Mensagens de Maturidade


A melhor parte de envelhecer é a maturidade que adquirimos ao longo dos anos. Hoje em dia, quando olho para trás em minha vida, percebo que até os meus erros, foram bons, pois me ensinaram muita coisa.

Aprendi a não desistir no primeiro tropeço e a valorizar cada um dos meus acertos. Hoje sei que faria muita coisa diferente, mas também não me culpo, porque as imperfeições fazem parte da vida.

Me sinto uma pessoa mais sábia e preparada para encarar qualquer desafio. Isso é maturidade.

Sempre acreditei que o equilíbrio da vida consiste na maturidade certa para cada etapa da vida. Só assim é possível responder assertivamente às reviravoltas da vida. O sucesso no amor, na alegria e em todos os nossos sonhos depende sempre da ponderação e maturidade que carregamos no pensamento e coração.

É claro que nem sempre conseguimos contornar e até mesmo superar as dificuldades ou chances falhadas. A maturidade não é infalível, mas juntamente com o bem senso é um ingrediente poderoso na vida de cada pessoa. Ser maduro não é ser chato ou responsável. Ser maduro é aceitar os desígnios da vida com mais tranquilidade.

Muitas pessoas têm medo de envelhecer. A primeira coisa que penso é que a outra alternativa que temos não é nada melhor: ou envelhecemos ou morremos. Por isso, eu prefiro envelhecer.

E quer saber, acho ridícula a mania que algumas pessoas têm de mentir a idade. Mais vale ter 60 anos e estar bem, do que ter 60 anos, dizer que tem 50 e ter cara de 70. Nessa equação toda, o mais importante não é quantos anos você tem, mas sim como viveu cada um dos seus anos. É isso que conta!

O modo como você vive é que irá determinar como será a sua velhice. O corpo é uma máquina, e precisa de constante manutenção. Não adianta tentar fazer uma revisão geral, quando o motor já estiver prestes a fundir. Mas além de um corpo saudável, também é preciso manter a mente sã.

A velhice, ou a maturidade, pode ser a fase mais bonita e tranquila da vida. Viver nos faz aprender com as experiências e conviver com diferentes gerações. E se deixarmos a cabeça e o coração sempre abertos para as mudanças que acontecem no mundo, podemos nos tornar sempre mais sábios, sem ficar ultrapassados.

Só quando estamos maduros é que conseguimos entender o que realmente é importante na vida, e já sabemos tirar de letra problemas que para os jovens são muito complicados. Os nossos olhos vêem a vida com suavidade, e o nosso corpo, apesar de parecer mais pesado, nos permite caminhar com a leveza de alma de quem já viveu muito do que já tinha para viver!

A velhice pode ser uma fase doce da vida. Podemos nos tornar mais sorridentes, brincalhões, ousados, podemos voltar a ser quase como crianças. Mas crianças com um longo caminho já percorrido. Crianças sábias, não crianças metidas a sabidas!

O mais importante para viver bem a velhice, é se preparar para ela. É ir plantando sementes ao longo do caminho da vida, para ter sombra para descansar e frutos para colher.

É incrível ver o caminho que percorri para chegar até aqui. Foram alguns tropeços, claro, mas o lado bom de envelhecer, é encarar os erros com mais maturidade. Hoje sei que sou capaz de superar todos os desafios.

Graças a tudo que aprendi até aqui, já sei me levantar quando caio e já sei aceitar que mesmo os erros, são importantes, porque nos trazem o aprendizado.

Hoje sou mais forte e encaro a vida com um novo olhar. Sei que ainda posso chegar muito longe!

Envelhecer bem é um grande desafio,
Estejam certos disso.
Envelhecer com descontração,
Com muita ação,
Eis a questão...

A ação mantém a saúde
Da mente que não é ausente,
Ausente de empreender,
Constante treinamento,
Que faz da dualidade corpo-coração,
Um campo de emoção!

Emoção que conserva o brilho do olhar,
Olhar da alma...
Mostrando a luz de cada ruga,
Luz nascida nos momentos vividos,
Que sulcaram a face,
Como o vento sulca a rocha...

Assume-se o decrepitar do corpo,
Alimentado pela emancipação da alma,
Vencer assim é um desafio.
Enquanto o jovem faz vibrar
O esplendor de seu florescer,
O velho deve fazer vibrar,
O esplendor de seu envelhecer...

