Mensagens de Educação

Queridos pais.

Quando olho para a família que tenho e como fui criado com amor, carinho e atenção, só consigo olhar para o céu e agradecer pela sorte que tenho em ter nascido nesse lar.

Sei que nem tudo foi fácil e que passamos por situações difíceis, mas graças à nossa união e o amor que sentimos uns pelos outros, conseguimos superar tudo e saímos de cada situação ainda maiores e mais fortalecidos, mesmo diante das maiores adversidades.

Vocês me deram tudo que um filho poderia querer e sei que tudo que fizeram por mim foi sempre pensando no meu melhor. Até pelas broncas que tomei, hoje eu agradeço.

Obrigado por tudo que me ensinaram até hoje. Sem vocês eu não seria nada. Amo muito vocês!

A Páscoa tem muitos significados e mensagens que mostram como é grande o poder e a bondade de Deus, mas também nos fornece o fundamento de toda a fé cristã.

Neste dia celebramos a confirmação de Jesus como o verdadeiro Filho de Deus que, após pagar com a sua vida pelos nossos pecados, foi ressuscitado e recebeu a vida eterna.

Seus ensinamentos ainda estão entre nós e o espírito de compaixão que semeou nunca irá se apagar. Nesta Páscoa, ajude a semear ainda mais a palavra de Deus e assim auxiliar todos que queiram, pela fé, receber a vida eterna e entrar no reino de Deus.

Em nome de todos os seus alunos eu quero lhe agradecer e especialmente homenagear por todo seu trabalho inspirador. Hoje é dia do diretor e por isso sua missão deve ser lembrada como um ato quase heróico. Sim, heróico, porque educar não é tarefa para todos!

Você tem conseguido, com seu jeito tão ímpar e profissional, guiar seus alunos em direção a eles mesmos. Acho que só um mestre, só um ser humano forte e corajoso tem essa ilustre capacidade. Aproveite seu dia com a certeza que seu trabalho está a ser bem feito e que está a dignificar o ensino e a educação.

Quem não gosta de aprender algo novo, de sentir que a vida ainda pode trazer algumas surpresas e receber novamente aquele sentimento de que ainda há muito conhecimento para ser alcançado?

Ao descobrir novos assuntos, novas maneiras de fazer algo que é realizado da mesma forma todos os dias, nos sentimos vivos, capazes. Isso certamente nos ajudar a ampliar a maneira como enxergamos o mundo, nos recorda como somos inteligentes e como a absorção de conhecimento pode ser benéfico para as pessoas.

O problema é que muitas vezes visualizamos o aprendizado como algo direcionado aos estudiosos ou aqueles considerados gênios, ele vai muito além disto, e faz parte da vida de qualquer tipo de gente.

Para os que acham que é muito difícil mudar o mundo, disseminar os seus aprendizados e experiências de vida pode ser reconhecido como um ótimo começo. A sabedoria não existe para ser guardada na sua mente, senão não evoluímos, pois cada indivíduo pensa de um jeito diferente.

Espalhe suas competências por todos os lados, permita que muito mais pessoas sintam o prazer de poder absorver ainda mais novidades. Pois só assim podemos progredir, e quem sabe transformar para melhor algumas realidades.

Repara, carinhosamente, os que te procuram no caminho... Todos os que surgem, aflitos ou desesperados, coléricos ou desabridos, trazem chagas ou ilusões.

Prisioneiros da vaidade ou da ignorância, não souberam tolerar a luz da verdade e clamam irritadiços...

Unge-te de piedade e penetra-lhes os recessos do ser, e identificarás em todos eles crianças espirituais que se sentem ultrajadas ou contundidas. Uns acusam, outros choram. Ajuda-os, enquanto podes. Pacificando-lhes a alma, harmonizarás, ainda mais, a tua vida.

Aprendamos a compreender cada mente em seu problema.

Emmanuel

Ser padrinho tem sido uma lição e tanto na minha vida. Quando aceitei esta missão, nem eu sabia que tudo que iria aprender.

