Ter uma mãe assim tão íntegra e generosa é a maior sorte que poderia ter na vida. Sou uma filha feliz, realizada, forte e capaz porque você me ensinou a encontrar o melhor de mim. E me encheu de amor e confiança todos os dias!
É também por isso que eu quero lhe agradecer profundamente. Quero que saiba que todos os dias penso em uma forma de lhe reconhecer devidamente todo o bem que me deu, todos os sorrisos que me proporcionou. Mamãe, você é a minha vida!
Que a sorte esteja sempre ao seu lado, bem como o amor e a alegria de existir. Orgulhe-se da educação que me deu, das lutas que teve de vencer por mim e pelo nosso lar. Você é e sempre será o maior exemplo de bondade que conheço. Te amo, mãe!
Senhor!
Dura é a pedra, entretanto,
com a Tua sabedoria,
temo-la empregada em
obras de segurança.
Violento é o fogo, todavia,
sob a tua inspiração
foi ele posto em disciplina,
em auxílio da inteligência
Agressiva é a lâmina ,
no entanto ao influxo
de Teu amparo vemo-la piedosa,
na caridade da cirurgia
Enfermiço é o pântano, contudo
sob tua benevolência
encontramo-lo convertido
em celeiro de flores
Eu trago comigo
a dureza da pedra
a violência do fogo
a agressividade da lâmina
e a enfermidade do charco
mas com a Tua benção de amor
posso desfrutar o privilégio de cooperar
na construção do Teu reino...
para isso Senhor, porém,
Senhor concede-me por acréscimo de misericórdia
a felicidade de trabalhar
e ensina-me a receber
o dom de servir.
(Chico Xavier)
Uma pessoa pode sentir-se sozinha quando está longe de suas pessoas queridas, quando não tem (ou pensa que não tem) amigos, pessoas que a entendam, lhe deem carinho, atenção, quando termina um relacionamento afetivo, perde um ente querido... São muitas as possibilidades que trazem o sentimento de solidão.
Mas, a pior solidão que alguém pode sentir é a de não ter a si, estar distante de seu interior, de sua verdade, não saber quem é. Quando não sabemos de verdade o que somos, o que queremos, nos sentimos perdidos e sozinhos. Ora, nem nós mesmos nos conhecemos, por conseguinte, não conseguimos saber ao certo o que somos e queremos, não somos companheiros de verdade da gente. Não agimos seguindo decisões e desejos autênticos, somos levados pela opinião dos outros, pela vida ou por valores que estão dentro de nós mas que aí se instalaram vindo de fora, com nossa permissão, claro, mesmo que inconsciente, mas não representam nosso eu verdadeiro.
Alguém nesse estado pode estar rodeado de gente que a ame, dê apoio, compreensão, mas mesmo assim estará se sentindo só, muito, desesperadamente até. Uma solidão que nada que vem de fora pode aplacar de verdade se algo não for feito pela própria pessoa que se sente solitária.
É muito ruim olharmos para dentro de nós e encontrarmos ideias confusas, valores duvidosos, falta de autoconfiança criada por mensagens incorporadas vida afora e pelo não conhecimento de nossa real identidade. Se eu não sei quem sou verdadeiramente, não me conheço, não sei me ajudar, me acompanhar, me amar.
Essa profunda solidão, da ausência do eu verdadeiro, provoca imensa instabilidade e dor. Muitos distúrbios afetivos podem daí advir, como a depressão, por exemplo. Quem passa ou passou por isso sabe como é duro viver nessa condição. E às vezes nem todo o apoio externo a suaviza.
O caminho para resolver essa solidão interior é voltar-se para dentro, cada um em seu tempo, de seu jeito, às vezes procurando a orientação de alguém habilitado, e tentar resgatar seu eu autêntico, suas vontades, preceitos, qualidades e aptidões que podem estar esquecidos lá no fundo, encobertos por toneladas de elementos errôneos, pensamentos exteriores de qualidade duvidosa e mensagens negativas que se permitiu que estacionassem no íntimo do ser.
