Mensagens de Adeus


A morte é o destino de todos. Ninguém lhe pode escapar, e na hora do adeus final todos somos iguais. Ela causa profunda dor, desespero, lágrimas e eternas saudades.

A morte provoca perdas irreparáveis e quebra corações, mas há algo que ela não pode, que é apagar das mentes e dos corações a lembrança e o amor daqueles que ela nos rouba.

Assim, quem realmente é amado jamais morre, jamais desaparece completamente. Sua memória prevalece na nossa saudade e pode atravessar gerações mesmo depois de ter falecido.

Essa é a melhor homenagem que podemos dar a quem vemos partir antes de nós. Lembrar sempre com carinho. Contar suas histórias. Recordar as datas importantes.

Dói muito ficar sem aqueles que amamos, mas o sofrimento é menor se pensarmos que é um adeus temporário, que apenas partiram primeiro, e se mantivermos sua memória viva.

A lágrima rolou em minha face
Tão tristemente encontrou o chão.
Aquela lágrima foi o grito do coração
Que foi sufocado pelo seu beijo.
Beijo de despedida
Que eu nunca queria dar.

Aquele foi nosso último momento
O nosso último beijo.
O momento que me partiu
O momento que me fez
Sangrar internamente.
E você não viu.

Você não me viu caindo,
Você não me viu chorando.
Você só sentiu o nosso último beijo,
Você só enxergou o fim e deu as costas.
E esqueceu que eu ainda continuava lá,
Esperando você voltar
E dizer que tudo foi um engano.

O último beijo não é melhor
E nem mais confortador
Que um simples adeus
Ou que um abraço longo e apertado.
Não vai mudar a ideia que tudo acabou.
Não vai fazer o coração
Parar de enxergar o fim
Nem de sentir saudade.

"Não importa a maneira,
O fim sempre nos machuca."

Esse adeus deixou no meu coração uma saudade que não tem explicação e nunca terá fim.

- Oi amor!
- Oi.
- Vamos voar?
- Como assim voar?
- Sim, eu e você.
- Você está ficando louco?
- Não!
- Então bebeu?
- Também não.
- Onde você está?
- Aqui em cima, no alto.
- Alto de quê?
- No alto!
- Se você soubesse o quão bom
é a sensação de liberdade!
- E como é?
- Junte-se a mim e eu mostro a você!
- Mas como chego até você a essa hora?
- Vai demorar um pouco ainda,
espere, não irá se arrepender.
Amo muito você e por isso quero que
aproveite ao máximo a vida aí embaixo.
- Do que você está falando?
- Da luz, amor.
- Mas que luz, se agora é noite?
- Não é preciso haver sol para que
haja a luz, vê-se luz na escuridão
mesmo durante a noite.
- Mas, do que você está falando?
- Amor, Eu Te Amo, jamais se esqueça
disso, nos veremos em breve.
- Para com essa brincadeira agora!
- Olhe para o sol e verá o meu sorriso,
mire as estrelas e me verá piscando,
e os dias chuvosos nada mais serão
que eu sua ausência reclamando.
- Amor, estou com medo.
- Não tenha medo, pois estarei sempre
olhando e cuidando de você aqui de cima.
-Você quer acabar comigo, é isso?
-Não, amor.
- Preciso ir, alguém está me esperando
de braços abertos além da luz.
Nos vemos em breve.
- Hei, amor, amor, amor, fala comigo,
amor não me deixe, por favor.
- Deixo a você não o meu adeus,
mas sim o meu até logo.
- Se você quer assim, assim será, tchau.

Muitas vezes demoramos a entender não
o fim, mas sim a “partida” de quem
nós amamos.

(Leandro Maciel)

Mesmo depois do último adeus, aqueles que partem continuam fazendo parte da vida dos que ficam através da saudade.

Dessa forma quem morre nunca desaparece por completo. Lembrar e falar com carinho e a vida toda carregar a sua imagem no coração, é a melhor forma de prestar homenagem a quem se foi.

Acreditando que a morte não é uma separação definitiva, mas apenas temporária, oro para que todos os que já partiram encontrem a paz no reino de Deus!

Sabe, senhor, ainda não entendi, viemos à praça, pensei ser um passeio, estranhei, ele não tinha esse hábito, mas fui, feliz. Lá chegando, me deu as costas, entrou no carro e nem me disse adeus. Olhei para os lados, nem sabia o que fazer. Ainda tentei segui-lo, quase fui atropelado.

