Mensagens de Perdão

Páscoa é sinônimo de comunhão, de perdão, do derradeiro e maior amor. É sinônimo de vitória, de vida, de renovação. O verdadeiro significado da Páscoa está no maior sacrifício do amor de Cristo. Na sua vitória, na sua ressurreição, devemos nos alegrar, celebrar a vida através do seu triunfo.

Páscoa é renovação, é fazer renascer com fervor em nós a fé, o amor, a paz, a fraternidade, a comunhão. Páscoa é alegria! Feliz Páscoa!

Minha querida e amada mãe,

Sei que não fui o filho que deveria ter sido ao ter magoado você com o que fiz. Me sinto um pouco envergonhado até porque uma mãe merece todo o respeito pelo que sempre dá pelos seus filhos.

Quero pedir desculpas e provar como você é uma pessoa importante para mim. Eu sou imperfeito e muitas vezes vou falhar, mas meu amor por você, nunca irá acabar.

Perdoe, ame e sinta mais; só assim viverá em paz e melhor.

Fiz uma bobagem enorme e agora coloquei em risco a nossa amizade. Por favor, me perdoe, amiga!

É muito ruim para mim perceber como agi mal. Também me causa uma dor no coração saber que minha atitude deixou você profundamente triste. Mas a verdade é que não sou eu quem está mais sofrendo e, por isso, quero lhe fazer um pedido sincero de desculpas.

Você é muito importante para mim, mesmo que os últimos tempos tenham levado você a pensar o contrário. Preciso que me perdoe e me dê uma oportunidade de mostrar que consigo ser diferente.

Nunca perca a oportunidade de aprender com uma dificuldade. Aprender geralmente é destruir uma visão e construir uma nova perspectiva

Quando alguém pára e se questiona sobre os motivos de estar enfrentando um problema, infelizmente, a maioria encontra a resposta do modo errado: culpando o outro. A culpa é do chefe, do companheiro, dos pais, do empregado.

O outro nunca é a resposta para os seus problemas. Se você não aprender com a dificuldade, vai repeti-la ao infinito. Vai trocar de emprego, de companheiro, de empregados... mas, quando perceber, trocou as pessoas e o problema continua o mesmo, e se repete.

As dificuldades são oportunidades de aprendizado, e quando perdemos essa lição a dor se torna inútil.

Para todo problema existe solução. Aliás, essa é uma definição: problema é um acontecimento sempre acompanhado de solução. Quando você não tiver uma solução, será necessário definir qual é o problema.

Você descobre que não tem dinheiro para pagar as contas. Está bem, não ter dinheiro é um problema, principalmente se os credores estão lhe cobrando e os juros aumentando. A solução certamente se inicia pelo corte de gastos, continua com uma negociação com os credores e alguma ação para ganhar mais dinheiro. No final, houve aprendizado nessa situação que parecia ter apenas um lado negativo. Você:

- Aprendeu a gastar de acordo com os seus rendimentos
- Aprendeu a ser humilde para negociar com os credores
- Aprendeu a ganhar mais

A solução sempre existe! E, na maior parte das vezes, a pessoa sabe qual é. O difícil é ter a coragem de realizá-la. Nunca perca a oportunidade de aprender com uma dificuldade. Aprender geralmente é destruir uma visão e construir uma nova perspectiva.
E, principalmente, tenha certeza de que o problema será resolvido. Se você tiver alguma dúvida, pense desta maneira: se morresse agora, qual seria a evolução do problema? Percebeu? Ele será resolvido de alguma maneira.

A única coisa que não funciona é jogar no outro a responsabilidade de suas dificuldades. O ódio bloqueia a criatividade e só piora as coisas. As pessoas que alguém chama de inimigos são os melhores mestres que a vida nos oferta por ajudar-nos a aprender as lições de crescimento. Eles nos mantêm acordados para poder evoluir. Depois que você resolve uma dificuldade, agradece a essa pessoa por ensinar-lhe uma lição. Por isso, Luís Gasparetto já falou: "Perdoar é descobrir que você não tem razão nenhuma para perdoar; é apenas viver o aprendizado. Isso só acontece quando você aproveita a oportunidade para crescer". Se carrega ódio de alguém, pense na lição que você tem a aprender e sua vida será muito melhor.

