Mensagens de Justiça

O homem honroso dá atenção especial a nove coisas. Se dedica a ver bem o que olha, a ouvir bem o que escuta; cuida para ter uma aparência afável, para ter uma atitude deferente, para ser sincero nas suas palavras, para ser diligente nas suas ações; no meio das suas dúvidas, tem o cuidado de interrogar; quando está descontente, pensa nas consequências desastrosas da cólera; frente a um bem a obter, ele se lembra da justiça.
(...) Buscar o bem, como se temêssemos não conseguir alcançá-lo; evitar o mal, como se tivéssemos enfiado a mão na água fervente; é um princípio que eu vi ser posto em prática e que aprendi. Viver isolado na busca do seu ideal, praticar a justiça, a fim de realizar a sua Via, é um princípio que aprendi, mas ainda não vi ninguém segui-lo.

(Confúcio)
(Citador)

Depois de tantos anos continuamos caminhando de mãos dadas, e rindo como loucos de brincadeiras ridículas. Continuamos nos deslumbrando no olhar um do outro, e sentindo o coração disparar sem razão.

Meu amor, minha esposa, feliz dia dos namorados, pois também nós somos e para sempre seremos namorados!

Se depois de tantos anos o sentimento que nos une continua ardente e crescendo, é justo acreditar que assim será para sempre.

Eu te amo! Hoje como antes, mas amanhã sei que vou amar mais ainda!

Morre lentamente
Quem não viaja,
Quem não lê,
Quem não ouve música,
Quem não encontra graça em si mesmo

Morre lentamente
Quem destrói seu amor próprio,
Quem não se deixa ajudar.

Morre lentamente
Quem se transforma em escravo do hábito
Repetindo todos os dias os mesmos trajeto,
Quem não muda de marca,
Não se arrisca a vestir uma nova cor ou
Não conversa com quem não conhece.

Morre lentamente
Quem evita uma paixão e seu redemoinho de emoções, Justamente as que resgatam o brilho dos
Olhos e os corações aos tropeços.

Morre lentamente
Quem não vira a mesa quando está infeliz
Com o seu trabalho, ou amor,
Quem não arrisca o certo pelo incerto
Para ir atrás de um sonho,
Quem não se permite, pelo menos uma vez na vida, Fugir dos conselhos sensatos...

Viva hoje !
Arrisque hoje !
Faça hoje !
Não se deixe morrer lentamente !

NÃO SE ESQUEÇA DE SER FELIZ

(Martha Medeiros)

Como posso ficar calado se ao estar ao seu lado sinto um aperto no peito? Como posso ficar quieto se ao pensar em você voo para fora do universo? O mais justo é deixar o coração falar, expressar o que me vai na alma para que perceba a importância que tudo isto tem para mim.

Eu me apaixonei por você de um jeito único e muito especial. Não é apenas sua beleza que me cativa, mas também a forma doce como fala e sorri. Sinto que ao seu lado consigo ser uma pessoa melhor e que juntos poderemos escrever uma maravilhosa história que o mundo nunca conheceu. Aceita namorar comigo?

Sabe qual o principal motivo dessa dura e cicatrizante perseguição que você sofre e suporta dia após dia? A verdadeira razão desse fardo é sua firme e inabalável integridade. Ninguém oprime desistentes e tampouco se escarnece dos indecisos. Mas daqueles que continuam de pé após a tempestade, dos que cambaleiam mas nunca acabam por cair, muitos olham, invejam e desejam o mal. Você tem sido um verdadeiro exemplo de superação e esforço. Tem agarrado suas convicções com todas as forças que encontra, mostrando para o mundo que não pensa desistir.

Como humanos que somos, por vezes nos afogamos em desânimo. É difícil viver neste mundo cruel. Mas nunca deixe que a tristeza faça você questionar seus propósitos. Continue no seu caminho porque justiça por vezes tarda, mas sempre acaba por chegar. Nunca baixe seus braços em qualquer circunstância. Lute sempre como um guerreiro e o tempo trará sua nobre vitória.

