Mensagens de Liberdade

Contra e tudo e contra todos lutamos pelo nosso amor. Ainda não somos livres, meu amor, e temos de viver nossa paixão longe dos olhares invejosos que nos rodeiam. O mundo não consegue entender porque quero você tanto assim, mas este ano de namoro que fazemos agora prova que a nossa vontade é a de permanecermos juntos. Quero continuar do seu lado e seguir com você neste caminho que nos levará à felicidade.

A impressão que eu tenho é de não ter envelhecido, embora eu esteja instalada na velhice. O tempo é irrealizável. Provisoriamente, o tempo parou para mim. Provisoriamente. Mas eu não ignoro as ameaças que o futuro encerra, como também não ignoro que é o meu passado que define a minha abertura para o futuro. O meu passado é a referência que me projeta e que eu devo ultrapassar. Portanto, ao meu passado eu devo o meu saber e a minha ignorância, as minhas necessidades, as minhas relações, a minha cultura e o meu corpo. Que espaço o meu passado deixa pra minha liberdade hoje? Não sou escrava dele. O que eu sempre quis foi comunicar da maneira mais direta o sabor da minha vida, unicamente o sabor da minha vida. Acho que eu consegui fazê-lo; vivi num mundo de homens guardando em mim o melhor da minha feminilidade. Não desejei nem desejo nada mais do que viver sem tempos mortos.

(Simone de Beauvoir)

Ataques de raiva e de mau humor produzem danos sérios nas células do cérebro, envenenam o sangue, causam insônia, depressão e pânico; suprimem a secreção dos sucos gástricos e da bílis nos canais digestivos, criando gastrites e úlceras, esgotam a energia e vitalidade, causam problemas cardíacos, provocam velhice prematura e encurtam a vida. Quando você se zanga sua mente fica perturbada e isto reflete em seu corpo que sente distúrbios. Todo o sistema nervoso se agita e você se enerva, perdendo a harmonia, a eficiência de agir, o vigor e o entusiasmo. A raiva é uma energia poderosa que precisa ser dissolvida para que você possa ser mais livre e saudável.

Colocar a raiva para fora apenas agrava esta emoção negativa e a faz crescer ainda mais. Se deixarmos isto sem controle, expressando nossa raiva cada vez mais, ela não vai se reduzir e sim aumentar, gerando mais dor e inquietude para nós.

(Emilce Shrividya)

Tive a sorte de ter ao longo da minha vida a maior apoiante e a maior fã que alguém poderia desejar, você, querida caçulinha.

Fizesse o que fizesse, você vinha atrás, sempre imitando os meus gestos e copiando as minhas palavras.

Mas sabe uma coisa, irmãzinha, eu também sou a sua fã número um. Sempre admirei a sua tenacidade e o sue espírito livre.

Espero que você tenha um dia de aniversário fantástico!

Você está sofrendo, mas não é o corpo que dói. É a alma, e você precisa de uma cura, mas o melhor medicamento para alcançar essa cura interior é você mesmo.

Deve aceitar a dor, estuda-la, compreende-la para poder superá-la, pois revoltar-se contra ela só trará mais danos. Aceite o seu passado e tudo aquilo que não consegue mudar, desculpe seus erros e tudo que deixou de fazer por medo.

Livre-se de toda frustração, do arrependimento, de todos os maus sentimentos e comece sua cura interior! Está nas suas mãos, mas é preciso querer e lutar por isso.

Ainda correm lágrimas pelos
teus grisalhos, tristes cabelos,
na terra vã desintegrados,
em pequenas flores tornados.

Todos os dias estás viva,
na soledade pensativa,
ó simples alma grave e pura,
livre de qualquer sepultura!

E não sou mais do que a menina
que a tua antiga sorte ensina.
E caminhamos de mão dada
pelas praias da madrugada.

