Mensagens Interessantes

Você já parou para pensar que cada dia é único e especial?! Um ano é feito de dias, assim como uma vida também é feita de dias. Ao longo da vida uma pessoa vive milhares e milhares de dias, e um nunca vai ser igual ao outro.

Não se acostume a viver de modo automático, banalizando a dádiva que é acordar para a vida diariamente, vivendo uma rotina apática e entediante.

Todos os dias tente fazer ao menos uma coisa que faça você realmente feliz. Não deixe os seus dias passarem em brancas nuvens. Não deixe para amanhã a alegria que você pode viver hoje.

Não desperdice os seus dia! O tempo é a coisa mais preciosa que temos na vida. Todos os dias de manhã deseje a si mesmo um bom dia e faça tudo para ter dias mais felizes!

Você precisa acreditar que em breve tudo vai ficar bem. Eu conheço sua força e por essa razão tenho certeza que suas melhoras vão surgir muito em breve! Eu sei que não é fácil.

Sim, porque às vezes a vida nos faz desacreditar, nos joga para o chão. Mas é aí que temos de encontrar nossa força e superar qualquer desafio. Eu vou estar sempre do seu lado! Força!

Que o seu acordar não seja apenas mais um. Que esta manhã não seja apenas o começo de um novo dia e que as coisas não se sucedam da mesma forma que têm acontecido durante os últimos tempos.

Hoje você terá a oportunidade de fazer tudo diferente, de tentar algo que nunca antes tentou e a possibilidade de quebrar com as rotinas cansativas. Tudo depende da forma como encarar os momentos que estão prestes a chegar. Tenha um ótimo dia!

Sempre que eu penso na pessoa que me tornei, no profissional completo que considero ser, eu penso em você e em todos os colegas que me ajudaram ao longo de todo meu percurso. Quero lhe agradecer pelo ânimo e todo apoio.

Sem os ensinamentos tão valiosos que recebi eunão teria sido capaz de me tornar no ser humano que sou hoje. Claro que tenho ainda muito para aprender. Estamos constantemente em evolução, e isso também aprendi com você.

Eu não sei o que a vida me reservou para o futuro, mas com toda certeza eu estou dotado das ferramentas necessárias para vencer. Ultrapassarei todos os desafios que a vida me propuser, isso é garantido. Você é muito especial para mim. Eu lhe agradeço por tudo.

Boa tarde, meu amor! Espero que o resto do seu dia venha cheio de alegrias e traga junto o aroma do sucesso. E que ao cair da noite você sinta que sua missão foi cumprida, e seu coração se encha de felicidade e gratidão.

Eu amo muito você, e longe ou perto sua imagem vive dentro do meu coração e do meu pensamento. E em todos os instantes torço para que a sua vida seja um passeio cheio de bons momentos e sentimentos.

Tenha uma tarde linda, amor da minha vida!

Perdido estou
Minhas palavras são suas
Suas lágrimas são minhas
Não encontro saída
A cada sorriso seu
me encontro mais perdido
Sinto o seu cheiro na minha pele
Ouço a sua respiração
Ele é sempre assim
Quando chega tudo fica confuso
Tudo me faz lembrar você
Esse é o seu principal sintoma
E eu mais um infectado
Mesmo assim estou feliz
Pois hoje sei que te amo e
te sinto a todo momento em mim.

Há quem pense que a felicidade é privilégio de poucos. Talvez daqueles que têm um belo físico, dos bem nascidos e ricos. Como nos enganamos nessa vida!

A felicidade não é privilégio de ninguém. É sim, um esforço contínuo para reconhecer o belo nas pequenas coisas do cotidiano. Quem não se esforça, dificilmente encontra a felicidade.

Se você não para para ver o pôr do sol dificilmente irá presenciar sua beleza e ser tocado por essa dádiva. Se você não rega as flores do seu jardim como pode ter a felicidade de vê-las florescer? Se você decide não sorrir porque está tendo um dia daqueles, provavelmente não cultivará sorrisos.

Felicidade é esforço e escolha. Nós escolhemos como ver a vida, como lidar com as pessoas. Escolhemos amar ou odiar. Escolhemos perdoar. Somente escolhas generosas, honestas, sinceras e amorosas nos conduzem à felicidade.

