Mensagens de Reflexão

Encontradas mais de 340 Mensagens de Reflexão:

Aumente Seu Aprendizado

Para ajudar você a aumentar seu conhecimento, separamos algumas dicas, confira:

Para estudar melhor: Método SOAR

O professor de psicologia educacional, Ken Kiewra, explica que “o aprendizado acontece de maneira mais eficiente quando informações importantes são separadas de ideias menos importantes, organizadas graficamente, quando são criadas associações entre ideias e quando o entendimento é regulado por meio do auto-teste”. Simplificando esses conceitos, o método SOAR de aprendizado significa: selecionar, organizar, associar e regular. Você pode colocar isso em prática criando quadros comparativos, construindo associações, gravando anotações e praticando os conteúdos por meio de testes feitos consigo mesmo.

Para estudar melhor: Faça exercícios

Pode parecer inusitado, mas o que você faz fora da sala de aula desempenha um papel muito importante em seu aprendizado. O biólogo molecular John Medina, autor do livro “Aumente o poder do seu cérebro”, explica que os exercícios físicos “aprimoram inúmeras habilidades que são valorizadas tanto na sala de aula quanto no ambiente de trabalho”. Medina acrescenta que “o risco geral de demência também é diminuído pela metade quando as pessoas participam de atividades físicas, sejam exercícios ou apenas lazer”.

Para estudar melhor: Se reúna com amigos

Conversar por apenas 10 minutos antes das provas pode aprimorar sua memória e seu desempenho. Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Michigan mostrou que quanto maior o nível de sociabilidade das pessoas, melhor sua performance cognitiva. Esse resultado foi observado em todas as faixas etárias presentes no estudo, que ia de 24 a 96 anos.

Para estudar melhor: Estudar para fazer testes ou fazer testes para estudar?

Um estudo publicado no jornal Science descobriu que os estudantes que leram um trecho de texto e depois fizeram um teste que pedia a eles que se lembrassem do que haviam lido absorveram as informações 50% a mais do que os outros participantes do experimento. Quando for estudar para uma prova, por exemplo, procure testar seus conhecimentos com boas questões. Você pode pedir a ajuda de um amigo ou de seus pais para que corrijam suas respostas e as avaliem.

Para estudar melhor: Não evite os erros

Quando fizer os auto-testes, não tenha medo de errar. Na realidade, isso pode ajudá-lo a aprender. Diversas pesquisas já mostraram que o erro é uma das melhores formas de absorvermos conteúdos, pois praticamos aquilo que precisamos estudar. Faça provas para si mesmo que sejam desafiadores e que vão além do que o professor pede, para que na hora dos testes reais você esteja preparado, tanto mental como psicologicamente.

Para estudar melhor: Beba algo doce

Da mesma forma como os exercícios podem ajudar você a aumentar sua capacidade cognitiva, a glicose também é muito útil. Uma bebida doce, consumida de 30 minutos a uma hora antes que você tenha que se lembrar dos conteúdos irá aumentar sua capacidade de memória. Essa dica é válida especialmente antes de provas, vestibulares e outros tipos de teste. Você pode beber um chá, suco ou café. No caso da terceira opção, os resultados podem ser ainda melhores.

Para estudar melhor: Desligue as distrações

Música, aparelhos digitais e qualquer outra fonte de desatenção deve ser eliminados de seu espaço de estudos. Se você precisa de seu computador, instale programas de bloqueio temporário de sites que podem distraí-lo, como redes sociais e jogos online. Você deve se empenhar para criar esse hábito e disciplina, caso contrário, seu aprendizado será prejudicado.

Para estudar melhor: Estude em grupo

É claro que estudar em grupos pode ser uma estratégia de aprendizado útil, mas é necessário saber a hora certa para usá-la. Estude com seus amigos para relembrar os conteúdos que você já revisou sozinho. Você podem compartilhar exemplos e métodos, mas todos devem ter se preparado com antecedência para não desequilibrar os outros colegas. Se algum de seus amigos estiver com maior dificuldade, ensine a matéria para ele. Além de ajudá-lo, você também estará aprendendo junto.

