Mensagens de Liberdade

A paz invadiu a minha casa
Contagiou o meu coração
Me fez sorrir
A paz entrou na minha vida
Contaminou a minha rotina
E me trouxe sossego

A paz chegou depois da tempestade
Trouxe esperança
Para que eu confinasse o meu caminhar
A paz removeu montanhas
Retirou as pedras do meu caminho
Acalmou meus pensamentos
Me trouxe sonhos bons e tranquilos

A paz me fez adormecer
E acordar sem sobressaltos
A paz me fez refletir sem pesar
Me fez recordar sem chorar
Me ajudou a me encontrar

A paz chegou quando eu decidi me perdoar
Quando eu decidi me amar
Apesar de todos os erros cometidos
Fiz as pazes comigo mesmo
E agora posso fazer as pazes com o mundo
Posso abraçar a vida e todos que amo

Quero viver para sempre em paz
Em paz comigo, mesmo quando errar
Em paz com o mundo,
Mesmo quando ele for cruel
Em paz com minha família
Mesmo quando ela me julgar

Quero viver paz, ser paz
Só assim posso ser livre
Livre para ser quem eu sou
E me aceitar como sou

Amiga querida, sei que a situação pela qual passa agora é complicada. Mas neste momento, você está no olho do furacão e não consegue ver nada com muita clareza. Espere a poeira baixar, respire fundo, feche e abra os olhos. Agora, o que parece o fim é um novo começo. Se tudo parece desmoronado, aproveite para reconstruir do zero algo muito melhor.

Você é uma mulher forte e maravilhosa, como poucas que conheço. Você tem um poder que nem faz ideia, você é linda, inteligente, talentosa e generosa. Você merece o melhor que o mundo pode lhe oferecer e tudo aquilo que está disposta a lutar para conquistar. Não tenha pena de você, não alimento ressentimentos, livre-se da raiva.

Recolha-se por um tempo, passe tudo que aconteceu em revisão. Você verá que não há motivos para se arrepender e não há o que corrigir. Você fez o que precisava e podia fazer, tendo em vista as circunstâncias. Não se culpe tanto, não se cobre. Não é a primeira vez que a vejo cair, e posso lhe dizer que sinto um orgulho tremendo quando a vejo se reerguer, porque você tem uma capacidade enorme de transformar a sua vida.

Neste momento, o mais importante é ser fiel a você, ao que você é ao que acredita. Olhe para dentro de você e encontrará a paz e a força que busca para continuar lutando. Amiga, perdoe-se, apazigue tudo que de mal resolvido existe no seu coração. Não seja tão dura com você! Orgulhe-se do que você é, da sua história e de tudo que já superou.

Essas dificuldades todas que você está vivendo agora irão passar, o que vai ficar é todo o aprendizado e sabedoria que irá adquirir. Força amiga, isso também vai passar! E conte sempre comigo.

Sentir saudades do que não vivi, é viver com um "se" atravessado no peito! Mas a verdade, é que a vida é cheia de "ses". E cada "se" que encontramos, é uma estrada diferente que poderíamos escolher para construir o nosso caminho.

Cada escolha que fazemos é um passo que damos na vida, é um "se" que se torna um sim. Mas mesmo certo do caminho que percorri até aqui, quando olho para trás, vejo paisagens por onde não passei. E é nessas horas que me pergunto: será que esta foi a melhor escolha?

Começo a imaginar a minha vida toda diferente, e sinto saudades do que não vivi, das travessias que não fiz. Sinto a nostalgia do tempo que passou, e que não volta mais, e o peso de cada passo que dei.

Mas se sinto saudades do que não vivi, não é porque me arrependo das escolhas que fiz. E sim porque lamento que a vida seja feita de uma estrada de via única. Queria eu poder ir e voltar, quando bem entendesse!

O que me conforta é poder lembrar dos momentos felizes que vivi com alegria, e das dificuldades e tristezas com mais sabedoria. E das saudades que sinto do que não vivi, na minha cabeça transformo ficção. O "se" encravado no peito, liberto com a imaginação, sem arrependimento ou amargura.