Esse trabalho de autoconhecimento e redescoberta, de resgate do eu verdadeiro, nos aproxima mais de nós mesmos, de nossa verdade. Vamos nos achando de novo, percebendo o que temos feito que está ou não de acordo com o que realmente queremos e precisamos. Esse resgate, invariavelmente, faz com que reconheçamos nossas verdadeiras qualidades, limites também (e esses concluímos se podem e devem ser superados, quando e como). Vamos limpando o interior do que não é nosso e percebendo o que de bom temos, vamos reaprendendo a nos gostar.
Assim, começamos a nos nortear novamente na existência, mais seguros, mais senhores e companheiros de nós, mais centrados, com mais autorrespeito, autovalorização. Nos amando e conhecendo mais, sabendo pelo que queremos lutar sinceramente; temos para onde olhar quando procuramos respostas e referências: dentro da gente. Somos uma grande companhia e amizade para nós mesmos, não estamos mais sós. Quando tenho a mim, sinceramente, não me sinto só nem desorientado, Posso ficar confuso às vezes, mas sei como parar, refletir e encontrar o rumo novamente.
Não me sentindo mais só, com falta de mim, posso perceber melhor a vida (e aprender melhor com a leitura que faço dela), seus acontecimentos, as pessoas a meu lado e o que têm de bom a me oferecer. Fico cada vez mais aberto e firme, melhor para viver minha relação comigo e as relações interpessoais de todos os tipos (profissionais, familiares, afetivas, etc.). Fico cada vez mais distante da solidão.
(Marcus Facciollo)
(Portal da Psique)
Hoje, nossa escola abre as portas novamente. Esta pausa foi de muito trabalho para nós e estamos muito felizes em poder mostrar todo o trabalho que foi realizado durante as férias.
Sejam bem-vindos, alunos, pais e professores. Sentimos muito a falta de vocês, pois são a verdadeira energia deste espaço e sem a sua presença, ficamos vazios.
Que comece agora um ano letivo inesquecível e cheio de aprendizado!
Aceite minhas boas vindas, meu amor! Ainda não estou acreditando que você está cá fora, junto ao calor que você desconhecia e perto dos gestos que o coração deseja oferecer. Você é o bebê mais lindo do mundo!
O neném que já mudou minha vida em tão pouco tempo. Foi algo imediato: desde a hora que olhei pela primeira vez para seu rosto percebi que minha felicidade tinha data de início. Essa data começou agora! Tenha um vida linda, meu bebê!
Preciso de você para sentir equilíbrio em tudo que faço, para realizar meus sonhos e lutar pela minha felicidade!
“O pecado da luxúria é ser dominado pelo desejo desmedido de sensualidade e exuberância dos sentidos. É o melhor lugar nesse estudo para entendermos o que Santo Agostinho nos diz: “O pecado é o excesso do bom.”
De difícil compreensão, a luxúria, que é a orgia dos sentidos, é facilmente confundida com a primária gula sexual. A civilização romana e, infelizmente a civilização atual, têm inúmeros exemplos da voraz gula sexual e de seus rodízios carnais.
O pecado da luxúria está relacionado com o 5° Chakra (chakra da garganta, localiza-se no plexo laríngeo ou cervical). Corresponde à glândula tireóide responsável pela expressão, emitindo os impulsos de comunicação, expressão pessoal nos níveis lógicos, sensoriais e de criação artística, o centro da expressão criativa. 0 5° Chakra seleciona e purifica os impulsos originados na região lateral do quadril - centro da criação; ativa e filtra os movimentos de crescimento físico e emocional, conecta os centros básicos aos centros mais sutis e ativa as sensações de vibrações e abundância.
A sofisticada luxúria deseja a qualidade, a expressão criativa, a liberdade e a sexualidade obtidas por meio do esplendor dos sentidos. É necessário evocar na memória a civilização Grega e sua decadência para captar o sentido da luxúria e sua embriaguez do corpo, da alma e das sensações.
Como ensina a cozinha francesa, clássico exemplo de luxúria do paladar, é preciso se entregar às nuanças criativas, às sutilezas da qualidades para atingir as altas voltagens do prazer com todos os seus sentidos, instalando-se então o deleite e o prazer oferecido pela volúpia.
