Mensagens de Aprendizado

Com o passar do tempo, acabamos por chegar a um momento em que já vivemos muitas coisas na vida. A experiência faz de nós outras pessoas, mas certos acontecimentos nos lembram como ainda temos muito para aprender. E a verdade é que quando recebi a notícia que teria um neto, foi como se os anos voltassem para trás, pois senti uma alegria que me devolveu vida, energia e uma vontade incrível de querer desfrutar de todos os acontecimentos que chegarão em breve.

Hoje sou uma avó mais realizada que nunca. Estou prestes a poder segurar o meu lindo neto nos braços e reviver a emoção de ver a família crescer. A ansiedade tem feito parte do meu dia a dia e estou contando os segundos para que esse milagre da vida aconteça. Que bênção é perceber que há sempre espaço para novas aprendizagens na nossa vida e lugar para novas pessoas no nosso coração!

A infância é um período de novas experiências, e o professor de educação infantil tem um papel muito importante no desenvolvimento de uma criança.

Confiei a você o meu filho, com o coração apertado porque sempre desejamos para as pessoas que amamos o melhor.

Mas logo percebi que não seria necessário qualquer receio, pois você desempenha sua função de ensino com muita dedicação e profissionalismo. É fácil perceber que tem muita paixão por aquilo que faz.

Agradeço muito pelo seu apoio e carinho, por proporcionar ao meu filho momentos de aprendizagem e divertimento todos os dias.

Nunca esquecerei seu empenho por uma causa que considero muito nobre. Você merece ser muito abençoada e ter muito sucesso profissional pelo lindo coração que tem.

É muito normal olharmos para o dia a dia do vizinho e começarmos a imaginar como a nossa vida poderia ser diferente se tivéssemos nascido ou convivido com outra família. Comparamos a forma de convívio de outras famílias com a nossa e algumas vezes até pensamos que a do outro é realmente muito mais feliz.

Mas ao surgir este tipo de pensamento, frequentemente esquecemos que aquilo que é mostrado aos outros nem sempre pode ser tido como verdadeiro. Por mais que até seja, ter um bom relacionamento com outra família, nunca atestará de fato como o convívio se desenvolve no dia a dia.

Temos o hábito de pensar que a vida do outro é mesmo melhor que a nossa, e que a tal família perfeita nunca poderá ser reconhecida na nossa. Ao firmarmos este tipo de pensamento, limitamos o modelo ideal de família, fazendo assim com que nunca enxerguemos tal característica qualquer outra, muito menos na nossa.

Todas as famílias têm suas semelhanças e peculiaridades, todas passam por dificuldades diferentes e superam seus problemas também de formas diferentes. Mesmo com todas as adversidades, família é um grupo que não se muda, seu irmão será para sempre seu irmão e assim por diante.

Veja sua família com outros olhos, a transformando no seu modelo ideal. Ainda que a perfeição não exista nela, use as falhas como bons aprendizados, e faça da sua família a melhor de todas que existem.

A palavra sabedoria é formada por dois verbos: saber e doer. É uma junção de palavras que se dá com o tempo. Se forma no passado para ser usado no presente e no futuro.

Embora os momentos felizes da vida sejam os melhores, os mais desejados por todos, não há aprendizado sem dor. E viver, vez por ou outra, dói.

Só se torna sábio quem aprende com o sofrimento. Por isso, quanto mais se vive, mais sábia uma pessoa pode se tornar. A grande infelicidade disto tudo, é que ao nos tornamos mais sábios, nos tornamos também mais velhos, e menos tempo temos para usufruir da nossa sabedoria. É a dor e a beleza da vida, e é o que traz equilíbrio ao mundo, já que somos mortais. Adquirir sabedoria é o desafio da vida, mas seria divino ser jovem e sábio, e ter a vida toda pela frente!

É como tantos dizem: "Ah, se eu sou soubesse aos vinte anos o que sei hoje..." o que vivi não teria me doído tanto. Ou ao menos, eu saberia lidar com a dor de maneira diferente...

É por isso que o melhor que os jovens podem fazer, é ouvir os sábios que, no geral, são pessoas mais velhas que nós. Apesar da sabedoria não poder ser transmitida, sempre podemos aprender alguma coisa com a história e a experiência dos outros, para tentar lidar com as nossas tristezas e alegrias, e adquirir a nossa própria sabedoria.

