Homem de Verdade

A verdadeira humildade é fator importante na vida de todo bom cristão, pois é a antítese do orgulho. Entretanto, é bom convir que humildade, nada tem a ver com humilhação. Podemos e devemos evitar que nos humilhem. O homem humilde, que não pensa em se sobressair sobre os demais, está imune a sofrer humilhações. Se contudo, souber ser humilde, entenderá perfeitamente seu ofensor e assim não sofrerá tanto. Ao invés de julgar quem o humilhou, é melhor pensar que pode ter havido justiça, pois nada não nos acontece por acaso.

Se houver a humilhação, aceitemo-nas calados, considerando que também erramos muito.

É certo também que não devemos procurar ser masoquistas ou humilhados com a finalidade de demonstrar que já somos bons e imunes às humilhações, pois isto talvez revele pretensão e orgulho disfarçado.

O homem evangelizado tem sempre viva em mente as palavras de Jesus: “Pois todo o que se exalta será humilhado e o que se humilha será exaltado” (Lc. 14:11). Essa sentença deve ser quase uma lei para todos que aspiram à libertação espiritual.

Há quem entenda por homem humilde, o pobre ou o pedinte. Puro engano. Homens ricos há, que até o ar que respiram, estão repletos de humildade. A humildade está no espírito e não nos poderes e nos bens temporais. A humildade é uma posição interior, não pode ser avaliada pelo ponto de vista econômico. Ser humilde é reconhecer nossa pequenez diante do universo e ter a consciência plena de que tudo pertence a Deus. Por tudo isto nos ensinou Jesus: “Quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva, e quem quiser ser o primeiro entre vós, será vosso servo.” (Mt 20:26-27)

Portanto, diríamos que o homem verdadeiramente humilde, é aquele que tem como norma de vida, o Evangelho de Jesus. Ser humilde é reconhecer nossa pequenez diante do universo e ter a consciência plena de que tudo pertence a Deus.

Humildade é doçura, afabilidade e benevolência. É o oposto do egoísmo.

As pilhas de uma lanterna serão um bom exemplo de trabalho humilde, pois fazem luz sem que apareçam, o mesmo acontece com as raízes de uma árvore que a alimenta e a sustenta e no entanto estão bem escondidas debaixo da terra.

Os grandes no mundo dos espíritos serão os pequenos na Terra. Quem nasceu “o maior”, pois seja “o menor” de todos porque, quem se exalta será humilhado e quem se humilhar será exaltado. Assim nos ensinou Jesus de Nazaré.

(Sergito de Souza Cavalcanti)
(Portal do Espírito)

"O caminho do inferno está pavimentado de boas intenções."

"Quanto menos comes, bebes, compras livros e vais ao teatro, pensas, amas, teorizas, cantas, sofres, praticas esporte, etc., mais economizas e mais cresce o teu capital. És menos, mas tens mais. Assim todas as paixões e actividades são tragadas pela cobiça."

"Os filósofos limitaram-se a interpretar o mundo de diversas maneiras; o que importa é modificá-lo."

"A religião é o suspiro da criança acabrunhada, o coração de um mundo sem coração, assim como também o espírito de uma época sem espírito. Ela é o ópio do povo."

"Os homens fazem a sua própria história, mas não o fazem como querem... a tradição de todas as gerações mortas oprime como um pesadelo o cérebro dos vivos."

"As ideias dominantes numa época nunca passaram das ideias da classe dominante."

"Uma ideia torna-se uma força material quando ganha as massas organizadas."

"Se o bicho da seda tecesse para ligar as duas pontas, continuando a ser uma lagarta, seria o assalariado perfeito."

"Tudo o que era sólido se desmancha no ar, tudo o que era sagrado é profanado, e as pessoas são finalmente forçadas a encarar com serenidade sua posição social e suas relações recíprocas."

"O trabalhador só se sente à vontade no seu tempo de folga, porque o seu trabalho não é voluntário, é imposto, é trabalho forçado."

