Parece que quando pensamos em idosos a primeira coisa que nos vem à cabeça é uma pessoa com muitos anos de vida, mas ser idoso é muito mais que idade.
Ser idoso é saber olhar para a vida com olhos de quem já tem experiência e história o suficiente para conseguir extrair o que há de melhor em cada situação.
Ter idosos ao nosso lado é uma grande oportunidade de aprendermos com essas pessoas que tem tanto para compartilhar e ensinar. Que os idosos sempre estejam conosco!
A eles uma palavra, pois é deles uma vida inteira repleta de amor e uma vida cheia de sabedoria.
Quantas histórias guardadas, quantos momentos marcantes e quanta experiência de vida! Os idosos são o relato vivo de como nosso mundo muda constantemente.
Que bom poder sentar ao lado de um idoso, ouvir suas história e, principalmente, ver como ele acompanhou todas as mudanças e avanços de tudo que hoje faz parte das nossas vidas e da nossa sociedade.
Saber do nosso passado faz com que tenhamos um futuro mais promissor e nada melhor para conhecer esses eventos que ouvir diretamente da boca de quem fez parte dessa história e a vivenciou em primeira mão.
Agradeço por todos os momentos em que pude aprender um pouco com esses que ainda têm tanto para nos ensinar.
Um grande viva aos idosos e a tudo que representam, pois da vida como a conhecemos a eles tudo devemos.
Cabelos brancos são uma coroa que mostra a experiência e a sabedoria de uma existência carregada de vivências.
Foram as pessoas de idade que a escreveram com suor e coragem os últimos anos da nossa história e para estes idosos que ainda estão conosco eu agradeço e tiro meu chapéu, pois não foram anos fáceis.
Sei que nada foi dado de mão beijada e que houve muita luta envolvida, mas saibam que dou muito valor para esta herança que me foi passada e prometo honrá-la enquanto puder.
Para todos os idosos e idosas deste mundo, meu eterno agradecimento do fundo do meu coração.
Não são velhos nem idosos; são pessoas que sabem o valor da vida e a importância de todos os instantes do amor
Sempre que penso ou vejo
algum idoso ou idosa, eu fico
imaginando quantas histórias
eles viveram, quantas
aventuras, guerras e vitórias,
eles testemunharam. Eu adoro
os idosos, acho mesmo que
são e que têm muito para nos
ensinar! A todos os idosos deste
país, aliás, de todo mundo, eu
desejo um dia e uma vida felizes,
com pensamento positivo,
paz e saúde sem fim!
Abençoados são aqueles que compreendem meus passos vacilantes, e minhas mãos que tremem. Abençoados são aqueles que discretamente olham para outro lado quando eu derramo meu café na mesa.
Abençoados são aqueles que sabem que preciso me esforçar para ouvir e, muitas vezes, para apreender o que dizem. Abençoados são aqueles que sabem que meus olhos são embaçados.
Abençoados são aqueles que respeitam meu sono diurno frente à televisão ou minha insônia descontrolada. Abençoados são aqueles que percebem quando ajudar é necessário ou não, e quando necessito ser estimulado para preservar minha autoestima.
Abençoados são aqueles que nunca dizem: "Você já contou esta história duas, três, quatro vezes..." e me escutam pacientemente como se fosse a primeira vez. Abençoados são aqueles que me aceitam e me respeitam como sou agora e também como fui no passado.
Abençoados são aqueles que não têm preconceitos, que admiram o belo e o feio. Abençoados são aqueles que sabem como trazer de volta boas lembranças de outrora.
Abençoados são aqueles que me poupam de preocupações e problemas desnecessários; vocês ainda têm tempo para muitas resoluções. Abençoados são aqueles que me cedem alguns minutos de seu atarefado dia para uma rápida conversa.
Abençoados são aqueles que, mesmo apressadamente, dizem: "Olá, tudo bem?". Ou apenas para mim sorriem. Eu entendo. Abençoados são aqueles que afagam levemente meus cabelos brancos ou minha cabeça calva.
Abençoados são aqueles que fitam meus olhos, tantas vezes à procura de um simples olhar amigo, quando eu, aparentemente, não mais me comunico ou pareço insensível ou "desligado". Abençoados são aqueles que percebem que eu ainda vivo, que eu ainda tenho sentimentos e emoções.
Abençoados são aqueles que entendem que ainda sou capaz de compreender e sentir o amor e a rejeição, a justiça e a injustiça, a sinceridade e a falsidade, o altruísmo e o egoísmo, a alegria e a tristeza.
Abençoados são aqueles que, quando eu partir, lembrarão de mim com carinho, amor e alegria. Abençoados são os amigos dos idosos!
