Mensagens para Idosos

Parece que quando pensamos em idosos a primeira coisa que nos vem à cabeça é uma pessoa com muitos anos de vida, mas ser idoso é muito mais que idade.

Ser idoso é saber olhar para a vida com olhos de quem já tem experiência e história o suficiente para conseguir extrair o que há de melhor em cada situação.

Ter idosos ao nosso lado é uma grande oportunidade de aprendermos com essas pessoas que tem tanto para compartilhar e ensinar. Que os idosos sempre estejam conosco!

A eles uma palavra, pois é deles uma vida inteira repleta de amor e uma vida cheia de sabedoria.

Quantas histórias guardadas, quantos momentos marcantes e quanta experiência de vida! Os idosos são o relato vivo de como nosso mundo muda constantemente.

Que bom poder sentar ao lado de um idoso, ouvir suas história e, principalmente, ver como ele acompanhou todas as mudanças e avanços de tudo que hoje faz parte das nossas vidas e da nossa sociedade.

Saber do nosso passado faz com que tenhamos um futuro mais promissor e nada melhor para conhecer esses eventos que ouvir diretamente da boca de quem fez parte dessa história e a vivenciou em primeira mão.

Agradeço por todos os momentos em que pude aprender um pouco com esses que ainda têm tanto para nos ensinar.

Um grande viva aos idosos e a tudo que representam, pois da vida como a conhecemos a eles tudo devemos.

Cabelos brancos são uma coroa que mostra a experiência e a sabedoria de uma existência carregada de vivências.

Foram as pessoas de idade que a escreveram com suor e coragem os últimos anos da nossa história e para estes idosos que ainda estão conosco eu agradeço e tiro meu chapéu, pois não foram anos fáceis.

Sei que nada foi dado de mão beijada e que houve muita luta envolvida, mas saibam que dou muito valor para esta herança que me foi passada e prometo honrá-la enquanto puder.

Para todos os idosos e idosas deste mundo, meu eterno agradecimento do fundo do meu coração.

Não são velhos nem idosos; são pessoas que sabem o valor da vida e a importância de todos os instantes do amor

Sempre que penso ou vejo
algum idoso ou idosa, eu fico
imaginando quantas histórias
eles viveram, quantas
aventuras, guerras e vitórias,
eles testemunharam. Eu adoro
os idosos, acho mesmo que
são e que têm muito para nos
ensinar! A todos os idosos deste
país, aliás, de todo mundo, eu
desejo um dia e uma vida felizes,
com pensamento positivo,
paz e saúde sem fim!

Quem me dera viver uma vida plena e, ao longo dela, acumular metade das histórias, experiências e sabedoria que vocês, idosos, têm e nos passam com tanta maestria e cuidado.

Muitas coisas que hoje damos como garantidas só se tornaram realidade graças aos esforços coletivos de indivíduos que agora se encontram na melhor idade e, por estas pessoas devemos toda a nossa gratidão.

Espero que o valor dos idosos seja mais apreciado, pois valorizar quem fez parte do passado é também zelar pelo nosso futuro.

Ser idoso é um privilégio da vida e
do tempo. Vocês são um orgulho,
as pessoas que merecem nosso
carinho e homenagem! A todos
vocês, o meu agradecimento
por todos os ensinamentos.

O que seria de mim se não houvesse a ousadia e a coragem dos idosos para abrirem caminhos novos por onde eu pudesse caminhar?

Devo muito do que tenho aos mais velhos e não vou deixar de agradecê-los, pois tenho a consciência de que foram precisos muitos anos de dedicação e sacrifício para chegar onde chegamos.

Minha gratidão aos idosos é eterna e agora é meu dever fazer de tudo para que saibam como são importantes e lhes darem o devido reconhecimento.

Quem me dera um dia poder chegar nesta idade de ouro com tendo vivido tanto e tão bem quanto estes idosos incríveis que fazem parte da minha vida. Tenho vontade de perguntar para cada um deles qual é o segredo de tanta longevidade.

Sei que cada um tem uma história de vida diferente do outro, mas todos compartilham do mesmo brio e caráter que os fazem serem cidadãos tão importante para nós hoje quanto foram no passado.

A cada um dos idosos que passaram pela minha vida, gostaria de agradecer por tudo que fizeram e ainda fazem. Espero que um dia possa ter a mesma importância para os mais jovens que vocês têm para mim.

