Mensagens de Aprendizado

Meus colegas e amigos, meus companheiros de jornada, durante alguns anos compartilhamos horas dos nossos dias e dias das nossas vidas. Foram muitos os desafios, os aprendizados e muitos sucessos. Foram anos bem vividos e muito produtivos.

Hoje, no entanto, escrevo para comunicar que estarei me afastando da empresa. Sou muito grata a todos e a esta casa que sempre me acolheu tão bem, mas chegou o momento de conhecer novas paisagens e enfrentar novos desafios profissionais.

Tenho certeza que os nossos caminhos continuarão se cruzando, pois o mundo apenas parece grande, mas estamos todos conectados. Deixo o meu mais sincero e carinhoso abraço, desejando que vocês continuem percorrendo esta trilha de crescimento e de grandes realizações.

Boa sorte a todos nós e nos vemos por aí!

Uma nova etapa na vida de todos os alunos está prestes a começar. Bem-vindos! Saibam que estamos aqui para receber cada um de vocês com dedicação e muito entusiasmo.

Os alunos são o melhor elemento do regresso às aulas. São eles o nosso desafio, o órgão principal do nosso pequeno grande universo escolar.

Preparem-se para novos aprendizados, para horas e horas de conhecimento que irão guardar para toda vida. Queridos e ávidos alunos, que este recomeço seja simplesmente enriquecedor.

Na vida existem dois caminhos, o da individualidade e o da coletividade. O primeiro caminho é uma estrada sem saída e repleta de solidão e insucesso. Mas o trilho da coletividade, da cumplicidade, da sociedade entre pessoas tem sempre consequências ricas de aprendizagem.

É por isso que o trabalho em equipe acaba sempre por dignificar cada pessoa e o grupo. Trabalhar em equipe é o primeiro passo para alcançar sonhos e ideais de todo o gênero – até os impossíveis!

Não importa o tamanho da montanha, o comprimento do mar, a largura da margem de um rio; nada importa, nada interessa se todos estivermos com o pensamento na mesma direção!

Certa vez, o rei dos demônios, incomodado com a sabedoria e os poderes de Shiva, enviou um dos seus súditos na forma de uma peçonhenta serpente naja para matá-lo. Antes que a serpente o mordesse, Shiva – o “Senhor de todas as Criaturas” –, agilmente, pegou-a com a mão, domou-a e a colocou como adorno ao redor de seu pescoço. Então, a serpente tornou-se sua fiel amiga e companheira. Furioso, o rei dos demônios enviou outro demônio mais feroz na forma de um terrível tigre. Ao lutar com o feroz animal, Shiva percebeu que ele não poderia ser adestrado e que precisaria matá-lo. Com a sua pele, confeccionou uma roupa para se vestir.

Essa história nos mostra que os momentos difíceis e de atribulações podem ajudar muito a crescer como pessoa, a compreender muitas situações e, consequentemente, tornar melhor e mais capaz; que não se deve desesperar e desanimar e, sim, procurar extrair das circunstâncias desfavoráveis algo de útil, um aprendizado ou proveito, assim como o fez Shiva. A partir desse posicionamento, é possível tornar-se mais autoconfiante, experiente, forte e sábio.

(Gilberto Coutinho)

Mais um ano abençoado, repleto de sonhos realizados e aprendizado. Eu Te agradeço, meu Deus, por mais um aniversário!

Para esta mulher fantástica que foi uma grande mentora durante este ano, só tenho a agradecer. Querida professora, aprendi muito com você e levarei todo este aprendizado para sempre.

Foi um prazer conhecê-la e poder passar este ano frequentando as suas aulas. Agora vou respirar outros ares, mas tenho certeza que ainda nos encontraremos por esta vida.

Portanto, até breve, e continue sendo esta professora maravilhosa!

Um neto é uma bênção que nunca chega tarde demais. É uma nova aprendizagem que vem enriquecer muito nossas vidas, não importa a idade e a experiência que já tenhamos adquirido.