(Cecília Meireles)
(Citador)

Frequentemente quando buscamos a felicidade, esquecemos que uma pequena mudança na nossa vida pode alterar muitas coisas de forma positiva. Não percebemos que a felicidade pode estar ao virar de uma esquina ou mesmo do outro lado da rua, com um novo emprego ou até passando a morar em outro endereço.

Encontrar com a felicidade não é algo tão difícil, muitas vezes nós mesmos não adquirimos liberdade suficiente para originar uma oportunidade para tal encontro. Vivemos preso ao conforto da mesmice esperando que todas as maravilhas caiam do céu como chuva de janeiro inundando nossa vida de alegria.

Se sua rotina não traz felicidade a sua vida, mude seus hábitos, faça o que estiver ao seu alcance para tornar tudo diferente. Não seja tolo ao ponto de achar que as melhores coisas da vida estarão sempre ao nosso lado, talvez andar por um caminho um pouco mais longo pode fazer como que você cruze de frente com a felicidade.

A vida é uma só. Cada um de nós tem a oportunidade de trilhar o seu próprio caminho. Mas muitas vezes nos deixamos influenciar pelo que os outros pensam, pelo modo como os outros levam as suas vidas, ou por valores que são vazios para nós, mas que são admirados pela sociedade.

Não se deixe seduzir por modelos de perfeição e sucesso. Há tantas coisas verdadeiramente importantes para se fazer na vida. E tenha certeza que a maioria delas são simples, acontecem no seu dia a dia e estão nos pequenos detalhes da vida. Só é preciso estar atento!

Encontre a alegria e a beleza dentro de você. O melhor modelo de beleza que alguém pode seguir é a versão melhorada de si mesmo. Pare de olhar em volta e de se comparar com os outros. Você é único!

Esta é a sua vida, por isso faça o que você realmente gosta. E faça com frequência! Se há algo na sua vida que você não gosta, encha-se de coragem e mude! A vida é curta, mas você pode experimentar vivê-la de maneiras diferentes, até encontrar uma que o deixe feliz e satisfeito.

Se tem muitas coisas que você gostaria de fazer, mas não tem tempo, reveja quantas horas por semana você gasta vendo televisão. Certamente, terminar de ler aquele livro que está na estante há meses ou aprender a dançar lhe trará mais satisfação do que acompanhar uma telenovela.

Mantenha as velhas amizades, mas abra os braços para os novos amigos que aparecem pelo caminho. Abra sua mente e coração para o novo, e livre-se de preconceitos.

A vida é curta, a vida é uma só. Viva os seus sonhos!

Por mais voltas que o mundo dê, um dia todos nós iremos nos encontrar em algum ponto.
Um ponto pacífico,onde estaremos falando a mesma língua, bebendo o mesmo vinho, contando nossas histórias e rindo, um riso leve e sincero.
Assim, estaremos prontos para percorrer juntos este longo caminho; em que simplesmente falamos de nossos dias, vendo o futuro com olhos livres.

(Charles Chaplin)

Abra seu coração para o mundo; a verdadeira liberdade começa dentro de nós!


Geralmente, em toda parte,
No ângulo mais sombrio
Dos recantos desprezados,
Vem a aranha e tece o fio.

Escura, silenciosa,
Atendendo ao próprio instinto,
Seja dia, seja noite,
Vai fazendo o labirinto.

Por manter o enorme enredo,
Insiste e nunca esmorece,
Condenar-se por si mesma
É seu único interesse.

Desdobrando movimentos
Nos impulsos insensatos,
Pratica perseguições,
Multiplica assassinatos.

Insetos despreocupados,
Na ilusão cariciosa,
Transformam-se em prisioneiros
Da pequena criminosa.

Satisfeita, a aranha escura.
Prossegue na horrenda lida,
Nos venenos que segrega
Traz a morte e suga a vida.

Mas um dia, o espanador,
Na luta material,
Vem e arranca essa infeliz
Das teias de horror do mal.