Ser idoso é um privilégio da vida e
do tempo. Vocês são um orgulho,
as pessoas que merecem nosso
carinho e homenagem! A todos
vocês, o meu agradecimento
por todos os ensinamentos.
Quando nascemos e damos os primeiros passos e caimos e levantamos e aprendemos a falar e depois a ler e a escrever somos novos. Quando o tempo passa e nos tornamos mais quietos e cansados aí nós somos velhos. Podemos também ser idosos, é uma questão de vocabulário.
Ninguém deve se sentir a mais por ser mais velho. Todos temos uma importância e uma missão neste mundo. E quem tem a felicidade de alcançar uma idade mais avançada tem também o privilégio de olhar para trás e perceber o que fez certo, mas também o que fez errado.
E isso não tem mal! Pior seria não poder fazer essa reflexão. Quem tem mais idade tem também mais sabedoria, experiência e enxerga o mundo de uma forma mais leve e serena. A pressa é menor ou deixa até de existir. Só os anos dão essa erudição que os novos em novos jamais conhecerão.
É por isso que devemos olhar os velhos (ou idosos) com respeito, não só por serem iguais, mas também por terem essa sabedoria, esse conhecimento do que é a vida. São eles que nos ensinam algo novo, os velhos! São eles que parecendo que desistem da vida acabam por nos dar grandes lições de humanidade.
Envelhecer é a melhor coisa do mundo porque ganhamos sabedoria, conhecimento e uma calma maior e natural de todas as coisas.
Envelhecer não é ficar mais debilitado, mas sim ganhar uma consistência e até experiência que não seria possível sem o avançar da idade.
É por isso que respeito todas as aquelas pessoas que a sociedade decidiu chamar de velhos ou idosos.
Eles não precisam de rótulos ou títulos, mas se tiverem de ter algum, pois que seja “sábios” ou “conhecedores da vida”.
Eles merecem toda nossa atenção e consideração pois foram eles que prepararam o mundo que temos hoje.
A eles eu deixo um agradecimento eterno e uma palavra de homenagem. Tenho muito prazer em compartilhar meus dias com vocês!
Quem me dera viver uma vida plena e, ao longo dela, acumular metade das histórias, experiências e sabedoria que vocês, idosos, têm e nos passam com tanta maestria e cuidado.
Muitas coisas que hoje damos como garantidas só se tornaram realidade graças aos esforços coletivos de indivíduos que agora se encontram na melhor idade e, por estas pessoas devemos toda a nossa gratidão.
Espero que o valor dos idosos seja mais apreciado, pois valorizar quem fez parte do passado é também zelar pelo nosso futuro.
Ser idoso não é ser inválido, não é perder a voz, não é deixar de ter sonhos. Ser idoso é ter muito para ensinar, é receber o mesmo carinho e cuidado que também deu durante a vida. Ser idoso é sentir a paz de um caminho feito de conquistas, é saber que faltam as forças, mas nunca a sabedoria. É um momento especial e único na existência de alguém que deve ser aproveitado com a devida dignidade.
Respeitar os mais velhos é respeitar a vida. Eles são a voz da experiência e com certeza, sabem muito mais que nós.
São uma fonte interminável de sabedoria e sempre uma companhia agradável. Ouçam suas histórias, com certeza, irão aprender muito.
A experiência que levam é algo que sempre devemos respeitar. Acredite, eles sabem muito sobre a vida e com certeza, temos muito o que aprender com estas pessoas incríveis!
O que seria de mim se não houvesse a ousadia e a coragem dos idosos para abrirem caminhos novos por onde eu pudesse caminhar?
Devo muito do que tenho aos mais velhos e não vou deixar de agradecê-los, pois tenho a consciência de que foram precisos muitos anos de dedicação e sacrifício para chegar onde chegamos.
Minha gratidão aos idosos é eterna e agora é meu dever fazer de tudo para que saibam como são importantes e lhes darem o devido reconhecimento.
Quem me dera um dia poder chegar nesta idade de ouro com tendo vivido tanto e tão bem quanto estes idosos incríveis que fazem parte da minha vida. Tenho vontade de perguntar para cada um deles qual é o segredo de tanta longevidade.
Sei que cada um tem uma história de vida diferente do outro, mas todos compartilham do mesmo brio e caráter que os fazem serem cidadãos tão importante para nós hoje quanto foram no passado.
A cada um dos idosos que passaram pela minha vida, gostaria de agradecer por tudo que fizeram e ainda fazem. Espero que um dia possa ter a mesma importância para os mais jovens que vocês têm para mim.
Se hoje damos valor para as coisas que temos ou mesmo por sermos quem somos, devemos agradecer pelas experiências e perseverança das pessoas que vieram antes de nós e tornaram tudo isso possível.