Aprendi a ser mais responsável e a amar incondicionalmente. Tem sido uma experiência e tanto e me encho de orgulho de ser padrinho de uma pessoa tão especial.

Prometo sempre honrar a minha posição. Sei que novos desafios virão e estarei sempre pronto porque ser padrinho é estar sempre aqui para o que der e vier.

Dentre tudo que os pais desejam para seus filhos, uma boa educação está, certamente, nos primeiros lugares da lista. É por isso que saber que profissionais como você que estão por trás do ensino dos nossos filhos é tão confortador.

Agradeço muito por tudo que faz por cada aluno. Você está tocando a vida de cada um deles de uma maneira especial e duradoura!

Muita gratidão por tudo que faz.

A você, diretora, agradeço de coração
Por dar aos mais jovens todo incentivo,
Por lutar e zelar por uma melhor educação
Na nossa escola e durante o ano letivo.

Quem chega só espera um melhor futuro;
São crianças com todos os motivos para sonhar.
Aprendizagem é, sem dúvida, o valor mais seguro
Para que um dia tudo se possa concretizar.

Agradeço a você e a cada professor
Por estarem sempre disponíveis para qualquer ajuda,
Por ensinarem com paciência e também muito amor
E retribuírem com carinho o esforço de quem estuda.

Diretora, eu acredito que você será recompensada
Por trabalhar com rigor e força de vontade.
Que Deus abençoe sua função tão prezada
E sua vida seja repleta de sucesso e felicidade.

O outono nos ensina que há momentos em que temos de saber deixar ir. Não vale a pena forçar ou nos agarrarmos demasiado ao passado porque a vida também é feita de transições e recomeços. Temos de os saber aceitar e acreditar que essas mudanças serão essenciais para nossa felicidade.

Quero agradecer todos os ensinamentos, a insistência, paciência e profissionalismo da diretora que ficará sempre no meu coração. Tenha uma vida sempre muito feliz!

Dias de sangue, suor e lágrimas são sempre jornadas de aprendizado.

Quero desejar uma Páscoa muito feliz a todos os meus amigos!

Que da mesma forma que Jesus ressuscitou, os Seus ensinamentos se renovem nas nossas mentes e nos nossos corações!

Amemos o próximo, perdoemos sinceramente quem nos fez mal e demonstremos a nossa gratidão por aquilo que temos.

E se lembrem que a mudança começa em nós e que os nossos atos têm impacto na vida daqueles que nos rodeiam.

Tenham uma Páscoa abençoada!

Eu sempre quis ser uma boa madrinha, alguém que transmitisse amor e confiança, que ensinasse algo novo todos os dias. A verdade é que você, meu lindo afilhado, é que me ensina e dá amor sem fim!

Tenho um carinho gigante e uma admiração ainda maior em você, por todas as suas atitudes, pelo seu jeito incrível de enxergar a vida. Sinto que sou uma pessoa de muita sorte por ser sua madrinha!

Quero lhe confessar que estarei sempre ao seu lado para tudo que você precisar. A minha casa é exatamente onde você estiver e isso é que importa. Gosto muito, mas mesmo muito de você, meu querido!

“Então disse Jesus: "Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas".” Mateus 19:14

Ao dizer que às crianças pertence o Reino dos céus, Jesus mostrou a importâncias que elas têm e como é essencial olharmos com atenção para a forma como elas encaram a vida. As crianças não dão prioridade aos bens materiais, não sabem guardar rancor e demonstram muita humildade em todas as circunstâncias.

As crianças são puras, não têm qualquer maldade e sua maior ambição é a de poderem ser felizes em cada instante da sua vida. Temos muito para aprender com elas, embora todos nós já tenhamos sido um dia crianças. Que elas continuem sendo uma grande inspiração e que nós cumpramos nosso dever de as protegermos e de lhes proporcionarmos momentos de muita alegria.