Sentir saudades do que não vivemos, é o preço que pagamos por termos a liberdade de escolher o nosso próprio caminho. Mas em qualquer dos casos, viver é sentir saudades!

Terminar um relacionamento nunca é fácil, mas o que muitas vezes pode acabar com tristeza, desilusão e mágoas, pode se transformar em felicidade através da tranquilidade.

Seja qual for o motivo do fim do namoro, mesmo que a decisão não tenha vindo da sua parte, primeiramente é preciso ter calma, pois não adianta achar que o mundo acabou, muito menos que nunca mais encontrará outro companheiro.

Mesmo que você não estivesse no lado descontente, tenha em mente pelo menos, que não vale a pena permanecer em um relacionamento onde o outro não compartilha da sua felicidade. Certamente mais cedo ou mais tarde a insatisfação aumentará, tornando-se muito mais aparente.

Portanto, siga em frente, aprenda com todos os erros acontecidos no passado e faça o possível para não os voltar a cometer. Pense no alívio em não forçar um relacionamento que no futuro provavelmente não seria feliz.

Lembre-se que com o término do namoro você está livre para continuar buscando um relacionamento feliz, onde também haja amizade.

Sei que você está chateada, mas não conseguiremos resolver nada com este silêncio. Não sei até que ponto você conhece toda a história, muito menos a versão que tem sobre ela. Somos amigos há tanto tempo, que ainda não acredito como um mal entendido conseguiu abalar nossa amizade.

Sei que minha atitude não foi das melhores, mas preciso que conheça a minha versão e aí assim deixo você totalmente livre para tirar qualquer conclusão. Desde o ocorrido não consigo mais nenhuma comunicação com você, no começo pensei que poderia ser apenas um desencontro, mas com certeza não duraria tanto tempo.

Não podemos colocar de lado nossa amizade e esquecer tudo que já passamos juntas, somos amigas desde sempre, e você está fazendo muita falta na minha vida. Preciso somente de uma oportunidade para enfim esclarecer tudo, mas antes de qualquer coisa, quero te pedir, por favor, me desculpe!

A experiência é uma coisa muito interessante. É nos servindo dela que aprendemos grande parte daquilo que sabemos; por ela orientamos, muitas vezes, os nossos passos; com ela evitamos a repetição de dissabores e procuramos aquilo que já sabemos ser bom. A experiência poderia servir para que a nossa vida fosse muito mais previsível e controlável, mais cômoda e segura, livre de problemas. Uma chatice, enfim... Felizmente, a natureza possui aspetos desconcertantes que têm o condão de permitir que, apesar de existir a experiência, a nossa vida seja em cada um dos seus momentos uma aventura louca e sem destino previsível. Um deles é que a experiência que adquirimos numa fase da nossa vida não nos serve de nada quando chegamos à fase seguinte. Apesar da experiência que vamos adquirindo, chegamos, a cada uma das nossas épocas, inexperientes e inseguros como da primeira vez. A vida, na sua magnífica diversidade, vai nos oferecendo constantemente novas situações, para as quais nunca estamos verdadeiramente preparados. Algumas são duras: um fracasso grande, uma doença que veio para ficar, a morte de alguém que nos faz falta... Estas limitações da experiência nos forçam a crescer continuamente; nos mantêm tensos, esforçados. Permitem que tenhamos constantemente objetivos diferentes. Dão colorido à nossa vida. É assim que nos podemos manter de algum modo jovens em qualquer idade. Quem programou este jogo da vida o fez de forma a que ele tivesse sempre interesse.
Subimos de nível, saltamos do material para o espiritual, varia o grau de dificuldade, mudam os adversários e o ambiente - como nos jogos electrônicos... Não somos poupados a sofrimentos, mas nos é dada a possibilidade de reagir e continuar a avançar. Se temos saudade do que ficou atrás, também nos é permitido sonhar com o que está adiante. Se conservamos o sabor de derrotas que tivemos, também planeamos a vitória que se segue. No jogo da vida, as derrotas deixam marcas, as feridas fazem mesmo doer, muitas vezes não recuperamos aquilo que perdemos. Estamos ancorados à realidade e, por isso, para nos divertirmos, para nos sentirmos como aventureiros no meio de tudo isto, temos necessidade de coragem. E de não calarmos aquilo que dentro de nós nos chama a um sonho, clama por aventura, pede para fazermos com a vida qualquer coisa que seja grande. Poderíamos dar ouvidos ao medíocre que quer se instalar em nós. E evitar, por medo e preguiça, as dificuldades, as complicações, o sonho. Mas "evitar o perigo não é, a longo prazo, tão seguro quanto se expor ao perigo. A vida é uma aventura ousada ou, então, não é nada".