Por trás de cada idoso há uma história que nos leva a conhecer melhor o lugar onde moramos, a cultura de um povo ou lições que, por mais que venham do passado, nos ajudam a construir o futuro.
Parabéns para as pessoas que há gerações vêm fazendo do mundo um lugar mais interessante. Agradeço por tudo que fizeram e pelas lições que ainda nos dão.
Proteger e cuidar dos nossos idosos é um dever de todos cidadãos. Sejam gentis porque um dia, todos nós iremos envelhecer. Podemos nos sentir fracos e precisaremos de ajuda.
Não deixe que o tempo deles seja em vão. Seja solidário. Você pode ajudar de muitas maneiras e tudo que precisamos fazer é estender a mão.
Não seja egoísta, seja cuidadoso e pratique a gentileza!
Para todos os idosos que são testemunha do passado e digo com todas as letras: o mundo não seria o que e se não fosse por vocês.
Não há nada como poder ouvir sobre a nossa história do que pela boca daqueles que a construíram portanto agradeço a todos os idosos por constantemente transmitirem sua sabedoria para nós.
Como verdadeiros tesouros que devemos preservar, é assim que quero ver todos cuidando dos nossos idosos.
Tenho muito orgulho em ver como, depois de todos esses anos, você ainda tem tanta energia e disposição para encarar tudo que lhe aparece pela frente. Você é a prova de que idade é uma questão de estado de espírito.
Você tem sempre um sorriso no rosto, muito bom humor para não se chatear com bobagens e sabedoria e calma para transmitir lições de vida. Mais que um grande exemplo você é um modelo que todos deveriam seguir.
Espero que você continue sendo essa pessoa que todos têm tanto prazer em conviver e ter sempre por perto por mais muitos anos.
A vida ofereceu a você um maravilhoso privilégio: ser idoso. Infelizmente, muitas pessoas não tiveram essa possibilidade e viram tudo chegar ao fim cedo demais. Mas você alcançou uma idade maravilhosa e agora tem a oportunidade de desfrutar dessa fase com paz e alegria.
É verdade que agora não tem o vigor que tinha antes e que as circunstâncias mudaram muito, mas foque-se no que de positivo a vida lhe trouxe. Aproveite a sabedoria que o peso da idade lhe trouxe, desfrute do tempo fazendo o que mais gosta e esteja perto das pessoas que ama para que se sinta mais feliz que nunca.
Vamos defender aqueles que vieram antes, aqueles sem os quais, nós não estaríamos aqui. As pessoas idosas merecem muito da nossa dedicação.
Façamos o bem por eles, sejamos gentis. Há tantos momentos do nosso dia a dia que podemos utilizar para ajudar alguém mais velho, para ceder um pouco da nossa energia a quem precisa.
Vamos ser gentis, pois o mundo precisa de bondade!
O idoso não deve ser esquecido, mas sim valorizado, pois chegar à terceira idade é uma dádiva que nem todos conseguem obter.
Então se chegar acompanhada pela sabedoria, definitivamente, temos que aproveitar para aumentar a nossa, bebendo das suas palavras.
Vocês são a experiência da vida, a sabedoria e o conhecimento profundo. Vocês, idosos deste mundo, são especiais, simplesmente marcantes e merecem todo reconhecimento!
Olhem bem fundo no espelho e admirem-se, apreciem, idolatrem o que ele reflete. Vocês são o orgulho de todas as pessoas e merecem mil homenagens por segundo! É tão bom vocês existirem…
Como é bom ter alguém como você na minha vida. Sabe, desde muito cedo eu aprendi a valorizar a opinião dos mais velhos e hoje fico feliz que você possa dividir suas experiências comigo.
Gosto da sua companhia, de cada história que me conta e gosto de ver alguém da sua idade com tanta disposição. Você tem uma energia maravilhosa e sabe muito sobre a vida. É sempre um prazer ter você comigo!
Agradeço sempre por ter sua companhia!
Bem Aventurados são aqueles que mostram compreensão quando meus passos são incertos e minha mão treme.
Bem Aventurados os que compreendem que meus ouvidos nem tudo podem ouvir.
Bem Aventurados aqueles que aceitam que não enchergo bem e não posso acompanha-los.
Bem Aventurados aqueles que fingem não notarque derrubo e sujo coisas na mesa.
Bem Aventurados aqueles que param um momento para bater um papinho comigo.
Bem Aventurados aqueles que nunca dizem: - Você já contou isso...
Bem Aventurados aqueles que me deixam contar coisas do passado.
Bem Aventurados aqueles que fazem sentir que me amam, que não estou sozinho.
