Mensagens de Tristeza


O título desse texto na verdade não é meu, e sim de um poema do uruguaio Mario Benedetti. No original, chama-se "Alegría de la tristeza" e está no livro "La vida ese paréntesis" que, até onde sei, permanece inédito no Brasil.

O poema diz que a gente pode entristecer-se por vários motivos ou por nenhum motivo aparente, a tristeza pode ser por nós mesmos ou pelas dores do mundo, pode advir de uma palavra ou de um gesto, mas que ela sempre aparece e devemos nos aprontar para recebê-la, porque existe uma alegria inesperada na tristeza, que vem do fato de ainda conseguirmos senti-la.

Pode parecer confuso mas é um alento. Olhe para o lado: estamos vivendo numa era em que pessoas matam em briga de trânsito, matam por um boné, matam para se divertir. Além disso, as pessoas estão sem dinheiro. Quem tem emprego, segura. Quem não tem, procura. Os que possuem um amor desconfiam até da própria sombra, já que há muita oferta de sexo no mercado. E a gente corre pra caramba, é escravo do relógio, não consegue mais ficar deitado numa rede, lendo um livro, ouvindo música. Há tanta coisa pra fazer que resta pouco tempo pra sentir.

Por isso, qualquer sentimento é bem-vindo, mesmo que não seja uma euforia, um gozo, um entusiasmo, mesmo que seja uma melancolia. Sentir é um verbo que se conjuga para dentro, ao contrário do fazer, que é conjugado pra fora.

Sentir alimenta, sentir ensina, sentir aquieta. Fazer é muito barulhento.

Sentir é um retiro, fazer é uma festa. O sentir não pode ser escutado, apenas auscultado. Sentir e fazer, ambos são necessários, mas só o fazer rende grana, contatos, diplomas, convites, aquisições. Até parece que sentir não serve para subir na vida.

Uma pessoa triste é evitada. Não cabe no mundo da propaganda dos cremes dentais, dos pagodes, dos carnavais. Tristeza parece praga, lepra, doença contagiosa, um estacionamento proibido. Ok, tristeza não faz realmente bem pra saúde, mas a introspecção é um recuo providencial, pois é quando silenciamos que melhor conversamos com nossos botões. E dessa conversa sai luz, lições, sinais, e a tristeza acaba saindo também, dando espaço para uma alegria nova e revitalizada. Triste é não sentir nada.

(Martha Medeiros)

Você é o melhor marido do mundo! Estarei sempre de seu lado todos os dias, todas as noites. Em todos os momentos. Sinto que você tem andado diferente, um pouco triste. Não posso permitir isso. Seu sorriso é valioso demais para mim. Então sua gargalhada nem se fala. Juntos, vamos combater essa ansiedade e receber de volta a felicidade em nosso lar para que você abrace a alegria em seus dias.

Não existe problema que a gente não resolva. Você é um homem tão bondoso. É um homem absolutamente lindo, por dentro e por fora. Tem um coração que faz até tremer qualquer beleza da vida. O segredo é relativizar! Tenho certeza que a gente vai dar a volta por cima. É só encontrar o problema, com muita calma, e depois é resolver ele. Tratar ele como uma pedra no sapato. Seja ele qual for. Nada vai impedir que a alegria regresse ao seu coração. Nada. Eu prometo isso a você, meu amor.

A felicidade está desejosa de receber você de volta.
Estou sempre com você. Te amo.

Por todos os fantásticos momentos que juntos vivemos e pelas incríveis aventuras que ambos partilhamos, nossa despedida, que se avizinha, é uma notícia mais do que triste.

Você vai embora e deixará meu coração vazio. Ficarão as lembranças de suas palavras e gestos, mas, ainda assim, sentirei sua falta. Jamais vou esquecer você, querido amigo, para o resto da minha vida.

Minha amiga querida, sei que você anda pensando que a vida não tem sido muito boa com você. Mas nada acontece por acaso! É preciso tentar descobrir o enigma de cada obstáculo que surge em nossa vida, para crescer com eles.

Você é uma pessoa forte, inteligente, talentosa e merece ser feliz. E sei que saberá tirar grandes lições de cada momento difícil que vem enfrentando.