Para estudar melhor: Gesticule

A gesticulação pode desempenhar um papel muito importante no aprendizado, pois ela ajuda os estudantes a incorporar de maneira alternativa as novas ideias que foram ensinadas. Mova suas mãos enquanto recita as matérias e tenha um gesto específico para cada uma delas. Na hora da prova, esses movimentos poderão diminuir a dificuldade de se lembrar das matérias.

Para estudar melhor: Seja supersticioso

Se você acredita em desejos e amuletos, fique atento para essa dica. Esse tipo de recurso pode ajudar você a ir bem na prova. Mais do que um poder de outra dimensão, eles aumentam a autoconfiança e, consequentemente, seus resultados nos tarefas.

Para estudar melhor: Converse consigo mesmo

Use essa estratégia quando for aprender novos conteúdos. Fale-os em voz alta, em frente a um espelho ou sozinho em um quarto. Você pode usar essa técnica com diferentes matérias: história, geografia, biologia e até mesmo educação física, como motivação.

Para estudar melhor: Durma bem

Dormir é essencial para sua saúde física e mental. Pessoas com hábitos ruins e desequilibrados de descanso possuem problemas de memória, concentração e raciocínio. É importante que você durma de seis a oito horas por dia. Se puder, cochile rapidamente, por até meia hora, em um intervalo entre atividades. Isso ajuda você a se sentir revigorado e apto para a nova tarefa. Se ultrapassar esse tempo, o cochilo pode causar o efeito contrário, deixando você mais sonolento e lento.

Para estudar melhor: Rabisque

Durante as aulas, enquanto o professor passa os conteúdos, rabisque em um papel de rascunho. O psicólogo e escritor Simon M. Laham explica que isso pode ser usado durante reuniões ou na leitura de um livro. Pesquisas científicas mostram que pessoas que rabiscam conseguem memorizar até 30% a mais do que as que ficam passivas.

Para estudar melhor: Use o método socrático

Tanto para praticar quanto para aprender, o método socrático é muito útil e pode ajudar você a estudar. Debata os conteúdos com seus amigos e testes as matérias e opiniões entre vocês para comprovar o aprendizado.

Para estudar melhor: Ensine outras pessoas

Como dissemos anteriormente, estudar com seus amigos pode ser muito bom para seu aprendizado. Desenvolvendo essa ideia, você também pode pedir a atenção de seus pais e outros colegas para ensiná-los aquilo que aprender ou que será cobrado na prova. Isso ajuda você a rever os conteúdos, testar seus conhecimentos e a memorizar aquilo que é necessário.

Para estudar melhor: Faça resumos

Uma ótima forma de aprendizado para quem gosta de escrever é fazer resumos das principais matérias. Você deve separar de seu caderno e livros o que é mais importante e que irá ser cobrado nas provas. Faça um texto com suas próprias palavras explicando cada tópico de maneira clara e objetiva.

Para estudar melhor: Relacione conteúdos

É importante que você evite decorar as matérias, pois na hora da prova pode acontecer o famoso “branco” que prejudica tantas pessoas. Procure relacionar os conteúdos entre si e estabelecer associações para que, mesmo que uma matéria seja esquecida, outra relacionada ajuda você a relembrar.

Para estudar melhor: Faça uma boa refeição

Você deve fazer um bom café da manhã sempre, mas principalmente no dia de uma prova importante. Uma refeição com muitos carboidratos, fibras e alimentos de digestão lenta, como a aveia. Sua alimentação deve ser sempre equilibrada e saudável, não apenas em época de provas.

Para estudar melhor: Fique calmo

Evite o estresse, pois ele prejudica seu sono e concentração. Aprenda a controlar suas emoções e a manter suas expectativas sobre controle para que você não seja traído por si mesmo.