Você foi, é e sempre será o maior exemplo de amor que algum dia conheci na vida. Neste dia dos pais eu quero lhe desejar a jornada mais linda de todas, porque você é mãe e é pai ao mesmo tempo e merece ser feliz!

Eu a amo profundamente! Não há um só momento em duvide do meu sentimento. Tudo que me proporcionou, todas as coisas lindas que me ofereceu, tudo, tudo isso está gravado na minha memória.

Saiba também que é a minha inspiração número um. Não é qualquer pessoa que tem a força e a dedicação que você tem, mesmo no meio de grandes tempestades.

Mãe, esta é minha homenagem. Eu a adoro e torço pelo seu bem-estar todos os dias! Nunca deixe de ser assim, uma autêntica guerreira da justiça e do amor. Feliz Dia dos Pais, mamãe!

Todos sabemos que aqueles a quem mais amamos, que aqueles que mais nos amam, são os que mais facilmente e com mais frequência feriremos, e os que com maior violência nos atingirão, mesmo não existindo intenção ou consciência disso.

Faz parte de amar e ser amado, faz parte de viver, assim como reconhecer o mal que se faz e se arrepender dele. É justamente isso que eu sinto, arrependimento pelo que fiz ao meu namorado, à pessoa que tanto amo, a você.

Me perdoe, por favor! A intenção nunca foi magoar você, e dói ainda mais pensar que o fiz. O castigo maior é a consciência do erro e o impacto dele na pessoa que amamos, é punição suficiente. Por isso me desculpe, pois já estou sofrendo por isso, e pelo muito que me arrependo de tudo!

O aprendiz buscou o orientador e clamou, agoniado:

- Amigo querido, por que a contradição em que me vejo? Vivia tranquilo, quando adquiria fé. Depois de instalar a fé no coração, o sofrimento apareceu em minha vida. Se acumulei tanta confiança na Divina Providência, qual a razão pela qual tantas tribulações me acompanham? Momentos surgem, nos quais me sinto em doloroso desespero. Por que tamanho contra-senso?

O interpelado, entretanto, respondeu sem hesitar:

- Filho, não te revoltes. A Lei do Senhor é justiça e misericórdia. O Pai Todo-Sábio não podia livrar-te da provação, mas não podes negar que a Infinita Bondade te amparou com o apoio oportuno, a fim de que atravesses as tempestades de hoje com o agasalho preciso.

Hoje se completam dois anos desde que começamos a namorar, e eu posso dizer com justiça que estes foram os dois anos mais felizes da minha vida. Você trouxe cores, alegrias e sabores para o meu mundo que eu nem suspeitava que existissem.

Você deu um novo significado a palavras que eu apenas conhecia, mas nunca sentira realmente. Hoje sei o que é sentir saudades, o que é desejar, admirar e respeitar outra pessoa como se fosse eu. Mas principalmente hoje sei e entendo o que é o amor, o que é amar e receber amor.

Hoje sei também que quero ficar ao seu lado eternamente, pois não existe felicidade longe de você, e tudo perde o sentido quando não tenho você ao lado. Eu te amo!

Sempre estamos à procura de justificativas para tudo que acontece na nossa vida. Nos esbarramos constantemente por muitos porquês, mas o problema é que as respostas para alguns deles são muito difíceis de obter.

É por isso que algumas pessoas têm a necessidade de acreditar que existe uma força maior, uma energia que pode influenciar a nossa vida, mesmo que a atuação desta força não seja muito bem compreendida.

Independentemente de religião, ou do nome que se dá a esta força maior, sentir a presença dela pode ser algo confuso para uns, mas indispensável e maravilhoso para outros. Quer chame Deus, Oxalá ou Guaraci, imaginar que não somos o centro do mundo pode nos trazer muitos benefícios, mas como tudo nesta vida, esta certeza também deve estar sempre em equilíbrio.

Talvez não devêssemos justificar tudo como um ato divino, nem também excluir totalmente a possibilidade de que esta força realmente existe. Na verdade mesmo, a nossa crença deve ser tida como algo privativo, mas livre de ser discutível, ninguém precisa ser dono da verdade absoluta, apenas ser feliz com aquilo que acredita.