"O capitalismo gera o seu próprio coveiro."

(Karl Marx)

Ao contrário de ti
não tenho ciúmes.

Vem com um homem
às costas,
vem com cem homens nos teus cabelos,
vem com mil homens entre os seios e os pés,
vem como um rio
cheio de afogados
que encontra o mar furioso,
a espuma eterna, o tempo.

Trá-los todos
até onde te espero:
estaremos sempre sozinhos,
estaremos sempre tu e eu
sozinhos na terra
para começar a vida.

(Pablo Neruda)

Há um ano realizámos nosso primeiro sonho juntos, dissemos o ‘sim’ para que Deus e os Homens escutassem. E um ano depois, todos os dias continuamos cumprindo as promessas que fizemos um ao outro. Parabéns pelas bodas de papel, amor!

Adorei cada segundo, cada riso, cada obstáculo que juntos ultrapassamos, e apenas anseio por mais vida ao seu lado. Você é tudo para mim e sem você ao meu lado a vida não faz qualquer sentido. Te amo!

A mulher é um bicho lindo, cheio
de cores e de amores perdidos
vivem os homens e de odores
infinitos saboreiam os loucos
de tanta paixão por suas musas.

Mulher é bela desde que acorda
até deitar e ao adormecer a pele
rejuvenesce ou volta a nascer e
no sono relaxam o corpo cheio
de curvas puras e bem desenhadas.

Mulher, mulher, mulher,
você é tudo para mim
e para você quero tudo
ser!

Mulher, mulher, mulher,
você é linda demais e
mais bela do que outra
flor!

Agradeço do fundo do meu coração a todos os profissionais de saúde. Esses bravos homens e mulheres que lutam diariamente para salvar vidas!

Prepare-se para rejuvenescer! Você já sabe que está cientificamente comprovado que mulheres separadas rejuvenescem, ficam mais bonitas, charmosas e atraentes em poucas semanas após a separação.

O gráfico mostra que as quatro primeiras semanas após a separação são dramáticas, e há uma tendência de queda. Mas logo, uma vontade irresistível de viver e ser feliz toma conta da mulher recém solteira. O primeiro sintoma é a vontade incontrolável de passar batom vermelho e usar saltos.

Mudar a cor e o corte do cabelo também são indicativos de mudança positiva no gráfico. Recuperação da autoestima e desejo de crescimento profissional vêm logo em seguida. Depois olhares de homens interessados fazem o gráfico chegar ao topo.

É isso, minha amiga, bem-vinda novamente à vida de solteira. O mundo é bonito lá fora, e você é jovem e linda. Há muito para ser feliz! Passado é passado, agora é presente e futuro.

Ser homem e pai como você, é carregar no coração toda verdade do amor. É embarcar numa viagem sem fim, numa alegria desmedida! Talvez por isso o admire tanto, querido sogro.

Na verdade, reconheço que você fez um ótimo trabalho com seu filho – meu amor, meu confidente, meu marido. Sei que ele tem muito orgulho em você, por todos os ensinamentos e pela verdade dos sentimentos. Essa é minha humilde homenagem para o melhor sogro que existe!

São os homens os produtores das suas representações, das suas ideias, etc.; mas os homens reais agentes, tais como são condicionados por um desenvolvimento determinado das suas forças produtivas e das relações que lhes correspondem. (...) A consciência não pode ser coisa diversa do ser consciente e o ser dos homens é o seu processo de vida real.
(...) Desde o início que pesa uma maldição sobre «o espírito», a de estar «manchado» por uma matéria que se apresenta aqui sob a forma de camadas de ar agitadas, de sons, de linguagem em suma. A linguagem é tão velha quanto a consciência - a linguagem é a consciência real, prática, existente também para outros homens, existente também igualmente para mim mesmo pela primeira vez, e, tal como a consciência, a linguagem só aparece com a necessidade, a necessidade de comunicação com os outros homens. (…) A consciência é portanto, desde início, um produto social, e assim sucederá enquanto existirem homens em geral.