No momentos de tristeza e desânimo, não há nada melhor do que um colo amigo. E eu quero que saiba que pode sempre contar com o meu abraço e com o meu sorriso.

Quando quiser falar, estarei sempre pronta para ouvir, e se por acaso chorar, eu saberei lhe confortar. Mas saiba que não quero enxugar as suas lágrimas, quero lhe ajudar a parar de chorar, pois sei que não há melhor remédio para curar a tristeza do que a verdadeira amizade.

Conte sempre comigo!

Foi com profunda tristeza que recebi a notícia do falecimento de seu pai, querido amigo. Embora a morte seja a realidade das nossas vidas, sei que você está sofrendo por tudo o que o seu pai representava para a sua família.

Tenha coragem para superar este momento de dor e não se esqueça que eu estarei do seu lado para o que você precisar. Os meus pêsames para você e para todos os seus familiares.

Dizem que quando oramos, nós estamos falando com Deus, mas quando meditamos, Deus é quem fala conosco. Minha querida amiga, minha irmã de missão na vida, neste momento difícil, busque silenciar o seu coração de todas as inquietações e ansiedade, e humildemente escute a voz do Senhor. Em alguns momentos, ela pode não parecer ser muito clara, mas não duvide, confie em Deus. Ele vai aquecer o seu coração e lhe dar o conforto que precisa para entender qual é o melhor caminho a seguir.

Deixe Deus falar com você e tocar o seu coração. Ele lhe transmitirá a mensagem que você precisa quando você menos esperar, e da maneira mais inesperada também. Deus sempre escreve certo por linhas tortas para nos fazer aprender e crescer. Entregue as suas fraquezas a Deus e Ele lhe fará uma pessoa forte.

Não tenha dúvidas: sempre que você chamar e clamar por Deus ele vai ouvir, e sempre que você Lhe fizer um pedido, sempre que você Lhe fizer uma pergunta, Ele vai responder. Você só precisa preparar o seu coração para entender as mensagens que o Senhor tem para você.

Caminhe sempre com fé!

Tem dias que não estamos pra samba, pra rock, pra hip hop, e nem por isso devemos buscar pílulas mágicas para camuflar nossa introspecção, nem aceitar convites para festas em que nada temos para brindar. Que nos deixem quietos, que quietude é armazenamento de forças e sabedoria, daqui a pouco a gente volta, anunciando o fim de mais uma dor – até que venha a próxima, normais que somos.

(Martha Medeiros)

Eu jamais iria imaginar que você sairia
antes de mim do trabalho. Amiga, você vai
fazer muita falta, pois você era a alegria
das minhas manhãs.

Eu não consigo imaginar outra pessoa me fazendo
companhia na mesa, eu não imagino outra pessoa
me dando as melhores dicas, eu não imagino outra
pessoa levando as melhores sobremesas e, entre
outras coisas.

Saiba que esses 10 anos juntas, você ganhou uma
grande amiga e, eu sei que por mais que a gente
não se encontre todos os dias, a gente vai se ver
muito.

Nunca esqueça de mim amiga, pois eu preciso de você
perto de mim.

Deus sorri para você no nascer do sol, numa flor que lhe aparece no caminho, uma ave que cruza o seu horizonte, no sorriso de uma criança. Deus não lhe abandona, Ele não quer lhe ver triste. Passamos por momentos difíceis na vida, é verdade. Mas não devemos nunca perder o entusiasmo e a motivação.

Preste atenção nos pequenos sinais que a vida lhe dá, às vezes é numa brisa morna que recobramos as forças, às vezes é num pôr do sol que percebemos como a vida é bela e merece ser plenamente vivida, a todo fôlego. Não se deixe abater, não se deixe desesperar. Logo esta fase complicada vai passar, abra-se ao novo e ao bom e você verá como a sua visão irá se limpar.

Quando estiver triste, lembre-se que Deus está sempre com você e Ele nos mostra como a vida vale a pena ser bem vivida mesmo nas pequenas coisas.

A tristeza é um sentimento inevitável. Nalgum momento das nossas vidas ela vai bater na porta do nosso coração e sem licença vai entrar, se sentar e ocupar um lugar que não lhe pertence. E ela vai ficar, por um tempo que não lhe é devido.