Você sabe como os últimos tempos têm sido difíceis para mim. No entanto, sabe isso, não pelo que ouviu dizer, mas porque esteve sempre por perto. Desde o início, você foi manifestando sua preocupação e sempre se mostrou disponível para ajudar no que fosse necessário.

Quero agradecer muito pelo seu apoio. As suas palavras e os seus justos ficarão eternamente guardados em meu coração!

Não tem como caminhar na estrada da vida sem errar, sem cometer injustiça, sem falhar! Todo mundo conhece o fracasso de suas ações, de suas atitudes.

Acontece que algumas pessoas aprendem a não repetir suas falhas e melhoram seus defeitos a cada dia que passa. E essa é a verdadeira essência de viver, de melhorar, de crescer! Ninguém é perfeito, mas todos podemos alcançar nossa própria perfeição!

Nem sei bem como começar esta mensagem, porque eu gostaria de falar, em poucas palavras, sobre tudo o que há de belo e bom no mundo para ser usufruído por uma menina que completa 15 anos.

Por outro lado, gostaria de dizer também que apesar da importância desta data, ela é apenas um marco cronológico e que, de agora em diante, cada vez mais coisas boas e belas se descortinarão para você.

Você é uma criatura muito doce e querida. É sempre bom estar perto de você, sentir a sua alegria, a sua jovialidade, ver o seu sorriso transbordante de esperança e contentamento, o seu olhar brilhante e sonhador.

É sempre bom sentir o vento a balançar os seus cabelos, pois quando estou perto de você, tenho a sensação de que todas as estações são iguais à Primavera, porque me parece que no seu peito bate um coração nobre e delicado como a mais rara das flores.

Que esse seu coraçãozinho - que já trabalha há quinze anos! - se fortaleça a cada dia, a cada dificuldade que enfrentar, e que você continue a espalhar pelo mundo apenas o amor, a justiça e a esperança. Tudo o que é belo na vida!

Sou força; sou amor; sou carne vencedora; sou determinação. Sou mulher! Carrego no peito todos os sonhos que existem. Vivo com uma sede de justiça, de luta contra preconceito e falsidade e traição.

Sou mulher, sou orgulho, sou admiração e farei tudo para vencer meus fantasmas. Sou lágrima e sou risada igual todo mundo. Sou mulher, sou açúcar, sou pimenta, sou mulher. A todas as mulheres um agradecimento profundo.

Você é uma das pessoas mais fortes que existem. Eu conheço sua força e determinação. É por isso que garanto que sua situação vai melhorar. Não é justo que essa tristeza não vá embora.

Mas vamos arrumar um jeito de ultrapassar seus problemas. Você só precisa encontrar a força e a coragem que você sempre teve e lutar, lutar, lutar até voltar a ser feliz.

Vivemos em uma sociedade que releva a importância da raiva e a beleza da vingança. Vemos isso nos filmes, na televisão, em videogames. A raiva é um veneno que desperta o animal em nós, os instintos primitivos que estão acorrentados no nosso coração.

Apesar disso, eu acredito que não é errado sentir raiva. Todos nós temos esse tipo de sentimento às vezes. Ter raiva ao presenciar alguma injustiça até pode ser bom. É sinal que não estamos dormentes e que a nossa bússola moral continua funcionando.

Errado é deixar que a raiva assuma o controle da tua vida e te leve para onde quiser. Porque a raiva é um péssimo motorista que só sabe o caminho para a destruição.

Então nunca deixe a raiva se apoderar de você, porque em poucos segundos ela pode destruir a sua vida e a de outras pessoas. Mas isso não significa que você deve ser passivo e deixar passar em claro as atitudes perversas dos outros.

As respostas não violentas são quase sempre mais eficazes, assim como um sussurro pode ser muito mais forte do que um grito.

Hoje você sofre, o mundo parece um lugar injusto e desagradável, mas a verdade é que amanhã tudo pode mudar. Mantenha a fé e a esperança, pois aos melhores destinos se chega pelos caminhos mais difíceis.

Tenha ânimo e coragem para superar este momento, e quando a superação chegar você verá como tudo valeu a pena. Não existe felicidade sem dor, tal como não existe dia sem noite.