(Helen Keller)
(Shvoong)

Já que pouco importa como estou, já que tanto faz se estamos juntos ou não, deixei de lutar pelo nosso amor. Não vale a pena implorar por uma palavra meiga ou um simples carinho. Tudo que expressa um sentimento deve ser dado de forma livre e espontânea.

Não foi por falta de oportunidades que perdemos o rumo certo, mas sim pelo desinteresse e pela indiferença com que você encarou nosso relacionamento. Decidi que preciso de amor próprio, que tenho que olhar mais para mim. Não quero mais viver assim, se o que temos não me traz nada de bom.

Leve como uma pluma, suave como o veludo e gostosa como uma fresca brisa em um intenso dia de calor, assim é a amizade que é colorida.

Sem laços que sufocam, sem restrições que oprimem, a amizade colorida proporciona o melhor de um relacionamento mais sério, sem que este ultrapasse o rótulo da amizade e a liberdade que esta permite.

Amizade colorida é maravilhosa! Nela se escondem os mais lindos sentimentos pintados com as cores mais vivas, sem lugar a cobranças ou promessas quebradas.

Não tenho pais, faço do céu e da terra os meus pais;
Não tenho lar, faço do meu corpo o meu lar;
Não tenho poder divino, faço da honestidade meu poder;
Não tenho meios, faço da docilidade meus meios;
Não tenho poder mágico, faço da personalidade minha magia;
Não tenho vida nem morte, faço do tempo a minha vida e minha morte;
Não tenho corpo, faço da fortaleça meu corpo;
Não tenho olhos, faço do relâmpago meus olhos;
Não tenho ouvidos, faço da sensibilidade meus ouvidos;
Não tenho membros, faço da prontidão meus membros;
Não tenho leis, faço da autoproteção minha lei;
Não tenho estratégias, faço da liberdade de matar e ressuscitar minha estratégia;
Não tenho forma, faço da astúcia minha forma;
Não tenho milagres, faço da justiça meus milagres;
Não tenho princípios, faço da adaptabilidade meus princípios;
Não tenho táticas, faço da rapidez a minha tática;
Não tenho amigos, faço da minha mente meu amigo;
Não tenho inimigos, faço da imprudência meu inimigo;
Não tenho armadura, faço da benevolência e da retidão minha armadura;
Não tenho castelo, faço da mente indomável meu castelo;
Não tenho espada, faço do sonho da minha mente minha espada.

Eu sempre pensei que no dia que conseguisse te perdoar, voltaria a gostar de você, voltaria a te respeitar, e considerar a sua presença em minha vida ao menos como amigo. Mas eu não fazia ideia do que era o perdão.

Hoje eu entendi que perdoar é ter a capacidade de deixar para trás aquilo que nos causou dor, e aquela pessoa que nos fez sofrer. Perdoar é superar, é fazer algo muito mau que nos causaram ser indiferente em nossa vida. Agora que percebi isso, me sinto livre.

Você e todo o mal que me causou estão no meu passado. Eu sofri e cresci com este sofrimento, mas tudo tem o seu tempo e lugar. Agora que aprendi que perdoar é mais importante para mim do que para o outro. Agora que aprendi que perdoar é se reconciliar com o que nos causou dor e se tornar indiferente a isso, sinto capaz de seguir em frente e ser feliz. E é isso que quero para mim.

Bom fim de semana para todos!

