Mensagens de Adeus


O ano chegou ao fim. Agora é tempo de fazer um balanço, descontrair e aproveitar as férias da melhor forma. Vocês foram extraordinários! Vou recordar cada um com carinho e saudade. Queridos alunos, sejam felizes!

Esse é o maior e mais importante ensinamento que vão adquirir ao longo da vida. Não há matéria ou professor ou aula que tenha algo mais sábio para transmitir.

E vocês, meus queridos, merecem toda felicidade do mundo. Claro que nem sempre foi fácil aturar as birras, as diferenças. Mas juntos conseguimos superar todas as provas que o dia a dia nos oferecia.

Divirtam-se muito e eternamente. Estejam sempre disponíveis para crescerem e se envolverem com a realidade do nosso mundo. Só assim se tornarão pessoas conscientes e preparadas. E claro, sejam muito felizes!

Tudo que é bom tem fim e este ano tão incrível passado junto de vocês conhece agora seu final. Queridos alunos, tenho muito orgulho e desejo que sejam sempre felizes. Nunca percam essa sede de conhecimento!

Este ano que termina agora vai ficar marcado para sempre na minha memória pelas melhores razões. Ensinei, dei muito de mim a cada um de vocês, mas também recebi e experimentei alguns dos melhores momentos da minha existência.

Desde sorrisos a emoções fortes, passando por olhares atentos e brincadeiras contagiantes, vocês, queridos alunos me cativaram dia após dia. Foi, na verdade, um grande privilégio compartilhar este ano com pessoas tão especiais.

Aproveitem muito e descansem, divirtam-se e preparem-se para o que o futuro tem reservado para cada um de vocês. Que logo nos encontremos para novas aventuras entusiasmantes e juntos cresçamos dia após dia.

Minha professora preferida, gostaria de poder levá-la comigo e tê-la como educadora em todas as lições que a vida irá me apresentar, mas sei que isso não é possível, portanto fico triste em saber que essa é a nossa despedida.

Sinto muita gratidão em ter tido o prazer de frequentar sua aulas e de ver como você consegue fazer da sala de aula, um espaço seguro onde os alunos são estimulados a aprender e compartilhar suas ideias. Você é um grande exemplo de como fazer de uma paixão uma profissão.

Continue fazendo da vida de seus alunos uma experiência inesquecível, assim como fez da minha. Até logo e boa sorte na sua jornada.

Queridos alunos, depois de tanto esforço, vocês vão poder finalmente descansar. Mas não esqueçam que ano que vem começa tudo outra vez.

Tenho certeza que foi um ano com muitos aprendizados e belas amizades. Com certeza, vou lembrar de cada um de vocês com muito carinho. Vocês foram alunos dedicados e tenho certeza que terão um grande futuro pela frente!

Até logo, alunos e alunas, e aproveitem o descanso!

Minha professora querida, hoje é o nosso último dia como mentora e aluna, mas sei que a nossa jornada não acaba aqui.

Você é uma pessoa especial e, não só eu, mas todos os alunos que passaram pelo seu caminho se sentem honrados em chamá-la de professora e vão levar suas lições para toda a vida.

Agradeço por todas as aulas e por transmitir seu conhecimento de uma forma leve e fazer com que eu reconhecesse meu potencial. Felicidades na sua vida e até breve!

Este ano foi inesquecível, alunos! Tenho certeza que o conhecimento que vocês irão levar, vai ajudar vocês a construir um futuro melhor.

Agora é hora de relaxar e aproveitar o descanso para voltar ano que vem com ainda mais energia, pois a estrada do conhecimento é infinita. Lembrem-se que podem sempre contar comigo para o que precisarem.

Vocês são alunos muito especiais e foi uma honra acompanhá-los durante este ano!

Só nós sabemos quanto aprendemos ao longo deste ano que termina agora. Vocês foram os alunos mais competentes que algum dia conheci em toda minha carreira. Nunca mudem, queridos! E procurem sempre conhecimento.

Foram dias, semanas e meses de muito trabalho. Claro que também houve lugar para muita risada e conversas leves sobre tudo e ainda mais alguma coisa. O importante, na verdade, é que se aprenda algo que melhore nossa vida.

Claro que é importante conhecer a matéria, mas nada é tão crucial como nos conhecermos individual e profundamente. E às vezes só apreendemos o que está escrito ou falado na boca de um professor ou professora como eu.