A felicidade não cai do céu, ela não bate à nossa porta. É preciso procurá-la em todas as coisas e pessoas. É preciso doar amor, carinho e ajudar ao próximo. É preciso ter fé; fé em nós mesmos, em Deus e nas pessoas que nos rodeiam.

Para tudo isso é preciso esforço e perseverança, mas vale a pena, pois a felicidade nunca desistirá de você. Não desista nunca da felicidade. Seja feliz agora e sempre e lembre-se que a felicidade é contagiante!

Ter uma mãe assim tão íntegra e generosa é a maior sorte que poderia ter na vida. Sou uma filha feliz, realizada, forte e capaz porque você me ensinou a encontrar o melhor de mim. E me encheu de amor e confiança todos os dias!

É também por isso que eu quero lhe agradecer profundamente. Quero que saiba que todos os dias penso em uma forma de lhe reconhecer devidamente todo o bem que me deu, todos os sorrisos que me proporcionou. Mamãe, você é a minha vida!

Que a sorte esteja sempre ao seu lado, bem como o amor e a alegria de existir. Orgulhe-se da educação que me deu, das lutas que teve de vencer por mim e pelo nosso lar. Você é e sempre será o maior exemplo de bondade que conheço. Te amo, mãe!

Todo mundo diz que os amigos são a família que a gente escolhe, e se podemos escolher devemos ser bastante exigentes. Quando somos jovens, temos uma tendência a nos abrirmos rapidamente e nos tornamos amigos de muitas pessoas. Temos também mais tempo disponível para nos dedicar às amizades.

Mas quando os anos vão passando, muitos amigos vão embora da nossa vida. Muitas vezes porque aquelas afinidades da juventude já não existem mais, outras vezes simplesmente porque a vida nos afasta, mas também podemos descobrir que muitos daqueles que nós considerávamos amigos, não são tão amigos assim.

O nosso tempo de vida é o que temos de mais valioso. Não devemos desperdiçar com quem não merece. É melhor e mais produtivo ficar na companhia de um bom livro ou filme do que perder uma ou duas horas com um falso amigo.

Ainda bem que a maturidade nos traz sabedoria e nos mostra com mais clareza quem são as pessoas em que devemos investir o nosso tempo e os nossos afetos! Um amigo de verdade pode ficar ao nosso lado a vida toda, mas é preciso saber também a hora de deixar alguns outros ditos amigos partirem.

Uma pessoa pode sentir-se sozinha quando está longe de suas pessoas queridas, quando não tem (ou pensa que não tem) amigos, pessoas que a entendam, lhe deem carinho, atenção, quando termina um relacionamento afetivo, perde um ente querido... São muitas as possibilidades que trazem o sentimento de solidão.

Mas, a pior solidão que alguém pode sentir é a de não ter a si, estar distante de seu interior, de sua verdade, não saber quem é. Quando não sabemos de verdade o que somos, o que queremos, nos sentimos perdidos e sozinhos. Ora, nem nós mesmos nos conhecemos, por conseguinte, não conseguimos saber ao certo o que somos e queremos, não somos companheiros de verdade da gente. Não agimos seguindo decisões e desejos autênticos, somos levados pela opinião dos outros, pela vida ou por valores que estão dentro de nós mas que aí se instalaram vindo de fora, com nossa permissão, claro, mesmo que inconsciente, mas não representam nosso eu verdadeiro.

Alguém nesse estado pode estar rodeado de gente que a ame, dê apoio, compreensão, mas mesmo assim estará se sentindo só, muito, desesperadamente até. Uma solidão que nada que vem de fora pode aplacar de verdade se algo não for feito pela própria pessoa que se sente solitária.

É muito ruim olharmos para dentro de nós e encontrarmos ideias confusas, valores duvidosos, falta de autoconfiança criada por mensagens incorporadas vida afora e pelo não conhecimento de nossa real identidade. Se eu não sei quem sou verdadeiramente, não me conheço, não sei me ajudar, me acompanhar, me amar.

Essa profunda solidão, da ausência do eu verdadeiro, provoca imensa instabilidade e dor. Muitos distúrbios afetivos podem daí advir, como a depressão, por exemplo. Quem passa ou passou por isso sabe como é duro viver nessa condição. E às vezes nem todo o apoio externo a suaviza.