(Roberto Shinyashiki)
(UOL)

Ninguém neste mundo é capaz de nos trazer paz. A paz deve ser cultivada dentro de nós mesmos. Aprender a relevar e a perdoar é uma das mais eficazes maneiras de ter paz. Quando relevamos, deixamos de criar problemas e passamos a valorizar o que realmente importa. Quando perdoamos, aos outros e a nós mesmos, conseguimos tirar o peso da raiva, da revolta e da angústia de nossos corações.

Outra virtude que devemos cultivar se quisermos paz de espírito é a paciência. A paciência nos mostra que é preciso aceitar situações e pessoas do jeito que elas são, e não do jeito que queremos que elas sejam. Quando somos pacientes, aprendemos a aceitar e a amar e isso nos leva à paz.

A paz é uma mudança de atitude que só você pode ter. Mude de atitude, ao invés do imediatismo, cultive a paciência. Ao invés do julgamento, semeie o entendimento e a compreensão. Não queira ter razão sempre, procure conversar e estar aberto para ouvir. Escutar o outro leva a um conhecimento maior do ser humano e consequentemente de nós mesmos. Quem se conhece melhor, se entende melhor, e quando nos entendemos melhor conseguimos buscar caminhos para uma vida mais feliz, uma vida em paz.

Vamos fazer as pazes, meu bem, não deixe que essa mágoa nos consuma. Sei que você está ressentido, mas eu prometo mudar algumas de minhas atitudes.

Eu quero levar nosso amor a bom porto, mas às vezes algumas palavras nos desviam dessa rota. Me desculpe, meu querido, não é por mal! Posso nem sempre conseguir mostrar, mas você é muito importante para mim.

Hoje você está triste; que tonta que eu fui. Mas o arrependimento que agora lhe demonstro, acredite, é puramente sincero. Podemos virar esta página e recomeçar, como se fosse de novo?

É que dói sentir você distante e o silêncio entre nós deixa um vazio em minha alma. Diga algo, por favor, me garanta que está tudo bem. E se não estiver, meu amor, me diga também. Eu darei tudo por nós dois, pois não quero mais ninguém.

A chave para mudar o padrão das relações viciadas ou desgastadas, transformar a rotina e recuperar o espírito de entusiasmo e cooperação está em cultivar atitudes baseadas na espiritualidade.

- Procure em seu trabalho um sentido maior do que apenas um meio de sobrevivência.

Por menos gratificante que seja sua função, é um elo na imensa cadeia de trabalho que traz prosperidade e bem-estar coletivos.

- Identifique seus dons e habilidades.

Ter consciência de que você é a pessoa certa no lugar certo é fundamental para a realização. A competência tem relação direta com o prazer. Avalie se sua função preenche sua necessidade de satisfação pessoal. Se não, é hora de começar a pensar em mudar de emprego ou profissão.

- Aceite e compreenda as diferenças.
Procure ver os aspectos positivos que todos nós temos e exercite a capacidade de perdoar e se colocar no lugar das outras pessoas. Isso evita atritos e desgastes desnecessários.

- Aprenda com a diversidade de pontos de vista.
Pessoas com formação cultural, idade ou nível social diferentes do nosso têm muito a nos acrescentar. Tente se abrir para quem parece diferente de você.

- Exercite o afeto e a gentileza com chefes e colegas.
Um sorriso, ou um gesto atencioso, são suficientes para tornar as relações mais amistosas e produtivas. Seja como um ponto de luz no seu ambiente de trabalho.

- Acredite que você tem vasto potencial a ser explorado.
Às vezes perdemos chances de expansão ou mudança na profissão por não apostar em nós mesmos. É o caso de quem acha não ser capaz de aprender outro idioma.

- Viva o momento presente.
Um dos princípios do budismo destaca a importância de estar sempre focado no momento presente e fazer todas as coisas como se fosse a primeira vez. Isso nos dá motivação e nos conecta com nosso foco.