Eu sou uma pessoa mais feliz quando estou rodeada dos meus queridos netos. Sinto que nada mais me interessa, a não ser vê-los de boa saúde. Dava tudo para viver por muitos mais anos, só para poder acompanhar o crescimento e o sucesso deles.

Ao professor de educação infantil estendo meus sinceros elogios e manifesto gratidão pela forma como tem exercido essa profissão muito nobre. Não é fácil educar os mais jovens, mas esse ensino que recebem é essencial para que nutram pelo processo de aprendizagem um gosto elevado.

Desejo que continue seu bom trabalho e que a vida lhe sorria cada vez mais.

As experiências ruins que cada um de nós atravessa, são novas aprendizagens que nos tornam mais fortes. Sem dúvida que seria melhor você não tivesse que enfrentar esse processo tão difícil do divórcio, mas agora que ele aconteceu é tempo de erguer a cabeça e reconquistar a felicidade na sua vida.

Não tema o que o amanhã trará, pois posso garantir que você não estará sozinha. E quanto ao amor que sempre faz falta na nossa vida, pode contar com o meu, todos os dias e a toda hora.

É engraçado como, nós, intitulados como seres pensantes, fazemos o possível para evitar situações que exigem um pouco mais de esforço intelectual. Deixar de fazer isto ou aquilo por acharmos complicado ou trabalhoso nos torna cada vez mais preguiçosos e diminui nossas chances de ter mais um aprendizado adquirido.

Não importa a idade, classe social, gênero ou religião, o acúmulo de conhecimento deve ser visto sempre como algo constante e infinito. Também não podemos nos limitar ao mesmo assunto ou objetivo, pois afinal, somos indivíduos versáteis e totalmente adaptáveis, e quanto mais diverso for o nosso aprendizado, maiores serão as nossas habilidades.

O mais importante na aquisição de conhecimento é estar sempre livre de preconceitos, com uma mente aberta aos mais variados temas que nos propicia novas interações sociais e mais qualidade na utilização do nosso tempo.

Muitas vezes, nos apegamos tanto aos problemas, ao que não dá certo, às frustrações que não conseguimos enxergar, valorizar e celebrar as coisas boas que acontecem em nossa vida. Precisamos aprender a agradecer mais, a celebrar as pequenas conquistas, as dádivas que recebemos.

Viver é um grande desafio. A vida não é fácil, enfrentamos vários desafios diariamente e muitas vezes somos nós mesmos o nosso maior inimigo. Somos aquele que mais nos colocamos para baixo, que mais nos cobramos, que mais nos culpamos , que mais nos julgamos. Não seja tão cruel com você, não seja tão duro.

Pense que você é um ser humano, e que pode errar, pode se equivocar, pode tomar decisões erradas. Mas é preciso ter humildade para reconhecer os seus erros, aprender com eles e seguir em frente agradecendo tudo de bom e de mau que lhe acontece na vida. As coisas boas devem ser comemoradas sempre, as más devem ser respeitadas e devem servir de aprendizado. Mas por ambas você deve agradecer, pois são sempre graças da vida e oportunidades para crescer.

Não fique lamentando os erros cometidos e as derrotas que aconteceram na sua vida. Dar um passo em falso não é motivo de alegria, mas é necessário encontrar algo de positivo até nas coisas menos boas que nos acontecem.

Você descobrirá uma forma de dar a volta por cima e deixar para trás todas as situações negativas que vivenciou. As falhas foram aprendizagens e as más decisões serviram de lição. Agora resta crescer para estar à altura de novos desafios.

Há muito a dizer depois de seis meses de namoro, porque muito foi sentido, muito foi vivido lado a lado. Foram seis meses de inúmeras aprendizagens porque um relacionamento é feito de entrega e compreensão. Sinto uma profunda gratidão por ter escolhido você para cuidar do meu coração.

Temos sonhos por concretizar, promessas por cumprir e eu preciso de sua presença eternamente. Estamos de parabéns pela nossa linda conquista. Amo muito você!