Nada melhor que saber que existem profissionais da educação infantil que fazem seu trabalho com amor e dedicação, e você certamente é uma dessas pessoas. Por isso, quero agradecer imensamente por fazer desta fase da vida das crianças ser tão significativa e marcante. Com profissionais assim, sei que o caminho para uma vida de aprendizado será aberto da melhor maneira.

Amigos são "cores", cada qual com seu matiz, e um jeitão sempre muito marcante.

Há o Amigo "cor verde":
É aquele que em tudo ressalta a beleza da Vida e põe esperança nela. Ergue-nos!

Há o Amigo "cor azul":
Ele sempre traz palavras de paz e de serenidade, dando-nos a impressão, ao ouvi-lo, que estamos em contato direto com o céu ou com o profundo azul do mar. Ele nos eleva!

Há o Amigo "cor amarela":
Ele nos aquece, assim como o sol; faz-nos rir, sorrir e enxergar o amarelo brilho das estrelas bem ao alcance das nossas mãos.

Há o Amigo "cor laranja":
Ele nos traz a sensação de vigor, saúde, enriquece nosso espírito com energias que são verdadeiras vitaminas para o nosso crescimento.

Há o Amigo "cor vermelha":
É aquele que domina as regras de viver, é como nosso sangue. Ele acusa perigos, mas nunca nos abala a coragem. É pródigo em palavras apaixonadas e repletas de caloroso amor.

Há o Amigo "cor roxa":
Ele traz à tona nossa essência majestosa, como a dos reis e dos magos. Suas palavras têm nobreza, autoridade e sabedoria.

Há o Amigo "cor cinza":
Ele nos ensina o silêncio, a interiorização e o auto-conhecimento. É um indutor a pensamentos e reflexões. Ajuda a nos aprofundar em nós mesmos.

Há o Amigo "cor preta":
Ele é mestre em mostrar nosso lado mais obscuro, com palavras geralmente duras, atinge-nos sem "anestesia" e, com boas intenções, leva-nos a melhor considerar nossas atitudes perante a vida.

E há o Amigo "cor branca":
Esse é uma mistura de todos. é aquele que "saca" um pouco de cada um e nos revela verdades nascidas da vivência e da incorporação de conhecimentos. Ele nos prova que, não só ele, mas também todos os outros, têm verdades aprendidas para partilhar conosco. Se reunirmos a todos num Grande Encontro, veremos um arco-íris de Amor e de Amizade.

As pessoas não mudam de um dia para o outro. Nós é que por vezes não valorizamos o suficiente quem temos ao nosso lado. Esquecemo-nos que ninguém é imortal e quando nos apercebemos do nosso erro já é tarde demais.

Valorize quem ama você, quem faz questão de estar presente nos bons e nos maus momentos. Não queira sentir o sabor amargo do arrependimento de querer de volta quem cansou de cair sempre no seu esquecimento.

Dizer obrigada, às vezes, não é suficiente para agradecer a tão amável e gentil pessoa que nos momentos das nossas vidas, aqueles mais difíceis, nos estende a mão amiga e nos oferece amparo.

Estou agradecida a você e não sei neste instante como retribuir tanto carinho, mas é claro que encontrarei uma maneira de fazê-lo. Estou à sua disposição para quando precisar, a qualquer momento e a qualquer hora.

Estendo-lhe minhas mãos, segure-as se precisar. E, obrigada por tudo!

Pense no que vai dizer antes de abrir a boca. Seja breve e preciso, já que cada vez que deixa sair uma palavra, deixa sair uma parte do seu Chi (energia). Assim, aprenderá a desenvolver a arte de falar sem perder energia. Nunca faça promessas que não possa cumprir.

Não se queixe, nem utilize palavras que projetem imagens negativas, porque se reproduzirá ao seu redor tudo o que tenha fabricado com as suas palavras carregadas de Chi. Se não tem nada de bom, verdadeiro e útil a dizer, é melhor não dizer nada.