A aranha, porém, não cede,
Com teimosia e com arte,
Foge ao bem que se lhe fez,
E vai tecer noutra parte.

Quem medita na conduta
Dessa aranha renitente,
Encontra a cópia fiel
Da vida de muita gente.

A muitos presos do engano,
Deus envia a dor e as provas;
Mas, depois de liberdade,
Vão prender-se em redes novas.

Não vou mais pedir que demonstre seu carinho, nem que prove de alguma forma seu amor. Essas expressões de afeto devem ser dadas livremente, de forma espontânea e sobretudo de coração.

Quem implora por atenção da outra parte, acaba sentindo humilhação e isso jamais deveria acontecer em um relacionamento. Todos temos o dever de refletir sobre quem temos do nosso lado e deixar o egoísmo de parte para cuidar dos seus sentimentos.

Planejar não é criar planos rígidos a serem seguidos independentemente do que acontecer na vida. Fazer um planejamento de vida é traçar objetivos e metas a serem alcançados, considerando a situação atual e analisando as possibilidades futuras.

Da mesma forma como a vida muda, o planos também pode mudar. Ter um planejamento de vida não é viver numa prisão. Por isso, um planejamento de vida deve ser flexível e considerar muitas variáveis possíveis… Ter planos é simplesmente andar livremente, mas com passos seguros.

Um planejamento nos mostra o melhor caminho para chegar ao destino desejado. Ter um planejamento, é como ter um mapa que, claro, não nos ajuda a prever o futuro. Mas se por acaso aparecerem estradas interditadas, com um planejamento em mãos, é sempre possível encontrar outros caminhos para se chegar onde se pretende.

Há quem goste de percorrer a vida, sem planos e sem destino. Há, inclusive quem tenha medo de fazer planos, talvez até por medo de fracassar. É uma escolha possível... Viver sem planos é uma maneira de viver tão legítima quanto qualquer outra. Mas quem não tem planos, deve estar preparado para tudo o que aparece à frente, para todos os imprevistos. E nem todo mundo está preparado para isto. As decisões tomadas sob pressão diante de acontecimentos inesperados nem sempre são as melhores, e só o tempo será capaz de nos mostrar. Por isso, planejar é saber por onde se pode pisar, sem correr tantos riscos de afundar.

Com o tempo aprendi que amar qualquer um ama. O amor é um sentimento que nasce independente da nossa vontade, é impossível de controlar. Mas o mesmo não acontece com o que fazemos com esse sentimento, pois aí toma posse a nossa independência e se mostra nosso caráter.

Então, meu amor, eu decidi não lhe prometer o mundo possível e o impossível, ou apenas que vou amar você até ao fim dos meus dias. O que eu lhe prometo é que enquanto seu coração quiser o meu, vou saber respeitar, cuidar, me interessar, estar presente, enfim, que vou saber amar você com A grande de Amor Altruísta.

Eu prometo a você que seremos uma equipe, que olharemos na mesma direção, que traçaremos o mesmo trilho. Mas que você será livre para ficar, para partir, pois quem ama quer a felicidade da pessoa amada, e eu amo você e quero apenas que seja feliz!

Todos reconhecemos a higiene como algo muito importante, e rituais de limpeza do corpo fazem parte da nossa rotina diária. Esses são fundamentais mesmo para a nossa saúde, mas às vezes nos esquecemos que não é apenas o corpo a precisar de ser limpo e cuidado. Pois também a alma precisa ser tratada, limpa para se manter saudável.

Quando sentimentos ruins ou negativos são plantados na nossa alma, se não nos esforçarmos por eliminá-los, eles crescerão livremente e se fortificarão, infestando toda a nossa essência.

Então é muito importante fazer o esforço para se livrar desses sentimentos, e ainda que possa parecer difícil no início, se persistirmos nisso se tornará um hábito, como a normal higiene do corpo.