Hoje você completa mais um ano de vida e eu estou aqui para desejar um dia cheio de diversões! Que você possa curtir cada momento ao lado dos seus amigos e estar perto da sua família.

Que este novo ano traga muito aprendizado e que você possa continuar crescendo e sendo esta criança maravilhosa que ilumina a vida de todos.

Feliz aniversário!

Com muito amor e alegria
recebemos nossos queridos
alunos e alunas de volta
para o início de mais um
ano letivo!

Como é bom ver, de novo,
os rostos antigos e receber
novas caras para esta grande
família que é a nossa escola.

Sejam todos e todas bem-vindos
para o que, temos certeza, que
será um ano de muito aprendizado.

Bom retorno!

A liberdade é um direito de todos nós, mas também é um privilégio na medida em que nem todos dela podem usufruir.

Aprender a valorizá-la e respeitá-la é a maior das aprendizagens na vida, principalmente a ideia de que a liberdade apenas existe enquanto a nossa não interferir com a do próximo, mas sim a respeitar.

É incrível ver o caminho que percorri para chegar até aqui. Foram alguns tropeços, claro, mas o lado bom de envelhecer, é encarar os erros com mais maturidade. Hoje sei que sou capaz de superar todos os desafios.

Graças a tudo que aprendi até aqui, já sei me levantar quando caio e já sei aceitar que mesmo os erros, são importantes, porque nos trazem o aprendizado.

Hoje sou mais forte e encaro a vida com um novo olhar. Sei que ainda posso chegar muito longe!

Termina uma etapa na sua vida, professora, mas também na de todas as crianças que durante muito tempo estiveram à sua responsabilidade. É hora de agradecermos por toda sua dedicação, pelo seu profissionalismo e por abraçar esta profissão nobre de coração.

Embora as crianças não consigam expressar totalmente a sua felicidade, é possível ver no olhar delas o sentimento de carinho e admiração que nutrem pela professora. As atividades em que estiveram envolvidas serviram para sua aprendizagem, seu crescimento intelectual, mas também para seu divertimento. Tenho certeza que todos ficaram a ganhar.

Na hora da despedida, quero manifestar minha gratidão pelo acompanhamento que deu a todas as crianças e desejar que continue trilhando esse seu caminho com a mesma garra e determinação. Quem ama o que faz merece que as melhores portas do mundo se abram, e a minha intuição me diz que você conseguirá alcançar os maiores sonhos da sua vida.

Todos os dias eu agradeço a Deus pelo irmão incrível e maravilhoso que tenho. Hoje você completa mais doze meses de vitórias, aprendizado e felicidade. Parabéns, meu irmão!

Desejo, do fundo do meu coração, que o Senhor que proporcione um dia repleto de alegrias e uma vida sempre feliz. Se possível, ao meu lado, claro!

Parabéns por ser o melhor irmão do mundo. Eu te amo!

Então chegou o dia de você, finalmente, entrar na maioridade! Parabéns pelos seus 18 anos.

Espero que esta idade lhe traga muitas alegrias e que você possa aproveitar cada momento. Que seja um ano de aprendizado, mas também de muita diversão.

Que você possa encontrar motivos para sorrir a cada dia e que seus 18 anos sejam exatamente com você sonhou!

Parabéns!

Há um momento na aprendizagem de cada homem em que este chega à convicção de que a inveja é ignorância; que a imitação é suicídio; que ele tem que se tomar a ele próprio tanto para melhor, tanto para pior, como a sua parcela; que embora o universo esteja cheio de coisas boas, nenhuma semente de milho nutritiva chegará a ele senão através da labuta que ele ofereça nesse lote de terreno que lhe foi dado para cultivar.

O poder que reside nele é novo na natureza, e nenhum outro senão ele sabe o que é que pode fazer, e não o saberá até que o tente. Não é por nada que uma cara, um caráter, um fato, causa muito impressão nele, e outros não têm qualquer efeito. Esta escultura na memória não existe sem uma harmonia pré-estabelecida.