Para estudar melhor: Não se atrase

É importante que você não deixe tudo para a última hora. Faça as leituras com antecedência e esteja preparado para as provas antes do dia anterior. Você terá tempo de sobra para tirar dúvidas e aprofundar seu conhecimento, sem a pressão do tempo causando ansiedade desnecessária.

(Universia Brasil)
(Notícias Universia)

Postar no Facebook
O Dia Mais Belo: HOJE

O dia mais belo: hoje
A coisa mais fácil: errar
O maior obstáculo: o medo
O maior erro: o abandono
A raiz de todos os males: o egoísmo
A distração mais bela: o trabalho
A pior derrota: o desânimo
Os melhores professores: as crianças
A primeira necessidade: comunicar-se
O que traz felicidade: ser útil aos demais
O pior defeito: o mau humor
A pessoa mais perigosa: a mentirosa
O pior sentimento: o rancor
O presente mais belo: o perdão
o mais imprescindível: o lar
A rota mais rápida: o caminho certo
A sensação mais agradável: a paz interior
A maior proteção efetiva: o sorriso
O maior remédio: o otimismo
A maior satisfação: o dever cumprido
A força mais potente do mundo: a fé
As pessoas mais necessárias: os pais
A mais bela de todas as coisas: O AMOR!!!


(Madre Tereza de Calcutá)

Postar no Facebook
Mestre Samurai

A muito tempo no Japão antigo existia um Velho Samurai que morava em um pequeno vilarejo, seu nome era Hatori Hanzo. Foi um grande general do imperador lutou inúmeras batalhas e guerras. Mas agora, estava velho e decidiu se ausentar já que não havia mais guerras e seu país estava em paz, neste vilarejo ele ensinava a arte de combate aos jovens e era respeitado e admirado por todos.

Certo dia chega um samurai mais jovem neste vilarejo procurando por Hanzo, sabendo que ele era um lendário samurai lança o desafio:

- Então você é o lendário Hatori Hanzo, não passa de um velho mas vim aqui desafiá-lo.

O velho samurai aceitou o desafio e ao amanhecer do dia seguinte foi ao centro do vilarejo onde estava seu desafiante, que arrogantemente blasfemou, xingou, cuspiu e ofendeu Hanzo.

O velho apenas ficou ajoelhado sem se mover ou dizer algo e sem se desviar das pedras que o seu desafiante atirava em sua direção. Logo entardeceu e todos estavam espantados pois "o lendário Hatori Hanzo estava com medo?!"

Depois de horas o jovem e arrogante samurai deu as costas frustrado e foi embora se vangloriando de uma vitoria que não existia.

Um dos jovens alunos de Hanzo se aproximou e perguntou:
- Mestre, o senhor poderia tê-lo vencido com apenas um golpe e ter calado aquele verme, por que ficou calado imóvel sem revidar?

Com um olhar paciente e um sorriso Hatori Hanzo respondeu ao seu aluno:
- Se alguém lhe oferecer um presente e você não aceitar, a quem o presente pertence?

O aluno responde:
- Ele pertencerá a ninguém mais do quem me ofereceu.

- Exato - responde Hanzo
- O mesmo acontece com alguém que te insulta, blasfema, chinga...se você não aceitar isto tudo retorna a quem lhe ofereceu.

Moral: A honra não está em vencer seu oponente com apenas um golpe, mas sim em ensinar-lhe a disciplina e o respeito através de superioridade moral. A maior batalha é aquela que não acontece.

Postar no Facebook
Sementes de Vida

Em muitos dias de ócio lamentei o tempo perdido.
Mas ele não foi de todo perdido. O Senhor guardou em suas mãos cada
instante da minha vida.
Escondido no coração das coisas, ele estava alimentando as sementes
para que sejam rebentos os botões, para que sejam flores e amadurecendo
as flores para que sejam frutos.
Eu dormia cansado no meu leito, indolente, julgando que todo o
trabalho tivesse cessado, acordei de manhã e encontrei repleto de
milhares de flores o
meu jardim.