(Karl Marx)
(Citador)

Um dos homens mais importantes da minha vida, um dos seres humanos mais íntegros e maravilhosos que algum dia conheci, está de parabéns por completar mais um ano. Feliz aniversário, pastor!

Celebre esta data na bênção do Senhor. Que Ele esteja sempre presente nos seus dias, nas suas ações e alegrias. Você é uma pessoa incrível, boa demais e merece todo amor, paz e felicidade que este mundo contém.

Parabéns, pastor, por mais doze meses abençoados.

Não criarás prosperidade desencorajando a poupança.
Não fortalecerás os fracos enfraquecendo os fortes.
Não ajudarás os homens pequenos derrubando os homens grandes.
Não levantarás o assalariado, rebaixando o pagador de salários.
Não ajudarás o pobre, destruindo o rico.
Não criarás estabilidade permanente com dinheiro emprestado.
Não conseguirás promover a fraternidade no homem incitando o ódio entre as classes.
Não evitarás problemas gastando mais do que ganhas.
Não construirás o caráter e coragem, destruindo a iniciativa e independência dos homens.
E você nunca ajudará os homens de forma permanente se fizer por eles o que eles podem e devem fazer por si mesmos.

(William J. H. Boetcker)

Os Samurais existiram por quase 8 séculos (século VIII ao XV), ocupando o mais alto status social porquanto existiu a ditadura militar nipônica denominada Shogunato. Pessoas treinadas desde pequenos para seguir o Bushido, o caminho do guerreiro.
O samurai era uma pessoa muito orgulhosa, tanto que se seu nome fosse desonrado ele executaria o seppuku, era preferível morrer com honra do que viver sem honra.
Seppuku, suicídio honrado de um samurai em que usa uma tanto (faca) e com ela enfia no estômago e puxa para cima cortanto tudo o que tem por dentro. Uma morte dolorosa e orgulhosa.

Inicialmente, os samurais eram apenas coletores de impostos e servidores civis do império. Era preciso homens fortes e qualificados para estabelecer a ordem e muitas vezes ir contra a vontade dos camponeses.

Posteriormente, por volta do século X, foi oficializado o termo "samurai", e este ganhou uma série de novas funções, como a militar. Nessa época, qualquer cidadão podia tornar-se um samurai, bastando para isso adestrar-se no Kobudo (artes marciais samurais), manter uma reputação e ser habilidoso o suficiente para ser contratado por um senhor feudal. Assim foi até o xogunato dos Tokugawa, iniciado em 1603, quando a classe dos samurais passou a ser uma casta. Assim, o título de "samurai" começou a ser passado de pai para filho.

Um grande samurai foi Miyamoto Musashi, um guerreiro que veio do campo, participou da batalha de Sekigahara e iniciou um longo caminho de aperfeiçoamento. Ele derrotou os Yoshioka em Kyoto e venceu o grande Sasaki Kojiro, outro grande samurai.
Pelo fim da era Tokugawa, os samurais eram burocratas aristocráticos ao serviço dos daimyo, com as suas espadas servindo para fins cerimoniais. Com as reformas da era Meiji, no final do século XIX, a classe dos samurais foi abolida e foi estabelecido um exército nacional ao estilo ocidental. O rígido código samurai, chamado bushido, ainda sobrevive, no entanto, na atual sociedade japonesa, tal como muitos outros aspectos do seu modo de vida.

Os Samurais, como classe social, deixaram de existir em 1868, com a restauração Meiji, quando o imperador retomou o poder do país.
Seu legado continua até nossos dias, influenciando não apenas a sociedade japonesa, mas também o ocidente.