O olho foi colocado onde um raio deve cair, de forma a testemunhar esse raio em particular. Nós apenas nos exprimimos pela metade, e temos vergonha da ideia divina que cada um de nós representa. Podemos ser de confiança e de motivações boas e proporcionais, e darmo-nos fielmente, mas Deus não terá o seu trabalho mais manifesto feito por cobardes.

Um homem está seguro e tranquilo quando coloca todo o coração no seu trabalho ou outra atividade e faz o seu melhor de acordo consigo próprio; mas o que ele diz ou faz de outra maneira, não lhe dará nenhuma paz.

É uma entrega que não rende nada. Na tentativa o seu gênio abandona-o; nenhuma musa o ajuda; nenhuma invenção, nenhuma esperança. Confia em ti próprio: todo o coração vibra a essa corda de ferro.

(Ralph Waldo Emerson)

Há momentos da nossa vida em que o que parece ser o fim, pode se revelar o início de algo muito melhor. Tudo o que acaba, termina por uma razão muito forte, mas para algo de bom começar não é preciso nenhum motivo.

Se você terminou o seu namoro, querida amiga, com certeza você está sofrendo. Apesar disso, você tem de continuar de cabeça erguida. A sua felicidade depende apenas do seu esforço. E este pode ser a ocasião de novas experiências e aprendizagens enriquecedoras.

Desde muito tempo que temos a gratidão como um sentimento seletivo, onde apenas importa aquilo que nos traz muitos sorrisos. Agradecemos pelas conquistas, pelas alegrias e por tudo que acompanhar os bons sentimentos.

Esquecemos completamente que a vida é extremamente instável e por mais que tentemos diariamente, ainda não conseguimos viver um futuro completamente controlável. Tudo que nos rodeia influencia na forma de pensar, e especialmente como enxergamos a vida, o que poderia ser considerado absurdo antigamente, pode nos proporcionar hoje uma imensa alegria.

Nosso dia a dia é inconstante e por mais que fujamos desta realidade, é impossível escapar desta verdade. Quando passamos por um período mais difícil, onde sentimentos mais amargos estão em destaque, não entendemos que tal situação também pode ter um lado positivo, e não ficamos gratos pelos valiosos aprendizados.

Devemos transformar a nossa gratidão em um sentimento menos seletivo, englobando todos os momentos como algo positivo. O que pode gerar tristeza hoje também será relevante no futuro, e toda experiência de vida deve nos deixar imensamente gratos.

Desde que seus pais me deram a honra de ser sua madrinha, minha vida mudou. Pude ver de perto você nascer, crescer e amadurecer.

O carinho que sinto por você, minha afilhada, é muito maior do que consigo explicar. Tive que aprender muito para poder ser sua dinda, mas o seu sorriso e seu jeito amoroso fizeram com que esse aprendizado fosse muito simples.

Hoje posso dizer que ser sua madrinha foi o melhor que já me aconteceu. Estou sempre pronta para cuidar de você, pois você é como se fosse minha própria filha!

Te amo, minha afilhada querida!

Não é fácil encontrar alguma vantagem quando perdemos algo, mas como tudo nesta vida tem um lado positivo, o melhor a fazer com certeza é focar exatamente nisto. Após o período de admissão e aceitação, é necessário colocar a tristeza de lado e começar a pensar nas melhores formas para viver o futuro.

Qualquer que seja a perda, sempre nos restará um espaço valioso para ser preenchido, mas nunca com a intenção de substituição, pois nem o pior dos sofrimentos devem ser totalmente descartados, mas sim tidos como bons aprendizados.

Quando o espaço vazio causado pela perda é detectado, cabe a você escolher o tipo de sentimento que irá ocupá-lo. Com uma perda sempre ganhamos mais um oportunidade de conhecer algo novo da nossa imensidade, novas senções e comportamentos, que são pouco utilizados.

Temos que treinar o nosso coração para lidar da melhor forma possível com as adversidades da vida, para que nos momentos mais difíceis não seja tão duro encontrar uma boa saída.

Minha professora, talvez esta seja a última oportunidade de dizer tudo o que você representa para mim.