Vamos confiar em quem somos e na grande capacidade que temos para evoluir dia após dia. Mas agora é tempo de descansar, porque foi um ano inteiro de sacrifício, entrega e dedicação. Alunos queridos, sejam felizes a aprender! Até um dia.

Querida professora, chegou a hora da nossa despedida. Não vamos mais nos encontrar pessoalmente, mas isso não significa que não levarei você dentro de mim pelo resto da minha jornada.

Pelas suas ações e caráter, descobri que é possível ter disciplina sem perder a ternura e as lições que aprendi não se limitam a provas e exames, mas se aplicam em tudo na vida.

Espero que nossos caminhos se cruzem novamente e agradeço de coração por ajudar na minha formação.

Nem acredito que este dia chegou. Já há muito nos preparávamos para o momento da despedida, e eu sei como esta viagem e esta mudança foram esperadas, desejadas e são importantes para você. Mas você sabe que apesar de querermos o seu bem, de querermos ver você feliz, também é muito difícil saber que você estará longe de nós.

É tão difícil dizer adeus! Ainda mais para uma pessoa que amamos, que está sempre tão presente em nossa vida. Mas tenho fé que a distância não vai mudar a nossa amizade, não vai mudar o amor e amizade que sentimos uma pela outra.

Minha amiga querida, eu desejo a você toda a sorte do mundo nesta nova jornada da sua vida. Desejo que você não perca o foco daquilo que quer e que sonha, que saiba se proteger, e que seja feliz. Espero que nos possamos encontrar em breve. Eu te amo muito, minha amiga! Boa sorte e sucesso na sua nova jornada!

A vida me ensinou a dizer adeus às pessoas que amo, sem tirá-las do meu coração;

Sorrir às pessoas que não gostam de mim, para lhes mostrar que sou diferente do que elas pensam;

Fazer de conta que tudo está bem quando isso não é verdade, para que eu possa acreditar que tudo vai mudar;

Calar-me para ouvir; aprender com meus erros. Afinal eu posso ser sempre melhor.

A lutar contra as injustiças; sorrir quando o que mais desejo é gritar todas as minhas dores para o mundo.

A ser forte quando os que amo estão com problemas; ser carinhoso com todos que precisam do meu carinho; ouvir a todos que só precisam desabafar;

Amar os que me machucam ou querem fazer de mim depósito de suas frustrações e desafetos; perdoar incondicionalmente, pois já precisei desse perdão;

Amar incondicionalmente, pois também preciso desse amor; a alegrar quem precisa; a pedir perdão; a sonhar acordado; a acordar para a realidade (sempre que fosse necessário); a aproveitar cada instante de felicidade; a chorar de saudade sem vergonha de demonstrar;

Me ensinou a ter olhos para "ver e ouvir estrelas", embora nem sempre consiga entendê-las; a ver o encanto do pôr-do-sol;

A sentir a dor do adeus e do que se acaba, sempre lutando para preservar tudo o que é importante para a felicidade do meu ser; a abrir minhas janelas para o amor; a não temer o futuro;

Me ensinou a aproveitar o presente, como um presente que da vida recebi, e usá-lo como um diamante que eu mesma tenho que lapidar, lhe dando forma da maneira que eu escolher.

(Charles Chaplin)

O que determina se uma amizade é eterna é a importância que damos a ela na nossa vida, o tempo que lhe dedicamos e o esforço em fazer dela um tesouro que se mantém vivo no tempo. Nossa ligação é assim, tem a força de mil tempestades e a capacidade de permanecer para sempre.

Você consegue entender tudo o que sinto através de um simples olhar. Mesmo antes de eu falar, você percebe o que estou passando e tem sempre uma palavra de conforto para dizer. Somos amigas para sempre, nos momentos tristes e nos momentos de prazer.

Você pode até estar longe, mas tudo o que sinto traz você até mim. Quero sua amizade todos os dias, preciso dela para viver e sem ela eu não seria a mesma pessoa. A vida muda e o nosso rumo é inconstante, mas lutarei com todas as minhas forças para que nunca aconteça um adeus entre nós.

Às vezes temos de tomar decisões difíceis. Nem sempre é fácil reconhecer e ter coragem de percorrer a estrada a que estamos destinados. Eu sei que não vai ser fácil mas chegou a hora da nossa despedida.

