Mensagens de Inveja


Invejar e fofocar sobre a vida alheia não são apenas atos feios e vergonhosos, mas caraterísticas de pessoas mesquinhas, pequenas, infelizes e desinteressantes.

Quando alguém sente inveja ou espalha maledicência sobre outra pessoa, logo se percebe que o invejoso e fofoqueiro se acha inferior. Por isso ele tenta esconder esse fato espalhando mentiras e tentando destruir a vida de quem pensa ser superior, seja a que nível for.

A essas pessoas mesquinhas e traiçoeiras eu aconselho introspeção e mais valorização pessoal. Lamento que se sintam inferiores e apenas consigam sentir felicidade tentando destruir a vida daqueles que eles pensam que são mais felizes e realizados. Mas tenho uma informação importante para vocês: felicidade não se alcança assim!

Pessoas felizes têm sentimentos bons dentro de si, e pelos outros espalham também essa felicidade. E isso nem sempre nasce com a pessoa, mas também se treina. Eduque seu coração e mente para o bem, para o amor, para a amizade, e será muito mais feliz!

A inveja provoca a cegueira e desperta a ganância. Conta-se que um dia a inveja e a ganância passeavam de mãos dadas. De repente tropeçaram numa lâmpada maravilhosa e de lá saiu um gênio.
Ele foi logo perguntando:
- Quem são vocês?
A inveja bateu no peito e disse:
- Sou a inveja. Estou caminhando com minha amiga ganância.
E o gênio pergunta?
- Quem é a mais velha, você ou a ganância?
- Eu, disse a inveja, eu nasci primeiro.
E o gênio virou-se para a inveja e disse:
- Você pode pedir tudo o que você quiser. Entendeu? Tudo. Só que eu darei em dobro para a ganância aquilo que você pedir.
A inveja pensou, pensou, pensou e disse:
- Fura um olho meu.

Muita gente perde ótimas oportunidades pela vida afora porque fica o tempo todo contabilizando o que o outro tem. Fica imaginando um jeito de prejudicar, explorar, de tomar, de se comparar.

O invejoso não é só invejoso! É fingido também. Para não despertar tanta inveja nos outros, evite contar suas vitórias retumbantes, conte suas lutas diárias! O invejoso ficará mais aliviado com suas dores na sobrevivência. Há um ditado popular que diz: "Não grite sua felicidade tão alto, a inveja tem sono leve.”

Não dê relatório do seu patrimônio financeiro nem cultural, seja simples. Inveja de rico talvez seja pior do que inveja de pobre. O rico finge que não viu e sofre, porque você conseguiu o seu charme. Aí começa a esnobar, contar vantagem. Fantasia-se para o carnaval social e vai cheio de brilhos e paetês na comissão de frente! O pobre não disfarça, vê e sofre, empina o nariz, cultiva complexos. Ambos perturbam, desgastam, estressam.

Comece agora mesmo um novo jeito de viver! Nunca compare o que você tem hoje com o que o outro tem. Compare o que você tem hoje com o que você não tinha ontem.

Nunca olhe para as conquistas alheias e se esqueça das suas. Nunca finja que não viu os talentos, dons e virtudes do outro. Comece agora a treinar para elogiar o próximo vitorioso. Planeje sua vida para melhorar, pelo menos, 1% todo dia.

Tire a lupa de cima dos defeitos e erros do seu vizinho, do amigo, do colega de trabalho. Faça um balanço diário, com avaliação de suas atitudes por onde você caminha e influencia.

(Ivone Boechat)

As pessoas humildes são as mais fortes, porque elas sabem que ainda precisam aprender muito, lutar muito, estudar muito, suar muito para conseguir alcançar o que desejam.

O humilde não se vangloria quando conquista uma vitória, pois ele sabe que fazer isso é deixar a porta aberta para a inveja e para o fracasso.

Viver de forma humilde é a maneira mais sábia de todas, porque a humildade nos ensina a aceitar os altos e baixos da vida, e que na realidade, apesar de todas as diferenças, ninguém é melhor do que ninguém.

Tem gente que não sabe ser feliz, que fica olhando os outros e o que é dos outros pelo canto do olho. Tem gente que veste sorriso falso, só fala palavra venenosa e tem o coração, não vermelho, mas verde de inveja.

Infelizmente todos nós já tivemos o azar de encontrar pessoas assim, pessoas que ao invés de ficar feliz com a conquista alheia, se sente diminuída por ela. O melhor a fazer é se afastar de gente que apenas carrega inveja e infelicidade no coração, desejando o melhor para essa pessoa, e que ela encontre o caminho da humildade e da gratidão.