Alimentando-se na harmonia,
Que se entrega à melodia,
Promovendo o bailado,
Em que se dinamiza a vida,
Tornando tudo intenso aos olhos,
Ao coração...
Isso é o que torna o velho alado!

Alado sim...
Na terra distribui carinho,
De encantador jeitinho,
Sorrindo das decepções,
Vendo-as como canções passadas.

Volta-se para o horizonte,
Que lhe abre novas perspectivas,
Não vistas pela criança, pelo jovem,
Mas vistas e sentidas,
Por aquele que exulta em glórias!

O envelhecer,
Oferta a beleza de um corpo decadente,
E a sublimação de uma alma ascentende.
Quem envelhece seguindo
As necessidades do eu sou,
Jamais terá vontade de dizer eu fui...
Ou eu serei...
Diz apenas
Eu sou...
Sou com você, sou com o Universo.

Envelhecer é a melhor coisa do mundo porque ganhamos sabedoria, conhecimento e uma calma maior e natural de todas as coisas.

Envelhecer não é ficar mais debilitado, mas sim ganhar uma consistência e até experiência que não seria possível sem o avançar da idade.

É por isso que respeito todas as aquelas pessoas que a sociedade decidiu chamar de velhos ou idosos.

Eles não precisam de rótulos ou títulos, mas se tiverem de ter algum, pois que seja “sábios” ou “conhecedores da vida”.

Eles merecem toda nossa atenção e consideração pois foram eles que prepararam o mundo que temos hoje.

A eles eu deixo um agradecimento eterno e uma palavra de homenagem. Tenho muito prazer em compartilhar meus dias com vocês!

São tantas horas,
Poucos segundos para se viver.

Muito sonho, muito desejo;
Pouca realidade, pouca dádiva.

O tempo passa, a idade voa,
A gente envelhece,
Às vezes esquece que foi criança
E que a vida pouco se aproveitou.

Esqueceu de ser jovem,
Sabendo que a idade voa.

Eles sabem:
Era uma vez uma adolescência.

Diversas escolhas me trouxeram até aqui. Algumas vezes acertei, em outras, acabei tomando a decisão errada. Mas aprendi muito e isso é tudo que importa.

Hoje já sei que os erros fazem parte da vida e o verdadeiro motivo disso é porque, afinal, amadureci. Se tropeço, levanto e assim a vida segue.

Me sinto mais forte, mais capaz e sei que nada pode me deter!

Se há coisa que põe a gente para baixo, essa coisa se chama ingratidão. Mas se há coisa que arrasa você ao ponto de se sentir infinitamente machucado, essa coisa é a ingratidão de seu maior amigo.

É triste quando você se entrega à amizade, à pessoa e acaba verificando que não encontra gratidão nos atos do seu melhor amigo. Quando é assim, fica fácil enxergar que essa sua relação nunca foi madura e verdadeira.

Meu Deus, sei que com muita frequência as pessoas procuram-Te para pedir ajuda e bênçãos, mas hoje eu procuro para agradecer!

Agradeço ao Senhor por todas as coisas boas e ruins que me aconteceram na vida, pois sei que se Deus grande colocou obstáculos em minha vida, é porque confiou que eu podia ultrapassá-los e adquirir sabedoria com eles.

Deus, agradeço pelas bênçãos que tens me dado, agradeço pela minha saúde e pela saúde das pessoas que amo, e pela proteção que recebemos diariamente dos Teus anjos.

Agradeço por encontrar em meu caminho algumas portas abertas, e ainda que em momentos de revolta não entenda porque outras portas se fecharam, compreendo que o Senhor sabe o que é melhor para mim.

Meu Deus generoso, agradeço pelas lições que tenho aprendido ao longo da minha vida, mesmo que algumas delas me tenham trazido sofrimento. Hoje tenho humildade para aceitar os desígnios do Senhor e mais sabedoria para tentar aprender com a dor.

Hoje sou uma pessoa melhor, mais compreensiva e forte. Hoje tenho maturidade para me reconciliar com os meus erros e defeitos, e discernimento para entender as linhas que o Senhor traçou para a minha vida.

