Mensagens de Acreditar

Valorize sua família. O maior erro que você pode cometer é ignorar aqueles que lhe deram teto, afeto e lhe ensinaram tudo que sabe. Ao contrário de outros amores, o amor da família é incondicional e será impossível encontrar outro tão genuíno como esse.

É verdade que às vezes membros da família nos desiludem, mas não existe perfeição em nenhum lugar. Ame seus familiares com seus defeitos e virtudes e acredite que eles também farão o mesmo por você.

Você que chegou ao seu trabalho,
Ore e peça iluminação,
Faça a agenda e programe seu dia,
Isso chama-se reflexão.

Agora com tudo planejado,
Comece a trabalhar.
Isso chama-se ação.

Acredite que tudo vai dar certo.
Isso chama-se fé.

Faça tudo com alegria.
Isso chama-se entusiasmo.

Dê o melhor de si.
Isso chama-se perfeição.

Deus está com você.
Isso chama-se amor!

Ter um bom dia,
Isso chama-se sorria!

Errar é humano, mas é também demasiado recorrente. O que é difícil é sabermos reconhecer o erro, assumi-lo e ter a nobreza de pedir desculpas por ele.

Hoje eu reconheço e assumo o erro que cometi com você, e com humildade e sinceridade peço por perdão. Me desculpe, querida amiga!

Saiba que nunca tive intenção de a magoar, pois gosto muito de você e sua amizade é importante para mim. Espero que consiga ser melhor pessoa do que eu fui e me perdoe.

Que você possa encontrar no seu coração disposição e vontade para relevar o meu erro, e que possamos manter nossa amizade.

Acredite na minha sinceridade, no meu arrependimento, no meu carinho por você e me desculpe. Nossa amizade merece que apostemos nela!

Altos e baixos existem em todos os relacionamentos, mas é bem melhor quando estamos unidos e felizes desfrutando do nosso amor. Ultimamente têm sido muitas as discussões sem necessidade e eu não quero atribuir culpas a ninguém, apenas quero ser feliz ao seu lado.

Acredite que estou tentando melhorar nos meus piores defeitos, pois sei que você merece alguém que o faça feliz. Precisamos de um esforço, cultivar a paciência e tentar uma maior compreensão. Dessa forma, será possível deixar esta fase negativa para trás.

Comece mudando a si mesmo. Ninguém muda o mundo se não consegue mudar a si mesmo. Cuide da Saúde do Planeta. Não desperdice água, não jogue lixo no lugar errado, não maltrate os animais ou desmate as árvores. Por mais que você não queira, se nascemos no mesmo planeta, compartilhamos com ele os mesmos efeitos e consequências de sua exploração.

Seja responsável: não culpe os outros pelos seus problemas, não seja oportunista, não seja vingativo. Quem tem um pouquinho de bom senso percebe que podemos viver em harmonia, respeitando direitos e deveres.

Acredite em um mundo melhor. Coragem, Honestidade, Sinceridade, Fé, Esperança são virtudes gratuitas que dependem de seu esforço e comprometimento com sua Honra e Caráter. Não espere recompensas por estas virtudes, tenha-as por consciência de seu papel neste processo.

Tenha Humildade, faça o Bem, trabalhe. Não tenha medo de errar, com humildade se aprende, fazer o bem atrairá o bem para você mesmo e trabalhando valorizarás o suor de teu esforço para alcançar seus objetivos.

Busque a Verdade, a Perfeição, uma posição realista frente aos obstáculos, uma atitude positiva diante da vida. Defenda, participe, entregue-se à luta pacífica pela Justiça, Paz e Amor. Um mundo justo é pacífico, e onde há paz pode-se estar preparado para viver um grande Amor.

De uma coisa podemos ter certeza:

De nada adianta querer apressar as coisas;
tudo vem ao seu tempo,
dentro do prazo que lhe foi previsto,
mas a natureza humana não é muito paciente.

Temos pressa em tudo,
aí acontecem os atropelos do destino,
aquela situação que você mesmo provoca
por pura ansiedade de não aguardar
o Tempo Certo.

Mas alguém poderia dizer:
Mas qual é esse tempo certo???

Bom, basta observar os sinais...
Quando alguma coisa está para acontecer
ou chegar até sua vida,
pequenas manifestações do cotidiano,
enviarão sinais indicando o caminho certo.