Aprenda a ser como um espelho: observe e reflita a energia. O Universo é o melhor exemplo de um espelho que a natureza nos deu, porque aceita, sem condições, os nossos pensamentos, emoções, palavras e ações, e envia-nos o reflexo da nossa própria energia através das diferentes circunstâncias que se apresentam nas nossas vidas.

Se se identifica com o êxito, terá êxito. Se se identifica com o fracasso, terá fracasso. Assim, podemos observar que as circunstâncias que vivemos são simplesmente manifestações externas do conteúdo da nossa conversa interna.

Aprenda a ser como o universo, escutando e refletindo a energia sem emoções densas e sem preconceitos. Porque, sendo como um espelho, com o poder mental tranquilo e em silêncio, sem lhe dar oportunidade de se impor com as suas opiniões pessoais, e evitando reações emocionais excessivas, tem oportunidade de uma comunicação sincera e fluida.

Não se dê demasiada importância, e seja humilde, pois quanto mais se mostra superior, inteligente e prepotente, mais se torna prisioneiro da sua própria imagem e vive num mundo de tensão e ilusões. Seja discreto, preserve a sua vida íntima. Desta forma libertar-se-á da opinião dos outros e terá uma vida tranquila e benevolente, invisível, misteriosa, indefinível, insondável como o TAO.

Não entre em competição com os demais, a terra que nos nutre e dá o necessário. Ajude o próximo a perceber as suas próprias virtudes e qualidades, a brilhar. O espírito competitivo faz com que o ego cresça e, inevitavelmente, crie conflitos. Tenha confiança em si mesmo. Preserve a sua paz interior, evitando entrar na provação e nas trapaças dos outros. Não se comprometa facilmente, agindo de maneira precipitada, sem ter consciência profunda da situação.

Tenha um momento de silêncio interno para considerar tudo que se apresenta e só então tome uma decisão. Assim desenvolverá a confiança em si mesmo e a Sabedoria. Se realmente há algo que não sabe, ou para que não tenha resposta, aceite o fato. Não saber é muito incômodo para o ego, porque ele gosta de saber tudo, ter sempre razão e dar a sua opinião muito pessoal. Mas, na realidade, o ego nada sabe, simplesmente faz acreditar que sabe.

Evite julgar ou criticar. O Tao é imparcial nos seus juízos: não critica ninguém, tem uma compaixão infinita e não conhece a dualidade. Cada vez que julga alguém, a única coisa que faz é expressar a sua opinião pessoal, e isso é uma perda de energia, é puro ruído. Julgar é uma maneira de esconder as nossas próprias fraquezas. O Sábio tolera tudo sem dizer uma palavra.

Tudo o que o incomoda nos outros é uma projeção do que não venceu em si mesmo. Deixe que cada um resolva os seus problemas e concentre a sua energia na sua própria vida. Ocupe-se de si mesmo, não se defenda. Quando tenta se defender, está dando importância demais às palavras dos outros, a dar mais força à agressão deles. Se aceita não se defender, mostra que as opiniões dos demais não o afetam, que são simplesmente opiniões, e que não necessita de os convencer para ser feliz.

O seu silêncio interno torna-o impassível. Faça uso regular do silêncio para educar o seu ego, que tem o mau costume de falar o tempo todo. Pratique a arte de não falar. Tome algumas horas para se abster de falar. Este é um exercício excelente para conhecer e aprender o universo do Tao ilimitado, em vez de tentar explicar o que é o Tao. Progressivamente desenvolverá a arte de falar sem falar, e a sua verdadeira natureza interna substituirá a sua personalidade artificial, deixando aparecer a luz do seu coração e o poder da sabedoria do silêncio.

Graças a essa força, atrairá para você tudo o que necessita para a sua própria realização e completa libertação. Porém, tem que ter cuidado para que o ego não se infiltre… O Poder permanece quando o ego se mantém tranquilo e em silêncio. Se o ego se impõe e abusa desse Poder, este se converterá em um veneno, que o envenenará rapidamente. Fique em silêncio, cultive o seu próprio poder interno.