Desejamos um Natal repleto de alegria com muita união e harmonia.

O fim de ano é sempre um momento mágico. É hora de encerrar ciclos, de dar as boas-vindas ao novo ano e de agradecer pelo que passou.

Este ano letivo chegou ao fim e trouxe muita alegria para todos nós. Sabemos que foi um ano de muito aprendizado, de empenho dos nossos alunos e de muita dedicação.

Agora é hora do devido descanso porque, em breve, tudo começa outra vez. Tenham um belíssimo final de ano!

Feliz Natal, pais e alunos!

Este momento que agora começa na sua vida é muito importante. Este é um momento decisivo, no qual poderá demonstrar a sua força, a sua determinação, o seu caráter.

Mas este é também um momento de esperança, pois uma nova etapa vai começar, e certamente virá recheada de alegrias e realizações. Cada nova etapa é como um recomeço, e com ele você deve se alegrar, contemplando-o como a extraordinária oportunidade que é.

Aproveite esta nova situação para reformular o que achar que não está bem, para recomeçar o que incomoda você, para melhorar o que não estava perfeito.

Acredite nas suas capacidades, na sua força, na sua determinação e certamente terá muito sucesso. Supere seus limites e saiba sempre transformar os obstáculos em aprendizagens.

Encare este como o momento único e maravilhoso que ele é, pois um recomeço é uma oportunidade preciosa na vida de qualquer um!

Não importa o que já passou, esqueça as frustrações e os arrependimentos, e sinta a alegria e a beleza no privilégio que é viver.

As experiências do passado já não importam; as más devem servir apenas de aprendizagem, e as boas devem ser guardadas como tesouros em um lugar especial da sua memória.

O que importa mesmo é o momento presente, este, agora, onde você pode tudo. Então não o deixe escapar e aproveite!

Com carinho desejo uma boa tarde muito bem aproveitada para alguém especial: você!

Com uma trajetória de 30 anos de empreendedorismo marcada pela geração de riqueza, é natural que muitas vezes as pessoas queiram saber se tive insucessos. Respondo, com clareza e transparência, tive! Alguns desses negócios aconteceram e serviram, antes de mais nada, como aprendizado e uma tremenda injeção de ânimo.

Tive uma empresa de jipes que não deu certo. Se tivesse feito escolhas mais acertadas em relação à motorização, meus jipes estariam aí até hoje. Outro negócio que não foi adiante pretendia ser uma ponta da internet no mundo real, seguindo o modelo da Amazon, site americano de compras pela rede. Graças a essas experiências aprimorei minha Visão 360, modo de empreender que prevê os aspectos fundamentais a serem levados em conta na execução de um projeto. Atestei a importância de completar de fato todo o "rosário" de engenharias, sem esquecer nenhum conceito fundamental para o sucesso de um empreendimento.

Além disso, um negócio que não dá certo nos ensina a fechar a empresa da maneira correta, o que é importantíssimo para manter o crédito com bancos e financiadores.

É importante aprender na vida com experiências boas e ruins. E, principalmente, aprender para evoluir e prosperar.

(Eike Batista)

Sobrinha amada, hoje quero contar tudo que você significa para mim. Quando a peguei no colo pela primeira vez, senti um amor muito forte, que nem sabia que existia.

É muito bom ter uma sobrinha, ainda mais quando é uma menina especial como você. Ser tia é um eterno aprendizado. Aprendo com você mais do que imagina e ainda me emociono em ver você se tornando uma mulher.

Estarei aqui para tudo que precisa na sua vida. Afinal, ter uma tia é ter sempre alguém com quem contar.

Amo você, sobrinha.

Querido professor, agora que nos preparamos para ir para a faculdade chegou a hora de nos despedirmos de você, algo que nos desperta alguma tristeza.

Todos nós sentiremos a sua falta, pois nunca houve professor que se igualasse a você. Tanto as suas aulas, como sua sabedoria imensa e paciência tão paternal, deixarão muita saudade!

A paixão e dedicação que colocava no ensinamento de cada matéria sempre foi uma motivação para a nossa aprendizagem. E sua retidão como profissional e pessoa sempre nos serviram de inspiração.

Saiba que agora que nossos caminhos se descruzam, e de hoje em diante, faremos tudo para honrar os seus ensinamentos. Um até breve, querido professor!