Pode ser a palavra de um amigo,
um texto lido, uma observação qualquer;
mas com certeza,
o sincronismo se encarregará de colocar você
no lugar certo, na hora certa,
no momento certo,
diante da situação ou da pessoa certa!!!
Basta você acreditar que
Nada Acontece Por Acaso!!!

E talvez seja por isso que você
esteja agora lendo essas linhas...
Tente observar melhor o que está a sua volta.
Com certeza alguns desses sinais já estão por perto,
e você nem os notou ainda.

Lembre-se que:
O universo sempre conspira a seu favor,
quando você possui um objetivo claro
e uma disponibilidade de crescimento.

(Paulo Coelho)

Um ano se passou, e eu só tenho a agradecer à vida, a Deus e a você por esse maravilhoso ano de namoro. Você me ensina cada dia a amar mais você e amar a vida.

Você é generoso e sempre está disposto a me ajudar, me colocar para cima, me alegrar. O seu sorriso é como o sol que me ilumina todas as manhãs, e é esse mesmo sorriso que em um ano de namoro me fez florescer, amadurecer e gostar mais de mim, de você, de nós dois. Nesse ano de namoro você me fez acreditar no amor sincero.

Você me fez acreditar num amor que preza pela verdade. O seu amor não é vaidoso, não é ciumento, nem possessivo. O seu amor é paz, é aconchego. O seu amor é sombra e água fresca. E bastou somente um ano do seu amor, um ano de namoro, para que eu tivesse certeza que quero passar muitos mais anos ao seu lado. Desejo que este ano se multiplique e se transforme em eternidade. Te amo, agora e sempre!

Acredite que esse momento vai passar e que o melhor da sua vida ainda está para chegar!

Custa-me ainda acreditar que alguém me amaria desse jeito intenso e especial. Você entrou na minha vida tão delicadamente que quando dei por mim já estava totalmente encantada por tudo que vinha de você, do sorriso às mais belas palavras.

Nosso amor sempre caminhou em direção ao crescimento, hoje consigo perceber a real definição do amor incondicional e por tudo isso eu agradeço imensamente a você. Meu suporte para todas as necessidades, sua presença completou em mim todos os espaços vazios e sem vida.

Me encanta sua forma única de me amar e tenho sempre comigo em pensamento, cada jeitinho seu de demonstrar sua dedicação e carinho por mim. Com você aprendi o estado mais lindo do amor, aquele sem precedentes, repleto de muito afeto e admiração.

Espero retribuir cada gesto recebido e todo o amor que um dia já me foi dado. Saiba que também amo você incondicionalmente e pretendo passar o resto da minha vida ao seu lado.

Ser amigo é dar amor sem receio, é ser transparente em todas as ocasiões e é ser igual – é ser maior! É ser capaz de mudar o mundo do outro, de transformar todas as dificuldades em possibilidades inesquecíveis.

Ser amigo é dar confiança para atingir os sonhos mais desejados, para acreditar que o amanhã pode sempre ser melhor, mais belo, mais especial. É que na amizade tudo é gratuito, no entanto tudo é caro demais. Não existe dívida, mas gratidão. Ser amigo é isso, é dar sem olhar, é receber sem pedir. É sorrir, é ser feliz!

Amor não se implora, não se pede
não se espera. Amor se vive ou não.
Ciúme é um sentimento inútil.
Não torna ninguém fiel a você.
Animais são anjos disfarçados,
mandados à terra por Deus para
mostrar ao homem o que é fidelidade.
Crianças aprendem com aquilo que
você faz, não com o que você diz.
As pessoas que falam dos outros para
você, vão falar de você para os outros.
Perdoar e esquecer nos torna mais jovens.
Água é um santo remédio.
Deus inventou o choro para o homem
não explodir.
Ausência de regras é uma regra que
depende do bom senso.
Não existe comida ruim, existe comida
mal temperada.
A criatividade caminha junto com a
falta de grana.
Ser autêntico é a melhor e única
forma de agradar.
Amigos de verdade nunca nos abandonam.
O carinho é a melhor arma contra o ódio.
As diferenças tornam a vida mais
bonita e colorida.
Há poesia em toda a criação divina.
Deus é o maior poeta de todos os tempos.
A música é a sobremesa da vida.
Acreditar, não faz de ninguém um tolo.
Tolo é quem mente.
Filhos são presentes raros.
De tudo, o que fica é o seu nome
e as lembranças acerca de suas ações.
Obrigada, desculpa, por favor,
são palavras mágicas, chaves que
abrem portas para uma vida melhor.
O amor... Ah, o amor...
O amor quebra barreiras, une facções,
destrói preconceitos, cura doenças...
Não há vida decente sem amor!
E é certo, quem ama, é muito amado,
E vive a vida mais alegremente...