Meu Deus, peço que continues a me abençoar e a me proteger com as Tuas mãos poderosas, e agradeço por confiares a mim o dom da vida e me comprometo a buscar a paz, a bondade e a felicidade! Amém!

Muitos foram os desafios que você viveu. Mas parece que você já veio ao mundo sabendo que a vida, apesar de maravilhosa, nem sempre é fácil, e que é justamente isso que a torna bela e misteriosa. Você sabe enfrentar os obstáculos que aparecem em seu caminho dando a cada um deles a real dimensão que eles têm.

As coisas, as pessoas, e os acontecimentos da vida só têm a importância que nós damos a eles. Essa é uma lição que muitas pessoas só aprendem com o passar dos anos, com a maturidade da idade. Mas você já chegou aqui com esta lição muito bem aprendida, e assim, generosamente, nos deu também a possibilidade de enxergar isso nas suas atitudes e palavras. Por isso, você é um exemplo de vida.

Você é uma pessoa admirável, uma pessoa que me orgulho de ter presente em minha vida e que faço toda a questão de manter perto de mim. Parabéns pela sua força, pelo seu entusiasmo e pela sua maneira simples, delicada e altruísta de estar no mundo. Obrigada pela amizade, pelos conselhos e ensinamentos. Obrigada por ser quem é, a sua existência deixa o mundo mais rico.

Ser feliz não é ter um céu sem tempestades, caminhos sem acidentes, trabalhos sem fadigas, relacionamentos sem decepções. Ser feliz é encontrar força no perdão, esperança nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros.

Ser feliz não é apenas comemorar o sucesso, mas aprender lições nos fracassos. Ser feliz não é apenas ter júbilo nos aplausos, mas encontrar alegria no anonimato.

Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver a vida, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz não é uma fatalidade do destino, mas uma conquista de quem sabe viajar para dentro do seu próprio ser.

Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si e ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.

Ser feliz, é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um “não”. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. É beijar os filhos, curtir os pais! É ter momentos poéticos com os amigos, mesmo que eles nos magoem.

Ser feliz é deixar viver a criança livre, alegre e simples que mora dentro de cada um de nós. É ter maturidade para falar: “Eu errei”. É ter ousadia para dizer: “Me perdoe!” É ter sensibilidade para expressar: “Eu preciso de você”. É ter capacidade de dizer “Eu te amo”.

E, quando você errar o caminho, recomece tudo de novo. Pois assim você será cada vez mais apaixonado pela vida. E descobrirá que... Ser feliz não é ter uma vida perfeita. Mas usar as lágrimas para irrigar a tolerância. Usar as perdas para refinar a paciência. Usar as falhas para esculpir a serenidade. Usar a dor para lapidar o prazer. Usar os obstáculos para abrir as janelas da inteligência.

Augusto Cury

Lembro-me muito bem das palavras de meus pais, ainda criança, ao término de qualquer campeonato em que eu era participante, quando de lá saía com uma medalha pendurada no pescoço, de qualquer outra cor diferente da dourada: “O importante é participar”.

“Uma ova”, eu pensava. “Participar é coisa para perdedor, se estou no campeonato é para ganhar! Se não for dessa forma, por que estar lá?” Sempre perfeccionista, como se isso fosse uma grande virtude.
O perfeccionismo, e não me refiro ao distúrbio neurótico, mas o normal, pode ser um triunfo, quando visto pelos esforços para se atingir a excelência, mas se tornar maléfico, quanto à reação defensiva às críticas, e desastroso, quanto às exigências de padrões inatingíveis.

Ouvi algumas vezes um ditado popular, que utilizo sempre que preciso tomar decisões: “O ótimo é inimigo do bom”. Outro ditado, que agora está na moda, traz uma mensagem próxima: “Menos é mais”. Isso significa que estamos em constante mudança e evolução. Para tanto, é possível dizer que o tempo que se gasta com o propósito da perfeição pode ser mais bem aproveitado.

Até que se atinja a perfeição, oportunidades podem ser desperdiçadas em função do olhar centrado. Estatisticamente, um ponto fora da curva é chamado de especial e desconsiderado na análise de um processo.

Concomitantemente, é possível afirmar que no jogo do dinheiro não existe quem acerte todas as análises. É preciso saber perder. E estudos de finanças comportamentais apontam que a aversão à perda é um dos fatores que prejudicam a tomada de decisão mais coerente.