Ser mãe de menina é sentir a emoção da sua filha quando ela completa mais um ano. Minha filha amada, que este dia seja tudo que você sempre sonhou.

Cada novo ano é como um novo ciclo e eu desejo que este novo momento da sua vida venha repleto de alegrias e de aprendizados. Que você possa caminhar sempre em direção da mulher que quer se tornar.

Nunca esqueça que sou sua mãe e melhor amiga, por isso, pode contar comigo para o que for. Meu amor por você só cresce mais a cada dia, filha. Feliz aniversário!

Cada obstáculo é um novo aprendizado e sempre que enfrenta algum você se torna mais forte!

Muitas vezes relutamos para trabalhar em equipe, achando que é mais fácil trabalhar sozinho e ao acrescentar mais uma pessoa, pode acabar até incomodando seu processo criativo. Se você enxergar o trabalho em equipe desta forma, certamente será bem mais difícil adquirir novos conhecimentos, pois a troca de experiências interpessoais é uma ótima forma de renovar seu repertório.

Para trabalhar bem em conjunto é preciso ter uma mente aberta para ouvir vários tipos de opiniões e uma boa fundamentação teórica para defender suas ideias e apreciações. Por mais que seu companheiro não tenha tanto conhecimento na sua área, neste caso, as experiências de vida podem sugerir que olhe seus conceitos por outro lado, e isto é importantíssimo para o crescimento profissional.

Se um dia surgir uma oportunidade de trabalhar em equipe, não fuja, deixe o orgulho em casa e aproveite todas as possibilidades de aprendizado. O relacionamento com diferentes opiniões amplia nossos horizontes e nos retira da completa escuridão.

Minha querida filha,
Desde o dia em que você nasceu que se tornou no meu bem mais precioso, na minha principal prioridade. Você foi um sonho realizado e desde esse mágico dia tem apenas sido motivo de felicidade e aprendizagem.

Com você revivi meus tempos de infância, lembrei de muitas coisas que foram ficando perdidas na memória. Com você voltei a sorrir como em criança.

À medida que foi crescendo descobri um orgulho e uma alegria que não pensei que existissem. Você me deu muito, mais do que imagina, e por tudo isso, por todo o encantamento que trouxe para minha vida, eu quero lhe agradecer.

Meu amor por você tem raízes profundas em meu coração, e nasceu no dia em que soube que você crescia dentro de mim. Hoje esse amor continua crescendo, e assim será até que a vida deixe meu corpo!

Hoje, nossa escola abre as portas novamente. Esta pausa foi de muito trabalho para nós e estamos muito felizes em poder mostrar todo o trabalho que foi realizado durante as férias.

Sejam bem-vindos, alunos, pais e professores. Sentimos muito a falta de vocês, pois são a verdadeira energia deste espaço e sem a sua presença, ficamos vazios.

Que comece agora um ano letivo inesquecível e cheio de aprendizado!

A vida é o palco onde todos temos oportunidade de brilhar. Não perca tempo com tristezas e desânimo. Mas busque antes estar na plenitude das suas capacidades, demonstrando o que é ser verdadeiramente feliz.

Desfrute de cada momento, seja positivo e encare cada desafio como uma nova aprendizagem. Um caminho bem-sucedido é o resultado de uma atitude acertada!

A felicidade é uma estrada que se constrói enquanto se caminha. A felicidade só depende de nós, precisamos estar predispostos a ser felizes, porque a felicidade não cai do céu, não é um fenômeno que vai aparecer em nossas vidas, e nem um grande evento com dia e hora marcada para acontecer. A felicidade é todos os dias um pouquinho. E para viver feliz, há alguns passos que podemos seguir:

1. Liberte o seu coração das energias negativas:
Raiva, vingança, rancor, revolta, pessimismo… Todos os sentimentos e energias negativas conspiram contra a felicidade. Criam uma aura de negatividade em torno de você que não lhe permite sentir-se bem, satisfeito, realizado, alegre e em paz. Transforme os acontecimentos ruins da vida em aprendizado.

2. Não se culpe:
Aprenda a perdoar os seus erros e os erros dos outros. Não seja demasiado duro com você. Todos cometem erros. Busque aprender com os seus erros e transformá-los em lições de vida. Você pode não saber, mas o perdão é mais benéfico para quem perdoa do que para quem é perdoado.