(Artur da Távola)

Acreditar que vai correr tudo bem é o primeiro passo para que isso aconteça.

Vida e sorte nem sempre combinam. Às vezes sonhamos e lutamos com todas as nossas forças e mesmo assim fracassamos.

Às vezes confiamos e amamos pessoas que acabam nos decepcionando. Às vezes acreditamos que a tempestade vai acabar por passar, mas o sol parece nunca mais chegar.

Mas apesar de tudo nunca deixará de valer a pena viver e tentar a nossa sorte, pois um dia ela acaba mesmo chegando. Um dia deixamos de sofrer, pois um dia o vento da sorte vai soprar a nosso favor. Nunca deixe de acreditar!

Meu filho,

Começo estas palavras com um agradecimento, um agradecimento profundo por você fazer parte da minha vida e por ter um coração tão generoso!

A vida me ofereceu o presente mais especial; o mais belo e inesquecível: você, meu querido. E acredite que farei tudo para manter esse sorriso lindo no seu rosto. Aliás, não conseguiria viver de outro jeito!

É que quando se ama só se está completo com a felicidade de quem cuidamos. E essa é minha promessa, meu filho: cuidar de você todos os dias! Te amo.

Nem sempre a vida nos mostra sua melhor cara, e em algum momento todos atravessamos dificuldades. Nesses instantes duvidamos de quase tudo, até mesmo de nós próprios. Mas a verdade é que é nesses momentos que devemos mostrar nossa fé, em nós mesmos e em Deus.

Será a fé e a esperança que nos manterão no caminho certo. Acreditar em nós nos dará força para continuar, e confiar em Deus nos dará a certeza que tudo ficará bem. Ele sabe recompensar quem é bom e luta honestamente, então não tema ou se desespere perante as tribulações.

Estes momentos existem para testar nossa resistência e nossa fé, e para que aprendamos e cresçamos. Tenha fé, otimismo e esperança, pois o dia de amanhã será melhor se você acreditar!

Seria bom se no trabalho tudo acontecesse da forma como queremos, colega, e não existissem injustiças. Tantas vezes damos o nosso melhor e isso parece não chegar para sermos reconhecidos.

Apesar disso, agora não é tempo para você desanimar. Por mais que sejamos injustiçados, as fases más não podem durar para sempre. Acredite que as coisas irão mudar para melhor.

Eu tenho mil razões para querer que tudo volte a ser como era antes, mas a mais forte é que ainda amo você de verdade. Acredite, cada dia que passo sem ter sua presença ao meu lado é um dia sem qualquer sentido, e eu só quero uma segunda chance para provar que tudo pode ser diferente.

Não diga que acabou, se ainda resta a esperança, se a reconciliação está ao alcance das nossas mãos. Nós podemos ser o que quisermos, só precisamos de tentar.

Tem coisas que a gente acha que só acontece em filme. Algumas maldades eu achava que só podiam existir na cabeça de escritores, autores de novela ou de cinema. Por exemplo, gente que mente por compulsão, que tem coragem de enganar e trair com a cara mais lavada do mundo, que faz isso e ainda acredita que está certo. Talvez eu tenha tido a sorte de não ter vivenciado sofrimentos terríveis durante praticamente a minha vida toda, só algumas situações difíceis que não fogem ao padrão. Tudo bem, já me disseram que eu fui muito protegida, por isso acredito que todo mundo é legal até prova em contrário. Deve ser isso mesmo.

Mas não é que esta semana descobri que gente maluca existe na vida real mesmo? Gente que sabe que está fazendo o outro sofrer e mesmo assim continua causando mal, de forma consciente? Insiste no erro? Impressionante! Gente capaz de achar que foi legal com uma pessoa que enganou de forma covarde, que fez sofrer além de qualquer limite? Gente que diz que não mentiu apesar de sempre ter inventado mil histórias para justificar todas as suas traições? Gente que afirma que vai continuar mentindo até o final, mesmo sabendo que essa é a causa do sofrimento da pessoa com quem divide o teto? Pois é...