Acredite e conheça-se a si mesmo; esqueça as experiências más do passado; cultive pensamentos positivos, e também uma envolvência e pessoas também positivas; reflita, passe mais tempo consigo mesmo.

Cuide da higiene da sua alma como cuida da higiene do seu corpo, e lembre-se que pessoas positivas são pessoas felizes!

Você revela todos os dias o melhor que existe no mundo. Estou me referindo ao amor, essa mágica sensação de liberdade. E por isso, meu bem, eu lhe desejo um maravilhoso dia da mulher!

Sim, porque você é a mulher dos meus sonhos, o amor da minha vida e o ser humano mais belo que já conheci. Nunca deixe de ser assim especial e marcante. E desfrute do dia de hoje com a certeza que todos os instantes de felicidade serão merecidos. Beijo, meu bem! Eu te amo.

Você que é criança, não se apresse em crescer! O tempo já passa depressa demais por natureza, e o melhor a fazer é aproveitar cada dia para brincar, correr e descobrir o melhor que o mundo tem para oferecer.

Acredite que um dia você chegará à idade adulta e sentirá saudade da sua infância. Na verdade, nada se comparar a ela.

Aproveite cada segundo sem pensar no amanhã, dê asas à sua imaginação e sonhe muito. Ser criança é ser feliz com coisas simples, é ter a liberdade de ser especial.

Ser criança foi o melhor dom que Deus nos deu. Você que tem esse honroso privilégio não o desperdice. Seja criança hoje e para sempre!

"A imprensa livre é o olhar onipotente do povo, a confiança personalizada do povo nele mesmo, o vínculo articulado que une o indivíduo ao Estado e ao mundo, a cultura incorporada que transforma lutas materiais em lutas intelectuais, e idealiza suas formas brutas."

"O comunismo não é para nós um estado que deve ser estabelecido, um ideal para o qual a realidade terá de se dirigir. Denominamos o comunismo o movimento real que supera o estado de coisas atual. As condições desse movimento resultam de pressupostos existentes."

"O trabalho não é a satisfação de uma necessidade, mas apenas um meio para satisfazer outras necessidades."

"Sem sombra de dúvida, a vontade do capitalista consiste em encher os bolsos, o mais que possa. E o que temos a fazer não é divagar acerca da sua vontade, mas investigar o seu poder, os limites desse poder e o caráter desses limites."

"A história da sociedade até aos nossos dias é a história da luta de classes."

"O dinheiro é a essência alienada do trabalho e da existência do homem; a essência o domina e ele a adora."

"A tortura deu lugar às descobertas mecânicas mais engenhosas, cuja produção dá trabalho a uma imensidade de honestos artesãos."

(Karl Marx)
(Pensador)

Sempre estamos à procura de justificativas para tudo que acontece na nossa vida. Nos esbarramos constantemente por muitos porquês, mas o problema é que as respostas para alguns deles são muito difíceis de obter.

É por isso que algumas pessoas têm a necessidade de acreditar que existe uma força maior, uma energia que pode influenciar a nossa vida, mesmo que a atuação desta força não seja muito bem compreendida.

Independentemente de religião, ou do nome que se dá a esta força maior, sentir a presença dela pode ser algo confuso para uns, mas indispensável e maravilhoso para outros. Quer chame Deus, Oxalá ou Guaraci, imaginar que não somos o centro do mundo pode nos trazer muitos benefícios, mas como tudo nesta vida, esta certeza também deve estar sempre em equilíbrio.

Talvez não devêssemos justificar tudo como um ato divino, nem também excluir totalmente a possibilidade de que esta força realmente existe. Na verdade mesmo, a nossa crença deve ser tida como algo privativo, mas livre de ser discutível, ninguém precisa ser dono da verdade absoluta, apenas ser feliz com aquilo que acredita.

O amor tem destas coisas. Às vezes o sentimento é forte e real, mas a vida ou outra coisa qualquer o tornam impossível. Mas não se desespere.