(Uzukashi Ogawa)

A preguiça e a covardia são as causas por que os homens em tão grande parte, após a natureza os ter há muito libertado do controlo alheio, continuem, no entanto, de boa vontade menores durante toda a vida; e também por que a outros se torna tão fácil se assumirem como seus tutores. É tão cômodo ser menor.
Se eu tiver um livro que tem entendimento por mim, um diretor espiritual que tem em minha vez consciência moral, um médico que por mim decide da dieta, etc., então não preciso de eu próprio me esforçar. Não me é forçoso pensar, quando posso simplesmente pagar; outros empreenderão por mim essa tarefa aborrecida. Porque a imensa maioria dos homens (inclusive todo o belo sexo) considera a passagem à maioridade difícil e também muito perigosa: é que os tutores de boa vontade tomaram a seu cargo a superintendência deles. Depois de, primeiro, terem embrutecido os seus animais domésticos e evitado cuidadosamente que estas criaturas pacíficas ousassem dar um passo para fora da carroça em que as encerraram, lhes mostram em seguida o perigo que as ameaça, se tentarem andar sozinhas. Ora, este perigo não é assim tão grande, pois aprenderiam por fim muito bem a andar. Só que um tal exemplo intimida e, em geral, gera pavor perante todas as tentativas ulteriores.

É, pois, difícil a cada homem se desprender da menoridade que para ele se tornou quase uma natureza. Até lhe ganhou amor e é por agora realmente incapaz de se servir do seu próprio entendimento, porque nunca lhe foi permitido fazer uma tal tentativa. Preceitos e fórmulas, instrumentos mecânicos do uso racional ou, antes, do mau uso dos seus dons naturais são os grilhões de uma menoridade perpétua. Mesmo quem deles se soltasse só daria um salto inseguro sobre o mais pequeno fosso, porque não está habituado a este movimento livre. São, pois, muito poucos apenas os que conseguiram mediante a transformação do seu espírito se arrancar da menoridade e iniciar então um andamento seguro.

(Immanuel Kant)
(Citador)


Quando penso que tudo o quanto cresce
Só prende a perfeição por um momento,
Que neste palco é sombra o que aparece
Velado pelo olhar do firmamento;

Que os homens, como as plantas que germinam,
Do céu têm o que os freie e o que os ajude;
Crescem pujantes e, depois, declinam,
Lembrando apenas sua plenitude.

Então a idéia dessa instável sina
Mais rica ainda te faz ao meu olhar;
Vendo o tempo, em debate com a ruína,

Teu jovem dia em noite transmutar.
Por teu amor com o tempo, então, guerreio,
E o que ele toma, a ti eu presenteio.

(William Shakespeare)

De todas as pessoas que você conhece, quem é feliz? Quem você acha que é realmente feliz? Será que as mulheres de sucesso profissional, mas que não têm tempo para ficar com os filhos são felizes?

Será que os homens dentro de seus grandes carros parados no trânsito engarrafado são realmente felizes? Será que a celebridade que fez plástica no mês passado e que vai para celebrar o seu quinto casamento é feliz?

Será que o palhaço que vende pipocas na praça é feliz? Será que a família que largou tudo para viver no campo é feliz? Será que a dona do apartamento dos sonhos é feliz? Será que o terceiro homem mais rico do país é feliz?

Será que a felicidade está nas coisas grandes ou pequenas? Será que podemos ver a felicidade ou apenas senti-la? Será que a felicidade é ter ou ser? Quem é realmente feliz?

Ainda não me sinto capaz de lidar com sua partida, meu pai! A dor que assombra meu peito teima em não fugir, não desaparece, está tatuada. Você foi sempre o homem que ansiei um dia ser, todo seu jeito inspira vontades maiores que as dos homens comuns. Você é meu ídolo, minha referência!

As saudades tem sido o pior, o mais difícil de suportar. Saber que não vou olhar mais seus olhos é dor sem fim. E seu toque não será mais sentido, seu abraço ficou por dar, nosso amor vai viver sempre em desafio, em ansiedade, em lembranças e recordações. Sua falta em minha vida é o maior vazio existente no mundo.

