Envelhecer é o único caminho para a sabedoria

Muitas pessoas têm medo de envelhecer. A primeira coisa que penso é que a outra alternativa que temos não é nada melhor: ou envelhecemos ou morremos. Por isso, eu prefiro envelhecer.

E quer saber, acho ridícula a mania que algumas pessoas têm de mentir a idade. Mais vale ter 60 anos e estar bem, do que ter 60 anos, dizer que tem 50 e ter cara de 70. Nessa equação toda, o mais importante não é quantos anos você tem, mas sim como viveu cada um dos seus anos. É isso que conta!

O modo como você vive é que irá determinar como será a sua velhice. O corpo é uma máquina, e precisa de constante manutenção. Não adianta tentar fazer uma revisão geral, quando o motor já estiver prestes a fundir. Mas além de um corpo saudável, também é preciso manter a mente sã.

A velhice, ou a maturidade, pode ser a fase mais bonita e tranquila da vida. Viver nos faz aprender com as experiências e conviver com diferentes gerações. E se deixarmos a cabeça e o coração sempre abertos para as mudanças que acontecem no mundo, podemos nos tornar sempre mais sábios, sem ficar ultrapassados.

Só quando estamos maduros é que conseguimos entender o que realmente é importante na vida, e já sabemos tirar de letra problemas que para os jovens são muito complicados. Os nossos olhos vêem a vida com suavidade, e o nosso corpo, apesar de parecer mais pesado, nos permite caminhar com a leveza de alma de quem já viveu muito do que já tinha para viver!

A velhice pode ser uma fase doce da vida. Podemos nos tornar mais sorridentes, brincalhões, ousados, podemos voltar a ser quase como crianças. Mas crianças com um longo caminho já percorrido. Crianças sábias, não crianças metidas a sabidas!

O mais importante para viver bem a velhice, é se preparar para ela. É ir plantando sementes ao longo do caminho da vida, para ter sombra para descansar e frutos para colher.

Mensagens Relacionadas

A sua paz interior é o que você tem de mais importante. Não deixe que a ansiedade tome conta, não deixe que os momentos ruins falem mais alto.

Mantenha a calma, respire fundo, esteja em paz com você mesmo. Se achar que está perdendo as forças, volte para aquilo que acalma o seu espírito.

A paz interior é o único caminho para a felicidade plena.

São tantas horas,
Poucos segundos para se viver.

Muito sonho, muito desejo;
Pouca realidade, pouca dádiva.

O tempo passa, a idade voa,
A gente envelhece,
Às vezes esquece que foi criança
E que a vida pouco se aproveitou.

Esqueceu de ser jovem,
Sabendo que a idade voa.

Eles sabem:
Era uma vez uma adolescência.

Um amigo tão especial como você merece ter um dia igualmente único e cheio de alegrias! Feliz aniversário e um ano novo de muito sucesso e saúde!

Você é uma pessoa como nenhuma outra e o apreço que tenho pela nossa amizade faz com que eu sempre esteja com você para tudo que precisar. Também sei que você preza pela nossa união e sempre estará ao meu lado.

Espero que muitas boas continuem acontecendo na sua vida. Você merece o melhor! Parabéns por mais um ano de vida, meu amigo!

Um homem perguntou a um sábio:
- Senhor, tu que és sábio, podes dizer-me o que é felicidade?
O filósofo respondeu:
- Nunca poderia dizer-te. Posso indicar-te apenas o caminho que te levaria até ela.
- Senhor, ficaria eternamente agradecido se fizesses esse favor.
O homem em sua sabedoria disse:
- Pois bem, olha para frente! O que vês?
- Vejo o mundo, senhor.
- Olha mais!
Concentrando sua atenção, falou:
- Vejo campos, serras, nuvens nos céus, bois pastando...
O sábio insistiu:
- Olha mais!
- Nada mais vejo, senhor. Palavra, não vejo nada mais do que te disse.
O filósofo, que entendia os limites da compreensão humana, respondeu:
- O segredo está em permitir que teu coração reconheça a felicidade naquilo que teus olhos veem.

Partir em busca da felicidade é como começar uma longa viagem para encontrar um valioso tesouro. Só que não existe um mapa que nos explica onde ela está. A resposta deve ser procurada dentro de cada um de nós e o importante é desfrutarmos do caminho até lá chegarmos.

Por isso, esteja atento a tudo o que o rodeia e veja como seu coração reage às diversas situações da vida. Um dia você sentirá que algo o está atraindo e quando menos esperar já será feliz do seu jeito.