Sei que dói, que parece que o coração nos será arrancado do peito pela impossibilidade de amar livremente quem tanto amamos. Mas se o amor não deu agora certo, é porque a pessoa também não era a certa.

Quando chegar o momento de você viver um amor verdadeiro e duradouro, não haverá impedimentos e ele será possível. Tenha paciência e acredite; hoje dói, mas no momento certo seu coração voltará a amar e ser amado.

Pior do que estar infeliz com os próprios males é sentir infelicidade com a alegria ou o sucesso dos outros. A inveja é um monstro que depois de instalado no coração do invejoso apenas arrasta desgraça e infelicidade.

Aprecie o que tem, sem se comparar com os demais, e lute por aquilo que deseja. Faça por merecer o que tanto quer, e a recompensa será incrível!

Felizes e realizados são os que se alegram com a felicidade alheia, pois são mais livres para viverem e celebrarem as suas conquistas, por mais humildes que sejam.

Foi como se eu nascesse com você. Foi como se a vida me desse novas razões para acordar de manhã, meu neto! É uma nova maternidade, uma nova força para sorrir livremente.

Desejo que sua vida seja uma constante de alegria, meu amor! Seu nascimento recente quase me faz chorar de felicidade, meu neném! Tenho certeza que vai ser assim, feliz, que vou sempre encontrar você.

Você ainda agora surgiu no mundo e eu já estou loucamente apaixonada por meu neto lindo!

Bom dia, meu bem.
Você é uma pessoa única
e merece que seu dia seja também.

Se dependesse de mim,
seu dia seria assim:
Céu ensolarado, mas não muito quente.
O trânsito completamente livre e todo farol estaria verde.

O trabalho seria tranquilo, o almoço seria de graça,
Todos seriam honestos
E no mundo não existiria trapaça.

A tarde passaria sem demora
Olharia para o relógio
E em um piscar os olhos,
já seria hora de ir embora.

Você voltaria para casa,
Descançado, feliz e bem humorado
E receberia você,
Com milhões de beijos e abraços.

Quando se rompe um relacionamento é sempre difícil seguir em frente. No nosso íntimo tentamos esquecer tudo rapidamente, mas as mágoas que guardamos saem de nós de forma lenta, como água da torneira. Minha querida amiga, não tente apressar a cura dessas feridas. O tempo resolverá tudo e você só terá de ser paciente.

Pense como será bom ter de novo sua liberdade. Poder viajar por onde quiser, conhecer novas pessoas, descobrir mais até de você mesma. Se seu namoro não deu certo é porque haverá algo ainda melhor para você. Tente perceber que insistir em relações condenadas, é só adiar um fim inevitável. E quanto mais tempo se prolongar esse mesmo fim, maior sofrimento haverá para ambos.

Agora é o tempo de cuidar de si própria. E eu vou estar do seu lado, você nunca estará só. Tenha ânimo, amiga! O fim de um namoro nunca será o fim de uma vida. E eu tenho a certeza que você será muito feliz.

É engraçado como, nós, intitulados como seres pensantes, fazemos o possível para evitar situações que exigem um pouco mais de esforço intelectual. Deixar de fazer isto ou aquilo por acharmos complicado ou trabalhoso nos torna cada vez mais preguiçosos e diminui nossas chances de ter mais um aprendizado adquirido.

Não importa a idade, classe social, gênero ou religião, o acúmulo de conhecimento deve ser visto sempre como algo constante e infinito. Também não podemos nos limitar ao mesmo assunto ou objetivo, pois afinal, somos indivíduos versáteis e totalmente adaptáveis, e quanto mais diverso for o nosso aprendizado, maiores serão as nossas habilidades.

O mais importante na aquisição de conhecimento é estar sempre livre de preconceitos, com uma mente aberta aos mais variados temas que nos propicia novas interações sociais e mais qualidade na utilização do nosso tempo.