Com o passar do tempo, experiência, maturidade e educação financeira é que percebi a importância de se buscar a excelência, mas sem o medo do arrependimento por uma decisão equivocada. Aprendi que perder faz parte do jogo e é melhor assumir a perda, a sustentar, com orgulho, uma teoria que se mostra ineficaz.

As palavras do velho Lou, dirigidas ao aprendiz Bud Fox, chamaram a minha atenção em um dos mais famosos filmes sobre o mercado acionário, “Wall Street, poder e cobiça”, no momento em que o ambicioso jovem o procurou para tratar de um investimento, que, de acordo com ele, era garantido: “...ambiciosos entram e saem no mercado em alta. Os responsáveis sobrevivem ao mercado em baixa”. Sábio Lou!

Sinto-me confortável em afirmar que devemos buscar uma medalha de ouro, ainda que, ao término da competição, não ocupemos o lugar mais alto do pódio. Competindo, ao menos corremos o risco de ganhar.

Perder não é nada bom, mas saber perder é, no mínimo, inteligente.

(Prof. Boro)
(Win Trade)

Quando algo em nós morre, quando alguém que amamos morre, ou quando morre um amor, é preciso viver o luto. É preciso elaborar a dor. Não podemos simplesmente fazer de conta que aquilo não aconteceu e seguir com a vida, com a dor escondida em um lugar qualquer do peito.

É preciso encarar a dor da perda de frente. Por mais que isso doa, massacre. É preciso ser forte, mas também podemos nos permitir sofrer. A força é justamente reconhecer o tamanho da dor, vivê-la, tentar sobreviver a ela, e um dia transformar essa dor em saudade, sabedoria, maturidade.

Depois do luto, é preciso lutar. Lutar para seguir com a vida, abrir-se para o que de novo a vida tem a nos oferecer. Enquanto a morte vem nos arrancar um pedaço da vida, um pedaço de nós, a vida segue. E temos que nos agarrar àquilo que sobra da vida. Vale a pena viver, apesar de tudo, apesar do sofrimento.

Em honra e memória da vida daqueles que se foram, em respeito a nós e à nossa vida, é preciso viver e buscar alegria e sentido em tudo o que fazemos. Em muitos momentos não será fácil, em muitos momentos será mais fácil querer desistir. Mas é nessas horas que se separam os fortes dos fracos. Tenha fé em você!

Minha afilhada, chegou o seu momento, seus esperados e desejados quinze anos e como sua madrinha não poderia ficar de fora deste acontecimento, quero compartilhar cada minuto deste seu dia maravilhoso e presenciar cada um dos seus sorrisos.

Abra seu coração para emoções mais fortes e que darão segmento para a sua vida, mostrando que é determinada, digna e que está certa dos propósitos que a levarão à conquista da sua felicidade.

Ao perceber que o mundo está nas mãos dos jovens, você sentirá total segurança dos passos que a farão vencer os obstáculos e as barreiras que se colocarem em seu caminho.

Desejo a você, minha afilhada, que uma constelação inteira brilhe neste seu novo caminho quase adulto daqui para frente, iluminando sua evolução para uma vida segura, vivendo sua maturidade e vendo a beleza da vida.

Parabéns e muitas felicidades pelos seus 15 anos!

Todo mundo diz que os amigos são a família que a gente escolhe, e se podemos escolher devemos ser bastante exigentes. Quando somos jovens, temos uma tendência a nos abrirmos rapidamente e nos tornamos amigos de muitas pessoas. Temos também mais tempo disponível para nos dedicar às amizades.

Mas quando os anos vão passando, muitos amigos vão embora da nossa vida. Muitas vezes porque aquelas afinidades da juventude já não existem mais, outras vezes simplesmente porque a vida nos afasta, mas também podemos descobrir que muitos daqueles que nós considerávamos amigos, não são tão amigos assim.

O nosso tempo de vida é o que temos de mais valioso. Não devemos desperdiçar com quem não merece. É melhor e mais produtivo ficar na companhia de um bom livro ou filme do que perder uma ou duas horas com um falso amigo.