A vida é feita de contrastes, é essa a beleza dela. Às vezes dói, mas depois passa e a felicidade chega. Força, você consegue!

Viver em um país com tanta injustiça e anseios por mudança, sonhar com a transformação não será suficiente para concretizar uma mudança. É preciso focar nos reais objetivos e começar a planejar dos os recursos que podem ser utilizados para tornar a concretização do propósito possível.

Infelizmente, somos cercados pela burocracia, mas isto não deve ser visto como um empecilho, apenas como um dos obstáculos que precisam ser vencidos. Se ainda for difícil compreender o funcionamento dos absurdos que vivenciamos diariamente, se informe, pesquise, entenda como o problema apareceu e se una às pessoas que compartilham do mesmo sentimento que uma mudança deve acontecer o mais rápido possível.

Não permita que o seu país permaneça para sempre numa sociedade tão desequilibrada, seja a voz daqueles que ainda não sabem que um futuro melhor ainda é possível, e dissemine a possibilidade da mudança e a torne perceptível.

Comece a despertar este sentimento na sua família e com o tempo perceberá esta luta não será enfrentada sozinha. Se conecte com outras pessoas que compartilham do mesmo pensamento, ouça outras ideias e complemente com os seus fundamentos. Ninguém muda um país sozinho, vamos nos unir para mostrar que existe um melhor caminho.

A verdadeira humildade é fator importante na vida de todo bom cristão, pois é a antítese do orgulho. Entretanto, é bom convir que humildade, nada tem a ver com humilhação. Podemos e devemos evitar que nos humilhem. O homem humilde, que não pensa em se sobressair sobre os demais, está imune a sofrer humilhações. Se contudo, souber ser humilde, entenderá perfeitamente seu ofensor e assim não sofrerá tanto. Ao invés de julgar quem o humilhou, é melhor pensar que pode ter havido justiça, pois nada não nos acontece por acaso.

Se houver a humilhação, aceitemo-nas calados, considerando que também erramos muito.

É certo também que não devemos procurar ser masoquistas ou humilhados com a finalidade de demonstrar que já somos bons e imunes às humilhações, pois isto talvez revele pretensão e orgulho disfarçado.

O homem evangelizado tem sempre viva em mente as palavras de Jesus: “Pois todo o que se exalta será humilhado e o que se humilha será exaltado” (Lc. 14:11). Essa sentença deve ser quase uma lei para todos que aspiram à libertação espiritual.

Há quem entenda por homem humilde, o pobre ou o pedinte. Puro engano. Homens ricos há, que até o ar que respiram, estão repletos de humildade. A humildade está no espírito e não nos poderes e nos bens temporais. A humildade é uma posição interior, não pode ser avaliada pelo ponto de vista econômico. Ser humilde é reconhecer nossa pequenez diante do universo e ter a consciência plena de que tudo pertence a Deus. Por tudo isto nos ensinou Jesus: “Quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva, e quem quiser ser o primeiro entre vós, será vosso servo.” (Mt 20:26-27)

Portanto, diríamos que o homem verdadeiramente humilde, é aquele que tem como norma de vida, o Evangelho de Jesus. Ser humilde é reconhecer nossa pequenez diante do universo e ter a consciência plena de que tudo pertence a Deus.

Humildade é doçura, afabilidade e benevolência. É o oposto do egoísmo.

As pilhas de uma lanterna serão um bom exemplo de trabalho humilde, pois fazem luz sem que apareçam, o mesmo acontece com as raízes de uma árvore que a alimenta e a sustenta e no entanto estão bem escondidas debaixo da terra.

Os grandes no mundo dos espíritos serão os pequenos na Terra. Quem nasceu “o maior”, pois seja “o menor” de todos porque, quem se exalta será humilhado e quem se humilhar será exaltado. Assim nos ensinou Jesus de Nazaré.