Estarei sempre com você no meu pensamento e coração. Acontece que meu caminho não é mais ao seu lado. Seja feliz hoje e sempre. E nunca se esqueça que gosto muito de você. Adeus.

Meu amor, o nosso plano era muito mais do que apenas um plano. Nós queríamos sair do papel e transformar tudo em realidade. Nós estávamos apenas começando e ainda temos muito por viver, ainda temos muito para fazer. O que sentíamos um pelo outro não acabou. O amor de verdade não acaba assim!

Será que eu ainda tenho uma chance de tirar você para dançar e fazer você feliz? Será que ainda sou capaz de fazer você sorrir com as minhas histórias bobas? Será que você ainda quer fazer parte dos meus sonhos? Será que o meu amor ainda toca sua alma?

Eu sinto que você ainda me ama e eu continuo a sentir o mesmo por você. Será que estou assim tão enganado? Se você ainda me ama, por que não tentamos novamente? Nunca é tarde para o amor, nunca é tarde para dar uma nova chance a um romance que ainda está vivo. Não diga adeus, o nosso amor não acabou!

Não é o dizer adeus que custa tanto. Não é o largar de nossas mãos, nem o prosseguirmos caminhos distintos. O que dói profundamente é a despedida de algo que julgávamos ser eterno. O que entristece é o desmoronar de um teto que pensávamos ser resistente a todas as adversidades. De repente, nada resta. Sumiram os sonhos para lugar incerto e fica apenas o nosso sofrimento.

O fim de um amor é sempre trágico. Quando amamos, amamos para sempre, pois os sentimentos ficam marcados em nossas memórias. E custa continuar um caminho, agora sós, sem alguém do nosso lado nos dando força e carinho. Mas quando as coisas não estão dando mais certo, quando o relacionamento não faz mais sentido, o fim é uma consequência inevitável para ambos. E por isso, sem ressentimentos, sei que o adeus tem de ser agora. Não há mais nada a fazer. Desta vez, este amor, não tinha que acontecer..

Dizer adeus a um amor é cortar o coração aos pedaços; é abandonar uma grande parte de nós; é conhecer uma dor que tempo algum nos fará esquecer.

Quando amamos sonhamos ficar junto da pessoa amada para sempre, e quando percebemos que isso não será possível, o mundo desaba nas nossas cabeças.

Perdemos o chão e a razão. Deixamos de ter motivos para sorrir e até de continuar a caminhar. Mas a verdade é que por muito que doa, um dia passa.

Uma despedida de amor é sempre sofrida; mas sobrevivemos. E quem passa por uma e a supera, fica mais forte e com o coração mais preparado para voltar a amar.

Quando um adeus deixa tanta saudade é sinal de que o que foi vivido será inesquecível.

Palavra que na alma cala...
Quando a ausência de quem se ama
Mais alto, dentro de nós, fala!
É sentimento dorido,
Pois não tem aquele
Que já não o tenha sofrido.
Pela dor de um amor já findo.
Adeus é despedida sem volta
É sentimento profundo doído.
Uma saudades que nunca acaba
Que a gente nunca esquece.
O tempo apenas esmorece.
Mas na alma fica reservado
No coração resguardado
Num cantinho do ser, escondido!
A vida passa e com ela a dor
Dilacera todo o sofrimento contido.
E quem dera a vida sem ela,
Seria tão mais linda! Mais bela!
Se essa palavra fosse de nós abolida!
E com ela o sentimento tão triste,
Que nessas cinco letras, se revela.

Dizer-lhe adeus foi muito difícil, foi o momento mais terrível da minha vida. Meu coração se quebrou em mil pedaços e ainda hoje tento juntá-los.

Mas com o tempo a revolta e a tristeza se transformaram em uma saudade serena. Hoje recordo você e sorrio de gratidão por ter podido fazer parte da sua vida.

Quem realmente amamos jamais morre, e assim sua memória viverá sempre através de mim, do meu amor e da minha eterna saudade.

Talvez você não saiba quem sou, ou se sabe fez questão de me ignorar durante este tempo que foi passando. Eu queria ser muito na sua vida, mas agora tenho certa que não sou nada. Talvez a culpa seja minha, por ter alimentado em vão este meu desejo de estar em seus braços.