O caminho para resolver essa solidão interior é voltar-se para dentro, cada um em seu tempo, de seu jeito, às vezes procurando a orientação de alguém habilitado, e tentar resgatar seu eu autêntico, suas vontades, preceitos, qualidades e aptidões que podem estar esquecidos lá no fundo, encobertos por toneladas de elementos errôneos, pensamentos exteriores de qualidade duvidosa e mensagens negativas que se permitiu que estacionassem no íntimo do ser.

Esse trabalho de autoconhecimento e redescoberta, de resgate do eu verdadeiro, nos aproxima mais de nós mesmos, de nossa verdade. Vamos nos achando de novo, percebendo o que temos feito que está ou não de acordo com o que realmente queremos e precisamos. Esse resgate, invariavelmente, faz com que reconheçamos nossas verdadeiras qualidades, limites também (e esses concluímos se podem e devem ser superados, quando e como). Vamos limpando o interior do que não é nosso e percebendo o que de bom temos, vamos reaprendendo a nos gostar.

Assim, começamos a nos nortear novamente na existência, mais seguros, mais senhores e companheiros de nós, mais centrados, com mais autorrespeito, autovalorização. Nos amando e conhecendo mais, sabendo pelo que queremos lutar sinceramente; temos para onde olhar quando procuramos respostas e referências: dentro da gente. Somos uma grande companhia e amizade para nós mesmos, não estamos mais sós. Quando tenho a mim, sinceramente, não me sinto só nem desorientado, Posso ficar confuso às vezes, mas sei como parar, refletir e encontrar o rumo novamente.

Não me sentindo mais só, com falta de mim, posso perceber melhor a vida (e aprender melhor com a leitura que faço dela), seus acontecimentos, as pessoas a meu lado e o que têm de bom a me oferecer. Fico cada vez mais aberto e firme, melhor para viver minha relação comigo e as relações interpessoais de todos os tipos (profissionais, familiares, afetivas, etc.). Fico cada vez mais distante da solidão.

(Marcus Facciollo)
(Portal da Psique)

Você é minha grande amiga, minha eterna irmã! Não importa o porquê da vida nos juntar mas sim o porquê de nada nos separar. Eu adoro você, amiga irmã, e lhe desejo dias e dias de muita felicidade.

Ao seu lado tudo é mais alegre, verdadeiro e intenso. Minha querida, às vezes fico pensando na sorte que tenho em ter você. Passamos por coisas que ninguém tem noção e isso só nos fortalece. Te adoro, querida, ontem, hoje e todos os amanhãs.

Há quem leia livros ou procure a fórmula certa. Há quem pense que existe um segredo e quem parta para longe em busca dela. Todos procuram a felicidade e estão dispostos a tudo para a conseguirem, mas se esquecem de como é simples alcançá-la, pois ela está presente bem dentro de cada um de nós.

Ser feliz é conhecer a essência daquilo que somos e saber alimentar as verdadeiras necessidades de nosso coração. Não é teoria, é pôr em prática a arte de viver plenamente o que a vida nos dá. E tudo acontecerá naturalmente, deixando em nós um sentimento de pleno bem-estar.

À nossa volta encontramos todos os dias pequenas coisas que nos alegram e que nos tocam profundamente. O importante é aprendermos a desfrutar disso por estarmos em constante interação com o mundo que nos rodeia. A felicidade não é algo impossível ou complicado se compreendermos a simplicidade que caracteriza nossa alma.

Meu amor, chegou a hora de darmos as boas-vindas a um novo ano. E recebermos a dádiva de mais 365 dias com alegria e esperança.

Para o novo ano eu prometo amar você cada vez mais. Cuidar, proteger e lutar pela sua felicidade todos os dias, não só deste ano, mas por toda a nossa vida.

Desejo que este seja um ano de felicidade, sucesso e fortalecimento do nosso relacionamento. Feliz Ano Novo, meu amor!

Sonhe com aquilo que você quer ser,
porque você possui apenas uma vida
e nela só se tem uma chance
de fazer aquilo que quer.

Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.
Dificuldades para fazê-la forte.
Tristeza para fazê-la humana.
E esperança suficiente para fazê-la feliz.

As pessoas mais felizes não têm as melhores coisas.
Elas sabem fazer o melhor das oportunidades
que aparecem em seus caminhos.