Postar no Facebook
A Gente Pode

Morar numa casa mais o menos
Morar numa rua mais o menos
Morar numa cidade mais o menos
e até ter um governo mais o menos

A gente pode
Dormir numa cama mais o menos
Comer um beijão mais o menos
Ter um carro mais ou menos,
e até ser obrigado a acreditar mais
ou menos no futuro.

A gente pode
Olhar em volta e sentir que tudo
está mais ou menos.

TUDO BEM

O que a gente não pode mesmo,
nunca, de jeito nenhum,
É amar mais ou menos
É sonhar mais ou menos
É ser amigo mais ou menos
É ter fé mais ou menos,
Senão a gente corre o risco de se
tornar uma pessoa mais ou menos.

(Chico Xavier)

Postar no Facebook
Nada Mais Importa

Que importam as tristezas
que me fizeram chorar
Que importam as decepções
que me fizeram injuriar
Que importam o desespero
que me fizeram lamentar
Que importam as pedras,
que no meu caminho encontrei...
E das tantas quedas que levei
mas com determinação me levantei...
Que importam os altos e baixos
pelo qual tive que passar...
Das tantas noites que sozinha,
chorei, chorei até soluçar...
E das tantas perguntas que fiz
para Deus, sempre dizendo:
Senhor por que, por que?
Nada mais importa...
Tudo agora está explicado
Passei pelas tempestades...
Sobrevivi e renasci
Tudo foi para finalmente
Ter você perto de mim.

Postar no Facebook
A Felicidade Diária do Casamento

Aos que pensam que o casamento é uma prisão e que não é possível expressar verdadeiramente seus sentimentos, é melhor nem terminar de ler este texto. Este tipo de pensamento deveria de ter ficado enterrado na época em que a união entre duas pessoas não priorizava a comunhão de bons sentimentos.

Hoje em dia ninguém é mais obrigado a permanecer numa relação destrutiva, onde o amor já não mais participa. O casamento deve nascer de um vínculo anterior, onde os laços são construídos principalmente a partir de uma prévia amizade, acompanhada de muito amor e cumplicidade.

A felicidade não pode ser tida como algo inserido no futuro, sempre dependente do amanhã, que nunca surge no presente. Um casamento feliz é alcançado com doses diárias de felicidade, a presença do parceiro é fundamental neste processo, pois se a felicidade é alcançada mais facilmente na ausência do companheiro, a união passa a ser uma interferência na felicidade do outro.

Um bom casamento é livre e ao mesmo tempo dependente, tem que ser possível preservar a individualidade do outro, mas sem prejudicar o casamento harmonioso. Enxergue a felicidade no dia a dia, mas caso não houver, pense bem na possibilidade de ficar sozinha.

Postar no Facebook
Desilusões

Às vezes sofremos desilusões por conta das mentiras que as pessoas contam. É preciso ter preparo para isto. As pessoas mentem, e isto é um fato.
Mas é preciso, também, saber separar o joio do trigo. Há pessoas que mentem, deliberadamente, porque querem o teu mal. E há aquelas que mentem por que gostariam de te ver melhor, ou de serem melhores para você.
Algumas pessoas podem achar que a realidade pode ser apresentada melhor se fantasiada um pouco, e aí a mentira é quase inocente, mais assemelha-se a um desejo ou a um sonho, e não se deve subjugar o valor destas pessoas por isso.
Em alguns casos, podemos dizer que a mentira é como uma casca, que uma vez descoberta, deve apenas ser jogada fora. Nas pessoas, assim como entenderia um bom boticário, o que vale não é o frasco, mas a essência.