Que teria feito eu de tão mau? À noite, quando ele chegava, abanava o rabo, feliz mesmo que ele nunca viesse no quintal me ver. Às vezes, eu latia, mas tinha estranhos no portão, não poderia deixá-los entrar sem avisar meu dono.

Quem sabe foi minha dona que mandou, devia estar dando trabalho. Mas não as crianças, elas me adoravam. Como sinto saudades! Puxavam-me a cauda às vezes eu ficava uma fera, mas logo éramos amigos novamente. Creio que elas nem sabem, devem ter dito que fugi.

Estou faminto, só bebo água suja, meus pelos caíram quase todos, nossa, como estou magro! Sabe, Pai, aqui nesse canto que arrumei para passar a noite, faz muito frio, o chão está molhado. Creio que, hoje, vou me encontrar contigo, aí no céu meu sofrimento vai terminar, mesmo em espírito vou ter permissão para ver as crianças.

Peço-vos, então, não mais por mim, mas pelos meus irmãozinhos:

Mandem-lhes pessoas que deles tenha compaixão, como eu, sozinhos não viverão mais que alguns meses na terra do homem. Amenize-lhes o frio, igual o que agora sinto, com o calor de atos de pessoas abençoadas. Diminua-lhes a fome, tal qual a eu sinto, com o alimento do amor que me foi negado. Mata-lhes a sede, com a água pura de seus ensinamentos transmitidos ao homem.

Elimine a dor das doenças, estripando a ignorância da terra. Tire o sofrimento dos que estão sendo sacrificados em atos apregoados como religiosos, laboratórios e tudo mais. Tirando das mãos humanas o gosto pelo sangue. Ampare as cachorrinhas prenhas eu verão suas crias morrerem de fome, frio e pestes sem nada poderem fazer.

Abrande a tristeza dos que, como eu, foram abandonados, pois, entre todos os males o que mais me doeu foi esse. Receba, Pai, nesta noite gélida, a minha alma, pois não mais será meu sofrimento, mas dos que ficarem e por eles vos peço.

Nota: Ouço essa oração dos cães moribundos que vejo pelas ruas.
Fonte: Associação Protetora dos Animais São Francisco de Assis.

Eu segui meu caminho de consciência tranquila, disse adeus ao nosso amor e não pretendo mudar de ideias. Você nunca me poderá acusar de ter deixado tudo para trás por iniciativa própria, pois sua negligência e indiferença é que fizeram com que nos perdêssemos um do outro a cada dia que passava.

Acredito que seja difícil querer consertar um relacionamento que já não existe, ou tentar mudar o que agora é irreversível. O melhor seria ter pensado nisso enquanto eu ainda estava ao seu lado. Só damos valor às pessoas quando as perdemos definitivamente da nossa vida, mas eu parti com a certeza que dei sempre tudo que tinha por nós.

Desejo que você seja feliz, muito feliz, pois talvez eu não seja a pessoa certa para despertar uma paixão ardente em seu coração. Espero que escolha o seu caminho, pois eu também já escolhi o meu, e desta vez ele terá um destino completamente oposto ao seu.

Nosso namoro terminou. Dele decidimos o final de forma repentina, e hoje eu tenho certeza que fizemos de forma irrefletida, de forma precipitada.

Dissemos adeus a um amor que eu sinto não ter acabado. Pois em mim arde ainda vivo e intenso, me empurrando cada vez mais ao desespero da saudade daquele que agora chamo de ex-namorado. Daquele que eu quero de volta aos meu braços: você!

Meu querido pai, você partiu, dissemos o último adeus, e comigo ficaram estas saudades eternas.

Lá onde você está agora, eu desejo que possa escutar meus pensamentos, sentir minhas saudades e saber que para sempre vou amar você.

Passe o tempo que passar, para sempre vou recordar o pai maravilhoso e o homem exemplar que você foi.

Meu pai, você continua vivo no meu coração que bate de saudades por você!

São uma tristeza e uma saudade infinitas as que ficam depois que dizemos o último adeus a uma mãe querida. A minha se foi, cedo demais, e junto com ela levou uma grande parte de mim! Comigo ficou a saudade, e um buraco no coração, um lugar vazio físico e metafísico, uma carência que companhia ou carinho alguns jamais sanarão.