Sei que vou retomar minha vida. Não sei se será hoje ou amanhã, mas tenho certeza que num futuro próximo vou regressar para a estrada de minha vida, vou percorrer o trilho com os princípios que você me incutiu. Vou honrar seu nome em cada gesto, em cada conquista, em todas as lutas. Vou sempre manter você vivo através da minha palavra. Paz para você, meu pai tão amado.

Neste dia do soldado, quero deixar aqui minha homenagem e meu agradecimento a estes homens de honra. Vocês carregam a coragem, a força e a determinação.

Parabéns pelo dia e sigam o bom trabalho!

Os cataclismos que subitamente ocorrem no seio da natureza, provocando devastações e danos em massa, não são "obras de Deus". Essas catástrofes resultam dos pensamentos e ações dos homens.

Onde quer que o equilíbrio vibratório do mundo entre o bem e o mal seja perturbado por um acúmulo de vibrações nocivas, resultantes de pensamentos e procedimentos errôneos do homem, veremos destruições como as que experimentamos recentemente (1938).

O mundo continuará a ter guerras, calamidades naturais até que todos os povos corrijam seus erros de pensamento e de comportamento. As guerras ocorrem não por uma ação divina fatal, mas pela disseminação do egoísmo natural. Elimine-se o egoísmo individual, industrial, politico, nacional e não haverá mais guerras.

Quando a materialidade predomina na consciência do homem há uma emissão de raios negativos sutis, seu poder cumulativo perturba o equilíbrio elétrico da natureza, e então ocorrem terremotos, enchentes e outros desastres. Deus não é responsável por eles!

O homem tem que controlar seus pensamentos antes de poder controlar a natureza!

(Yogananda)
(Fórum Espírita)

Hoje é o dia de celebrar quem sabe ser homem e eu quero homenagear um dos meus amigos mais queridos. Nossa amizade é a prova de que amizade entre homem e mulher existe sim. E além disso, pode ser muito forte.

Meu melhor amigo, em você eu encontrei uma pessoa incrível que está sempre disposta a me ajudar quando eu preciso. Nós já passamos por tanta coisa juntos e eu ainda continuo me impressionando com o homem maravilhoso que você é.

Por isso, só posso dizer: obrigada por ser meu amigo!

Ninguém abra a sua porta
para ver que aconteceu:
saímos de braço dado,
a noite escura mais eu.

Ela não sabe o meu rumo,
eu não lhe pergunto o seu:
não posso perder mais nada,
se o que houve já se perdeu.

Vou pelo braço da noite,
levando tudo que é meu:
— a dor que os homens me deram,
e a canção que Deus me deu.

(Cecília Meireles, in 'Viagem')

Meu princípio é baixar os preços, expandir as operações e melhorar os nossos carros. Note que a redução do preço é o mais importante. Eu nunca vi o preço de produção como uma coisa fixa. Portanto, começo por reduzir os preços para vender mais. Em seguida, coloque um funcionando, e tentamos obter um menor custo de fabricação (...).
Ao definir um preço de venda bastante baixo, forçamos todos os serviços da fábrica a ter o melhor desempenho possível, a queda de preço obriga todos a encontrar todos os benefícios, por menor que seja. Este desafio me faz encontrar novas ideias sobre a fabricação e venda (...).
Felizmente, os altos salários contribuem para reduzir o custo de produção, os trabalhadores são cada vez mais dedicados uma vez que são liberados das preocupações não relacionadas com o trabalho.
A determinação dos salários de cinco doláres em oito horas foi das melhores economias que fiz, mas subir o salário para seis dólares foi melhor ainda. Até onde chegaremos por este caminho, eu não sei. Provavelmente poderia encontrar homens que fazem por três dólares o mesmo trabalho para o qual pago seis dólares (...). Mas eu estimo que precisaria de dois ou talvez três desses trabalhadores a baixo custo para substituir cada um dos meus bem-remunerados (...).
Quanto a preços de venda, nosso trator, por exemplo, foi vendido inicialmente por US $ 756, depois por 650 e depois 625, e recentemente caiu de preço em 37% sendo vendido por US $ 395. Se reduzimos tanto o preço até este ponto é porque nós começamos a fabricação em massa de tratores.