A felicidade aparece para aqueles que choram.
Para aqueles que se machucam
Para aqueles que buscam e tentam sempre.
E para aqueles que reconhecem
a importância das pessoas que passaram por suas vidas.

(Clarice Lispector)

É sempre fácil examinar as consciências alheias, identificar os erros do próximo, opinar em questões que não nos dizem respeito, indicar as fraquezas dos semelhantes, educar os filhos dos vizinhos, reprovar as deficiências dos companheiros, corrigir os defeitos dos outros, aconselhar o caminho reto a quem passa, receitar paciência a quem sofre e retificar as más qualidades de quem segue conosco...

Mas enquanto nos distraímos em tais incursões à distância de nós mesmos, não passamos de aprendizes que fogem, levianos, à verdade e à lição.

Enquanto nos ausentamos do estudo de nossas próprias necessidades, olvidando a aplicação dos princípios superiores que abraçamos na fé viva, somos simplesmente cegos do mundo interior, relegados à treva.

Despertemos a nós mesmos, acordemos nossas energias mais profundas para que o ensinamento de Cristo não seja para nós uma bênção que passa, sem proveito à nossa vida, porque o infortúnio maior de todos para a nossa alma eterna é aquele que nos infelicita quando a graça do Alto passa por nós em vão!

O mês de dezembro é o mais importante, mais belo e deslumbrante. É nesta etapa do ano que as festas têm um sabor mais delicioso e os relacionamentos são mais genuínos. Dezembro é o mês do amor!

É este calor típico do dezembro que me traz mais inspiração e força para superar desafios. Vamos viver esta data com paixão, alegria e muito emoção positiva. Seja bem-vindo, dezembro!

Bom dia, minha mulher, minha amada, minha vida. Que seu acordar seja calmo e leve e que sua manhã seja com um despertar tranquilo.

Receba meu beijo e meu abraço sincero de quem ama você todos os dias. Levarei-a na minha mente durante o passar das horas e até o momento de encontrá-la novamente no fim de tarde.

Tenha um bom dia, amada esposa!

É normal essa tristeza profunda que você está sentindo, querida amiga. A família é uma fortaleza, o abrigo onde nascemos e crescemos, onde nos tornamos quem somos. Perder um familiar é, portanto, como se parte desse refúgio desaparecesse, como se sofresse um abalo e, de repente, tudo estivesse se desmoronando. É um sentimento de injustiça e impotência que não conseguimos controlar.

Seria bom se as lágrimas que nos escorrem pela face, formassem um rio que pudesse trazer de volta aqueles que já partiram. Desse jeito saberíamos que chorar não é em vão. Mas a realidade que temos de enfrentar é bem diferente e se lamentamos tanto a morte é porque não termos poder de dar vida aos que tiveram de partir.

É difícil, sem dúvida, mas você tem de acreditar que vai conseguir superar essa perda. A vida continua, por isso, tenha força para permanecer na luta pelos seus sonhos e objetivos. Eu estarei aqui do seu lado para te apoiar.

Se somos gratos pelas coisas boas que nos acontecem na vida e ficam guardadas em nossas memórias, devemos ser mais gratos ainda por tudo aquilo que permanece do nosso lado e continua fazendo parte do nosso dia a dia.

Você foi uma bênção que surgiu no meu caminho. Mas, melhor do que isso, você se tornou a minha melhor amiga, está sempre presente em todos os momentos e eu sinto que a nossa amizade nunca irá terminar. Obrigada por tudo isso!

Tenho amigos que não sabem o quanto são meus amigos. Não percebem o amor que lhes devoto e a absoluta necessidade que tenho deles. A amizade é um sentimento mais nobre que o amor, eis que permite que o objetivo dela se divida em outros afetos, enquanto o amor tem intrínseco o ciúme, que não admite a rivalidade.

Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todo os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos! Até mesmo aqueles que não percebem o quanto são meus amigos e o quanto minha vida depende de suas existências.

A alguns deles não procuro, basta-me saber que eles existem. Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida, porque não os procuro com assiduidade, não posso lhes dizer o quanto gosto deles. Eles não iriam acreditar! Muitos deles estão lendo esta crônica e não sabem que estão incluídos na sagrada relação de meus amigos.