As recordações do seu amor, da sua paciência, dos momentos vividos em conjunto, povoam meu pensamento, me empurrando ainda mais forte contra os braços terríveis dessa saudade incurável!

Mamãe querida, você se foi, seu corpo desistiu da sua alma maravilhosa, da sua sublime essência, mas para sempre você viverá através de mim. Eu te amo, eu para sempre te amarei! Enquanto meu corpo não desistir de mim, eu viverei para honrar você, na saudade de você, todos os dias recordando você!

Mãe é ser, essência e amor que são insubstituíveis. Mãe quando parte deixa para trás um vazio impossível de preencher, e uma saudade que eternamente será sentida.

Mas uma mãe a quem dizemos o último adeus jamais desaparece definitivamente, pois para sempre ela vai estar presente na forma viva dos seus filhos. Mãe que parte para outro mundo, fica para sempre viva no coração dos seus filhos, e é lembrada e homenageada através das suas vidas, do seu amor, da sua saudade!

Ó meu amor,
Minha linda feiticeira,
Eu daria a vida inteira
Por um só beijo dos teus.

Por teu amor,
A minha vida era pouca,
P'ra beberes da minha boca,
O beijo do eterno adeus.

Ó meu amor
Sonho lindo este que eu tive
Única esperança que vive
Na minha alma a soluçar.
Por teu amor
Eu morria de desejo
Deste-me a vida num beijo
Eu vivi por te beijar.

(Fado de Coimbra)

Dizer adeus a um grande amor é renunciar a uma parte maravilhosa da nossa vida. É uma decisão difícil que nos deixa marcas no coração, e quando a tomamos é porque não temos mesmo alternativa.

Ficam guardadas promessas e recordações que nunca mais se repetirão. É preciso determinação para abrir mão de algo que foi tão importante.

Mas o caminho é em frente, as oportunidades não se esgotam e a felicidade não se perderá por completo com o término de um relacionamento.

Minha mãe, dizer-lhe adeus foi muito doloroso e a sua partida deixou um vazio muito grande na minha vida.

Mas apesar da dor da sua ausência física, sinto que permanece junto de mim. Pois tudo que sou devo a você, e nos meus atos, palavras e pensamentos, sua memória está viva.

Todos os dias penso em você, com saudade e amor eternos, e agradeço a Deus por ter me dado o privilégio de ter tido uma mãe tão maravilhosa. Que descanse em paz, minha amada mãe!

É hora de dar as boas-vindas a dezembro e em breve será hora de dizer adeus ao ano que está acabando. As festas estão chegando e a hora de reunir todos os que amamos perto de nós está quase aí.

Este é o melhor mês do ano e aquele que deve servir de reflexão por tudo que passou e de tudo que está para vir. Seja bem-vindo, dezembro!

Meu pai, meu querido e saudoso pai, desde o dia em que dissemos o último adeus meu coração vive pesado com saudades suas, e com esta sensação de irreparável perda, de interminável dor...

Hoje sei que muito ficou por dizer, pois sinto que lhe disse poucas vezes o quanto eu amo você; então eu digo de novo, esperando que lá no céu, onde agora você está, possa escutar: Eu te amo, meu pai! Eu para sempre vou amar e recordar você, todos os dias da minha vida!

Se despedir do que quer que seja nunca é algo muito simples, depois do adeus, as lembranças tomam conta de quase todos os pensamentos do dia, tornando cada vez mais doloroso o processo de aceitação da despedida.

Como tudo nesta vida, um afastamento também pode ter seu lado positivo. Quando ele está relacionado a algo que gostamos imensamente, a dor inicial é inevitável e intensa, mas não tenha dúvidas que também será passageira.

É impossível não sentir nenhum sofrimento ao se distanciar de uma pessoa querida ou algo que lhe era bem quisto. Por mais que tentemos resistir ao descontentamento, ele sempre chegará primeiro, mas isto não quer dizer que ele deve permanecer na sua vida o tempo inteiro.

Pense nas despedidas como um ponto de transição, onde se inicia mais um novo ciclo sua vida, sem a presença do que ocasionou a despedida. Apesar de toda dificuldade, caso o distanciamento seja irreversível, faça o possível para focar apenas nas lembranças positivas.


Não se concentre no lado ruim da despedida, faça dela um momento de reflexão e a utilize como mais um ponto de partida, onde infelizmente a presença não pode ser mais esperada, mas as boas recordações permanecerão para o resto da vida.