(Henry Ford)

Aos olhos de Deus e dos homens
Dissemos que ‘sim’
Unimos as mãos e os corações
E duas almas assim percorrem
Um só destino.

E como é fácil prometer a vida
Como é fácil amá-lo
Quando nos seus olhos me perco
Nesses mesmo olhos que me prometem
Todos os dias
O que eu quero jurar eternamente:

Que o amarei
Enquanto a vida existir em mim
Que o amarei
Depois que a vida se esvair de mim!

O Carnaval está aí, galera. É motivo de festa. É calor! É samba! É cor! Este é o momento tão aguardado, tão ansiado. Já me sinto tremendo, sabe? Parece até que meu corpo está gingando a toda hora, porque se tem festa no coração dos homens, seu nome é Carnaval.

Todo mundo curtindo. Vale tudo. É dia de festejo, é dia de folia. É mascarada total! Quero ver felicidade estampada em seu rosto. Não tem jeito, não! É que este é o momento. O momento de encarnar quem você quiser e se divertir sem receio. É que mais do que nunca, hoje, você é o que você quiser ser. Sem preconceito. Quero ver você transpirando alegria. Faça com que seja inesquecível.

E vai em frente. Brinca, mas brinca muito. Some de você mesmo para se encontrar mais tarde e mais feliz. E aí, nessa hora, se lembra que a vida é um só momento. Esse momento se chama Carnaval.

O que dignifica o homem é o trabalho. Não há orgulho para quem não é dedicado. É necessário correr atrás do sustento e entregar sempre o seu melhor.

No mundo dos homens, não há espaço para preguiça, por isso lembre-se de sempre se esforçar o máximo possível. Só assim, poderá se orgulhar ao se olhar no espelho.

Estes são os homens que merecem nossas homenagem, pois são eles que fazem o mundo e país andar para frente!

De todos os homens e mulheres de Deus que já conheci, você é aquele que mais admiro. Padre, tudo que você fez pela nossa paróquia merece ser lembrado e valorizado por todos.

Este é o dia em que quero recordar todo bem que me proporcionou, todas as alegrias que me causou. Eu sou e sempre serei fiel aos seus ensinamentos, à palavra divina que compartilha com todos!

Querido padre, tenha um dia e uma vida eternamente abençoadas. Que nunca lhe falte a vontade de sorrir nem o chamamento de praticar o bem a tudo e todos, aconteça o que acontecer.

Uma jornada de paz e reconhecimento
aos homens e mulheres que todos os
dias se esforçam para pacificar o mundo.

Agradeço por tudo em nome de todos os
cidadãos e cidadãs deste nobre país.
Tenha um dia feliz, soldados!

Uma nação sem soldados nunca poderia sobreviver. São esses heróis silenciosos que nos mantêm livres de perigo, sem que lhes dêem o devido valor.

Neste dia do soldado, lembremos esses homens e mulheres que arriscam sua própria vida para nos defender a todos. Viva os soldados!

Muitas vezes o mérito das mulheres não é reconhecido, mas elas desempenham um papel muito importante que é o de moldar os homens e as mulheres do futuro.

É certo que os novos tempos trouxeram algumas mudanças de papeis, mas ainda ocupam um lugar vital no desenvolvimento dos jovens.

Moldaram gerações e gerações e continuam a ser fulcrais no desenvolvimento dos homens e das mulheres do futuro.

O mais belo e memorável dia do padre para estes homens que, ao responderem o chamado divino, fazem das nossas jornadas mais puras e bem-vindas.

Que Deus sempre esteja com estes padres em todos os momentos e os ilumine não só hoje no dia dos padres, bem como todos os dias de suas vidas!