O desejo intemperante de volúpia torna a liberdade libertinagem e a sensualidade impõe o desfrutar ilimitado. Sem a virtude da temperança, que pertence à arte do sentir, a sensualidade é prisioneira fácil da paixão, torna-se escrava de seus vícios. O pecado da luxúria, então corre o risco de com suas exigências desmedidas se ver rebaixado à condição de gula empanturrada ou de buscar os efeitos dos narcóticos e drogas que só a sua irmã indolência conhece. "
É sempre fácil examinar as consciências alheias, identificar os erros do próximo, opinar em questões que não nos dizem respeito, indicar as fraquezas dos semelhantes, educar os filhos dos vizinhos, reprovar as deficiências dos companheiros, corrigir os defeitos dos outros, aconselhar o caminho reto a quem passa, receitar paciência a quem sofre e retificar as más qualidades de quem segue conosco...
Mas enquanto nos distraímos em tais incursões à distância de nós mesmos, não passamos de aprendizes que fogem, levianos, à verdade e à lição.
Enquanto nos ausentamos do estudo de nossas próprias necessidades, olvidando a aplicação dos princípios superiores que abraçamos na fé viva, somos simplesmente cegos do mundo interior, relegados à treva.
Despertemos a nós mesmos, acordemos nossas energias mais profundas para que o ensinamento de Cristo não seja para nós uma bênção que passa, sem proveito à nossa vida, porque o infortúnio maior de todos para a nossa alma eterna é aquele que nos infelicita quando a graça do Alto passa por nós em vão!
Se somos gratos pelas coisas boas que nos acontecem na vida e ficam guardadas em nossas memórias, devemos ser mais gratos ainda por tudo aquilo que permanece do nosso lado e continua fazendo parte do nosso dia a dia.
Você foi uma bênção que surgiu no meu caminho. Mas, melhor do que isso, você se tornou a minha melhor amiga, está sempre presente em todos os momentos e eu sinto que a nossa amizade nunca irá terminar. Obrigada por tudo isso!
Todo casamento passa por, pelo menos, uma crise, que depois de ser resolvida faz com que o relacionamento saia fortalecido.
Tenho amigos que não sabem o quanto são meus amigos. Não percebem o amor que lhes devoto e a absoluta necessidade que tenho deles. A amizade é um sentimento mais nobre que o amor, eis que permite que o objetivo dela se divida em outros afetos, enquanto o amor tem intrínseco o ciúme, que não admite a rivalidade.
Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todo os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos! Até mesmo aqueles que não percebem o quanto são meus amigos e o quanto minha vida depende de suas existências.
A alguns deles não procuro, basta-me saber que eles existem. Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida, porque não os procuro com assiduidade, não posso lhes dizer o quanto gosto deles. Eles não iriam acreditar! Muitos deles estão lendo esta crônica e não sabem que estão incluídos na sagrada relação de meus amigos.
Mas é delicioso que eu saiba e sinta que os adoro, embora não declare e não os procure. E às vezes, quando os procuro, noto que eles não tem noção de como me são necessários, de como são indispensáveis ao meu equilíbrio vital, porque eles fazem parte do mundo que eu, tremulamente, construí e se tornaram alicerces do meu encanto pela vida.
Se um deles morrer, eu ficarei torto para um lado. Se todos eles morrerem, eu desabo! Por isso é que sem que eles saibam, eu rezo pela vida deles. E me envergonho porque essa minha prece é, em síntese, dirigida ao bem-estar. Ela é, talvez, fruto do meu egoísmo.
Às vezes mergulho em pensamento sobre alguns deles. Quando viajo e fico diante de lugares maravilhosos, cai-me alguma lágrima por não estarem junto de mim, compartilhando daquele prazer.
Se alguma coisa me consome e me envelhece é que a roda furiosa da vida não me permite ter sempre ao meu lado, morando comigo, andando comigo, falando comigo, vivendo comigo, todos os meus amigos, e, principalmente os que só desconfiam ou talvez nunca vão saber que são meus verdadeiros amigos! A gente não faz amigos, reconhece-os!
“Quando mais conheço o mundo, mais me desagrada. E o tempo confirma a minha crença na inconsistência do caráter humano e no pouco que se pode confiar nas aparências de bondade ou inteligência.”
“O bom filósofo só tira benefício de onde ele existe.”
“Sempre se aprecia muito o poder de fazer qualquer coisa com rapidez e não se presta atenção às imperfeições com que se faz.”
“As discussões se parecem demais com as disputas.”
“A vaidade é um defeito. Mas o orgulho, no caso de pessoas de inteligência superior, acredito que seja válido.”