Ainda bem que a maturidade nos traz sabedoria e nos mostra com mais clareza quem são as pessoas em que devemos investir o nosso tempo e os nossos afetos! Um amigo de verdade pode ficar ao nosso lado a vida toda, mas é preciso saber também a hora de deixar alguns outros ditos amigos partirem.

O amor nos tira o sono, nos tira do sério, tira o tapete debaixo dos nossos pés,
faz com que nos defrontemos com medos e fraquezas aparentemente superados,
mas também com insuspeitada audácia e generosidade.

E como habitualmente tem um fim - que é dor - complica a vida.
Por outro lado, é um maravilhoso ladrão da nossa arrogância.
Quem nos quiser amar agora terá de vir com calma, terá de vir com jeito.
Somos um território mais difícil de invadir, porque levantamos muros, inseguros de nossas forças disfarçamos a fragilidade com altas torres e ares imponentes.

A maturidade me permite olhar com menos ilusões, aceitar com menos sofrimento,
entender com mais tranquilidade, querer com mais doçura. Às vezes é preciso recolher-se.

(Lya Luft)

A vida é uma estrada longa, talvez infinita, onde percorrem os guerreiros sobreviventes – nós! A cada novo passo que damos, vamos ganhando experiência, maturidade.

Vamos crescendo, evoluindo! Nada neste mundo é dado, tudo tem um preço a pagar, e só o tempo – a cada novo passo, vai ensinar isso para você, para cada um de nós. A vida é uma escola sem professor!

Foi a família que nos uniu, isso é inegável. Você é minha prima e talvez se não fosse, nunca nos chegaríamos a conhecer. Mas só de pensar nisso fico em pânico, pois não consigo imaginar minha vida sem você.

Você é minha prima, mas acima de tudo é minha amiga. Já vivemos muito durante muito tempo e hoje reconheço com maturidade e toda sinceridade que você é minha melhor amiga.

Adoro você e nosso relacionamento, e hoje sei que será para sempre; que para o bem e para o mal sempre estaremos juntas!

Não tenho mais os olhos de menina
nem corpo adolescente, e a pele
translúcida há muito se manchou.
Há rugas onde havia sedas, sou uma estrutura
agrandada pelos anos e o peso dos fardos
bons ou ruins.
(Carreguei muitos com gosto e alguns com rebeldia.)

O que te posso dar é mais que tudo
o que perdi: dou-te os meus ganhos.
A maturidade que consegue rir
quando em outros tempos choraria,
busca te agradar
quando antigamente quereria
apenas ser amada.
Posso dar-te muito mais do que beleza
e juventude agora: esses dourados anos
me ensinaram a amar melhor, com mais paciência
e não menos ardor, a entender-te
se precisas, a aguardar-te quando vais,
a dar-te regaço de amante e colo de amiga,
e sobretudo força — que vem do aprendizado.
Isso posso te dar: um mar antigo e confiável
cujas marés — mesmo se fogem — retornam,
cujas correntes ocultas não levam destroços
mas o sonho interminável das sereias.

(Lya Luft)

Erros todos cometemos. Alguns são apenas falhas vulgares devido à nossa imperfeição, mas outros são passos em falso e escolhas erradas que nos trazem grandes consequências e dolorosas amarguras.

No entanto, é com os maiores erros que aprendemos verdadeiras lições para toda vida. É por meio deles que crescemos e atingimos a maturidade. Não se recrimine por tudo o que fez de errado. Em vez disso, lute todos os dias para ser alguém melhor.

O amor de verdade vai chegar, e vai chegar para ficar, pois quando o amor é verdadeiro vem para ficar. Não se preocupe, pois o que é seu está guardado e tudo que vivemos tem um por quê. O seu namoro terminou, mas as suas oportunidades de amar e ser amada como você quer e merece não!

Cada pessoa que passa pela nossa vida nos deixa uma lição. Neste momento o seu sentimento pode ser de mágoa e tristeza, mas o tempo vai passar e você vai ver que tudo aconteceu como tinha de ser.

Agora as peças podem parecer todas fora do lugar, mas logo o quebra-cabeças vai formar um belo conjunto completo e perfeito. O que você está vivendo agora vai lhe trazer maturidade para reconhecer o que realmente é importante na vida. Seja forte, amiga, e olhe para a frente!