(Sergito de Souza Cavalcanti)
(Portal do Espírito)

Para Boddah

Falando como um simplório experiente que obviamente preferiria ser um efeminado, infantil e chorão. Este bilhete deve ser fácil de entender. Todas as advertências dadas nas aulas de punk rock ao longo dos anos, desde minha primeira introdução a, digamos assim, ética envolvendo independência e o abraçar de sua comunidade, provaram ser verdadeiras.

Há muitos anos eu não venho sentindo excitação ao ouvir ou fazer música, bem como ao ler ou escrever. Minha culpa por isso é indescritível em palavras. Por exemplo, quando estou atrás do palco, as luzes se apagam e o ruído ensandecido da multidão começa, nada me afeta do jeito que afetava Freddie Mercury, que costumava amar, se deliciar com o amor e adoração da multidão - o que é uma coisa que totalmente admiro e invejo.

O fato é que não consigo enganar vocês, nenhum de vocês. Simplesmente não é justo para vocês e para mim. O pior crime que posso imaginar seria enganar as pessoas sendo falso e fingindo que estou me divertindo 100 por cento. Às vezes acho que eu deveria acionar um despertador antes de entrar no palco. Tentei tudo que está em meus poderes para gostar disso (e eu gosto, Deus, acreditem-me, eu gosto, mas não o suficiente). Me agrada o fato de que eu e nós atingimos e divertimos uma porção de gente.

Devo ser um daqueles narcisistas que só dão valor as coisas quando elas se vão. Eu sou sensível demais. Preciso ficar um pouco dormente para ter de volta o entusiasmo que tinha quando criança. Em nossas últimas três turnês, tive um reconhecimento por parte de todas as pessoas que conheci pessoalmente e dos fãs de nossa música, mas eu ainda não consigo superar a frustração, a culpa e a empatia que tenho por todos.

Existe o bom em todos nós e acho que eu simplesmente amo as pessoas demais, tanto que chego a me sentir mal. O triste, sensível, insatisfeito, pisciano, pequeno homem de Jesus. Por que você simplesmente não aproveita? Eu não sei! Tenho uma esposa que é uma deusa, que transipira ambição e empatia e uma filha que me lembra demais de como eu costumava ser, cheio de amor e alegria, beijando todo mundo que encontra porque todo mundo é bom e não vai fazer mal a ela. Isto me aterroriza a ponto de eu mal conseguir funcionar. Mal posso suportar a idéia de Frances se tornando o triste, autodestrutivo e mórbido roqueiro que virei.

Eu tive muito, muito mesmo, e sou grato por isso, mas desde os sete anos de idade passei a ter ódio de todos os humanos em geral. Apenas porque parece muito fácil se relacionar e ter empatia. Apenas porque eu amo e sinto demais por todas as pessoas, eu acho. Obrigado do fundo de meu nauseado estômago queimando por suas cartas e sua peocupação ao longo dos anos. Eu sou mesmo um bebê errático e triste! Não tenho mais a paixão, então lembrem, é melhor queimar do que se apagar aos poucos. Paz, Amor, Empatia.

Frances e Courtney, estarei em seu altar. Por favor, vá em frente, Courtney, por Frances. Pela vida dela, que vai ser tão mais feliz sem mim. EU TE AMO, EU TE AMO!

(Kurt Cobain)

E quando eu penso que já vi tudo, já ouvi o pior, já senti na pele as maiores monstruosidades, eis que sempre surge alguém que me surpreende pela negativa.

De repente chega alguém para me provar quão baixo consegue ser o caráter e a maldade de um ser humano.

É cada vez mais difícil fazer prevalecer valores nobres quando existe uma sociedade que afirma que o errado é o certo, e que o certo é, afinal, o errado.

Cada vez mais me sinto um ser estranho que vai tentando sobreviver a estes dias difíceis.

Estão em vias de extinção as pessoas genuínas, as pessoas que se interessam pela felicidade dos outros, as pessoas que se dedicam em fazer algo de construtivo.

Cansei desse mundo onde a lei da sobrevivência impera, onde as pessoas são capazes do pior para pisar o seu semelhante.

Que Deus interceda por nós, que a sua justiça venha rápido, pois se tudo depender da humanidade o nosso fim certamente será trágico.