O que o futuro reserva pra mim
Uma vida de tédio
Ou diversão sem fim
Ser o primeiro
A nunca envelhecer
Não precisar de ninguém
Não ter nada a perder
Se você hesitar
A vida vai passar

Solitários rejeitados e esquecidos
A vida é inventada e descoberta
Eu não tenho as respostas
E também não sei se essas são
As perguntas certas

Onde o destino vai me levar
A uma rua escura
Ou de frente pro mar
Eu vou mandar
Ou ser mandado
Ser livre e despreocupado
Se você hesitar
Ninguém vai esperar

(Capital Inicial)

Eu sempre admirei casais que são amigos. Pessoas que sabem se divertir uma ao lado da outra. Para mim, o casal ideal é aquele em que um completa o outro, e dá apoio para que sejam sempre melhores naquilo que têm de melhor.

Em um casal ideal um tem respeito e admiração pelo outro, e sabe manter a liberdade e a individualidade do outro. O casal ideal é aquele que está junto porque quer ser feliz, e faz de tudo para isso.

Eu costumava ver esse tipo de casal com uma certa nostalgia, mas com inspiração. O meu grande sonho era viver um amor assim. Hoje eu sou feliz, porque formo com você um casal ideal, como aqueles que tanto admirava… Temos um ano de namoro, e durante este tempo já sinto o bem que você me fez e faz.

Quero que o nosso amor dure e perdure. Quero ser, para sempre com você, o casal ideal. E quero que o nosso amor sirva de fonte de inspiração para tantos outros corações. Eu te amo!

1° - Jogue fora tudo o que traz lembranças:
Fotos, chaves, presentes (estou sendo radical). Como você quer “esquecer” de alguém guardando pertences ou presentes dela dentro da sua casa? Já ouviu aquela expressão no seu aniversário: É só uma lembrancinha!
Pois é, lembrancinha é para lembrar. Presente lembra momentos, conversas, discussões e até PROMESSAS.

2° - Evite tocar no assunto:
Quando alguém perguntar se você terminou um namoro, noivado e etc. Diga: SIM e pronto. “Pra quê” ficar dando satisfações da sua vida para a vendedora, cabelereira ou açougueiro? (risos)

3° - Busque força através do Espírito Santo:
Eu sou psicóloga, no exercício do meu trabalho eu não posso induzir ninguém à religião, minha missão é fazer a pessoa ver que ela tem uma força dentro dela que é capaz de ajudá-la a sair daquela depressão, bipolaridade, tristeza e etc. Porém, como Cristã eu sei que há coisas que somente o Espírito Santo é capaz de “apagar” da nossa memória. Então nestes momentos difíceis de separação ou término, é necessário ir muito à igreja, buscar pelo Espírito de Deus e se comunicar com os irmãos da igreja.

4° - Saia, se divirta:
Infelizmente há casos onde um namoro termina e parece que junto com o namoro acabou a vida da pessoa. Minha irmã, acorda para vida. Vai no salão, arrume sua unha e seu cabelo, vai fazer alguma coisa e largue este pote de sorvete (risos). Acorde para a vida, você é linda, não se deixe destruir por causa de um “babaca” que não tem capacidade de amar de verdade. Eu tenho certeza que DEUS tem o melhor para você.

5° - Seja jovem:
O jovem tem aquela coisa da descoberta, já viu? Tudo é novo, quer ir para todos os lugares, quer conhecer gente nova e etc. Quando você namora durante uns 2 anos direto, dependendo do namoro, você esquece completamente o que significa a palavra diversão. Então, vai lá e procure lembrar o que é, seja jovem. Vá em congressos de jovens, vá em shows Gospel, acesse a internet, faça amizades (cuidado, hein) participe dos encontros da igreja, seja jovem, seja jovem. Quando eu era noiva, para ser senhora bastaria o fio de cabelo branco (risos). Eu me sinto muito bem hoje, quando digo ser jovem, não quero dizer: SEJA IMATURO. Quero dizer: SEJA LIVRE, APROVEITE!