Respeite a vida de tudo o que existe no mundo. Não force, manipule ou controle o próximo. Converta-se no seu próprio Mestre e deixe os demais serem o que têm a capacidade de ser. Por outras palavras, viva seguindo a via sagrada do Tao.

(O Sol Interno)

Quantas e quantas noites em claro acalentando meu choro. Quantas vezes me ajudou com os deveres da escola mesmo depois de um dia de trabalho exaustivo. Ensinou-me que o mais importante na vida é o crescimento interior, cultivar amigos sempre, buscar sempre o que desejar. Porque tudo se torna possível quando se tem vontade e coragem para lutar.

Quando achava que o mundo inteiro estava errado e contra mim, você, com a sabedoria de um mestre encontrava as mais belas palavras para me fazer entender a verdade. Quando te deixei, jamais esqueci das suas palavras dizendo: - Filha, lembre-se sempre que você tem duas casas.

Pai, você me deu base e estrutura de conhecimento, sobretudo como agradecer as pessoas, por menor que fosse o seu gesto. Mas esqueceu de me ensinar como posso lhe agradecer por tudo isso! Entendo que agora estou crescida e precisarei aprender sozinha. Portanto vou começar a aprender a agradecer a você com as palavras fluidas do meu coração:

PAI, obrigada pela vida, pela atenção, por me fazer enxergar a verdade, a aceitar o que sou e buscar meus objetivos. E principalmente OBRIGADA por ter me dado a oportunidade de ser um pedacinho de você e por ser um pedaço de mim. Amo-te mais do que possa imaginar, e saibas que também sempre terás duas casas, sendo uma delas em meu coração.

O Jiu-jitsu não persegue, apenas, um ideal de defesa pessoal ou o ouro nas competições. Muito mais que isso, engloba um conjunto de conhecimentos que transportam o Budo, essa quintessência das artes marciais do oriente.

Ao apresentar-se, o principiante busca, normalmente, aprender as técnicas que lhe permitam defender-se eficientemente de eventuais agressões físicas. Mas também, muito normalmente, ele perde o auto-controle se for agredido moralmente. Já o iniciado, o graduado, deverá perseguir o Budo desenvolvendo um equilíbrio entre a sua parte física e a mental, buscando atingir um profundo auto-conhecimento. À medida que o iniciado progride na escala hierárquica, deverá, cada vez mais, dominar-se a si mesmo, da mesma forma que pode dominar seus adversários; deverá, cada vez mais, concentrar-se no desenvolvimento de sua harmonia interior e na sua interação e integração com o Universo.

Todo aquele que atingir o nível de Sensei ou Shi-han julgando-se invencível ou superior, não tendo desenvolvido um excelente autocontrole psicossomático, nem tendo conhecido as verdadeiras essências da Arte da Suavidade e da Suavidade da Arte, não é um Sensei nem um Shi-han: é um imbecil. Pode até ter passado a vida "ensinando" Jiu-jitsu, mas na realidade não conseguiu aprender nada! Acabou morrendo na praia. Esta dica serve de alerta para muitos principiantes, que buscam, apenas, vencer uma briga no lusco-fusco de uma danceteria da moda. Não é preciso quebrar o pescoço de um desafeto para provar que se pode vencê-lo; é necessário, apenas, saber que se pode vencê-lo.

Nas entrelinhas do treinamento, o professor deve deixar o Jiu-jitsu trabalhar a energia interior de seus discípulos; evitar que usem demasiadamente a força bruta; desenvolver no espírito deles o espírito da Arte Suave; promover neles o melhor equilíbrio entre razão e emoção. Le coeur a des raisons que la raison elle-mêmme ne connait pas: o velho filósofo francês dizia que o coração tem razões que a própria razão desconhece. Para um praticante verdadeiramente bem desenvolvido em Jiu-jitsu, esse desconhecimento será o menor possível.