Você surgiu na minha vida como uma brisa suave que refresca o rosto. Prometeu cuidar de mim e fazer esquecer todos os meus fantasmas. Não imaginava que o que estávamos construindo era afinal algo que faria ressuscitar em mim as mágoas do passado. Foi apenas mais um homem, um amor vulgar, alguém que usou e jogou fora como se fosse um brinquedo partido.

Lamento que tenha confiado em suas mãos algo tão sensível e frágil: meu estimado coração. Estava cega. Perdidamente apaixonada por alguém que afinal era vulgar. Sinto uma grande decepção e um profundo arrependimento por cada passo que dei para que nossos caminhos se cruzassem desta forma.

Você me machucou e com certeza já esqueceu tudo, mas dentro de mim residem mágoas que infelizmente terei que carregar para sempre. Só espero que a vida reserve para nós um resultado justo por tudo aquilo que cultivamos. Pois tudo que dei foi com sinceridade, foi sempre o melhor de mim, e eu não merecia que tudo acabasse assim.

Erro não se justifica; admite-se e conserta-se.

Sou mulher e sou guerreira! Vencerei qualquer desafio porque me amo e amo o mundo e todas as pessoas e todos os animais e todas as coisas. Sou mulher guerreira porque não cedo a tentações nem a falsidades.

Lutarei com as armas do amor, da verdade e da justiça. Jamais serei vencida, porque minha guerra é comigo mesma e jamais contra outras pessoas. Sou feliz; serei feliz; sou mulher, sou guerreira.

Eu não esperava encontrar um segundo pai quando o meu casamento me juntou à sua família, mas o tempo foi ditando que você seria bem mais que um simples sogro. Hoje em dia, são raras as pessoas bondosas, generosas e justas, mas eu encontrei tudo isso em você e senti de perto todas essas qualidades.

Agradeço por ter aberto seus braços e ter feito da sua casa um lar onde também sou feliz. Todos os seus gestos e palavras estarão guardados no meu coração para sempre.

Mãe, sinto tanto sua falta! Todos os dias acordo e é você quem surge no meu pensamento, mas não consigo seu abraço; não consigo sentir seu cheio, ouvir sua voz! Você nunca deveria ter partido – não é justo!

Mas lógica e justiça são coisas que não existem na vida. Vou amar você até ao último suspiro. Somos imortais, mãe! Eu amo você!

Não imagino ter outro pai senão você! É uma sensação de orgulho quando falo do homem que você é e de tudo que representa para mim como ser humano, como pessoa.

É uma admiração constante e eterna. Se todos os filhos tivessem pais como você, o mundo seria uma espécie de irmandade onde todos seriam amigos e ninguém faria mal, mentia ou enganava. Seria um mundo de valores fortes na justiça e igualdade. E todos celebraríamos o amor! Agradeço por tudo, meu pai!

Eu adoro você, meu amor! Mas as saudades estão sempre lembrando meu coração. Você está sempre no meu pensamento. Sinto que é injusto a vida separar dois coração apaixonados, sabe?

Eu seu que em breve estaremos juntos novamente, mas até esse dia a distância foi um pouco cruel. Contudo o mais importante é que o sentimento que nos une foi mais forte que qualquer obstáculo! Eu adoro você, meu amor! Beijo.

O amor existe e está sempre dentro do seu coração. Essa é a grande dádiva do Senhor. Deus é bom, presente e o grande protetor. E é por Ele que você vencerá todos os desafios e provas de fogo.

Deus abençoa sua vida, seus dias e guia todos seus passos. Você só tem de continuar lutando por algo justo para tudo e todos. Seja feliz agora e eternamente. E nunca se esqueça que Ele estará sempre olhando por você.

Preciso abrir o jogo com você e contar o que meu coração me diz quando mais ninguém está escutando. Provavelmente será deslealdade falar sobre segredos que prometi não revelar, mas eu o farei por uma causa justa e tenho certeza que isto ficará entre nós.

Ele fala todos os dias sobre o amor que sente e dos comportamentos de quem está apaixonado. Penso que está dando a entender que nós devíamos ficar juntos. Acha que ele tem razão, ou sou eu o único a concordar com ele?