha de assumir? Como? Se com a mentira esquecemos nossos melhores momentos?

Acho que esse é o nosso ponto em comum, por onde passam nossas retas, e os nossos destinos no espaço não passam de um muro apenas, e no tempo uma enorme paciência de esperar, pois nem que seja nessa vida ou na outra, sei que todos os dias vou te amar!

É o Senhor que nos guia pelos caminhos do nosso amor. Te amo!

Andar nos caminhos de Deus é a melhor escolha que alguém pode fazer, pois Ele pode ser tudo que precisamos nas horas de tristeza, dor e aflição.

Aquele que nos criou sabe o que é melhor para nós e suas leis são as pisadas que devemos seguir. Escute as orientações divinas que o Criador deixou para nos guiar e sua vida será com certeza muito abençoada.