Ser idoso não é ser inválido, não é perder a voz, não é deixar de ter sonhos. Ser idoso é ter muito para ensinar, é receber o mesmo carinho e cuidado que também deu durante a vida. Ser idoso é sentir a paz de um caminho feito de conquistas, é saber que faltam as forças, mas nunca a sabedoria. É um momento especial e único na existência de alguém que deve ser aproveitado com a devida dignidade.

Proteger e cuidar dos nossos idosos é um dever de todos cidadãos. Sejam gentis porque um dia, todos nós iremos envelhecer. Podemos nos sentir fracos e precisaremos de ajuda.

Não deixe que o tempo deles seja em vão. Seja solidário. Você pode ajudar de muitas maneiras e tudo que precisamos fazer é estender a mão.

Não seja egoísta, seja cuidadoso e pratique a gentileza!

Para todos os idosos que são testemunha do passado e digo com todas as letras: o mundo não seria o que e se não fosse por vocês.

Não há nada como poder ouvir sobre a nossa história do que pela boca daqueles que a construíram portanto agradeço a todos os idosos por constantemente transmitirem sua sabedoria para nós.

Como verdadeiros tesouros que devemos preservar, é assim que quero ver todos cuidando dos nossos idosos.

Vamos defender aqueles que vieram antes, aqueles sem os quais, nós não estaríamos aqui. As pessoas idosas merecem muito da nossa dedicação.

Façamos o bem por eles, sejamos gentis. Há tantos momentos do nosso dia a dia que podemos utilizar para ajudar alguém mais velho, para ceder um pouco da nossa energia a quem precisa.

Vamos ser gentis, pois o mundo precisa de bondade!

O idoso não deve ser esquecido, mas sim valorizado, pois chegar à terceira idade é uma dádiva que nem todos conseguem obter.

Então se chegar acompanhada pela sabedoria, definitivamente, temos que aproveitar para aumentar a nossa, bebendo das suas palavras.

A vida ofereceu a você um maravilhoso privilégio: ser idoso. Infelizmente, muitas pessoas não tiveram essa possibilidade e viram tudo chegar ao fim cedo demais. Mas você alcançou uma idade maravilhosa e agora tem a oportunidade de desfrutar dessa fase com paz e alegria.

É verdade que agora não tem o vigor que tinha antes e que as circunstâncias mudaram muito, mas foque-se no que de positivo a vida lhe trouxe. Aproveite a sabedoria que o peso da idade lhe trouxe, desfrute do tempo fazendo o que mais gosta e esteja perto das pessoas que ama para que se sinta mais feliz que nunca.

Vocês são a experiência da vida, a sabedoria e o conhecimento profundo. Vocês, idosos deste mundo, são especiais, simplesmente marcantes e merecem todo reconhecimento!

Olhem bem fundo no espelho e admirem-se, apreciem, idolatrem o que ele reflete. Vocês são o orgulho de todas as pessoas e merecem mil homenagens por segundo! É tão bom vocês existirem…

Quando nascemos e damos os primeiros passos e caimos e levantamos e aprendemos a falar e depois a ler e a escrever somos novos. Quando o tempo passa e nos tornamos mais quietos e cansados aí nós somos velhos. Podemos também ser idosos, é uma questão de vocabulário.

Ninguém deve se sentir a mais por ser mais velho. Todos temos uma importância e uma missão neste mundo. E quem tem a felicidade de alcançar uma idade mais avançada tem também o privilégio de olhar para trás e perceber o que fez certo, mas também o que fez errado.

E isso não tem mal! Pior seria não poder fazer essa reflexão. Quem tem mais idade tem também mais sabedoria, experiência e enxerga o mundo de uma forma mais leve e serena. A pressa é menor ou deixa até de existir. Só os anos dão essa erudição que os novos em novos jamais conhecerão.

É por isso que devemos olhar os velhos (ou idosos) com respeito, não só por serem iguais, mas também por terem essa sabedoria, esse conhecimento do que é a vida. São eles que nos ensinam algo novo, os velhos! São eles que parecendo que desistem da vida acabam por nos dar grandes lições de humanidade.

Respeitar os mais velhos é respeitar a vida. Eles são a voz da experiência e com certeza, sabem muito mais que nós.

São uma fonte interminável de sabedoria e sempre uma companhia agradável. Ouçam suas histórias, com certeza, irão aprender muito.

A experiência que levam é algo que sempre devemos respeitar. Acredite, eles sabem muito sobre a vida e com certeza, temos muito o que aprender com estas pessoas incríveis!