3. Leve uma vida simples:
Em vez de viver eternamente procurando problemas e tornando a vida complicada, busque soluções e simplifique. Faça por ter uma vida simples e leve. Muitas vezes, as grandes ambições só tornam a vida difícil.

4. Compartilhe:
Aprenda a compartilhar e a dar aquilo que você tem. Compartilhe o seu tempo com as pessoas que ama e que amam você, doe as coisas que já não usa mais, seja voluntário, conviva com a diversidade do mundo. Faça o bem e queira o bem.

5. Diminua as expectativas:
Muitas vezes, impulsionados por padrões que nem são os nossos, acabamos por criar altas expectativas para a nossa vida. Desejamos uma vida que muitas vezes não trará felicidade, apenas baseados no desejo de alcançar um certo status social. Seja sincero e honesto com os seus valores e convicções e reavalie as suas expectativas. Muitas vezes, menos é mais!

Hoje estou de aniversário e só quero comemorar! Quero celebrar ao lado dos meus amigos e da minha família! Esse foi um ano de muitas alegrias e aprendizados.

Trabalhei muito, dediquei-me demais e alcancei muitos objetivos desejados.
Portanto, hoje é só comemoração! Vou aproveitar cada segundo desse meu dia, pois eu mereço! Parabéns para mim.

Que momento de alegria é este de, após a catequese e muito aprendizado, fazer sua primeira eucaristia e assim receber o convite para a ceia do Senhor.

A primeira eucaristia é aquela em que nós recebemos não só o sangue e o corpo de Cristo, mas também toda a sua força, paz e sabedoria.

Deus agora será seu grande guia na vida, seu confidente e, mais que tudo, um companheiro para todas horas e situações.

Que este evento seja marcante para toda a família e que traga muita união para todos. Parabéns pela primeira comunhão!

A vida é um percurso às vezes demasiado complicado, e muitos de nós ficamos cansados e chegamos a perder a esperança de encontrar o pedaço do caminho sem tantas dificuldades. Chega a haver quem desista do caminho, quem pare de lutar por falta de forças.

Mas por mais difícil que às vezes pareça, há algo que você deve manter bem presente em sua mente: nada dura para sempre! Apenas a morte é definitiva, apenas para ela não existe um remédio ou uma alternativa. Para tudo resto, ainda que pareça que não, existe uma solução.

Tudo eventualmente acaba por mudar, por passar. Mas para isso você precisa acreditar e batalhar, nunca desistir, pois quando há vontade, quando acreditamos realmente, tudo pode ser possível, e sonhos se tornam reais!

A persistência compensa, a sua determinação, a sua luta pela superação, trarão frutos e uma recompensa que no final, valerá por todo sofrimento.

Encare as dificuldades como aquilo que elas são: momentos difíceis mas necessários de crescimento e aprendizagem, e muitas vezes também, oportunidades para mudar o que não está bem na sua vida.

Ninguém nos conta quanto nossa vida irá mudar depois de termos uma filha. Comigo foi assim, minha princesa. Você chegou virando meu mundo de pernas para o ar.

Mas não posso reclamar, pois todas as vezes que olho seu sorriso, eu sorrio junto.
Eu virei pai do dia para a noite, mas ainda estou aprendendo o verdadeiro significado disso. Divido as aprendizagens com você. Vou descobrindo tudo enquanto vejo você crescer.

Minha filha é minha maior felicidade e nada no mundo paga a sensação de vê-la se tornar uma mulher. Amo você, filhota!

Não podemos apagar os erros que cometemos na vida, mas podemos transformá-los em aprendizado que fará com que o que hoje nos parece impossível se torne possível.

Não se culpe, não se cobre e não se puna demasiadamente. Isso só causa ansiedade e só atrapalha o seu trabalho e crescimento pessoal. Não fique obcecado pela perfeição.

Não há nada mais desafiador e inspirador do que superar os obstáculos que aparecem em nossa vida aprendendo a lidar com nossas imperfeições. Não mantenha o seu foco nos resultados, no compromisso com o êxito e no destino final. Assim você perde toda a beleza e encanto do caminho.

Tenha fé e confiança em você! Os erros do passado você não pode apagar, mas a palavra impossível você pode tirar do seu vocabulário.