É incrível como em todos os lugares encontramos pessoas que se sentem frustradas com as conquistas dos outros. Gente invejosa que não se preocupa em dar o seu melhor, mas sim em invejar quem se esforça honestamente.

Não existe forma de evitar essa inveja tão destrutiva. Por isso, o melhor é mesmo lutarmos pelos nossos sonhos sem receio do que os outros vão pensar, até porque a opinião alheia em nada contribuirá para a nossa felicidade.

Pai eu venho pedir em oração que o Senhor tire a inveja dos meus caminhos, não tire as pessoas, mas a inveja das pessoas, ou até mesmo minha, se porventura sem saber estou com esse mal.

Nesta hora vou usar a autoridade que o Senhor me deu pela fé! E digo a todo o mal que tenta se infiltrar em minha vida através de uma inveja! Saia agora! Em nome de Jesus!

Inveja sai agora! A inveja que tenta me fazer andar para trás! Trazendo, amarração, tristeza, e até mesmo doenças!

Inveja eu digo a você, vai embora! Agora dos meus caminhos! Em nome de Jesus Cristo! Desde, já Pai, muito obrigado pela graça alcançada através desta oração!

Amém, e Amém!

(Pr. André Clébio)
(Oração do Dia)

A inveja vive no coração de muita gente. Às vezes parece até natural sentir essa ponta de inveja, mas ceder-lhe à tentação será a mais terrível das ações, pois trará grande pesar ao seu coração.

A inveja corrompe o olhar e o juízo dos que a carregam todos os dias no coração. Ela impede a felicidade e impossibilita o invejoso de enxergar todas as maravilhas que existem na sua vida. Se alguma vez começar sentindo essa pontada, lute com todas as suas forças, pois os invejosos nunca serão plenamente felizes!

A inveja está por todo lado. Parece uma doença contagiosa cada vez mais comum. As pessoas preferem criticar o seu próximo, em vez de estarem concentradas na sua própria vida. Pior que isso, os invejosos já não conseguem sequer observar em silêncio e sentem sempre necessidade de fofoca..

Não vou perder mais tempo me preocupando com o que falam de mim. A inveja que permaneça com quem a tem, que eu seguirei meu caminho sem dar justificações.

Hoje, para tristeza de todas as pessoas invejosas que tenho à minha volta, acordei mais linda que nunca. Vou perceber perfeitamente se alguns olhares se focarem em mim e talvez tolere aqueles comentários depreciativos que habitualmente fazem.

Não é presunção, minhas queridas, mas sim compreensão. Acredito que a inveja é a melhor arma para quem não consegue fazer melhor. E analisando bem todas as circunstâncias, é provável que existam verdadeiros motivos para vocês me odiarem tanto assim.

Não existe nada pior que alguém invejoso. Infelizmente a inveja parece estar se propagando como se de uma doença contagiosa se tratasse. São poucas as pessoas que se alegram com o sucesso dos outros. O seu egocentrismo faz com que elas coloquem seus interesses acima de tudo e todos.

O invejoso quer ser sempre o melhor, não por mérito próprio, mas por tentar rebaixar o que os outros fazem. É por isso que quem tem essa característica nunca passará de um fracassado que vive querendo a infelicidade de quem está à sua volta.

Os invejosos vivem de pensamentos depreciativos sobre os outros e tentam denegrir as virtudes daqueles que os rodeiam, mas a única coisa que conseguem é provarem a sua incapacidade de fazer melhor.

É fácil apontar o dedo, mas difícil encontrar um caminho alternativo. Quem inveja nunca crescerá nem conquistará nada de especial, pois os verdadeiros vencedores não ficam olhando os outros. Os grandes conquistadores sabem qual é o rumo a seguir e se concentram unicamente nisso.

No amor de verdade, não existe inveja, não há espaço para crueldade, e avareza é monstro feroz! Torço por seu sucesso a todos os níveis. Não encontro paz se você estiver triste, desanimado. É por isso que não entendo tanto ciúme com meu sucesso profissional, amor!

Sempre fui uma esposa dedicada à família, nunca permiti que seu bem-estar ficasse em segundo plano. É injusto você ser tão invejoso com a posição que ocupo em meu trabalho! Desejo que você enxergue que minha realização é saúde para nosso lar. Beijo.

Elas são piores que cascavel, mais ferozes que ratel e não vale a palavra se não estiver escrito em papel. Elas são maldosas – essas amigas invejosas, e são atentas à desgraça da amiga.