Envelhecer é a melhor coisa do mundo porque ganhamos sabedoria, conhecimento e uma calma maior e natural de todas as coisas.

Envelhecer não é ficar mais debilitado, mas sim ganhar uma consistência e até experiência que não seria possível sem o avançar da idade.

É por isso que respeito todas as aquelas pessoas que a sociedade decidiu chamar de velhos ou idosos.

Eles não precisam de rótulos ou títulos, mas se tiverem de ter algum, pois que seja “sábios” ou “conhecedores da vida”.

Eles merecem toda nossa atenção e consideração pois foram eles que prepararam o mundo que temos hoje.

A eles eu deixo um agradecimento eterno e uma palavra de homenagem. Tenho muito prazer em compartilhar meus dias com vocês!

Se hoje damos valor para as coisas que temos ou mesmo por sermos quem somos, devemos agradecer pelas experiências e perseverança das pessoas que vieram antes de nós e tornaram tudo isso possível.

Por trás de cada idoso há uma história que nos leva a conhecer melhor o lugar onde moramos, a cultura de um povo ou lições que, por mais que venham do passado, nos ajudam a construir o futuro.

Parabéns para as pessoas que há gerações vêm fazendo do mundo um lugar mais interessante. Agradeço por tudo que fizeram e pelas lições que ainda nos dão.

Abençoados são aqueles que compreendem meus passos vacilantes, e minhas mãos que tremem. Abençoados são aqueles que discretamente olham para outro lado quando eu derramo meu café na mesa.

Abençoados são aqueles que sabem que preciso me esforçar para ouvir e, muitas vezes, para apreender o que dizem. Abençoados são aqueles que sabem que meus olhos são embaçados.

Abençoados são aqueles que respeitam meu sono diurno frente à televisão ou minha insônia descontrolada. Abençoados são aqueles que percebem quando ajudar é necessário ou não, e quando necessito ser estimulado para preservar minha autoestima.

Abençoados são aqueles que nunca dizem: "Você já contou esta história duas, três, quatro vezes..." e me escutam pacientemente como se fosse a primeira vez. Abençoados são aqueles que me aceitam e me respeitam como sou agora e também como fui no passado.

Abençoados são aqueles que não têm preconceitos, que admiram o belo e o feio. Abençoados são aqueles que sabem como trazer de volta boas lembranças de outrora.

Abençoados são aqueles que me poupam de preocupações e problemas desnecessários; vocês ainda têm tempo para muitas resoluções. Abençoados são aqueles que me cedem alguns minutos de seu atarefado dia para uma rápida conversa.

Abençoados são aqueles que, mesmo apressadamente, dizem: "Olá, tudo bem?". Ou apenas para mim sorriem. Eu entendo. Abençoados são aqueles que afagam levemente meus cabelos brancos ou minha cabeça calva.

Abençoados são aqueles que fitam meus olhos, tantas vezes à procura de um simples olhar amigo, quando eu, aparentemente, não mais me comunico ou pareço insensível ou "desligado". Abençoados são aqueles que percebem que eu ainda vivo, que eu ainda tenho sentimentos e emoções.

Abençoados são aqueles que entendem que ainda sou capaz de compreender e sentir o amor e a rejeição, a justiça e a injustiça, a sinceridade e a falsidade, o altruísmo e o egoísmo, a alegria e a tristeza.

Abençoados são aqueles que, quando eu partir, lembrarão de mim com carinho, amor e alegria. Abençoados são os amigos dos idosos!

Tenho muito orgulho em ver como, depois de todos esses anos, você ainda tem tanta energia e disposição para encarar tudo que lhe aparece pela frente. Você é a prova de que idade é uma questão de estado de espírito.

Você tem sempre um sorriso no rosto, muito bom humor para não se chatear com bobagens e sabedoria e calma para transmitir lições de vida. Mais que um grande exemplo você é um modelo que todos deveriam seguir.

Espero que você continue sendo essa pessoa que todos têm tanto prazer em conviver e ter sempre por perto por mais muitos anos.

Bem Aventurados são aqueles que mostram compreensão quando meus passos são incertos e minha mão treme.
Bem Aventurados os que compreendem que meus ouvidos nem tudo podem ouvir.
Bem Aventurados aqueles que aceitam que não enchergo bem e não posso acompanha-los.
Bem Aventurados aqueles que fingem não notarque derrubo e sujo coisas na mesa.
Bem Aventurados aqueles que param um momento para bater um papinho comigo.
Bem Aventurados aqueles que nunca dizem: - Você já contou isso...
Bem Aventurados aqueles que me deixam contar coisas do passado.
Bem Aventurados aqueles que fazem sentir que me amam, que não estou sozinho.
Bem Aventurados aqueles que me respeitam quando tenho dificuldade em carrgar minha cruz.
Bem Aventurados os que me ajudam por sua bondade a encontrar o caminho para o Pai Bondoso.