Deus nos deu o Espírito Santo, e o Espírito Santo é chamado pelo SENHOR JESUS de O ESPÍRITO CONSOLADOR. Portanto, o Espírito Santo continua sendo a maior solução para você superar todas as decepções, não somente amorosa, mas todas no geral. Abra o teu coração para receber o Espírito de Deus.

(Emanuele Guterres)
(Evangelizai)

Guarde na lembrança tudo aquilo que foi bom e livre-se do resto.

Não lute mais
Descanse
Não dê força para seus inimigos
Vença-os com o perdão
Não cultive a impaciência
Vença-a com a segurança
Não delapide a paz dos outros
Coopere com o silêncio
Não se afaste do seu coração
Una-se a si mesmo
Não dê trelas aos problemas
Vença-os com a luz interior
Não coopere com as críticas
Supere-as com seu desprezo
Não se deixe vitimar
Assuma sua liberdade de escolha
O bem é saber
que o único meio de vencer
É usar a inteligência
com compaixão
Por isso não lute mais
Descanse

(Luiz Gasparetto)

Um dia, uma pequena abertura apareceu em um casulo.

Um homem sentou e observou a borboleta por várias horas, conforme ela se esforçava para fazer com que seu corpo passasse através daquele pequeno buraco.

Então pareceu que ela havia parado de fazer qualquer progresso. Parecia que ela tinha ido o mais longe que podia, e não conseguia ir mais.

O homem decidiu ajudar a borboleta: ele pegou uma tesoura e cortou o restante do casulo. A borboleta então saiu facilmente. Mas seu corpo estava murcho e era pequeno e tinha as asas amassadas.

O homem continuou a observar a borboleta porque ele esperava que, a qualquer momento, as asas dela se abrissem e esticassem para serem capazes de suportar o corpo que iria se afirmar com o tempo. Nada aconteceu!

Na verdade, a borboleta passou o resto da sua vida rastejando com um corpo murcho e asas encolhidas. Ela nunca foi capaz de voar.

O que o homem, em sua gentileza e vontade de ajudar não compreendia era que o casulo apertado e o esforço necessário à borboleta para passar através da pequena abertura era o modo com que Deus fazia com que o fluido do corpo da borboleta fosse para as suas asas, de modo que ela estaria pronta para voar uma vez que estivesse livre do casulo.

Algumas vezes, o esforço é justamente o que precisamos em nossa vidas. Se Deus nos permitisse passar através de nossas vidas sem quaisquer obstáculos, ele nos deixaria aleijados. Nós não iríamos ser tão fortes como poderíamos ter sido. Nós nunca poderíamos voar.

(Mensagens e poemas)

Qualquer que seja o caminho que você escolher, busque a felicidade durante a caminhada. A felicidade não é o destino, não é um ponto de chegada. A felicidade é uma jornada, por isso ela pode e deve fazer parte da sua rotina.

Não pense na felicidade como algo que só acontece em grandes momentos, ou em ocasiões especiais. Aprenda a cultivar e reconhecer a felicidade nas pequenas coisas, nas situações mais banais. Afinal, são essas situações que preenchem a vida. A vida não é feita só de grandes acontecimentos!

Não ache que só será feliz quando a sua vida estiver livre de problemas e quando todos os seus sonhos forem realizados. Isto pode lhe causar uma grande frustração. Pense que a felicidade é uma escolha diária, é o modo como você leva a vida diariamente, e não uma recompensa que só vai chegar depois de tudo.

Aproveite todos os momentos da vida para ser feliz, pois eles são únicos.

Um pássaro, mesmo sabendo voar, às vezes fere uma asa e precisa andar até a asa se recuperar para que o céu volte a ganhar.

Uma árvore, mesmo sem sair do lugar, às vezes tem um galho rompido pelo vento e precisa esperar para que em breve possa voltar a florescer.

Uma bailarina, mesmo sabendo rodopiar e saltar, às vezes tem um pezinho magoado e precisa por um tempo as sapatilhas aposentar.

Uma criança, mesmo tendo toda a energia, às vezes precisa parar para poder as baterias recarregar.

Há horas em que é preciso parar um pouquinho para se recuperar, é preciso ter paciência para reflorescer, e voltar a pular e rodopiar.