“Me pergunto quem seria o primeiro a descobrir a eficácia da poesia para acabar com o amor.”
“Somos poucos os que temos valentia suficiente para nos apaixonarmos completamente se a outra parte não nos encoraja.”
“O orgulho está relacionado com a opinião que temos de nós mesmos; a vaidade, com o que queríamos que os demais pensassem de nós.”
(Jane Austen)
Você é um segundo pai para mim! A vida, querido sogro, nunca para de nos surpreender. Ela jamais desiste de oferecer pessoas e momentos indescritíveis. Você é uma dessas pessoas e juntos passamos momentos ímpares.
Eu nunca vou esquecer as coisas maravilhas que você me ajudou a descobrir. E seu jeito de ser é mais que uma inspiração para mim. Agradeço por tudo, meu sogro!
Agora que mais uma etapa da minha vida está concluída, eu quero agradecer a todos que de diferentes formas contribuíram para que esta formatura fosse possível.
Ninguém triunfa sem ajuda e o melhor de cada vitória é poder dividi-la com quem é importante para nós. Por isso, neste dia tão marcante, eu quero compartilhar minha alegria e dedicar minha gratidão a todos que fazem parte da minha vida!
Você é o grande amor da minha vida, a filha que sempre desejei e a resposta para todas as minhas perguntas. Só desejo e espero que continuemos ligadas por este sentimento lindo e sem igual.
Sou uma mãe feliz porque tenho você ao meu lado, querida! Na verdade, só assim sou feliz. Sem você seria nada, um mundo vazio e repleto de silêncio. Viva feliz e lembre-se que estarei sempre ao seu lado, filha.
Se pudesse voltar no tempo, acredite que teria reagido de forma diferente à sua presença em minha vida. É que tive medo de suas reais intenções, sabe? Julguei que ia tentar apagar o nome de minha mãe, mas não, você nunca tentou ser mais que minha madrasta, que minha amiga.
Fui infantil, egoísta, mas estou profundamente arrependida! Espero que me perdoe e que possamos viver em harmonia. Beijo!
Há 1 mês, demos um passo muito importante na nossa vida e até agora ainda estou agradecendo por isso.
Nosso casamento foi o momento mais feliz que já vivi e me emociono quando penso tudo que ainda teremos pela frente. Este é o começo da nossa história de amor, mas já tenho certeza que será para a vida toda.
Amo você, meu amor! Sinto-me uma pessoa completa e tenho muito orgulho deste primeiro mês do nosso matrimônio!
Eu nunca deixei de amar você. Nosso casamento sempre foi muito importante para mim! Na verdade, às vezes ainda não acredito que estamos separados.
É que sempre acreditei que ficaríamos juntos para toda eternidade. E o pior é que meu sentimento não mudou! Eu te amo, meu bem. E tenho certeza que nossa história não pode acabar desse jeito.
Só dependemos de nós para sermos felizes. Por favor, não desista de ser feliz comigo! Gostaria tanto que você desse mais uma chance para nosso amor.
Só porque o caminho para o sucesso é difícil, não é motivo para desistir dele. Sei que o caminho é árduo e exige muito empenho, mas não tenho dúvidas que alcançaremos todos nossos objetivos. Tenho certeza disso, pois conheço e confio nas pessoas com quem trabalho.
Então vamos trabalhar juntos, como sempre fazemos, erguer a cabeça e encarar o desafio! Estou contando com todos vocês!
Eu sou o vento
Aquele que vem sem ser chamado
E canta nas janelas quebradas
Dos sanatórios
Nunca estou próximo
Nem distante
Seco as roupas nos varais
Desfaço as nuvens
Arranco as velas dos barcos
Brinco com aviões de papel
Levanto as pipas coloridas
E as saias das mocinhas
Lunáticas mãos
Faca na manteiga
Acredite em qualquer coisa
Espere por ninguém
Eu sou o vento
Com pouco não me contento
Venho e vou
Sem rota ou destino
Tantas viagens/tantos telhados
Tantas histórias/ tantos moinhos
Tantas ondas/ tantos cataventos
Tantas cartas/ tantos caminhos
Faço dançar o abraço das flores
E o beijo das fadas
Rasgo cicatrizes nas serras
Deixo sorrisos nos campos
Carrego segredos
Sopro bandeiras desfiadas
Derrubo as árvores
Descolo cartazes
Eu sou o vento
Aquele que nem bem chega
E já parte de repente
Feito um suspiro
(Carlos Assis)
Depois que nosso olhar se cruzou, que nossa pele se tocou, que nossos corações passaram a bater juntos, descobri por fim o que significa viver. Antes de conhecer e amar você eu apenas sobrevivia, e nem sabia!