Algo que aprendi na minha vida e levo sempre comigo é o respeito aos mais velhos. Devemos sempre honrar a sua idade, sua experiência de vida e devemos sempre ouvir seus conselhos, afinal, eles sabem muito mais do que nós.

Eu tive a sorte de conhecer pessoas mais velhas incríveis que me ensinaram muito e agradeço muito por isso. O respeito deve ser a todos. Se aprendermos a ouvir os idosos, tenho certeza que podemos aprender muito.

Vocês carregam a sabedoria no olhar, a bondade no coração. Idosos, velhos, não interessa a categoria, mas sim quem são na verdade. A quem já viveu tanto eu deixo minha homenagem, minha palavra de aconchego.

A idade é como uma certificação de qualidade. Claro que nem sempre escolhemos os melhores caminhos, mas enquanto tivermos coragem para escolher, vamos vivendo a vida do nosso jeito. E isso é de louvar a quem viveu tanto na busca das melhores opções.

Lembrem-se que a juventude não carece da idade, cada um pode decidir ser jovem a vida inteira. É a pessoas assim que não acreditam na velhice que eu agradeço do fundo do meu coração pelo exemplo, pela determinação. Quem viveu muito tempo sem se deixar envelhecer merece toda minha admiração.

Nunca devemos nos esquecer de tratar bem os mais velhos. Eles nos ensinam diariamente tudo que sabem sobre a vida. Por isso, mais do que respeito devemos a eles toda a gratidão.

Cuide das pessoas idosas que fazem parte da sua vida. Eles merecem nosso carinho, nossa empatia e todo o amor que podemos oferecer. Seja gentil e tenha paciência, afinal, eles merecem respeito e compaixão.

Nossa união e nossa gentileza é necessária para proteger aqueles que são mais velhos. Nunca se esqueçam que vocês vão envelhecer e precisar de ajuda, por isso, enquanto você é jovem e tem energia, auxilie quem mais precisa.

Ofereça ajuda, seja gentil e mantenha sempre o respeito. É isso que devemos aos idosos.

Acordar é maravilhoso, ter mais um dia para viver, aventuras para experimentar. Quando somos mais velhos receamos que esse acordar não se repita. É normal, mas temos de pensar positivamente e acreditar que a hora do adeus não avisa quando chega.

A vida é uma constante incerteza e todos somos surpreendidos. Todos, sem exceção, mas de uma coisa eu tenho certeza: a sabedoria dos idosos torna-os mais seguros e capazes de reagirem ao medo e outras adversidades com confiança e alguma leveza.

Viver é maravilhoso e ninguém sabe quando nossa aventura termina. É exatamente por isso que devemos agarrá-la com unhas e dentes.

Os idosos não são fracos, são fortes, experientes, mas precisam de nós. Não hesite em ajudar, em oferecer qualquer tipo de auxílio.

Aproveite para escutar o que eles têm para dizer. A vida ensina com o tempo e eles passaram anos aprendendo de tudo.

Sempre há espaço para aprender e para ajudar.

As pessoas são todas diferentes e ao mesmo tempo todas iguais, mas algumas são ainda mais especiais. Vocês, idosos lindos do meu país, são meu orgulho! Tenho uma admiração profunda por quem já viveu mais tempo que eu e se mantém jovem, realizado, em paz. Não existem velhos, mas sim seres humanos mais experientes, sábios e conhecedores. Essas pessoas são vocês!

Eu não gosto da palavra “idoso” e talvez nem gosto da palavra “velho”, prefiro sempre sábio, conhecedor ou eterno. Pessoas mais velhas são a sabedoria do mundo.

É tão gratificante escutar as histórias que têm para contar, as risadas que surgem sem pensar, o olhar antigo de quem já conheceu tanta vida. É bom demais respirar o mesmo ar que eles e elas.

Eu amo conviver com quem mora aqui há mais tempo que eu. É mega divertido conversar com quem tem outro jeito de falar, com pessoas que enxergam a vida com outra profundidade.

Eles e elas não são velhos nem idosos.
Elas e elas são maravilhosos!