Às vezes ficamos presos ao passado, aos momentos bons que vivemos ao lado de uma pessoa que era especial para nós e não conseguimos aceitar que tudo terminou. É difícil compreender que chegou a hora de dizermos adeus definitivamente, mas é necessário que saibamos superar o fim de um relacionamento.

Acredite que a melhor decisão que podemos tomar é deixar as coisas ruins que nos aconteceram para trás e aprendermos a caminhar para uma nova direção. Faz parte do amadurecimento e do processo de desapego de algo que não teve o final que esperávamos.

Por isso, você só precisa de acreditar que a felicidade não foi embora para sempre. Algumas pessoas que saem do nosso coração dão lugar a outras que acabam por chegar. Espírito positivo e uma boa dose de esperança é o segredo em qualquer circunstância, e neste caso será isso que levará você a descobrir novas aventuras, amizades e, quem sabe, um novo amor.

Não vou dizer adeus, amigo, apenas um até já. Pois acredito que esta separação é apenas temporária e que ainda temos muita coisa para viver.

Guardarei todos os momentos que compartilhamos, pois serão as lembranças de outros tempos que aquecerão meu coração quando a saudade bater.

Mas mentiria se dissesse que já não estou sentindo saudades. Sinto-as desde o instante em que soube que você partiria. Mas isso é bom, é sinal que nossa amizade é forte e sei que será eterna.

Boa sorte, amigo! Que sua vida seja um percurso repleto de felicidade e sucesso.

Neste dia a saudade aperta ainda mais, e a lembrança da nossa despedida silenciosa invade minha memória, e traz junto uma tristeza que faz doer e escorre pelos olhos.

Todos os dias recordo nossa história, tudo o que vivemos, e falo com você, esperando que lá onde estiver possa me escutar.

Todos os dias também agradeço a Deus por ter conhecido você, por ter podido compartilhar da sua vida. E a Ele peço também que lhe conceda paz eterna, e a mim um pouco de alívio.

Talvez um dia nos voltemos a encontrar, talvez esse ‘adeus’ tenha sido apenas um ‘até já’. Mas até lá vou levar você sempre comigo, no meu coração, na minha saudade, no meu amor...

Meu amor, você ainda não partiu de viagem e eu já estou morrendo de saudades suas. Hoje me despeço de você, mas este é um adeus pequenininho, um ‘até já’, mas nem por isso vai custar menos enfrentar esta momentânea distância.

Faça uma boa viagem, meu amor! Desfrute e aproveite cada momento, mas não se esqueça de me carregar sempre com você, no coração e no pensamento.

É impossível manter um amor no coração quando ele nos faz mal à alma. Eu tentei, dei meu melhor dia após dia, mas não foi suficiente. Chegou a hora de dizer adeus a um sentimento que criei e vivi, mas sempre na mais discreta solidão.

Acredito que você tem planos para sua vida que não me incluem, e vou respeitar inteiramente sua posição. Talvez um dia eu encontre alguém especial que saiba valorizar o meu amor e tenha capacidade para me fazer verdadeiramente feliz.

Adeus!

A morte nos rouba aqueles que amamos e nos faz sofrer terrivelmente, mas a morte não consegue roubar-nos da lembrança daqueles que partem.

Através da memória dos que ficam, quem se foi jamais desaparece para sempre. A sua marca continua viva na nossa saudade, amor e lembranças.

Então, hoje relembremos com carinho e amor todos aqueles que vimos partir. Prestemos homenagem às suas memórias, à sua vida, ao legado que deixaram e do qual todos que os amávamos fazemos parte.

A morte pode ser um golpe terrível de suportar, mas nunca pode ser um adeus definitivo, mas sim uma despedida temporária.

Quem partiu apenas seguiu caminho primeiro, e enquanto não nos reencontrarmos a melhor forma de manter essa pessoa presente é recordá-la com carinho, e assim também confortar a saudade que ela deixou.

Você foi embora, e eu vi a minha felicidade ir embora e a solidão chegar. Eu disse adeus amor, adeus felicidade, e disse olá, vazio. Eu chorei, e achei que ia morrer. Eu via a chuva cair lá fora e pedia a Deus para eu desaparecer, como a água que era sugada pela terra.