Eu tentei mostrar quem sou, dar a entender o que sentia por você. Sei que podia ter sido mais explícita, mas tive vergonha de abrir totalmente meu coração. Contudo, em pequenos gestos sempre mostrei que gostava muito de estar ao seu lado. Quando você conversava comigo, meus olhos brilhavam de contentamento, e eu só implorava que o tempo passasse devagar. Tudo era perfeito quando estávamos juntos, e eu nunca escondi isso. Pena que só fosse perfeito para mim.

Ninguém gosta de sofrer por alguém que não nos escuta, nem tampouco de persistir em um caminho que é uma simples ilusão. É importante sabermos dizer adeus no momento certo. Este amor não tem mais lugar na minha vida.

Um dos maiores enigmas que cercam a humanidade desde, é por ironia, algo muito frequente nas nossas vidas, a morte. Deparamo-nos com ela todos os dias, seja com pessoas conhecidas, estranhas, que viviam do outro lado do mundo ou até com um animal de estimação muito querido.

Apesar de todas as explicações dadas pelas diversas religiões, pela ciência ou ainda pelos nossos antepassados, é algo sempre muito discutido e muito questionado. Há quem relacione a morte com uma passagem, que levará para um lugar anteriormente esperado, há também quem acredite que é apenas uma transição para o início de uma nova vida.

As explicações são as mais diversas, mas independentemente do que acredite, nunca é fácil dá adeus a um ente querido, principalmente quando existem palavras ainda não ditas. A crença na morte como algo além de um simples fim, nos conforta em um segundo momento, após a chegada do sofrimento da partida definitiva de uma pessoa querida.

Mas a única certeza que temos sobre a morte é que ela sempre chega, para uns mais rapidamente, para outros o tempo pode passar muito lentamente. Sabemos que o fim para quem foi é certo, mas o que acontece depois disso, certamente ainda dará origem a muitos questionamentos.

Faz tão pouco tempo que papai faleceu, que parece nem ser realidade. Não passou muito desde que o ouvi batendo a porta, em jeito de despedida. Um adeus que eu pensava ser apenas até ao final da tarde, como acontecia todos os dias. Mas afinal, essa despedida era eterna. Era uma despedida de nosso mundo, de nossa família. Um adeus à vida, como a conhecíamos até àquele momento.

Essas lembranças estão tão vivas em minha memória, que meu coração ainda espera o regresso dele, como se nada tivesse ocorrido. Há algo em mim que ignora o acontecimento dessa morte e é isso que talvez me continue impedindo de seguir em frente.

Meu pai me faz tanta falta, que sinto um vazio por dentro. As saudades aumentam a cada dia e custa a encarar verdadeiramente esta perda. Imaginar como será minha vida nos tempos que se seguem é um verdadeiro desafio. Mas quando nada podemos fazer para mudar nosso passado, resta honrarmos os valores que nos foram deixados por aqueles que amaremos eternamente.

Quanto mais tento esquecer, mais percebo que preciso de você, do seu olhar, do seu sentir, do seu agir, do seu sorriso.

Quanto mais engano meu coração de que é só uma simples paixão, mais ele deseja você, pois é você quem ele ama, quem ele quer, quem ele deseja, para sempre!

Quanto mais tento convencê-lo de que é somente um adeus, mais ele sente a certeza do que o nunca mais apareceu...

Custa muito dizer que acabou, mesmo que o adeus seja o melhor para os dois. Confesso que dói deixar para trás todos os momentos que vivemos juntos, mas quando as coisas não estão funcionando mais essa é a alternativa que evita maiores sofrimentos.

O que outrora nos uniu agora já nos estava separando. A cumplicidade esmoreceu e as brigas se tornaram constantes. Vamos fazer isso pelo respeito que merecemos um pelo outro. Apesar de ser o fim, quero muito que você seja feliz.

Foi na telinha do meu monitor que eu encontrei você, e a partir desse momento não houve mais adeus. Esquecemos nossas diferenças, nossos defeitos e começamos a nos moldarmos.

Passamos a viver mais daquilo que estava dentro de nós, daquilo que estava em volta de nós, por isso, muitas vezes fomos pegos calados, admirando a interioridade de cada um.

E o sentimento livre e espontâneo foi se realizando platonicamente. A distância jamais será separação para nós, porque no amor verdadeiro não existe nem tempo nem espaço!