Encarar a vida ao seu lado, apertar a minha mão na sua, e caminhar com você rumo ao nosso futuro é como viver em um sonho. Pois ao seu lado acordo todos os dias para o sonho mais lindo. Eu te amo, tanto!
Hoje faz um mês que nasceu meu bebê e a minha vida mudou completamente ao longo desse tempo.
Deus me deu o melhor presente do mundo, o amor mais puro e verdadeiro que jamais havia conhecido. Basta olhar para a sua carinha para sentir a força deste amor e uma gratidão infinita pela sua vida.
Você é bem mais que eu poderia imaginar. Vou estar sempre aqui para ajudar e proteger você. Feliz mesversário, meu amor!
Chegou a hora de agradecer e, por isso, começo por Deus que esteve sempre ao meu lado em todos os momentos para garantir que minha meta seria alcançada.
Pelo ambiente maravilhoso que encontrei todos os dias nesta instituição tão respeitada eu agradeço, porque só com um clima tão inspirador é que se atingem os grandes objetivos.
A todos os professores e orientadores que acompanharam meu percurso ao longo dos últimos anos eu deixo uma palavra sincera de gratidão, porque sem essa paciência e sabedoria eu jamais seria esta pessoa tão realizada.
À minha família e a todos os meus amigos de verdade eu quero que saibam que reconheço tudo que fizeram por mim, a força que incutiram no meu pensamento para não desistir e o conforto de saber que nunca estarei só e serei sempre capaz de tudo por maiores que sejam as dificuldades.
A quem não mencionei, mas fez parte do meu percurso eu deixo um profundo agradecimento porque com toda certeza tiveram um papel determinante nesta etapa da minha vida.
Ao fazer compras em uma cidade turística entrei numa loja lotada de roupas e outros itens todos marcados com o slogan: "A vida é boa". Às vezes precisamos nos lembrar dessa simples verdade.
Ao ganharmos nosso pão, criarmos uma família, mantermos a saúde, a boa forma e administrarmos os relacionamentos que começam a nos sobrecarregar é bom pensarmos o quão pouco representamos no universo. Enquanto ficamos obcecados com o nosso trabalho, Deus faz silenciosamente o dele. Ele mantém a terra em rotação, os planetas girando e as estações mudando. Sem nenhuma ajuda da nossa parte, ele faz o sol nascer todas as manhãs e se pôr todas as tardes. Todas as noites ele muda o padrão das luzes noturnas do céu. Ele apaga a luz para que possamos dormir e acende novamente para que possamos trabalhar e brincar. Sem levantar um dedo, desfrutamos do nascer e do pôr do sol. Todos os anos as estações mudam na hora certa. Não precisamos orar a respeito disto e nem lembrar a Deus que é hora de mandar a primavera. Tudo o que Ele faz nos lembra que Ele é bom (Atos14,17). Às vezes a vida será difícil, com frequência é dolorosa, e por enquanto é imperfeita. Mas ainda assim é boa, porque em todas estas coisas nada poderá nos separar das expressões generosas do amor de Deus.
(Nosso Andar Diário)
Eu tenho muita sorte mesmo, pois possuo o maior e melhor dos tesouros: amigos verdadeiros! Com vocês, amigos, sei que não existe solidão ou desamparo, e a vida é mais doce, colorida, completa e feliz.
Vocês são o meu conforto no desespero, e aqueles a quem recorro para dividir todas as minhas alegrias. Em vocês tenho os melhores amigos que alguém algum dia poderá desejar ter. Vocês são uma bênção, e são meus!
Com o avançar da idade, novos problemas surgem, mas as forças já não são as mesmas. Principalmente se a adversidade em questão estiver relacionada com a doença. São dificuldades da vida que todos enfrentamos, mas às quais nunca nos conformamos.