Ainda assim, continuo dando o benefício da dúvida a essa criatura. Recuso-me a acreditar na existência da maldade pura e simples. Na minha opinião, só uma pessoa doente, mas muito doente mesmo, pode fazer tudo isso e achar que não está fazendo nada de errado. Mas há um lado bom nessa história sórdida: como não existe luz sem escuridão, as pessoas boas, de verdade, ganham ainda mais valor quando nos deparamos com esse tipo de gente louca. Otimista que sou, ver e sentir a loucura de tão perto me faz ser ainda mais grata pelas pessoas maravilhosas que tenho ao meu redor.

Pobres coitados não somos nós, os enganados e traídos. Pobre coitada é essa criatura louca, que vai continuar infeliz a vida toda, porque não sabe fazer outra coisa a não ser causar sofrimento justamente àquelas pessoas que se dispõem a dar a ela o melhor de si.

(Carmen Nascimento)
(Coisas da Vida)

Pense no que vai dizer antes de abrir a boca. Seja breve e preciso, já que cada vez que deixa sair uma palavra, deixa sair uma parte do seu Chi (energia). Assim, aprenderá a desenvolver a arte de falar sem perder energia. Nunca faça promessas que não possa cumprir.

Não se queixe, nem utilize palavras que projetem imagens negativas, porque se reproduzirá ao seu redor tudo o que tenha fabricado com as suas palavras carregadas de Chi. Se não tem nada de bom, verdadeiro e útil a dizer, é melhor não dizer nada.

Aprenda a ser como um espelho: observe e reflita a energia. O Universo é o melhor exemplo de um espelho que a natureza nos deu, porque aceita, sem condições, os nossos pensamentos, emoções, palavras e ações, e envia-nos o reflexo da nossa própria energia através das diferentes circunstâncias que se apresentam nas nossas vidas.

Se se identifica com o êxito, terá êxito. Se se identifica com o fracasso, terá fracasso. Assim, podemos observar que as circunstâncias que vivemos são simplesmente manifestações externas do conteúdo da nossa conversa interna.

Aprenda a ser como o universo, escutando e refletindo a energia sem emoções densas e sem preconceitos. Porque, sendo como um espelho, com o poder mental tranquilo e em silêncio, sem lhe dar oportunidade de se impor com as suas opiniões pessoais, e evitando reações emocionais excessivas, tem oportunidade de uma comunicação sincera e fluida.

Não se dê demasiada importância, e seja humilde, pois quanto mais se mostra superior, inteligente e prepotente, mais se torna prisioneiro da sua própria imagem e vive num mundo de tensão e ilusões. Seja discreto, preserve a sua vida íntima. Desta forma libertar-se-á da opinião dos outros e terá uma vida tranquila e benevolente, invisível, misteriosa, indefinível, insondável como o TAO.

Não entre em competição com os demais, a terra que nos nutre e dá o necessário. Ajude o próximo a perceber as suas próprias virtudes e qualidades, a brilhar. O espírito competitivo faz com que o ego cresça e, inevitavelmente, crie conflitos. Tenha confiança em si mesmo. Preserve a sua paz interior, evitando entrar na provação e nas trapaças dos outros. Não se comprometa facilmente, agindo de maneira precipitada, sem ter consciência profunda da situação.

Tenha um momento de silêncio interno para considerar tudo que se apresenta e só então tome uma decisão. Assim desenvolverá a confiança em si mesmo e a Sabedoria. Se realmente há algo que não sabe, ou para que não tenha resposta, aceite o fato. Não saber é muito incômodo para o ego, porque ele gosta de saber tudo, ter sempre razão e dar a sua opinião muito pessoal. Mas, na realidade, o ego nada sabe, simplesmente faz acreditar que sabe.

Evite julgar ou criticar. O Tao é imparcial nos seus juízos: não critica ninguém, tem uma compaixão infinita e não conhece a dualidade. Cada vez que julga alguém, a única coisa que faz é expressar a sua opinião pessoal, e isso é uma perda de energia, é puro ruído. Julgar é uma maneira de esconder as nossas próprias fraquezas. O Sábio tolera tudo sem dizer uma palavra.

Tudo o que o incomoda nos outros é uma projeção do que não venceu em si mesmo. Deixe que cada um resolva os seus problemas e concentre a sua energia na sua própria vida. Ocupe-se de si mesmo, não se defenda. Quando tenta se defender, está dando importância demais às palavras dos outros, a dar mais força à agressão deles. Se aceita não se defender, mostra que as opiniões dos demais não o afetam, que são simplesmente opiniões, e que não necessita de os convencer para ser feliz.