E riem em segredo, cabisbaixas. Desesperam por atenção que nunca chega, porque a inveja é semear mal uma colheita que é exemplo. Amigas invejosas não são amigas, são piores que inimigas!

A inveja é o animal mais feroz que existe! Ela machuca; ela morde, ela deixa marca e retira o dom do sorriso perante a vida.

Amigas! Amigas invejosas, por que não descobrem o amor-próprio? A auto-estima? Por que motivo não se alegram com a alegria das outras pessoas? Vocês vão ser melhores pessoas no dia que se amarem e amarem os outros sem preconceito, sem inveja! Mudem, sejam melhores!

Para quem luta e alcança seus objetivos, para quem sabe muito bem o que quer da vida e para quem consegue fazer as coisas do jeito certo, existe uma realidade que terá sempre que ser enfrentada: os comentários negativos dos invejosos e fofoqueiros.

Contudo, esses que preferem criticar, em vez de fazer melhor, não contribuem nem para o seu próprio sucesso. Por isso, ignore quem age dessa forma. Faça da sua vitória a melhor resposta contra essas pessoas.

Pessoas invejosas, mesquinhas e más há em todo lugar, e o local de trabalho não é exceção. Às vezes de forma declarada, maioria das vezes de forma discreta, há sempre quem inveje o sucesso de outros.

Mas se você tem que lidar com pessoas assim todos os dias no seu trabalho, o melhor é não dar relevância. Dê o seu melhor sempre, todos os dias, sem se importar com o que dizem ou pensam os demais, pois apenas o trabalho duro merece recompensa.

Essas pessoas que ficam falando ou conspirando nas suas costas são infelizes e frustradas, pois ao contrário de você não trabalham as capacidades que possam ter, nem lutam por aquilo que desejam com dedicação e honestidade.

Aprendi muito com a inveja! Não a minha, porque felizmente só conheço a soberba alheia, mas a das falsas amigas que se cruzaram comigo ao longo da minha vida.

É triste; é muito triste confiar e perder essa confiança um dia. É que em todo tipo de relacionamento você acaba por se entregar. E é aí que você conhece verdadeiramente as pessoas que estão do seu lado.

Mas todas as pessoas que erraram comigo acabaram ensinando algo muito importante: não devemos desistir de ser felizes e jamais podemos jogar fora a oportunidade de arriscar conhecer alguém. Esse alguém pode ser diferente, pode ser uma pessoa melhor!

Infelizmente a inveja é algo muito comum, e também no local de trabalho ela aparece, pois tem o péssimo hábito de incomodar seja em que circunstâncias for.

Pessoas mesquinhas invejam por tudo e por nada, mas principalmente quando o sucesso bate na porta de alguém. Então se você sofre com a inveja no trabalho é porque está se dando bem. Mas não permita que isso incomode ou desestabilize você ou sua paz.

Seja mais forte e melhor que essa gente e ignore. Continue se concentrando no trabalho, dando o exemplo e talvez eles percebam que a única forma de alcançar o sucesso é através do trabalho duro, e não de fofocas e invejas.

Sei que sou diferente, especial. Sei até que tenho um jeito que cativa qualquer pessoa. E acho que é por isso que atraio tantas invejosas.

Será que não conseguem viver com o que têm e com o que são? É preciso se tornarem em recalcadas cheias de raiva? Eu jamais vou mudar minha forma de agir, meu jeito de enxergar a vida e os outros.

Eu sou como sou e quem não gostar pode criticar nas minhas costas ou simplesmente ignorar. Mas por favor, não me incomodem! Beijo para todas as invejosas!

É quando estamos de bem com a vida que surgem os invejosos e as pessoas que não conseguem encarar bem nosso sucesso. O ponto favorável é que é precisamente nessa fase que estamos mais indiferentes a tudo que falam de nós.

Não vou perder tempo me preocupando com quem não gosta de mim, se posso me ocupar com meus planos, sonhos e com tudo que atualmente me faz bem. Nada nem ninguém será capaz de estragar a minha felicidade.

O mundo inteiro pode falar mal de mim e as pessoas podem me criticar nas minhas costas que eu nunca mudarei aquilo que sou e continuarei agindo normalmente no meu dia a dia.

Aprendi que quem é invejoso nunca o deixará de ser e que quem quer o pior para mim nunca o mostrará na minha cara. Por isso, o melhor é continuar sendo quem sou e ser feliz do jeito que eu quero ser.