Paixão despreocupada é acordar de manhã e sorrir um sorriso rasgado, achar tudo à volta lindo, como se nunca tivesse visto o mundo antes, e tudo isso apenas porque é sexta-feira! Não nego a verdade dos que dizem que todos os dias são importantes e contam, mas que sexta-feira tem um sabor e uma energia diferentes, nem você pode negar.

Então que venha ela, e que traga um final de semana esplêndido e positivamente recheado de possibilidades e muita liberdade. Todo o dia diga ‘bom dia’, mas na sexta-feira diga ‘seja bem-vindo final de semana’!

Há muitas pessoas que necessitam de vários motivos para permanecerem vivas. Para essas não há o instinto, somente o motivo. Elas acordam já com diversas atividades programadas em mente, e se por um acaso algo não sair como o planejado, ficam totalmente perdidas.

Um café da manhã balanceado para continuar com o peso adequado; ter determinada profissão para manter certa posição social; ou ainda continuar casado pelos simples fato de ser mais fácil.

O que pode ser referido como motivação, neste caso não passa de estagnação. Quando fazer algo de uma forma diferente passa a ser tão distante que nem é mais lembrado, talvez toda essa falta de vontade deva ser repensada.

Obviamente é necessário um mínimo de planejamento, mas encarar tudo como obrigação, sem a opção da liberdade dos pensamentos, pode se tornar mais tarde em arrependimento.

Todos os motivos que movimentam nossa vida devem ser sempre alterados à medida que são alcançados. Mas se no meio do caminho percebeu que algum já não é mais válido, tenha a certeza que mais vale dispensá-lo.

Ter amigos em quem confiar é a coisa mais valiosa da vida, afinal os amigos são a família que escolhemos. Os amigos são a família de coração, são as pessoas que fazem parte da nossa vida por afinidade, e compartilhamos momentos, dividimos emoções, segredos, conquistas, fracassos...

Muitas vezes, podemos contar mais com os amigos do que com a própria família, mas é preciso ter cautela. A amizade é algo que se conquista aos poucos. Não podemos confiar histórias da nossa vida e experiências pessoais a pessoas que conhecemos há pouco tempo e que consideramos já, rapidamente, serem amigas. A amizade se constrói dia após dia, assim como a confiança.

Por mais amigo que alguém seja, há algumas fronteiras que precisam ser respeitadas. Não é porque um amigo sabe quase tudo sobre a sua vida que tem o direito de impor as opiniões dele sobre o modo como você deve se comportar ou que decisões deve tomar. Um amigo não deve julgar, deve tentar entender e apoiar. Um amigo não deve dizer como você deve agir, deve dar conselhos, se você pedir.

A amizade nunca deve ultrapassar a fronteira da individualidade, da liberdade e do respeito.

Chegou a quinta-feira, esse dia tão esperado, ansiado e festejado, e durante o qual muitos apenas esperam que acabe para assim ficarmos mais perto do final de semana.

Mas e ainda que esse seja um desejo legítimo, pois no final de semana nos esperam a liberdade, o descanso ou a farra, não se esqueça de desfrutar deste dia também, deste e de todos os outros. Nunca deixe de viver o dia atual ao máximo, seja ele qual for!

Filha, eu posso ter muitos defeitos, mas tenho uma grande qualidade: a educação que lhe dei. Querida, sou a mãe mais feliz do mundo, porque hoje testemunho mais uma celebração da sua vida. Parabéns!

Continue a ser essa menina linda e delicada que há alguns anos caiu nos meus braços, que desde bebê se tornou o grande amor da minha vida. Mil beijos, querida!

Divirta-se muito e sem regras, ou melhor, com algumas regras. Brincadeira! Aproveite esta sua grande data com juízo, mas acima de tudo, com a liberdade de ser quem é.

Eu adoro você, princesa!
Feliz aniversário!