Um Dia...


Um dia você pára de esperar. Você pára de sonhar, de desejar e de se importar. E você entende que andou sozinho a maior parte da tua vida. Quanto mais cedo você compreende essa assustadora verdade, mais preparado você ficará para viver neste lugar desamparado.

Um dia você acorda e tudo está preto e branco. Você tenta desesperadamente encontrar um pouco de cor, mas é inútil. Você tenta pintar uma nova realidade, mas você não é um artista. Até que um dia você simplesmente esquece a beleza de um mundo colorido.

Um dia você acha que encontrou o amor. Mas na realidade você não encontrou. Você tropeçou e caiu no amor. Se o amor fosse tão bom, será que ele te faria cair? O que parecia ser um grande ponto de apoio acabou por ser uma pedra de tropeço. E você fica no chão, sofrendo e se perguntando: Será que eu quero me levantar de novo?

Um dia você se olha no espelho e não reconhece a pessoa do outro lado. E você tenta rastrear seus movimentos, suas escolhas, suas encruzilhadas. Só para tentar descobrir onde você se separou da sua concha. E você tenta descobrir: será que você vai encontrá-la, e vai se encontrar? Você quer se encontrar? Será que vale a pena?

Um dia, o sol deixa de te aquecer, e a chuva não consegue mais limpar a mancha de uma existência miserável. A comida não tem o mesmo gosto, e mesmo que tivesse, nunca conseguiria disfarçar o gosto ruim e azedo que dominou a sua boca.

Um dia você esquece como sorrir. Como sorrir de forma genuína. Você só mexe os lábios, você finge. Você é oco, vazio, você não tem motivação, inspiração, força de vontade. E todos os dias você vai para o seu próprio funeral, e você não tem últimas palavras para dizer. Você cava, cava e cava. Você vai enterrando partes de você. Sem últimos sacramentos, sem orações. Apenas silêncio e apatia. Tudo o que você pode fazer é continuar cavando. Porque isso é o que você faz melhor: você cava suas próprias sepulturas.

Um dia você simplesmente se recusa a ligar a luz. Ela não pode mais te ajudar. Mas a escuridão também não é sua amiga. Porque você não tem amigos. Você tem conhecidos, pessoas que te testam e te usam como um fantoche para a sua própria diversão.

Um dia todos os seus medos e fraquezas aparecem na sua porta. E eles não tocam a campainha. Eles derrubam a porta, te derrubam e roubam tudo o que você tem. Seu mundo desaba e você só pode olhar enquanto tudo desmorona.

Um dia... Um dia você decide escrever sobre esse dia. E quando você termina de escrever você entende que... Hoje é esse dia.

Mensagens Relacionadas

A chave para mudar o padrão das relações viciadas ou desgastadas, transformar a rotina e recuperar o espírito de entusiasmo e cooperação está em cultivar atitudes baseadas na espiritualidade.

- Procure em seu trabalho um sentido maior do que apenas um meio de sobrevivência.

Por menos gratificante que seja sua função, é um elo na imensa cadeia de trabalho que traz prosperidade e bem-estar coletivos.

- Identifique seus dons e habilidades.

Ter consciência de que você é a pessoa certa no lugar certo é fundamental para a realização. A competência tem relação direta com o prazer. Avalie se sua função preenche sua necessidade de satisfação pessoal. Se não, é hora de começar a pensar em mudar de emprego ou profissão.

- Aceite e compreenda as diferenças.
Procure ver os aspectos positivos que todos nós temos e exercite a capacidade de perdoar e se colocar no lugar das outras pessoas. Isso evita atritos e desgastes desnecessários.

- Aprenda com a diversidade de pontos de vista.
Pessoas com formação cultural, idade ou nível social diferentes do nosso têm muito a nos acrescentar. Tente se abrir para quem parece diferente de você.

- Exercite o afeto e a gentileza com chefes e colegas.
Um sorriso, ou um gesto atencioso, são suficientes para tornar as relações mais amistosas e produtivas. Seja como um ponto de luz no seu ambiente de trabalho.

- Acredite que você tem vasto potencial a ser explorado.
Às vezes perdemos chances de expansão ou mudança na profissão por não apostar em nós mesmos. É o caso de quem acha não ser capaz de aprender outro idioma.

- Viva o momento presente.
Um dos princípios do budismo destaca a importância de estar sempre focado no momento presente e fazer todas as coisas como se fosse a primeira vez. Isso nos dá motivação e nos conecta com nosso foco.

- Equilibre trabalho, família e espiritualidade.
Dê a devida atenção a cada uma dessas áreas da vida, sem achar que uma é mais importante que outra.