(Augusto Branco)

Postar no Facebook
Estar grávida é…

Ler 50 vezes o resultado positivo do exame para ter certeza que está correto.
Ficar chocada ao saber que uma gestação dura 40 semanas e não nove meses como todo mundo diz por aí.
Se pega imaginando por horas a fio, como serão os olhos, os cabelos e a pele do filho que vai chegar.
Torcer, e muito, para que ele venha perfeito.
Nunca mais dizer ‘ai, se fosse meu filho!’ quando encontrar uma criança tendo acessos de birra no corredor de um Shopping Center.
Sair na rua e só enxergar mulheres grávidas.
Ter sono, muito sono.
Esperar ansiosamente pelo dia do ultrassom, e assim que sair de lá, esperar ansiosamente pelo próximo!
Aprender a enxergar o filho nas manchas de um ultra-sonografia.
Ler muito sobre gravidez, pular o capitulo do parto (pois ainda é muito cedo pra se preocupar) e ir direto para os cuidados com o bebê.
Ir ao shopping e desejar apenas coisinhas para o filho.
Torcer para ficar barriguda.
Ficar muito esquisita e descobrir uma incrível capacidade de sentir todas as emoções em uma hora, da alegria descontrolada ao mau humor sem fim.
Acordar várias vezes de madrugada para fazer xixi.
Reparar que seu marido fica muito mais interessante como pai do seu filho e perceber que foi o único homem capaz de te presentear com tamanha alegria.
Rir sozinha ao sentir o bebê mexer, mesmo que ele te acorde várias vezes durante a noite, porque você não está em uma posição confortável para ele.
Enfim, acreditar em um mundo melhor.


Se cuide na sua Gravidez, fique bem sempre!

Postar no Facebook
Só Depende de Nós...

"Hoje levantei cedo pensando no que tenho a
fazer antes que o relógio marque meia noite. É
minha função escolher que tipo de dia vou ter hoje.


Posso reclamar porque está chovendo ou
agradecer às águas por lavarem a
poluição. Posso ficar triste por não ter dinheiro ou
me sentir encorajado para administrar minhas
finanças, evitando o
desperdício. Posso reclamar sobre minha saúde
ou dar graças por estar vivo.


Posso me queixar dos meus pais por não terem
me dado tudo o que eu queria ou posso ser grato
por ter nascido. Posso reclamar por ter que ir
trabalhar ou agradecer por ter trabalho. Posso s
entir tédio com o trabalho doméstico ou
agradecer a Deus por ter um teto para morar.


Posso lamentar decepções com amigos ou me
entusiasmar com a possibilidade de fazer novas
amizades. Se as coisas não saíram como planejei
posso ficar feliz por ter hoje para recomeçar.


O dia está na minha frente esperando para ser o
que eu quiser. E aqui estou eu, o escultor que
pode dar forma.

Tudo depende só de mim."

(Charles Chaplin)

Postar no Facebook
Amor Não É Desculpa

O amor não é uma desculpa. Você não pode justificar o ciúme com o amor. Sinto ciúme de você porque te amo demais. Eu já disse isso, mas hoje vejo diferente. Se eu amo demais, o problema é meu. Dizer que ama e quantificar o amor só serve para quem sente. Se eu tenho o maior amor do mundo, o mais puro e o que mais me faz feliz o problema é exclusivamente meu. Sabe porquê? Não importa o amor que eu sinto, não para o outro. Para o outro importa como eu demonstro, me comporto e vivo esse amor. O que adianta eu dizer que o meu amor é o mais puro de todos se eu não mostro isso? O amor não é uma palavra bonita. O maior problema do mundo, hoje, é esse. As pessoas acham que falar basta. Não, falar não basta. O amor não tem que ser dito, ele precisa ser sentido, senão ele não sobrevive.

(Clarissa Corrêa)

Postar no Facebook
Você Nasceu Para Brilhar

Boa semana para você!