Mas o tempo passou e agora começo a amar novamente. Estou apaixonada. Eu que pensei que o amor tinha acabado para mim, eu que achei que nunca iria conseguir parar de chorar. Sinto-me novamente pronta para ser feliz. Sinto-me reconstruída.

Com tudo isso aprendi, que amar é uma capacidade humana individual, o nosso amor não está no outro, está em nós. Amar é querer amar, estar apaixonada é querer estar apaixonada.

Mas para isso, antes de tudo, é preciso cultivar o amor próprio, estar bem consigo mesmo. Só assim um relacionamento pode acontecer em nossa vida, e nos trazer tranquilidade e felicidade. Hoje, me sinto em paz comigo, pronta para amar e ser feliz.

Estamos juntos há muito tempo, mas sinto que nossa ligação está ainda no começo. Sim, porque nosso amor resistirá ao tempo, ao adeus e até à eternidade. É um sentimento sincero, honesto!

Você é mais do que um namorado. É um amigo; às vezes um irmão e até um pai. É por isso que juntos poderemos conquistar tudo aquilo que desejarmos. Basta que continuemos a construir uma união para toda vida. Te amo, meu bem!

Você sempre foi mais do que uma simples professora para mim. Eu sempre a achei formidável, com um jeito incrível para ensinar, educar e dotar o outro com ferramentas para conhecer o mundo e a elas mesmas. E agora temos de nos despedir, que tristeza!

Mas este adeus não é para sempre, é só um até logo, porque nossa ligação é profunda. Você deixa de ser minha professora, mas será sempre uma amiga e um ser humano maravilhoso que levarei para sempre no meu coração.

Tenho certeza que você irá continuar a encantar seus alunos e todas as pessoas ao seu redor por muitos e sábios anos. Ao longo de toda minha vida eu garanto que irei sempre recordar os episódios incríveis que escrevemos na sala de aula. Até um dia, professora!

Professora querida, chegou o momento de nos despedirmos. Claro que isso não é um adeus definitivo e continuaremos a nos encontrarmos pelos corredores, mas sentirei muita falta das suas aulas.

Saiba que você foi muito importante na minha trajetória e tudo que aprendi neste ano, levarei comigo sempre. Siga sendo esta professora e mulher fantástica que você é!

Agradeço por tudo e tenho certeza que nos veremos em breve!

Chegou a hora de dizer adeus! Não temos mais condições para continuar lutando por algo que não precisa de luta, por algo que não carece de força ou mudança. O sentimento que tenho por você é diferente do que você tem por mim. Não somos correspondidos no amor!

E temos de aceitar a realidade. Nosso namoro já terminou, mas parece que algo ainda ficou no ar. Mas não! É errado, é falso. É hora de aceitar que vamos ser felizes um sem o outro!

Dizer adeus é sempre difícil, as separações são sempre dolorosas. Mas chega uma fase da vida em que o tempo se torna deveras valioso para desperdiçarmos com pessoas que não valem a pena ou que não sabem reconhecer o nosso devido valor.

Em alguns relacionamentos, chega um momento em que já não vale mais a pena lutar, pois já não há pelo que lutar! Nessas horas, para podermos seguir em frente, é preciso saber enfrentar o momento da separação, por mais que doa.

As separações são momentos difíceis de ruptura, muitas vezes podemos não querer aceitar que o amor acabou, que aquele projeto de vida em comum já não existe. Mas o corpo e a alma sentem quando algo não está bem, e este pedido de separação que vem do coração é um pedido de socorro para você voltar a ser feliz.

Se depois de muito tentar, de muito refletir e sofrer, você chegar à conclusão de que o melhor é a separação, não tenha medo da mudança. Tenha coragem e pense neste momento como um renascimento, uma nova fase e oportunidade para ser feliz.

Então este o fim?
O adeus eterno?
A última página do livro,
O cessar da música,
Um último suspiro.

Não quero deixar para trás
Palavras engasgadas,
Sentimentos não vividos,
Por medo do rídiculo
Feito de olhares vazios

De um coração que ainda bate
Para outro que esvai
Segure a minha mão,
Pois não houve viagem ou perigo,
Que não enfrentei contigo

Ainda que aqui em corpo,
Não mais presente.
“É permitido sofrer”
Em meios de abraços,
Que preferia dar, mas não receber.

Coloco minha máscara de força,
Postura, serenidade,
Frente ao que se espera,
A vida continua e na sua sabedoria,
Sua certeza chama saudade.