A inveja é um sentimento cada vez mais frequente e não é difícil imaginar o motivo. Hoje em dia, as pessoas não se contentam com aquilo que têm, e na sua frustração começam a desejar aquilo que não lhes pertence.

É ridículo que haja quem perca tempo desejando o mal para os outros quando na verdade poderiam investir esse valioso recurso tentando fazer algo de positivo e construtivo. É o mundo onde vivemos que, infelizmente, caminha a cada dia para pior.

Eu consigo enfrentar todo tipo problemas, todo gênero de fraquezas e defeitos meus e das outras pessoas. Consigo ultrapassar tudo, menos uma coisa: a inveja.

E eu sei que você não está sendo transparente comigo e isso é injusto! Somos colegas de trabalho, deveríamos respeitar o que somos e quem somos, mas a sua inveja estraga tudo.

Eu não nasci ontem, sabe? Eu reconheço o pior de cada pessoa rapidamente. Mas não se preocupe: vou continuar com a minha postura profissional. E nada mais posso prometer.

Eu sei o que você está passando! Não é fácil. É duro, difícil de aceitar! Toda essa inveja de que você está sendo alvo é sinal que as pessoas são capazes de todas as proezas, minha amiga.

Você tem tanto de maravilhoso que há sempre alguém com alergia ao sucesso e à felicidade alheia! Na verdade, nem todas as pessoas são capazes de sorrir perante seu sorriso, sua alegria. Isso é triste, mas é a vida real. Levante a cabeça e prossiga seu caminho sem olhar para ciúme ou inveja. Beijo!

O homem que não tiver virtude própria sempre invejará a virtude dos outros. A razão disso é que a alma humana se nutre do bem próprio ou do mal alheio, e aquela que carece de um, aspira a obter o outro, e aquele que está longe de esperar obter méritos de outrem, procurará se nivelar com ele, destruindo a sua fortuna.
As pessoas que são curiosas e indiscretas são geralmente invejosas; porque conhecer muito a respeito da vida alheia não pode resultar do que concerne os próprios negócios. Isso deve provir, portanto, de tomar uma espécie de prazer teatral a admirar a fortuna dos outros. Aliás, quem não se ocupa senão dos próprios negócios não encontra matéria para invejas. Porque a inveja é uma paixão calaceira, isto é, passeia pelas ruas e não fica em casa.

(Francis Bacon)

Não se incomode com quem fala mal de você. As pessoas têm o hábito de criticar tudo que invejam e isso é apenas fruto das suas frustrações.

Continue sendo quem você é, erguendo sempre a cabeça e demonstrando sua autoconfiança. Se às vezes surgirem comentários negativos orgulhe-se disso, pois significa que você consegue ser diferente e bem melhor que todo mundo que permanece vulgar.

Vivo de bem com a vida o suficiente para não me preocupar minimamente com as fofocas das pessoas invejas. Sei que elas agem dessa forma apenas por frustração e isso só me dá pena, na verdade.

Digam o que disserem e independentemente das críticas que fizerem eu continuarei sendo quem sou. Talvez isso custe muito a todos os falsos que tentam denegrir minha imagem, mas pode ser que ao olharem para mim aprendam alguma coisa do meu caráter.

Meu trabalho é minha segunda casa. Acontece que tenho compartilhado essa residência com pessoas mesquinhas, ciumentas e invejosas! Todas deveríamos ser amigas, sabem?

Na verdade, vocês não conhecem amizade verdadeira, mas no mínimo poderíamos ser colegas. Mas não! Vocês preferem fazer guerra! Criticar é a prioridade. Mas será que não percebem que essa inveja não machuca? Essa inveja só demonstra minha importância!

Perda de tempo
esforço a mais, em vão,
vendavais...
ódio mudo
contra-mão,
vento
que derruba tudo
ao chão.

Inveja é
luta desperdiçada
que arrebata o próprio vigor,
impedindo momentos
risonhos...amor.
A inveja puxa a vida
pra trás,
deturpa, divide,
produz tormentos,
ativa a ferida,
ainda mais,
acende lamentos,
tira a paz.

(Ivone Boechat)

Não se incomode com as pessoas que a invejam. Tente em vez disso ser compreensiva, pois estamos falando de seres infelizes que sonham apenas ser um pouco daquilo que você é.

Quem não tem capacidades para se afirmar, recorre sempre à crítica e à fofoquice. Você só tem que encarar isso com a maior das naturalidades e deixar que as invejosas fiquem remoendo as suas frustrações.