Saber dominar e controlar seu corpo e sua mente é o objetivo final do iniciado em Jiu-jitsu. A luta é apenas uma parte integrante do caminho que leva a esse objetivo, porque quem possui a morte nas mãos deve possuir, também, a responsabilidade e a coerência daí decorrentes. Boa parte da Sabedoria está em poder distinguir o todo da parte e a parte da meta. Quem não consegui-lo, jamais será um verdadeiro sensei.

Por melhor que seja, um livro não pode condensar a filosofia do Jiu-jitsu num único capítulo. A filosofia só pode ser transmitida pessoalmente, aos poucos através dos anos, com a vivência e a convivência entre professores e alunos. Formar um lutador é fácil, a dificuldade consiste em formar um discípulo. Eu mesmo já formei muitos lutadores, ótimos lutadores, mas meus discípulos se contam com os dedos de uma só mão. Meus alunos poderão até levar avante a minha técnica, porém, somente meus discípulos conseguirão imortalizar minha memória, junto com a filosofia, o conhecimento e os segredos que herdei de Américo e de Loanza (*).

E assim será com todos os outros professores que ensinam o verdadeiro Jiu-jitsu.

(Jiu Jitsu & Judo)

Agora que as férias chegaram ao final é hora de regressar à escola. Há muito para aprender nos próximos meses, mas também bons momentos para desfrutar.

Este é o primeiro dia de aulas, o primeiro de muitos, e cabe a todos nós fazer com seja inesquecível. E que assim todos de hoje em diante.

Vamos fazer da escola o nosso lugar favorito, onde possamos crescer e evoluir todos juntos.

O que de mais irônico há em nosso mundo, é vermos pessoas que afirmam procurar a felicidade, que a buscam em livros e reflexões e perdem tempo aprendendo filosofias tolas, quando deveriam começar por uma análise ao seu próprio coração. É impossível encontrarmos a felicidade em algum lugar, se nós mesmos não estamos preparados para a recebermos e não dermos os passos certos em nosso interior.

Pense um pouco em como encara o seu dia a dia. Lamenta e resmunga sempre que acorda de manhã, ou agradece pela oportunidade de estar vivo? Tenta fugir e se abate perante problemas, ou os encara como oportunidades de sentir o gosto de mais uma vitória? As coisas que vivemos a cada momento não vão mudar perante nossa perspetiva, mas se sempre cultivarmos a atitude correta, elas nos poderão trazer os melhores resultados.

Seja mais alegre a cada hora que passa, viva de forma mais positiva cada experiência. Você vai aprender algo de novo em todas as ocasiões e descobrirá o segredo para ser feliz!

São muitas as pessoas que não enxergam que seus atos trazem consequências. Para elas, a humildade é uma palavra desconhecida e isso faz com que desrespeitem quem está à sua volta.

Eu acredito que tudo o que damos aos outros, um dia voltará na mesma medida. Quem é orgulhoso e julga que não tem mais nada para aprender na vida, mais tarde ou mais cedo será surpreendido com duras e amargas lições.

Por vezes precisamos sofrer uma derrota, sentir o gosto amargo de um fracasso para percebermos que precisamos mudar o rumo da nossa vida.

Chegou o momento de recomeçar um novo caminho, esquecer todas as más decisões que tomei e recuperar a fé que me faz querer lutar. Tudo que fica para trás será apenas uma aprendizagem que me vai capacitar para os desafios que terei pela frente.

Hoje vou ignorar meu coração. Ele é traiçoeiro e me faz correr atrás de alguém que não corresponde aos meus sentimentos.

Talvez se eu permitisse que a razão falasse mais alto, não sofreria tanto como tem acontecido. Provavelmente esse é o segredo para esquecer quem não merece o meu amor.

É triste querer uma pessoa e não poder provar para ela o que somos de verdade. Mas acredito que muitas coisas ruins que nos acontecem trazem lições valiosas.

E esta situação me fez acreditar que tenho que aguardar, pois uma pessoa especial deve estar me esperando para no futuro me amar.