Desejo a você as melhoras e que logo, logo possa voltar a correr e brincar livremente! Fique bem!

Todo dia eu penso
Todo dia eu me declaro
Todo dia eu rezo
Todo dia eu peço
Todo dia eu te ouço
Todo dia eu te amo
Todo dia eu me sinto livre...

Livre para pensar em você
Livre para me declarar
Livre para rezar por você
Livre para te pedir
Livre para te amar!

Já chega! Não dá mais!
Você conseguiu passar de todos os limites
E não consigo mais suportar seu ciúme doentio.
Nunca imaginei que chegaríamos a esse ponto
Dei meu máximo para superar tudo isso
Mas já não vejo mais nenhuma possibilidade
De permanecermos juntos desta forma.

Não há mais confiança, muito menos liberdade.
Toda alegria que vivemos no começo
Foi transformada em desgosto e hostilidade.
Duas pessoas se unem para compartilhar a felicidade
E não pode haver espaço para tanta dúvida e desrespeito.

Não pense que quero o seu mal,
Mas sei que nosso relacionamento
Já não nos traz nada além de muito sofrimento.
Espero que siga novos caminhos e encontre algum entusiasmo.
Sei que nada do que aconteceu foi por maldade,
Mas não consigo mais viver com tanta infelicidade.

Há momentos em que as recordações da juventude invadem meu coração. Essa doce fase da minha vida, fugiu de mim sem que eu fosse a tempo de correr atrás dela e sobraram apenas as saudades de tudo o que senti.

É maravilhoso pensar nos sonhos que alimentei, nas experiências que vivi e sobretudo na forma ingénua como encarei a vida, que me levou a embarcar em grandes aventuras. Por ser de tenra idade muitas vezes errei, mas a história que nós próprios vamos construindo só faz sentido se por vezes falharmos, se aprendermos com as escolhas erradas e conseguirmos superar cada adversidade.

Hoje quero lembrar todos os que estiveram do meu lado durante essa fase inesquecível. Nós fomos jovens e aproveitamos a liberdade para partilharmos muitas alegrias. Tudo é agora passado, mas a amizade que nos uniu jamais será esquecida. Sim, essa juventude que ficou para trás, sempre se manterá nos nossos corações, enquanto não desistirmos de viver.

Ser ou não ser, eis a questão: será mais nobre
Em nosso espírito sofrer pedras e setas
Com que a Fortuna, enfurecida, nos alveja,
Ou insurgir-nos contra um mar de provações
E em luta pôr-lhes fim? Morrer.. dormir: não mais.
Dizer que rematamos com um sono a angústia
E as mil pelejas naturais - herança do homem:
Morrer para dormir... é uma consumação
Que bem merece e desejamos com fervor.
Dormir... Talvez sonhar: eis onde surge o obstáculo:
Pois quando livres do tumulto da existência,
No repouso da morte o sonho que tenhamos
Devem fazer-nos hesitar: eis a suspeita
Que impõe tão longa vida aos nossos infortúnios.
Quem sofreria os relhos e a irrisão do mundo,
O agravo do opressor, a afronta do orgulhoso,
Toda a lancinação do mal-prezado amor,
A insolência oficial, as dilações da lei,
Os doestos que dos nulos têm de suportar
O mérito paciente, quem o sofreria,
Quando alcançasse a mais perfeita quitação
Com a ponta de um punhal? Quem levaria fardos,
Gemendo e suando sob a vida fatigante,
Se o receio de alguma coisa após a morte,
–Essa região desconhecida cujas raias
Jamais viajante algum atravessou de volta –
Não nos pusesse a voar para outros, não sabidos?
O pensamento assim nos acovarda, e assim
É que se cobre a tez normal da decisão
Com o tom pálido e enfermo da melancolia;
E desde que nos prendam tais cogitações,
Empresas de alto escopo e que bem alto planam
Desviam-se de rumo e cessam até mesmo
De se chamar ação.