O seu silêncio interno torna-o impassível. Faça uso regular do silêncio para educar o seu ego, que tem o mau costume de falar o tempo todo. Pratique a arte de não falar. Tome algumas horas para se abster de falar. Este é um exercício excelente para conhecer e aprender o universo do Tao ilimitado, em vez de tentar explicar o que é o Tao. Progressivamente desenvolverá a arte de falar sem falar, e a sua verdadeira natureza interna substituirá a sua personalidade artificial, deixando aparecer a luz do seu coração e o poder da sabedoria do silêncio.

Graças a essa força, atrairá para você tudo o que necessita para a sua própria realização e completa libertação. Porém, tem que ter cuidado para que o ego não se infiltre… O Poder permanece quando o ego se mantém tranquilo e em silêncio. Se o ego se impõe e abusa desse Poder, este se converterá em um veneno, que o envenenará rapidamente. Fique em silêncio, cultive o seu próprio poder interno.

Respeite a vida de tudo o que existe no mundo. Não force, manipule ou controle o próximo. Converta-se no seu próprio Mestre e deixe os demais serem o que têm a capacidade de ser. Por outras palavras, viva seguindo a via sagrada do Tao.

(O Sol Interno)

Já escondi um AMOR com medo de perdê-lo, já perdi um AMOR por escondê-lo.
Já segurei nas mãos de alguém por medo, já tive tanto medo, ao ponto de nem sentir minhas mãos.
Já expulsei pessoas que amava de minha vida, já me arrependi por isso.
Já passei noites chorando até pegar no sono, já fui dormir tão feliz, ao ponto de nem conseguir fechar os olhos.
Já acreditei em amores perfeitos, já descobri que eles não existem.
Já amei pessoas que me decepcionaram, já decepcionei pessoas que me amaram.
Já passei horas na frente do espelho tentando descobrir quem sou, já tive tanta certeza de mim, ao ponto de querer sumir.
Já menti e me arrependi depois, já falei a verdade e também me arrependi.
Já fingi não dar importância às pessoas que amava, para mais tarde chorar quieta em meu canto.
Já sorri chorando lágrimas de tristeza, já chorei de tanto rir.
Já acreditei em pessoas que não valiam a pena, já deixei de acreditar nas que realmente valiam.
Já tive crises de riso quando não podia.
Já quebrei pratos, copos e vasos, de raiva.
Já senti muita falta de alguém, mas nunca lhe disse.
Já gritei quando deveria calar, já calei quando deveria gritar.
Muitas vezes deixei de falar o que penso para agradar uns, outras vezes falei o que não pensava para magoar outros.
Já fingi ser o que não sou para agradar uns, já fingi ser o que não sou para desagradar outros.
Já contei piadas e mais piadas sem graça, apenas para ver um amigo feliz.
Já inventei histórias com final feliz para dar esperança a quem precisava.
Já sonhei demais, ao ponto de confundir com a realidade... Já tive medo do escuro, hoje no escuro
"me acho,me agacho, fico ali".
Já cai inúmeras vezes achando que não iria me reerguer, já me reergui inúmeras vezes achando que não cairia mais.
Já liguei para quem não queria apenas para não ligar para quem realmente queria.
Já corri atrás de um carro, por ele levar embora, quem eu amava.
Já chamei pela mamãe no meio da noite fugindo de um pesadelo. Mas ela não apareceu e foi um pesadelo maior ainda.
Já chamei pessoas próximas de "amigo" e descobri que não eram...
Algumas pessoas nunca precisei chamar de nada e sempre foram e serão especiais para mim.
Não me dêem fórmulas certas, porque eu não espero acertar sempre.
Não me mostre o que esperam de mim, porque vou seguir meu coração!
Não me façam ser o que não sou, não me convidem a ser igual, porque sinceramente sou diferente!
Não sei amar pela metade, não sei viver de mentiras, não sei voar com os pés no chão.
Sou sempre eu mesma, mas com certeza não serei a mesma pra SEMPRE!
Gosto dos venenos mais lentos, das bebidas mais amargas, das drogas mais poderosas, das idéias mais insanas,
dos pensamentos mais complexos, dos sentimentos mais fortes.
Tenho um apetite voraz e os delírios mais loucos.
Você pode até me empurrar de um penhasco q eu vou dizer:
- E daí? EU ADORO VOAR!


(Clarice Lispector)

O segredo de uma mulher bem-sucedida não está na sua aparência, mas sim no amor-próprio que ela desenvolve. É importante manter a confiança em alta, acreditar em suas próprias qualidades e valorizar o que se tem de melhor.