A vida é sempre mais breve que aquilo que pensamos. Depressa nos despedimos de pessoas que amamos e que certamente marcaram nosso coração. Por isso, valorize aqueles que estão perto e todos os que iluminam seus dias com alegria e muito carinho.

O pior que nos pode acontecer é sentirmos arrependimento por não termos aproveitado as oportunidades que tivemos de manifestar amor a quem também sempre nos amou. Não deixe nada por dizer e não espere pelo dia de amanhã para demonstrar afeto àqueles que lhe são importantes. Valorizar quem merece fará de você alguém mais feliz.

É sempre fácil examinar as consciências alheias, identificar os erros do próximo, opinar em questões que não nos dizem respeito, indicar as fraquezas dos semelhantes, educar os filhos dos vizinhos, reprovar as deficiências dos companheiros, corrigir os defeitos dos outros, aconselhar o caminho reto a quem passa, receitar paciência a quem sofre e retificar as más qualidades de quem segue conosco...

Mas enquanto nos distraímos em tais incursões à distância de nós mesmos, não passamos de aprendizes que fogem, levianos, à verdade e à lição.

Enquanto nos ausentamos do estudo de nossas próprias necessidades, olvidando a aplicação dos princípios superiores que abraçamos na fé viva, somos simplesmente cegos do mundo interior, relegados à treva.

Despertemos a nós mesmos, acordemos nossas energias mais profundas para que o ensinamento de Cristo não seja para nós uma bênção que passa, sem proveito à nossa vida, porque o infortúnio maior de todos para a nossa alma eterna é aquele que nos infelicita quando a graça do Alto passa por nós em vão!

Durante seis anos, Siddhartha e os seus seguidores viveram em silêncio e nunca sairam da floresta.

Para beber, tinham a chuva, como comida, comiam um grão de arroz ou um caldo de musgo, ou as fezes de um pássaro que passasse. Estavam tentando dominar o sofrimento tornando as suas mentes tão fortes que se esquecessem dos seus corpos.

Então um dia, Siddhartha escutou um velho músico, num barco que passava, falando para o seu aluno...

"Se você apertar esta corda demais, ela arrebenta; e se a deixar solta demais, ela não toca."

De repente, Siddhartha percebeu que estas palavras simples continham uma grande verdade, e que durante todos estes anos ele tinha seguido o caminho errado.

Se apertar esta corda demais, ela arrebenta; e se a deixar solta demais, ela não toca.

Uma aldeã ofereceu a Siddhartha a sua taça de arroz.

E pela primeira vez em anos, ele provou uma alimentação apropriada.

Mas quando os ascetas viram o seu mestre banhar-se e comer como uma pessoa comum, sentiram-se traídos, como se Siddhartha tivesse desistido da grande procura pela iluminação.

(Siddhartha Gautama os chamou)

- Venham...
- e comam comigo.

Os ascetas responderam:

- Traíste os teus votos, Siddhartha. Desistiu da procura. Não podemos continuar a te seguir. Não podemos continuar a aprender com você.

Enquanto foram se retirando, Siddharta disse:

- Aprender é mudar.

- O caminho para a iluminação está no Caminho do Meio.

- É a linha entre todos os extremos opostos.

O Caminho do Meio foi a grande verdade que Buda descobriu, o caminho que ensinaria ao mundo.

Foi um caminho árduo, mas finalmente consegui chegar ao final. Mas sei que nada disso seria possível sem algumas pessoas muito especiais.

Primeiramente, quero agradecer a Deus, que me apontou o caminho certo quando fiquei em dúvida.

Agradeço a esta instituição que me proporcionou um ensino de primeira e tudo que era necessário para iniciar minha carreira profissional. Agradeço também os professores e professoras, excelentes pessoas com quem aprendi muito.

Agradeço imensamente minha família, que me apoiou, me auxiliou e sempre acreditou em mim durante toda minha caminhada.

Aos meus amigos, um muito obrigado por todas as vezes que estiveram ao meu lado. E a todos que participaram direta ou indiretamente da minha vida acadêmica, minha eterna gratidão!