(William Shakespeare)

“O pecado da luxúria é ser dominado pelo desejo desmedido de sensualidade e exuberância dos sentidos. É o melhor lugar nesse estudo para entendermos o que Santo Agostinho nos diz: “O pecado é o excesso do bom.”
De difícil compreensão, a luxúria, que é a orgia dos sentidos, é facilmente confundida com a primária gula sexual. A civilização romana e, infelizmente a civilização atual, têm inúmeros exemplos da voraz gula sexual e de seus rodízios carnais.
O pecado da luxúria está relacionado com o 5° Chakra (chakra da garganta, localiza-se no plexo laríngeo ou cervical). Corresponde à glândula tireóide responsável pela expressão, emitindo os impulsos de comunicação, expressão pessoal nos níveis lógicos, sensoriais e de criação artística, o centro da expressão criativa. 0 5° Chakra seleciona e purifica os impulsos originados na região lateral do quadril - centro da criação; ativa e filtra os movimentos de crescimento físico e emocional, conecta os centros básicos aos centros mais sutis e ativa as sensações de vibrações e abundância.
A sofisticada luxúria deseja a qualidade, a expressão criativa, a liberdade e a sexualidade obtidas por meio do esplendor dos sentidos. É necessário evocar na memória a civilização Grega e sua decadência para captar o sentido da luxúria e sua embriaguez do corpo, da alma e das sensações.
Como ensina a cozinha francesa, clássico exemplo de luxúria do paladar, é preciso se entregar às nuanças criativas, às sutilezas da qualidades para atingir as altas voltagens do prazer com todos os seus sentidos, instalando-se então o deleite e o prazer oferecido pela volúpia.
O desejo intemperante de volúpia torna a liberdade libertinagem e a sensualidade impõe o desfrutar ilimitado. Sem a virtude da temperança, que pertence à arte do sentir, a sensualidade é prisioneira fácil da paixão, torna-se escrava de seus vícios. O pecado da luxúria, então corre o risco de com suas exigências desmedidas se ver rebaixado à condição de gula empanturrada ou de buscar os efeitos dos narcóticos e drogas que só a sua irmã indolência conhece. "

Busco um amigo
Que me diga sempre a verdade,
Que não camufle os meus defeitos,
Que não despreze as minhas lágrimas!

Um amigo cuja presença traga alegria,
Cujo silêncio transmita paz
Cuja escuta inspire confiança,
Cuja lembrança infunda coragem.

Um amigo ao qual eu possa dizer:
Desculpa! Uma, duas, três vezes...
Um amigo que não seja nem mestre,
Nem discípulo, mas um companheiro,
Com o qual eu possa caminhar
Rumo ao infinito em qualquer momento.

Um amigo que conserve a sua intimidade
Sem esconder o seu pranto.
Um amigo que ao amanhecer não me
Diga bom dia, mas me abra o seu
Coração com um amável sorriso!

Um amigo que creia na amizade e a viva
Como uma audaz conquista de liberdade,
Cuja amizade seja óleo doce, suave e
Perfumado, extraído do fruto amargo
De uma árvore espinhosa.

Um amigo que não se preocupe em dar ou
Receber, mas que seja capaz de compartilhar.
Um amigo simples, sincero, natural,
Capaz de chorar, mas sobretudo de sorrir.
Um amigo que seja um reflexo da
Bondade de Deus.

Chega um dia em que a gente tem de ser mais cabeça que coração. Esse dia chegou para mim hoje! Não dá mais para continuar com nossa história! Assumo que me sinto imensamente feliz junto com você, me sinto realizada em todos os sentidos. Acontece que nosso amor será sempre impossível.

Existem tantas coisas que impossibilitam a continuidade de nossa relação, amor! Não dá para viver mais às escondidas, não tem mais essa de brincar com coisa séria. Na verdade, não se trata de falta de amor, mas sim de liberdade! Nossa união teria sido uma história de amor sem fim se fosse vivida num outro momento. Infelizmente, não é esse o caso.