Quero dar as boas-vindas a todos os alunos que estão aqui presentes para o início de mais um ano letivo. É com prazer que iniciamos uma nova etapa de experiências e descobertas que certamente nos farão mais felizes e nos enriquecerão intelectualmente.

Que este seja um ano onde todos alcancem os objetivos propostos e tirem pleno proveito deste maravilhoso processo de aprendizagem!

Não tenho mais os olhos de menina
nem corpo adolescente, e a pele
translúcida há muito se manchou.
Há rugas onde havia sedas, sou uma estrutura
agrandada pelos anos e o peso dos fardos
bons ou ruins.
(Carreguei muitos com gosto e alguns com rebeldia.)

O que te posso dar é mais que tudo
o que perdi: dou-te os meus ganhos.
A maturidade que consegue rir
quando em outros tempos choraria,
busca te agradar
quando antigamente quereria
apenas ser amada.
Posso dar-te muito mais do que beleza
e juventude agora: esses dourados anos
me ensinaram a amar melhor, com mais paciência
e não menos ardor, a entender-te
se precisas, a aguardar-te quando vais,
a dar-te regaço de amante e colo de amiga,
e sobretudo força — que vem do aprendizado.
Isso posso te dar: um mar antigo e confiável
cujas marés — mesmo se fogem — retornam,
cujas correntes ocultas não levam destroços
mas o sonho interminável das sereias.

(Lya Luft)

Hoje não é um dia qualquer; este é um dia muito especial pois é o seu dia. Finalmente chegou o seu aniversário e é hora de comemorar como nunca!

Parabéns por completar mais um ano de conquistas, aprendizado e crescimento! Que neste ano você continue a triunfar em tudo que se esforçar. Você é uma pessoa maravilhosa e merece que a sorte esteja sempre ao seu lado.

Espero que tenha um dia iluminado e de muita festa e diversão. Parabéns pelo seu aniversário e que a sua vida seja sempre repleta de saúde e muitas felicidades!

Durante toda a minha carreira profissional encontrei muitas pessoas pelo meu caminho e cada uma delas teve um impacto na minha vida.

Algumas pessoas foram essenciais para o meu aprendizado e desenvolvimento, outras me apoiaram e me deram suporte quando duvidei das minhas capacidades, mas todas foram igualmente importantes.

Não é sempre que tenho a oportunidade de expressar a minha gratidão e carinho por estas pessoas, portanto deixo aqui a minha homenagem a todos que me acompanharam ao longo dessa jornada.

Agradeço de coração todos que me ajudaram e espero um dia poder retribuir em dobro por tudo que fizeram!

Mais um ano letivo está começando e é com os corações cheios de alegria e expectativas que damos as boas-vindas a todos os alunos!

Com esforço e dedicação, mas também com muita diversão esperamos que este ano seja de muito sucesso para todos.

Que não falte nunca a boa disposição, o respeito entre todos e fortes laços de amizade. E que no final todos partam mais ricos de boas memórias e aprendizados.

É um dever agradecer aos professores de educação infantil, pois são eles que incutem nas crianças o prazer da aprendizagem.

Queridos amigos, hoje completamos uma etapa de vida muito importante e tenho certeza que eu jamais estaria aqui se não fosse por vocês.

Às vezes, a caminhada foi difícil, mas a leveza das amizades torna tudo mais fácil.

Aprendi muito com cada um. Cada colega adicionou alguma coisa na minha história e o aprendizado durante os quatro anos de faculdade ficará comigo para sempre.
Agradeço imensamente por cada momento que passamos juntos.

Hoje estamos nos formando e amanhã estaremos começando a fazer a nossa parte para um futuro melhor!

Parabéns para todos nós!

Querida professora, hoje é o seu dia e eu desejo que seja um dia de muita paz, alegrias e abraços. Você é uma profissional incrível, inspiradora que faz com que seus alunos e alunas não só aprendam, mas também com que busquem novas ideias.

Espero que seu dia seja muito agradável e que você possa alcançar todos os seus objetivos nessa nova etapa. Comemore muito, pois você merece toda a alegria do mundo. Seja sempre essa pessoa querida e atenciosa, pois o mundo precisa de mais pessoas como você. Agradeço imensamente por todo aprendizado de vida. Feliz aniversário!