Não permita que nada a impeça de andar de cabeça erguida. Hoje ame-se mais que nunca, vista sua melhor roupa e saia à rua para fazer algo que lhe dê felicidade. Nunca se esqueça que você é a pessoa mais importante da sua vida!

Esta fase da minha vida é muito especial e não posso deixar de agradecer a Deus por toda força, ânimo e coragem que me ofereceu para ter alcançado minha meta.

À Universidade quero deixar uma palavra de gratidão por ter me recebido de braços abertos e com todas as condições que me proporcionaram dias de aprendizagem muito ricos.

Aos professores reconheço um esforço gigante com muita paciência e sabedoria. Foram eles que me deram recursos e ferramentas para evoluir um pouco mais todos os dias.

É claro que não posso esquecer da minha família e amigos, porque foram eles que me incentivaram e inspiraram através de gestos e palavras a superar todas as dificuldades.

A todas as pessoas que de uma alguma forma me ajudaram a acreditar em mim eu quero deixar um agradecimento eterno, porque sem elas não teria sido possível

Como é bom ser criança, viver plenamente no presente e acreditar que tudo pode ser possível!

Numa pequena vila, de uma pequena cidade, alguns homens trabalhando; cada um em sua tarefa. Naquele lugarejo não se tinha muitas opções de trabalho, quase todos os seus moradores se dedicavam ao plantio ou a criação de gado, e o cultivo de hortifrutigranjeiros.

Eram todos simples, porém muito tradicionais em suas crendices, supersticiosos e respeitadores das datas, principalmente as religiosas. Era véspera de sexta-feira santa. Naquela quinta-feira, todos procuravam adiantar o máximo seus afazeres, para que no dia seguinte, pudessem respeitar e guardar a paixão e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.

- É! Amanhã não vou tirar leite não, Joaquim.
- Eu também não, Mané.

(Conversavam os compadres), porém entre eles, havia um amigo incrédulo, que não obedecia nem respeitava nenhuma data.

- Ah! Eu não estou nem aí... Amanhã é um dia como um outro qualquer uai, eu num quero nem saber. Vou é cuidar do meu animal e ordenhar a Malhada, tirar aquele leitinho gostoso que só ela tem... e num acontece nada...
- Juca... Você não teima não.
- É isso mesmo Juca, o Mané tem razão. Com essas coisas num se brinca gente!
- Que nada, depois eu conto.

Os amigos se separavam ali. Cada um se dirigira ao seu lar, já eram quase seis horas. Chegando em casa, o Joaquim solta os arreios do animal, dando-lhe um leve tapinha no lombo, de forma carinhosa lhe diz: - Vai meu amigo, amanhã você está de folga. (Joaquim era muito carinhoso e zeloso com seus animais e era dia santo, merecia soltar o animal).

Na casa do Manuel, o Mané como o chamavam, também estavam todos aguardando com muito respeito a chegada da sexta-feira santa. A esposa, Dona Genoveva, já estava a catar o milho para o preparo da tradicional canjica, enquanto as duas filhas, Inês e Graça, preparavam a limpeza da casa com muito carinho, já que no dia santo, era por tradição nem se pegar na vassoura, varrer a casa poderia ser interpretado como um gesto de desrespeito àquele dia.

- Mané, cadê a sua roupa suja, homem? Me dê logo, quero lavar tudo hoje, pois amanhã eu não lavo roupa, você sabe disso!
- Já vai Genoveva, vou só me lavar e já lhe dou a roupa suja, é só um instante.
- Mané, você pegou os peixes que o Sr. Geraldo ficou de guardar assim que chegasse? Olha lá hein, depois acaba e nós vamos comer o quê amanhã??? Carne não!
- Esquenta não sô, já deixei até pago, depois é só Inês ir buscar, uai!
- Então vá logo filha, do jeito que tem tanta gente à procura de peixes, é arriscado até vender o nosso.
- Sim mãe, já vou.

Enquanto isso o Juca, que não estava nem um pouco se importando se amanhã seria dia santo ou não, bebia mais uma branquinha em companhia de sua mulher, a Diva, essa até que era mais temente, já tinha preparado algumas coisas para o dia seguinte, ela era religiosa e temia praticar certas descrenças como o marido, muitas vezes lhe aconselhara à que não praticasse certos atos, que respeitasse mais as coisas de Deus, mas era inútil, o Juca sempre fora descrente, porque não dizer - Ateu.