Vou ter muitas saudades suas, sei que me vou sentir meio perdida sem sua voz me apoiando, vou passar a ser muito incompleta sem seu carinho, mas um dia isto teria de acontecer. Vou sempre lembrar você como o amor de minha vida, como o homem que roubou meu coração, como a bondade a toda a hora! Obrigado por ter jogado fora todas as minhas fragilidades e por ter tatuado o sorriso em meu coração. Seja feliz sempre! Adeus!

Teus olhos são a luz
Que guia meu caminhar
São a força que conduz
Meus passos sob o luar

O brilho dos olhos teus
Que tua alma faz brilhar
Dão vida aos olhos meus
São a luz do meu olhar

Quando se resolvem cruzar
No calor da sedução
Fecham a janela do olhar
Abrem a porta do coração

Teus olhos, olhar sedutor
Sendo ternura ...verdade
São carinho ... são amor
A luz da minha felicidade

(Ricardo Águia-livre)
(Pensamentos e Devaneios)

Existe um lugar onde se pode encontrar verdadeira alegria, onde os sonhos são um modo de vida e a imaginação é obrigatória para quem lá quiser entrar. Esse lugar especial é o mundo da criança e é bem familiar, pois todos por lá passamos.

As crianças vivem livremente como se não esperassem pelo dia seguinte, e sua maior ocupação é preparar travessuras sem qualquer maldade. O mundo infantil é puro, verdadeiro, e por isso não o esquecemos por mais tempo que passe.

Aos que pensam que o casamento é uma prisão e que não é possível expressar verdadeiramente seus sentimentos, é melhor nem terminar de ler este texto. Este tipo de pensamento deveria de ter ficado enterrado na época em que a união entre duas pessoas não priorizava a comunhão de bons sentimentos.

Hoje em dia ninguém é mais obrigado a permanecer numa relação destrutiva, onde o amor já não mais participa. O casamento deve nascer de um vínculo anterior, onde os laços são construídos principalmente a partir de uma prévia amizade, acompanhada de muito amor e cumplicidade.

A felicidade não pode ser tida como algo inserido no futuro, sempre dependente do amanhã, que nunca surge no presente. Um casamento feliz é alcançado com doses diárias de felicidade, a presença do parceiro é fundamental neste processo, pois se a felicidade é alcançada mais facilmente na ausência do companheiro, a união passa a ser uma interferência na felicidade do outro.

Um bom casamento é livre e ao mesmo tempo dependente, tem que ser possível preservar a individualidade do outro, mas sem prejudicar o casamento harmonioso. Enxergue a felicidade no dia a dia, mas caso não houver, pense bem na possibilidade de ficar sozinha.

Não há nada melhor do que aprender a ser criança para sempre e poder sentir genuína ilusão no coração.

Em cada novo dia sentir a esperança e a curiosidade renovadas. Amar sem preconceitos. Deixar a imaginação voar livre. Sorrir e sentir de verdade, sem se importar com o que pensarão os demais...

Todos somos crianças uma vez na vida, mas apenas alguns entendem que se o corpo envelhece, o espírito pode e deve manter a jovialidade. Para isso basta apenas manter vivos alguns traços da criança que um dia fomos.

Então não deixe que a vida, o mundo, os negativos e o negativo, transformem você em uma pessoa cínica, séria demais, descrente, cinzenta.

Encare a vida com a leveza de uma criança, pinte seu mundo de cores vivas e alegres, sorria perante as adversidades e tente sempre olhar o lado positivo. Seja criança no coração, e será feliz para sempre!

Tu és como uma estrela
Brilhando mais forte no céu para me despertar
Para a infinitude do universo.
Tu és uma onda elevando-se mais alto no mar
Para me lembrar de quão forte é a natureza.
Tu és uma árvore crescendo mais viva
Para me encantar pelo verde da vida.
Tu és um pássaro trinando mais límpido
Para me tentar com a liberdade de voar.
Tu és o calor que irradia do sol
Para a minha face corar.
Tu és a claridade lunar
Que vem a minha noite clarear.
Tu és a paisagem cotidiana
Que faz da minha vida o sonho mais belo.
Tu és a prova de que a perfeição existe.
Tu és tudo o que de mais belo há.
Eu te amo e para sempre vou te amar!