O futuro ainda está por se desenhar, o que passou passou e fica apenas o aprendizado. Não se arrependa de nada, não lamente por nada. Muitas coisas não têm explicação. A vida é um milagre que nós muitas vezes não somos capazes de desvendar, mas devemos estar preparados para sentir.

A felicidade e o amor vão chegar para você, e vão chegar para ficar. Não se foque em pensamentos negativos e tristes. Seja positiva, ame-se, valorize-se e esteja pronta para ser feliz sempre!

Agora posso respirar fundo e aproveitar com toda intensidade esta formatura. Sinto que atingi um ponto de maturidade muito forte e especial, porque venci desafios e realizei um sonho.

Nem sempre foi fácil, mas nunca desisti e com o apoio de todos eu consegui superar o que um dia me pareceu impossível. E por isso agradeço. Sintam-se convidados para celebrarem este dia ao meu lado.

Todos os desafios que passei em minha vida, serviram para me fortalecer. Aprendi muito e hoje sei que posso encarar qualquer dificuldade, pois tenho maturidade o suficiente para resolver qualquer problema.

Meus erros e desvios serviram para eu me tornar uma pessoa melhor e muito mais completa. Isso é ser forte! Sei que com minha capacidade de hoje, posso mover montanhas!

Hoje completo mais um ano de vida, um ano que não foi fácil, um ano carregado de muitos desafios. Se Deus não estivesse do meu lado não sei o que seria de mim.

Foi graças a Ele que tive a força que tantas vezes me faltou, que recuperei a alegria que tantas vezes perdi. Agradeço por Deus ter feito de mim uma pessoa melhor e por me ter feito sentir que não estava só nesta caminhada árdua que, por vezes, é a vida.

Cada vez mais me convenço que devemos aproveitar cada instante, que é sábio deixar para trás o que não nos dá qualquer retorno e que é valorizando as coisas simples que descobrimos a verdadeira felicidade. Deus me tem dado a maturidade que preciso para olhar para o que está à minha volta de uma forma mais perspicaz. E, mais do que nunca, acredito que os próximos tempos me trarão vivências muito positivas.

Quando encontrar alguém e esse alguém fizer seu coração parar de funcionar por alguns segundos, preste atenção: pode ser a pessoa mais importante da sua vida. Se os olhares se cruzarem e, nesse momento, houver o mesmo brilho intenso entre eles, fique alerta: pode ser a pessoa que você está esperando desde o dia em que nasceu.

Se o toque dos lábios for intenso, se o beijo for apaixonante, e os olhos se encherem de água nesse momento, perceba: existe algo mágico entre vocês. Se o primeiro e o último pensamento do seu dia for essa pessoa, se a vontade de ficar juntos chegar a apertar o coração, agradeça: Deus lhe mandou um presente divino - o amor.

Se um dia tiverem que pedir perdão um ao outro por algum motivo e em troca receber um abraço, um sorriso, um afago nos cabelos e os gestos valerem mais que mil palavras, entregue-se: vocês foram feitos um para o outro. Se por algum motivo você estiver triste, se a vida lhe deu uma rasteira e a outra pessoa sofrer o seu sofrimento, chorar as suas lágrimas e as enxugar com ternura, que coisa maravilhosa: você poderá contar com ela em qualquer momento de sua vida.

Se você conseguir, em pensamento, sentir o cheiro da pessoa como se ela estivesse ali do seu lado. Se você achar a pessoa maravilhosamente linda, mesmo ela estando de pijama velho, chinelos de dedo e cabelos emaranhados. Se você não consegue trabalhar direito o dia todo, ansioso pelo encontro que está marcado para a noite.

Se você não consegue imaginar, de maneira nenhuma, um futuro sem a pessoa ao seu lado. Se você tiver a certeza que vai ver a outra envelhecer e, mesmo assim, tiver a convicção que vai continuar sendo louco por ela. Se você preferir morrer, antes de ver a outra partindo: é o amor que chegou na sua vida. É uma dádiva!

Muitas pessoas se apaixonam muitas vezes na vida, mas poucas amam ou encontram um amor verdadeiro. Ou às vezes encontram e, por não prestarem atenção nesses sinais, deixam o amor passar, sem deixá-lo acontecer verdadeiramente. É o livre-arbítrio.