(Alkíndar de Oliveira)

Será que existe alguma forma de transformar aquela rotina chata e repetitiva, executada todos os dias, em algo que realmente traga felicidade para a sua vida? Como será possível com as mesmas tarefas diárias, encaixar alguns momentos de alegria a este hábito?

Se estiver em mente algo milagroso e muito fácil, nem é preciso terminar de ler este texto, pois tudo depende de muita dedicação e principalmente de grandes doses de força de vontade. Encontrar um tempinho para adicionar momentos de felicidade a sua vida, pode ser um pouco difícil, pois ainda não é possível adicionar horas ao seu dia, e tudo deverá ser feito ao mesmo tempo que excuta todas as suas tarefas do dia a dia.

Comece uma lista com as coisas que o faz feliz, de preferência com eventos que estão ao seu alcance, para não tornar o processo ainda mais difícil. Pode ser tomar aquele sorvete que mais gosta, ou bater um papo com aquela sua tia que mesmo morando tão perto, vocês quase nunca se veem.

Programe o seu dia com a inclusão de um desses momentos de felicidade, pode ser que na primeira tentativa, não dê certo, por falta de tempo ou por qualquer outra eventualidade. Mas não desista! Tente novamente até conseguir viver aquele momento que o faz feliz, e depois verá como todos os problemas que foram vividos durante o dia, se transformaram numa satisfação imensa por ainda estar vivo e ter a certeza que ainda pode ser feliz.

A vida se faz todos os dias. A vida se escreve diariamente. Não espere pela sexta-feira ou pelo feriado para ser feliz. Todo dia de vida é um dia que vale a pena ser bem vivido, todos os dias podem ser especiais.

Ao acordar, agradeça a Deus pela oportunidade de estar vivo, pela capacidade de sonhar, pelas chances de realizar. Ao acordar, escolha ser feliz, escolha ter um bom dia, por mais que você saiba das dificuldades que irá enfrentar na sua jornada.

Encare tudo como um aprendizado. Não coloque mais peso nas coisas do que elas realmente têm. Tente levar a vida de uma maneira leve. Pense que viver não é apenas cumprir tarefas. Viver é acordar, é almoçar, jantar e dormir. Viver é trabalhar e sorrir. Viver é estar com os amigos e a família. Viver é aprender e é se divertir.

Não deixe os seus dias passarem em brancas nuvens. Não deixe os seus dias passarem sem que você veja, sem que viva, sem que sinta. Ao acordar todos os dias de manhã, desperte para a vida. Deseje-se um bom dia e escolha ter um bom dia.

Meu amor, Feliz Dia da Mulher!

Este dia parece até que foi pensado em você em particular, meu bem. Que bela homenagem, esta que o mundo inteiro está hoje oferecendo a você. Parabéns! Farei de seu dia, um dia merecedor para sua pessoa tão bonita, por dentro e por fora.

Você é o amor da minha vida. O amor de meu sempre. Compartilhar minha vida com você é açúcar para o bolo da nossa união. E é bom demais saber que meus dias carecem sempre da sua companhia, sempre tão presente, sempre tão ativa. Você deve se sentir orgulhosa todas as manhãs e todas as noites porque seu jeito me conquista a toda hora. Você é guerreira, é lutadora, é uma vencedora com todas suas virtudes e com todos seus defeitos. Isso faz de você perfeita. Isso faz de você uma mulher apaixonante.

Feliz dia, mulher de meu sempre.

Nem todas as pessoas conseguem com facilidade se desapegar daquelas coisas que só trazem para nossas vidas ainda mais atrasos. Tarefas não concluídas que permanecem no fundo da gaveta, ressentimentos que perduram por um longo período atrapalhando a relação com uma pessoa querida, ou até manter uma relação com alguém que só trouxe a você desilusão e tédio.

Mesmo que para alguns, eliminar este tipo de coisas da vida seja como uma dura batalha contra os seus sentimentos, se desprender do que não lhe faz bem ou já não tem mais interesse em terminar, pode trazer inúmeros benefícios para a vida de quem se liberta.

Com a extinção dos projetos inacabados que já não trazem a mesma satisfação de quando foi começado, sua vida fica com espaço disponível para novos objetivos mais fáceis de serem alcançados.

De vez em quando faça uma faxina em todos os setores da sua vida, retome apenas os planos que realmente estão ligados a bons sentimentos e dê adeus a tudo que você já dava por esquecido. Resolva também aqueles ressentimentos do passado que ainda trazem más consequências no presente.

Mas se ainda estiver em dúvida no que deixar ou eliminar, lembre-se que o mais importante é afastar de uma vez aqueles obstáculos que impediam você de encontrar a felicidade.