Todos dormiram. Pela madrugada, por volta das 3 horas da manhã, o Juca levantou-se como de costume, dirigiu-se ao curral e chamou por Malhada, sua vaca mais produtiva; chamou uma, duas, três ou mais vezes, porém a Malhada naquele dia parecia não ouvir seu dono, ela não queria atendê-lo. Juca fora ficando indignado com a pirraça da malhada, e começou a agredi-la, à princípio com palavrões e depois com um chicote; quanto mais ele ficava furioso, mais a vaca se evadia dele.

Começou-se então uma verdadeira batalha - HOMEM X ANIMAL. Quem venceria? Era difícil saber e prever. Mas, porquê aquela reação? Aquele animal era sempre tão dócil, nunca se mostrara rebelde. Juca, não queria nem saber. Num gesto animalesco, possesso de fúria ordenhou a vaca, de uma forma brutal, amarrada sem poder defender-se. Mesmo assim, ele manipulava suas tetas com brutalidade, queria o seu leite, não importava se para isso tivesse até mesmo que matá-la. O líquido começou a sair das tetas de Malhada, ainda era escuro, a lua era nova, a claridade era pouca e Juca continuava a ordenhar...

Ordenhar, até então que finalmente enchera um balde e quando retirava o balde para já então substituí-lo por um outro, foi tomado por um grande pavor, seu rosto enrubesceu, ficou atônito, parecia transtornado, seus olhos esbugalhados parecendo querer saltar-se para fora, não podia acreditar no que estava vendo. No balde... no lugar do costumeiro e delicioso leite, havia sim...sangue... sangue... e muito sangue. Não podia acreditar, porque a Malhada ao invés de lhe dar o leite, lhe dera sim sangue??? Eram perguntas e mais perguntas. Tentou recompor-se do susto e a ignorância mais uma vez tomou conta daquele homem, que sacou uma peixeira que sempre trazia atada ao cinturão e desfechou vários golpes no lado peito daquela que era até então uma grande amiga e que lhe garantira bons lucros durante muito tempo, afinal era sagrado, diariamente lhe proporcionava uma média de 40 litros de leite de boa qualidade.

E agora... Malhada ainda agonizando, deu uma olhada aquele homem, possuidor de tanta ignorância. Viu ainda o seu pequeno bebê... Um lindo bezerrinho, apelidado de Totinho, não podia mais resistir, seu sangue lavava todo o curral, rodeando inclusive o balde que poucos instantes antes, servira para colher o que seria o seu leite. Era sangue no balde e fora. O homem ficara ainda mais aturdido vendo que o pobre e inocente Totinho, o filhinho de Malhada lhe cheirava como se dissesse: - Levanta mamãe. Era demais, saiu correndo pelo pasto sem destino, não havia ninguém. Todos estavam em seus lares, somente ele houvera desrespeitado aquele dia.

Sentou-se debaixo de uma frondosa árvore, acendeu um grande cigarro de palha, e sentiu que um vento lhe soprara os ouvidos, sentiu um forte arrepio, olhou, não havia ninguém, sentou, deitou-se e terminou por cochilar. Logo pegou no sono e começou a sonhar... Estava caminhando por um lugar muito bonito, era todo alvo, branco como a neve, pessoas com os rostos serenos, suaves passavam por ele, só que ele era ignorado, era como se ele não estivesse entre eles e ia andando, sempre aquela beleza... tudo muito suave, até que chegou finalmente à entrada de uma bela casa, toda branca, porém folhada de um brilho extasiante, parecia ouro.

Um Senhor, de barbas longas e brancas aproximou-se dele com um cajado apoiava-se, deveria ter 100, 200, quantos anos??? Não sabia, era idoso; com carinho, ele estendeu-lhe a mão e lhe disse:

- Meu filho... O que você te feito? Por que age assim? Por que é tão descrente? Não deveria ter feito o que fez ainda pouco! (Aquele homem não sabia o que responder...)
- Quem é o senhor?
- Não importa meu filho. Quero salvar você. Ainda é tempo, basta que se arrependa e passe a praticar daqui para a frente boas ações, não vou puni-lo pelo que diz sobre essa data. Quero apenas lhe dizer... Você matou sua Malhada, aquela sua vaquinha que tantas alegrias e lucros já lhe deu. Daqui a um ano, com certeza estará se lembrando desta data. E hoje, exatamente hoje, todos lembram que o meu filho também morreu. Há muitos anos, a humanidade toda se recorda com respeito e dor essa data. E você... porque não respeita também; o leite virou sangue, eu queria apenas alertá-lo, mas você não compreendeu, pensou que foi a pobre malhada. Ela não faria isso. Morreria como morreu, sempre fiel a você, mas vou lhe dar uma outra chance!
- Quem é o Senhor? Será que é quem eu estou pensando??? Se for me perdoe, me dê outra chance. Daqui para frente eu vou mudar... Eu prometo!!!
- Tenho certeza que sim. Você vai agora acordar e vai passar a respeitar aquele que morreu na cruz um dia por você e por todos e que é o MEU FILHO.