Se você me encontrar pelas ruas
Não precisa mudar de calçada
Pense logo que somos estranhos
E que nunca entre nós houve nada

Não precisa baixar a cabeça
Pra não ver os meus olhos nos seus
Passarei por você sem rancor sem lembrar
Que entre nós houve adeus

Nossos sonhos são tão diferentes
Que o remédio é mesmo deixar
Que esse amor se desfaça com o tempo
Sem que seja preciso chorar

Entre nós não há culpa nem mágoa
O destino assim escreveu
Poderemos achar noutros braços
Este amor que entre nós não viveu

Dizer adeus custa muito, mas não existe vida sem despedida. Tudo faz parte, por isso o melhor é aproveitar cada momento sem pensar no depois. E se um dia tiver que dizer adeus, direi com o coração cheio de boas lembranças.

A pior saudade não é aquela que é provocada pela solidão ou um qualquer adeus, mas sim aquela que é sentida quando os braços da pessoa que amamos não se abrem para nós.

Ficar próximo de quem se ama, de quem o coração deseja intensamente e não poder ter essa pessoa... Aí reside a verdadeira dor de uma saudade impossível, uma saudade de algo que nunca existiu nem vai existir.

A lágrima rolou em minha face
Tão tristemente encontrou o chão.
Aquela lágrima foi o grito do coração
Que foi sufocado pelo seu beijo.
Beijo de despedida
Que eu nunca queria dar.

Aquele foi nosso último momento
O nosso último beijo.
O momento que me partiu
O momento que me fez
Sangrar internamente.
E você não viu.

Você não me viu caindo,
Você não me viu chorando.
Você só sentiu o nosso último beijo,
Você só enxergou o fim e deu as costas.
E esqueceu que eu ainda continuava lá,
Esperando você voltar
E dizer que tudo foi um engano.

O último beijo não é melhor
E nem mais confortador
Que um simples adeus
Ou que um abraço longo e apertado.
Não vai mudar a ideia que tudo acabou.
Não vai fazer o coração
Parar de enxergar o fim
Nem de sentir saudade.

"Não importa a maneira,
O fim sempre nos machuca."

Meu pai, este é o dia em que a sua falta se faz ainda mais presente, pois daria um mundo para hoje poder voltar a abraçar você e lhe desejar um feliz dia dos pais.

Mas você não está mais entre nós, você partiu e nesse nosso último adeus meu coração se quebrou para sempre. Todo o dia respiro saudades suas e recordo nossas histórias com carinho.

Meu amor por você não terá fim, meu pai, e não apenas em dias como este, mas todos os dias da minha vida, eu lembrarei de você com eterna saudade!

- Oi amor!
- Oi.
- Vamos voar?
- Como assim voar?
- Sim, eu e você.
- Você está ficando louco?
- Não!
- Então bebeu?
- Também não.
- Onde você está?
- Aqui em cima, no alto.
- Alto de quê?
- No alto!
- Se você soubesse o quão bom
é a sensação de liberdade!
- E como é?
- Junte-se a mim e eu mostro a você!
- Mas como chego até você a essa hora?
- Vai demorar um pouco ainda,
espere, não irá se arrepender.
Amo muito você e por isso quero que
aproveite ao máximo a vida aí embaixo.
- Do que você está falando?
- Da luz, amor.
- Mas que luz, se agora é noite?
- Não é preciso haver sol para que
haja a luz, vê-se luz na escuridão
mesmo durante a noite.
- Mas, do que você está falando?
- Amor, Eu Te Amo, jamais se esqueça
disso, nos veremos em breve.
- Para com essa brincadeira agora!
- Olhe para o sol e verá o meu sorriso,
mire as estrelas e me verá piscando,
e os dias chuvosos nada mais serão
que eu sua ausência reclamando.
- Amor, estou com medo.
- Não tenha medo, pois estarei sempre
olhando e cuidando de você aqui de cima.
-Você quer acabar comigo, é isso?
-Não, amor.
- Preciso ir, alguém está me esperando
de braços abertos além da luz.
Nos vemos em breve.
- Hei, amor, amor, amor, fala comigo,
amor não me deixe, por favor.
- Deixo a você não o meu adeus,
mas sim o meu até logo.
- Se você quer assim, assim será, tchau.

Muitas vezes demoramos a entender não
o fim, mas sim a “partida” de quem
nós amamos.

(Leandro Maciel)