Por isso, preste atenção aos sinais, não deixe que as loucuras do dia a dia o deixem cego para a melhor coisa da vida: o amor!

Não deixe que morra em você a criança que vê a vida com olhos de sonho, onde brilha a esperança e a felicidade.

Que se encanta com cada descoberta, pois o mundo está cheio de coisas para descobrir. Que é verdadeira em seus gestos e ações. Que não teme ser ridícula ou fazer feio, apenas age com naturalidade.

Que viaja na imaginação, com companheiros irreais e tão reais. Que consegue conversar consigo mesma, falar de seus sonhos e seus medos.

Que vibra de alegria por cada vitória alcançada, mesmo que pareça pequena diante de tudo que tem por conquistar.

Que deseja ser grande e ser tanta coisa. Que às vezes parece tão distante de si, mas não importa, pois o ser começa em desejar ser.

Que ao sentir-se carente, aconchega-se no colo de alguém sem receio de não poder retribuir. Que se sente protegida por se amada. E ama, sem medo de não ser correspondida.

Que não age com preconceito diante do diferente, pois ser diferente não é ser mais nem menos, apenas diferente. Que age com naturalidade diante da morte, pois a vida não é mais do que uma parte do caminho.

Que sorri e chora quando tem vontade, pois as emoções são para ser vividas e compartilhadas. Ser adulto também é manter-se criança!

É normal sentir saudade agora, se te vi à noite e ainda nem é madrugada? É normal essa saudade danada que sinto, quando não te vejo pela manhã ou no fim do dia? É normal essa saudade que acaba com a minha alegria?

Ai, se eu pudesse eu te tinha aqui colada em mim toda hora, eu te trazia nos meus braços para onde quer que eu fosse. Mas como não posso, eu te trago comigo dentro do meu peito. Mas com você longe de mim, dentro do meu peito a saudade aperta.

Como dói estar longe de você, não vejo a hora de contigo poder amanhecer, ver nascer o dia, e ver o dia morrer. Quero ficar contigo até o fim da vida, até a gente envelhecer!

Eu te amo, minha linda!

Todo mundo carrega dentro de si uma criança. E todo mundo aprende a reprimi-la para ser adulto. Crescemos e "temos" que ser sérios. Quantas vezes você já não ouviu alguém dizer: "deixe de criancice!"? E desde quando precisamos deixar de ser crianças?

Ria de você mesmo, seja "ridículo", brinque na chuva, de fazer castelos na areia, de fazer castelos no ar… Sonhe, faça bagunça no meio da rua, cante na hora que der vontade, converse com você mesmo como se tivesse conversando com um amiguinho, assista desenho animado e veja a sua vida como se ela fosse um desenho animado, brinque com uma criança.

Fique feliz simplesmente por ficar, sorria e ria sem motivo, ria de você, dos seus dramas, do ridículo das situações… E acredite na pureza do ser humano, na pureza de criança que talvez esteja escondida, mas que existe em cada um de nós.

Para alguns você vai parecer louco, bobo ou infantil, mostre a língua para esses "alguns" e diga, como uma criança: "sou bobo mas sou feliz!" Esses "alguns" com certeza têm uma criança maluquinha, doida pra fazer bagunça também.

A vida já é muito complicada para vivermos sérios e carrancudos. E isso tudo não é deixar de viver com seriedade. É viver com a leveza de uma criança e obrigações de adulto. Fica muito mais fácil viver assim.

Então, coloque uma panela na cabeça e solte o menino(a) maluquinho(a) que existe dentro de você! Só não vale subir no muro e achar que sabe voar, né?

Feliz Dia das Crianças!

Bom fim de semana para todos!

O que o futuro reserva pra mim
Uma vida de tédio
Ou diversão sem fim
Ser o primeiro
A nunca envelhecer
Não precisar de ninguém
Não ter nada a perder
Se você hesitar
A vida vai passar

Solitários rejeitados e esquecidos
A vida é inventada e descoberta
Eu não tenho as respostas
E também não sei se essas são
As perguntas certas

Onde o destino vai me levar
A uma rua escura
Ou de frente pro mar
Eu vou mandar
Ou ser mandado
Ser livre e despreocupado
Se você hesitar
Ninguém vai esperar

(Capital Inicial)