O homem acordou... Daquele dia em diante mudara completamente seu comportamento. Hoje respeita os animais, as pessoas, as datas religiosas, sexta feira santa, então... Seu animalzinho companheiro de todos os dias é o TOTINHO, os dois estão à correr pelo pasto, pois este fato ocorreu no ano passado!

Este texto foi escrito por Rita de Cássia Oliveira em 1° de Abril de 1994.

Você se foi! E agora tudo o que resta
São as coisas sem valor.
Todos os motivos foram poucos
Para manter você.
Qualquer barreira que eu colocasse
Seria fraca para deter você.
Juro, eu tentei! Mas descobri que meus
Braços eram curtos para abraçar você,
Minhas mãos frouxas para segurar.
Queria que soubesse que me alimento
Das nossas lembranças. E que cada
Lágrima que cai dos meus olhos
Leva consigo a última
Das minhas esperanças.
Olho à minha volta e parece que tudo
Aqui morreu!
Sem você o ouro virou pó.
Sem você a luz do sol desapareceu.
Desde a sua partida
Toda a alegria virou dor.
Posso garantir, só seu corpo consegue
Me aquecer.
Como eu posso lhe provar que
Só ao seu lado consigo viver?!
Peço-lhe uma última coisa... volte!
Faço de tudo para você voltar.
E se você ainda duvida
Vou lhe fazer acreditar.
Por você eu furtaria o canto dos pássaros,
Derreteria toda a neve do mundo.
E se você ainda acha pouco, por fim,
Eu faria até o planeta parar de girar.
Não me deixe continuar a viver assim.
Pois de todas as coisas que existem,
Eu quero simplesmente
Ter você de volta para mim!

Você é muito importante para mim e tem lugar de destaque na minha vida, o que ainda torna mais difícil tudo que aconteceu. Hoje quero lhe pedir perdão e reconhecer que errei feio com você, mas em nenhum instante foi minha intenção magoar você. Por favor, me perdoa!

Você tem que acreditar em mim e relevar minha falha. Às vezes fazemos e dizemos coisas sem pensar, mas que mesmo sem ser propositado acabam ferindo outras pessoas.

Eu reconheço e me arrependo, e acima de tudo lamento muito ter feito você sofrer. Me perdoa, por favor! Eu gosto muito de você e quero muito manter você em minha vida!

Você é mais forte do que imagina. Levante a cabeça e enfrente todas as provas de fogo que a vida lhe oferece. Seu valor é gigante e nada nem alguém podem retirar isso de você.

Acredite no seu potencial e lute por tudo aquilo que acredita. Sim, porque só batalhando é que alcançamos nossas metas e projetos. Força! Viva com o coração e use a cabeça para atingir a felicidade.

O verdadeiro otimista tem o dom de saber que algo vai dar certo não por presunção, mas simplesmente por acreditar que a força que define o que vai dar certo ou errado em sua vida está em seu interior, em suas competências, em sua fé.

(Luis Alves)

Todos os relacionamentos têm os seus altos e baixos e o seu não é diferente, querida amiga. Agora vocês estão em um momento mais difícil. As brigas são constantes e as incertezas vão surgindo no coração.

Acredite que as coisas podem mudar. O amor que vocês sentem um pelo outro continua sendo o mesmo. Só falta vocês encontrarem uma forma de conseguirem lutar para que tudo seja como antes.

Que seus 18 anos sejam abençoados por Deus. Hoje você inicia uma nova caminhada. Este ano que se inicia agora, não é um ano qualquer. É um ano de mudanças, de aprendizado.

Espero que sua fé possa lhe guiar na direção certa e que nunca lhe faltem motivos para acreditar em si mesmo.

Que seja um ano de muita paz e alegria. Saiba que Deus estará acompanhando cada passo seu e eu estarei sempre orando e pedindo proteção.

Feliz aniversário!