Sei que dei trabalho e nem sempre aparentei lhe dar o valor que você merecia, mas saiba que tenho muito respeito e estima pelo seu trabalho e por toda a ajuda que recebi por todo esse caminho que percorremos.

Você me ensinou que a vida é um processo de aprendizagem e que o que importa é que sempre devemos ter força de vontade, perseverança e foco para alcançarmos nossos objetivos.

Vou sentir muito a sua falta e da maneira com que me motivou a ser a pessoa que sou hoje. Agradeço de coração pelo conhecimento que me transmitiu e pelo exemplo de postura e profissionalismo que você é.

Vamos fazer com que sua viagem passe a correr, meu bem! Vou sentir saudade; sei que vai machucar; vou sentir falta do seu abraço, do seu carinho. Vamos passar por pequenas dificuldades, mas nosso amor vai sair a ganhar, vai ser mais forte.

Esta etapa vai fortalecer nosso sentimento e transformar a ausência um do outro eu uma aprendizagem para nossa linda e longa vida. Nunca esqueça: vamos estar distantes, mas sempre próximos do coração! Boa viagem, meu amor! Amor você até às estrelas!

O amor de verdade vai chegar, e vai chegar para ficar, pois quando o amor é verdadeiro vem para ficar. Não se preocupe, pois o que é seu está guardado e tudo que vivemos tem um por quê. O seu namoro terminou, mas as suas oportunidades de amar e ser amada como você quer e merece não!

Cada pessoa que passa pela nossa vida nos deixa uma lição. Neste momento o seu sentimento pode ser de mágoa e tristeza, mas o tempo vai passar e você vai ver que tudo aconteceu como tinha de ser.

Agora as peças podem parecer todas fora do lugar, mas logo o quebra-cabeças vai formar um belo conjunto completo e perfeito. O que você está vivendo agora vai lhe trazer maturidade para reconhecer o que realmente é importante na vida. Seja forte, amiga, e olhe para a frente!

O futuro ainda está por se desenhar, o que passou passou e fica apenas o aprendizado. Não se arrependa de nada, não lamente por nada. Muitas coisas não têm explicação. A vida é um milagre que nós muitas vezes não somos capazes de desvendar, mas devemos estar preparados para sentir.

A felicidade e o amor vão chegar para você, e vão chegar para ficar. Não se foque em pensamentos negativos e tristes. Seja positiva, ame-se, valorize-se e esteja pronta para ser feliz sempre!

Meu querido irmão, sei que a fase que você está vivendo é dura e parece não ter fim, mas saiba que tudo na vida pode nos servir de aprendizado e você voltará uma pessoa melhor.

Todos nós cometemos erros, afinal, somos somente humanos, mas saiba que nunca vou julgá-lo ou defini-lo pelas más escolhas que você fez no passado. Para mim, você sempre será o meu irmão!

Estarei aqui te esperando de braços abertos e com disposição para acolhê-lo e ajudá-lo em tudo que precisar. Sempre vou lhe dar mais uma chance para ser a pessoa que eu sei que você pode ser! Amo você, irmão!

Chegou o dia de se aposentar e imagino que existam sentimentos contraditórios no seu coração, mas quero que saiba que você cumpriu seu papel de diretora desta escola com muito profissionalismo e uma dedicação exemplar. Para trás ficará certamente uma caminhada repleta de muitas conquistas e alegrias.

Quando confiamos nossos filhos, nossos bens mais preciosos nas mãos dos professores desejamos que eles desfrutem do processo de aprendizagem e se prepararem para um futuro com muito sucesso. Graças a você e á mentalidade que incutiu nesta escola, certamente existem muitos alunos que por aqui passaram e outros que ainda passarão que são e serão extraordinários seres humanos e profissionais.

Tenho certeza que todos sentirão sua falta porque você deixou uma marca positiva em quem teve o privilégio de a conhecer. Agora é o momento de regressar a casa e de estar junto das pessoas que mais ama. Desfrute da sua aposentadoria e seja muito feliz, estimada diretora.