Bem Aventurados aqueles que me respeitam quando tenho dificuldade em carrgar minha cruz.
Bem Aventurados os que me ajudam por sua bondade a encontrar o caminho para o Pai Bondoso.
É você acordar e agradecer a Deus por existir e ter onde dormir. É desejar a seu próximo tudo o que gostaria que acontecesse com você. É fazer bondade sem querer receber outra em troca.
É amar a natureza e não querer destruí-la. É ter carinho pelos idosos, porque eles um dia te passaram toda a sabedoria. É não desejar o mal para as outras pessoas. É agradecer a Deus pelos amigos que você tem. É orar e pedir proteção e luz para sua familia e seus amigos.
É não ser egoísta, não ter rancor, porque não faz bem à saude e nem para sua energia. É você querer estudar, trabalhar, para um dia conseguir tudo o que plantou. É viver bem com todos, principalmente sua família. É sentir o calor, a chuva, o vento, o ar, o sol, a sintonia das estrelas e dos planetas.
Algo que aprendi na minha vida e levo sempre comigo é o respeito aos mais velhos. Devemos sempre honrar a sua idade, sua experiência de vida e devemos sempre ouvir seus conselhos, afinal, eles sabem muito mais do que nós.
Eu tive a sorte de conhecer pessoas mais velhas incríveis que me ensinaram muito e agradeço muito por isso. O respeito deve ser a todos. Se aprendermos a ouvir os idosos, tenho certeza que podemos aprender muito.
Quem não troca de ideias, não troca de discurso, só para evitar as próprias contradições.
Destrói-se... Quem vira escravo do hábito, repetindo todos os dias o mesmo trajeto e as mesmas compras no supermercado. Destrói-se... Quem não troca de marca, não arrisca vestir uma cor nova.
Destrói-se lentamente quem faz da tv, sua maior e mais querida companhia. Destrói-se lentamente quem não tem compaixão com os animais, as crianças, os idosos, os deficientes e os eficientes. Quem desconhece o valor da afetividade, da família, da amizade, e da saudade.
Destrói-se... Quem não vira a mesa quando está infeliz, quem não arrisca o certo pelo incerto atrás de um sonho. Destrói-se... Quem não viaja, não lê, não ouve música, não assiste filmes nem vai passear de mãos dadas.
Destrói-se... Quem destrói seu amor próprio, quem não se deixa ajudar, quem passa os dias se queixando da má sorte ou da chuva incessante. Destrói-se... Quem desiste de um projeto antes de iniciá-lo, não perguntando sobre um assunto que desconhece, e não respondendo quando lhe indagam o que sabe.
Destrói-se... Quem prefere o preto no branco e os pingos nos is a um turbilhão de emoções indomáveis, justamente as que resgatam o brilho nos olhos, sorrisos e suspiros. Quem não abre seu coração, com medo dos tropeços. Quem esconde seus sentimentos. Quem tem medo de amar.
Evitemos definhar em suaves prestações, lembrando sempre que estar vivo exige um esforço bem maior do que simplesmente respirar.
Cada ruga do seu rosto conta uma história, uma aventura, um sorriso passado. Cada cabelo branco representa situações vividas, experiência e muita sabedoria.
Não são sinais de idade, mas sim sinais de quem aproveitou e continua aproveitando a vida.
Acredite em mim: o melhor ainda está por vir. Agora que você chegou na terceira idade, pode estar começando a se desanimar, mas erga a cabeça porque tenho certeza que a vida ainda lhe reserva muitas felicidade.
Agarre-se às coisas boas, ao carinho da família, ao amor dos netos. Ainda há muita coisa para aproveitar. E, além disso, agora você tem muita sabedoria e história para contar. Concentre-se no que é bom e tenho certeza que cada momento valerá a pena.
Mais um ano que passa e mais uma vez chegou a hora de você fazer alguma piadinha sobre a velhice na tentativa de despistar os amigos sobre como você está sentindo um incômodo profundo com a idade.
Não se preocupe, mesmo que as rugas e o peso dos anos seja muito mais aparente para você - e acredite, elas são - todos nós vamos ter que passar por isso um dia. Lembre-se que nem tudo é ruim, afinal, agora você já pode ir na fila de idosos no mercado. Parabéns!
É claro que envelhecer tem um lado bom e um ruim, assim como tudo na vida. Mas concentre-se naquilo que é bom. A terceira idade chega para todos, mas não são todos que sabem aproveitá-la.
Saiba que a experiência de vida que você tem é algo que dinheiro nenhum pode comprar. Por tanto, lembre-se de quão especial você é e aproveite cada segundo da velhice. Nunca deixe de viver a vida, pois o tempo é algo precioso!