Mas é delicioso que eu saiba e sinta que os adoro, embora não declare e não os procure. E às vezes, quando os procuro, noto que eles não tem noção de como me são necessários, de como são indispensáveis ao meu equilíbrio vital, porque eles fazem parte do mundo que eu, tremulamente, construí e se tornaram alicerces do meu encanto pela vida.

Se um deles morrer, eu ficarei torto para um lado. Se todos eles morrerem, eu desabo! Por isso é que sem que eles saibam, eu rezo pela vida deles. E me envergonho porque essa minha prece é, em síntese, dirigida ao bem-estar. Ela é, talvez, fruto do meu egoísmo.

Às vezes mergulho em pensamento sobre alguns deles. Quando viajo e fico diante de lugares maravilhosos, cai-me alguma lágrima por não estarem junto de mim, compartilhando daquele prazer.

Se alguma coisa me consome e me envelhece é que a roda furiosa da vida não me permite ter sempre ao meu lado, morando comigo, andando comigo, falando comigo, vivendo comigo, todos os meus amigos, e, principalmente os que só desconfiam ou talvez nunca vão saber que são meus verdadeiros amigos! A gente não faz amigos, reconhece-os!

“Quando mais conheço o mundo, mais me desagrada. E o tempo confirma a minha crença na inconsistência do caráter humano e no pouco que se pode confiar nas aparências de bondade ou inteligência.”

“O bom filósofo só tira benefício de onde ele existe.”

“Sempre se aprecia muito o poder de fazer qualquer coisa com rapidez e não se presta atenção às imperfeições com que se faz.”

“As discussões se parecem demais com as disputas.”

“A vaidade é um defeito. Mas o orgulho, no caso de pessoas de inteligência superior, acredito que seja válido.”

“Me pergunto quem seria o primeiro a descobrir a eficácia da poesia para acabar com o amor.”

“Somos poucos os que temos valentia suficiente para nos apaixonarmos completamente se a outra parte não nos encoraja.”

“O orgulho está relacionado com a opinião que temos de nós mesmos; a vaidade, com o que queríamos que os demais pensassem de nós.”

(Jane Austen)

Todos os finais são recomeços, por mais que ainda não se tenha a clareza para conseguir enxergar isto. Tenha ânimo para começar de novo. Se lhe dói o peito e a alma, é sinal de que está vivo, então encare isto como uma dádiva e não se deixe desanimar. Pense sempre que o melhor ainda pode estar por vir.

Não pense no passado achando que poderia ter feito as coisas de maneira diferente, isso não mudará nada. Mas olhe para trás para aprender com os tropeços que deu e, se preciso for, voltar ao ponto de partida. Saiba que ainda que seja preciso seguir o mesmo caminho, você estará diferente, por isso os seus passos não serão iguais. Tenha ânimo e força para dar cada passo com firmeza e entusiasmo, como se fosse a primeira vez.

Se decidir seguir um novo caminho, siga em frente com o espírito renovado, com a certeza de que cada novo dia é uma nova chance para fazer tudo diferente e melhor. Não se deixe abater pelas frustrações, pelo infelicidade. Não há dor que dure para sempre. O tempo tudo cura, mas é preciso ter paciência e perseverança, pois nos momentos de tristeza e sofrimento, o tempo parece não passar. Mas ainda assim, não perca o ânimo. Num coração cansado, o tempo bate mais devagar.

Agora que mais uma etapa da minha vida está concluída, eu quero agradecer a todos que de diferentes formas contribuíram para que esta formatura fosse possível.

Ninguém triunfa sem ajuda e o melhor de cada vitória é poder dividi-la com quem é importante para nós. Por isso, neste dia tão marcante, eu quero compartilhar minha alegria e dedicar minha gratidão a todos que fazem parte da minha vida!

Você é um segundo pai para mim! A vida, querido sogro, nunca para de nos surpreender. Ela jamais desiste de oferecer pessoas e momentos indescritíveis. Você é uma dessas pessoas e juntos passamos momentos ímpares.

Eu nunca vou esquecer as coisas maravilhas que você me ajudou a descobrir. E seu jeito de ser é mais que uma inspiração para mim. Agradeço por tudo, meu sogro!