Em busca de si mesmo, encontrei uma pessoa muito especial e verdadeiramente apaixonada pela vida, capaz de enxergar as coisas boas do mundo.
Que procura ser feliz, pois para muitos, viver já é o suficiente. Tem a certeza do encontro com a paz nas coisas mais simples e entende que a oferta é gratuita, basta a compreensão da sua existência.
Em meus pensamentos encontrei uma pessoa comprometida com a realidade, porque viver é fácil, difícil é a questão da tolerância e da sobrevivência.
Acredita que há uma infinidade de razões para estar alegre e satisfeita, uma delas é poder fazer pessoas felizes.
Encontrei uma pessoa otimista, perseverante, que acredita na conquista. Entende que nada vem do acaso e tudo na vida tem o seu verdadeiro significado.
Um alguém que busca em seu momento de reflexão as forças para continuar caminhando e considera esse, o maior encontro com a sabedoria.
Pare, reflita e aprenda com as coisas boas que tens praticado. Descubra em você essa pessoa fantástica.
Busque sempre a realização dos sonhos e tenha a recompensa da satisfação de estar trilhando o sucesso.
Assim como uma estrela, você nasceu para brilhar.

(Gleidson Melo)

Postar no Facebook
Chega um momento

Chega um momento em que a gente se dá conta de que, às vezes, para sermos verdadeiros com nós mesmos, precisamos ter o desprendimento para abençoar as tentativas sem êxito, agradecer pelo o que cada uma nos ensinou, e seguir.

De que, às vezes, para se reconstruir, é preciso demolir construções que, por mais atraentes que sejam, não são coerentes com a ideia da nossa vida.

A gente se dá conta do quanto somos protegidos quando estamos em harmonia com o nosso coração. De que o nosso coração é essencialmente puro.
Essencialmente, amoroso, o bordador capaz de tecer as belezas que se manifestam no território das formas.

De que, sabedores ou não, é ele que tem as chaves para as portas que dão acesso aos jardins de Deus.
E, vez ou outra, quando em plena comunhão criativa, entra lá, pega uma muda de planta e traz para fazê-la florescer no canteiro do mundo.

Postar no Facebook
O Velho e o Neto

Era uma vez um velho muito velho, quase cego e surdo, com os joelhos tremendo. Quando se sentava à mesa
para comer, mal conseguia segurar a colher. Derramava sopa na toalha e, quando, afinal, acertava a boca,
deixava sempre cair um bocado pelos cantos.
O filho e a nora dele achavam que era uma porcaria e ficavam com nojo. Finalmente, acabaram fazendo o velho
se sentar num canto atrás do fogão. Levavam comida para ele numa tigela de barro e - o que era pior - nem lhe
davam bastante.
O velho olhava para a mesa com os olhos compridos, muitas vezes cheios de lágrimas.
Um dia, suas mãos tremeram tanto que ele deixou a tigela cair no chão e ela se quebrou. A mulher ralhou com
ele, que não disse nada, só suspirou.
Depois ela comprou uma gamela de madeira bem baratinha e era aí que ele tinha que comer.
Um dia, quando estavam todos sentados na cozinha, o neto do velho, que era um menino de oito anos, estava
brincando com uns pedaços de pau.
- O que é que você está fazendo? - perguntou o pai.
O menino respondeu:
- Estou fazendo um cocho, para papai e mamãe poderem comer quando eu crescer.
O marido e a mulher se olharam durante algum tempo e caíram no choro. Depois disso, trouxeram o
avô de volta para a mesa. Desde então passaram a comer todos juntos e, mesmo quando o velho derramava
alguma coisa, ninguém dizia nada.

Postar no Facebook
Desejo que você

Desejo que você
Não tenha medo da vida, tenha medo de não vivê-la.
Não há céu sem tempestades, nem caminhos sem acidentes.
Só é digno do pódio quem usa as derrotas para alcançá-lo.
Só é digno da sabedoria quem usa as lágrimas para irrigá-la.
Os frágeis usam a força; os fortes, a inteligência.
Seja um sonhador, mas una seus sonhos com disciplina,
Pois sonhos sem disciplina produzem pessoas frustradas.
Seja um debatedor de idéias. Lute pelo que você ama.

Augusto Cury

Postar no Facebook