Cabe a cada um de nós saber como expulsá-la. Mas, meu querido namorado, eu sei que nem sempre é fácil lidar com ela, e essa maldita tristeza pode ser insuportavelmente teimosa.

Mas lute, seja corajoso, conheça os seus limites e se faltar força, a minha estará sempre ao seu dispor. Eu estarei aqui, do seu lado, para ajudar, apoiar, dar ânimo ou simplesmente estar. Meu amor, nunca desista! Levante os olhos e enfrente essa tristeza com um sorriso desafiador, e aos poucos verá como os dias irão nascendo mais luminosos.

Não ceda perante a tristeza, ela apenas existe para nos lembrar como é bom se sentir feliz. Você merece ter o seu coração preenchido de paz, de felicidade.

Se concentre nesse objetivo, se foque nas pessoas que amam você, e nas que você ama. Se segure na fé, na esperança, no amor, em sonhos lindos, e muito em breve um novo dia amanhecerá radiante de luz e alegria!

E aí, amiga?
Tudo bem com você?
Estas palavras vão parecer um pouco caretas, mas são de coração. Aqui vai:

A amizade é o tipo de relação que nos engrandece o ego, ela faz com que a gente se sinta abraçada pela vida em todos os momentos – os tristes e os de alegria. Nossa amizade é ainda muito recente, mas alguma coisa me diz que será longa e verdadeira.

Desde nossas conversas, até ao seu jeito, francamente, eu sei que não me vou enganar em relação à sua amizade. Você me parece, acima de tudo, honesta, e o que a gente pretende das pessoas? Não é isso mesmo? A verdade? Então, eu encontro isso em você. Este mundo já é tão cruel e enganador que viver uma amizade como a que a gente está vivendo é ouro, aliás, é mais que ouro – é tudo que existe de bom.

Conte comigo para tudo, sempre.
Mega beijo, amiga.

Todo o casamento passa por dificuldades. Não dá como fugir a essa realidade. É até natural, porque uma união é composta por pessoas que tem seus pontos de vista, por vezes opostos. Até o passar do tempo esconde o amor e o carinho que a gente sente.

Na verdade, o casamento não está imune às crises, aliás, às crises são desafios, são pequenas batalhas onde a gente tem de saber ultrapassar com a força e empenho que são tão próprias do sentimento ímpar que é o amor. Acontece que por vezes, a gente questiona tudo. Questiona até se é hora de pôr fim ao matrimônio. Tudo isso e muito mais tem de ser bem pensado. A ponderação é o lema nessas horas de tristeza e angústia.

É fundamental lembrar que o casamento é composto por pessoas que não são perfeitas. E todo o mundo erra, mas nem todo o mundo perdoa.

O casamento é sinónimo de família e isso é deveras lindo.
Faça por onde. Faça da sua união um local de conforto.

Parabéns a nós, amor! Mais um aniversário de casamento. Bem que eu mereço festejar, porque não é fácil aturar você ao longo de um ano inteiro. Brincadeira, meu bem. A nossa relação está de parabéns. O mundo, com certeza, agradece a gente. É que nós dois enobrecemos o maior sentimento do mundo: o amor.

Hoje é um dia muito feliz. É dia de comemorar a vida da nossa união. Peço a Deus que a gente festeje este dia e por esse motivo durante toda a vida. De minha parte, só tenho a agradecer a você por toda paciência, por todo o carinho e ternura que tem para comigo. Sem você, minha vida seria um local bem triste, aliás, confesso que não sei sequer se conseguiria viver com meu sorriso na boca sem você a meu lado.

Você é minha vida, você é meu sorriso e meu caminho.
Parabéns a nós dois por fazermos do amor, a nossa casa.
Próximo ano há mais.
Amo você e viva nós dois.

Sempre discordei quando diziam que os amigos são para as ocasiões. Aos meus, sempre os encarei como sendo para toda a vida. No entanto, não exigindo perfeição de ninguém, sempre esperei lealdade e sinceridade em retorno. Sobretudo de você, em quem sempre confiei, confidenciei e partilhei minha vida.

Sua atitude me desiludiu muito e eu quero que saiba que estou profundamente triste com você.