Por isso, querido avô, hoje quero lhe dedicar todo meu carinho. Vou ficar torcendo pelas suas melhoras e estou pronta para ajudar no que precisar. Quero que saiba que você é muito importante para mim!
Não deixe que uma derrota lhe faça desmoronar. Os grandes homens da história, só se tornaram grandes porque aprenderam a cair e a se levantar, até se tornarem fortes o suficiente para não se deixarem abalar, nem mesmo na queda final.
A maior inimigo que você pode enfrentar mora dentro de você. Tenha força, tenha coragem. Não fuja da luta, não finja que não é com você! Encare cada desafio com o entusiasmo de quem sabe que é capaz de vencer.
Se não der certo da primeira vez, tente de novo, e de novo, e quantas vezes achar preciso. Pense que se você nem ao mesmo tentar, já estará derrotado, pois terá se conformado com o não, quando poderia ter a chance de ganhar um sim.
A vida é feita de tentativas, erros e acertos. A sabedoria está em conseguir discernir o que vale a pena tentar e o que não vale. E se em algum momento decidir desistir de algo, saiba que desistir não é fracassar, é apenas mudar de estratégia. E também é preciso ter muita coragem para desistir!
Não se deixe abater pelo pessimismo, nem pelo seu e nem pelo dos outros. Tenha pensamentos positivos para que coisas boas aconteçam em sua vida.
O sucesso é consequência dos esforços pessoais. Se você se esforçar, se dedicar, lutar, e mesmo quando tudo em volta parecer conspirar contra você, se você continuar firme com as suas convicções, porque acredita que aquilo que deseja lhe trará felicidade, persista!
Você é totalmente responsável pelo seu sucesso e pelas suas conquistas. A sorte pode até lhe ajudar, mas a grama mais verde será sempre aquela que você cuida. Não se esqueça dos seus sonhos, não se deixe intimidar pela possibilidade do fracasso. Não tenha medo de lutar.
O sucesso é um processo, é uma meta. Faça da determinação e do ânimo parte da sua rotina. Não se permita fraquejar. Dedique-se a cada pequena tarefa como se dela dependesse a sua vida. Mantenha o foco nos seus sonhos, o resultado é o sucesso!
Adeus! Gostaria de falar outras coisas para você, mas não é possível. Chegou a hora da despedida, meu amor. Nosso relacionamento sempre foi muito forte, mas isso não foi suficiente.
Desejo que sua alegria nunca se desvaneça e que a felicidade esteja sempre no seu coração. Vou amar seu jeito e sua forma de enxergar a vida todos os dias, porque mesmo separados nunca vou esquecer você.
Durante seis anos, Siddhartha e os seus seguidores viveram em silêncio e nunca sairam da floresta.
Para beber, tinham a chuva, como comida, comiam um grão de arroz ou um caldo de musgo, ou as fezes de um pássaro que passasse. Estavam tentando dominar o sofrimento tornando as suas mentes tão fortes que se esquecessem dos seus corpos.
Então um dia, Siddhartha escutou um velho músico, num barco que passava, falando para o seu aluno...
"Se você apertar esta corda demais, ela arrebenta; e se a deixar solta demais, ela não toca."
De repente, Siddhartha percebeu que estas palavras simples continham uma grande verdade, e que durante todos estes anos ele tinha seguido o caminho errado.
Se apertar esta corda demais, ela arrebenta; e se a deixar solta demais, ela não toca.
Uma aldeã ofereceu a Siddhartha a sua taça de arroz.
E pela primeira vez em anos, ele provou uma alimentação apropriada.
Mas quando os ascetas viram o seu mestre banhar-se e comer como uma pessoa comum, sentiram-se traídos, como se Siddhartha tivesse desistido da grande procura pela iluminação.
(Siddhartha Gautama os chamou)
- Venham...
- e comam comigo.
Os ascetas responderam:
- Traíste os teus votos, Siddhartha. Desistiu da procura. Não podemos continuar a te seguir. Não podemos continuar a aprender com você.
Enquanto foram se retirando, Siddharta disse:
- Aprender é mudar.
- O caminho para a iluminação está no Caminho do Meio.
- É a linha entre todos os extremos opostos.
O Caminho do Meio foi a grande verdade que Buda descobriu, o caminho que ensinaria ao mundo.