Tudo que quero para este dia é ter sua maravilhosa presença. O sol pode estar brilhando no céu e todas as coisas estarem correndo na perfeição, mas apenas se tiver a oportunidade de ver você é que me sentirei completa.

O amor está no ar e é esse o sentimento que respiro a cada momento. Fique comigo hoje e sempre e eu prometo que farei você muito feliz.

Algumas pessoas dizem ou fazem coisas que o machucam, mas você tem a habilidade
dada por Deus para amar essas pessoas. Uma boa forma de começar é seguir a bem conhecida regra de ouro. Não é fácil. De fato, requer disciplina. Mas Deus o ajudará se você realmente desejar fazê-lo. A disciplina é sua amiga, é a habilidade que Deus lhe dá para caminhar nos caminhos dEle. Embora seja difícil, a disciplina é um desconforto temporário que pode
trazer alegria permanente ou prazer em longo prazo.Se você é ferido e aprende a vencer isso, terá uma valiosa ferramenta para ajudar os outros. Deus nos conforta para que possamos confortar outras pessoas. Aqui está a progressão: somos feridos... Permitimos que Deus
nos cure... Estamos prontos a socorrer os outros. Ferida... Cura... Socorro! É um processo que, literalmente, pode mudar sua vida e a vida de muitas outras pessoas ao seu redor.


(Joyce Meyer)

A separação de talento e habilidade é um dos conceitos mais incompreendidos por pessoas que têm sonhos e querem alcançar alguma coisa na vida. Talento você tem naturalmente, habilidade só é desenvolvida através de horas e horas e horas de trabalho no seu ofício. (...) Não há nenhuma maneira fácil de contornar isso. Não importa o quão talentoso você é, seu talento vai falhar se você não está qualificado, se não tiver habilidade, se você não estudar, se você não trabalhar duro e dedicar-se a ser melhor a cada dia, você não vai ser capaz de comunicar com o seu talento da forma que você quiser. (...) A única coisa que eu vejo que é distintamente diferente sobre mim é que eu não tenho medo de morrer na esteira. Você pode ter mais talento do que eu, você pode ser mais esperto do que eu, mas se estivermos na esteira juntos, acontece uma de duas coisas: você vai sair primeiro ou eu vou morrer. É realmente muito simples.

(Will Smith)

Não fico triste com as amizades que não dão certo. Eu quero ter amigos verdadeiros ao meu lado e esses nunca me desiludem.

Aqueles que se revelam falsos nem deveriam ter entrado na minha vida. E se sinto alguma decepção, foi por ter dado confiança a pessoas que nunca mereceram.

Quando uma amizade não corresponde às expectativas, encontro conforto em todas as outras que tenho orgulho em ter. Pois é com as amizades falsas que percebemos realmente o valor das verdadeiras.

Tenho saudade do teu nome,
da cor da tua pele,
do sorriso que engole meu beijo,
do incolor das horas que vão depressa.

Tenho fome do carinho que conforta,
do colo que deita minha cabeça,
do calor que traz com o beijo,
as palavras que só amantes sussurram.

Tenho medo, algumas vezes,
que esqueça meu carinho noutro,
que nossa água não mate mais a sede
desta louca vida distante dos olhos.

Tenho sonhos, ainda agora mais apaixonado,
corro meus desejos por onde jamais imaginei,
faço planos para dois, nós é claro,
como se nada é espera, nada é para depois.

Tenho horas de desespero, um pouco,
quando lembro onde está, não sei com quem,
preciso então me lembrar que é amor o que sinto,
tanto, que jamais serei capaz de mostrá-lo.

O coração de uma criança é um coração do bem, glorioso, radiante e leve com muito amor e alegria. É por isso que devemos seguir o exemplo das crianças e aplicar no dia a dia dos adultos. A felicidade é o mais importante!

Seria ótimo que todo mundo seguisse os passos daquele menino ou menina que aceita a vida do jeito que ela é. Passaria a existir menos lugar para intrigas ou oportunismos, guerras e desavenças. Quem sabe um dia não serão vocês a comandar este mundo, crianças?

Façam o que sabem melhor: sorrir, brincar. Nunca percam esse brilho cativante no olhar e sem qualquer dúvida tocarão no coração de muitas pessoas. A vida merece ser vivida assim, com ternura, com entrega, com emoção.