- Equilibre trabalho, família e espiritualidade.
Dê a devida atenção a cada uma dessas áreas da vida, sem achar que uma é mais importante que outra.

(Alkíndar de Oliveira)

Preciso de um abraço seu, de saber que as coisas ruins ficaram para trás. Aceite meu pedido de desculpas se não agi do jeito certo. Acredite que eu nunca quis magoar você.

Não posso prometer que não voltarei a errar, mas garanto que tudo que fizer será sempre com a melhor das intenções. Nunca duvide do que sinto por você, meu amor, eu quero ficar ao seu lado para sempre.

Não há vida se não se sentir amor pelo menos uma vez, mas dificilmente haverá amor sem que exista decepção. Minha história, meu viver, pode se resumir muito por alto assim.

Descobri o amor e me entreguei de corpo e alma a ele. Mas com o amor conheci a dor e a decepção também. O sofrimento que ele me causou me levou até a amargura.

Aí encontrei de novo a luz, pois conheci o perdão. Perdoei quem me provocou tamanha dor e me senti leve como há muito tempo não sentia. Mas apesar dessa nobreza de coração não fui capaz de esquecer.

Talvez nunca consiga, pois quem pode dizer que é capaz de amar, chorar, quase morrer de amor, perdoar e depois esquecer? Eu não! Minha vida segue seu caminho, mas esquecer nunca conseguirei.

Às vezes penso que sou exigente, mas só quero seu bem. Às vezes reconheço que implico demasiado, mas só estou tentando guiar seus passos no melhor caminho. Acredite, filha, que não há nada que faça para prejudicar você. Desde seu nascimento, sua felicidade tem sido minha prioridade, e eu não me perdoaria se algo de ruim lhe acontecesse por negligência minha.

Eu sou imperfeita, apesar de ser mais velha tenho muito a melhorar, mas acredite que já dei muitos passos em falso na minha vida, já chorei amargamente. Todos os alertas que dou, todos os conselhos que tento transmitir são para que tenha um futuro feliz e não passe também pelas dificuldades e tribulações que eu passei.

Quando um dia você for mãe vai entender o amor que sinto. Ele é infinito, mais poderoso que aquilo que é possível alguém expressar. Nunca esqueça que pela sua vida eu daria prontamente a minha. Você é uma bênção muito especial, e eu sou muito grata por estar todos os dias ao seu lado.

Ainda pior que a convicção do não, a incerteza do talvez é a desilusão de um "quase". É o quase que incomoda, que entristece, que mata, trazendo tudo que poderia ter sido e não foi. Quem quase ganhou ainda joga, quem quase passou ainda estuda, quem quase morreu está vivo, quem quase amou, não amou.

Basta pensar nas oportunidades que escaparam pelos dedos, nas chances que se perdem por medo, nas ideias que nunca sairão do papel por essa maldita mania de viver no outono do quase.

Pergunto então, às vezes, o que nos leva a escolher uma vida morna; ou melhor, não pergunto, contesto. A resposta sei de cor, está estampada na distância e frieza dos sorrisos, na frouxidão dos abraços, na indiferença dos "Bom dia", quase que sussurrados.

Sobra covardia e falta coragem até para ser feliz. A paixão queima, o amor enlouquece, o desejo trai. Talvez esses fossem bons motivos para decidir entre a alegria e a dor, sentir o nada, mas não são.

Se a virtude estivesse mesmo no meio termo, o mar não teria ondas, os dias seriam nublados e o arco-íris teria somente tons de cinza. O nada não ilumina, não inspira, não aflige nem acalma, apenas amplia o vazio que cada um traz dentro de si.

Não é que fé mova montanhas, nem que todas as estrelas estejam ao alcance, para as coisas que não podem ser mudadas resta-nos somente paciência, porém, preferir a derrota prévia à dúvida da vitória é desperdiçar a oportunidade de merecer.

Para os erros, há perdão; para os fracassos, chance; para os amores impossíveis, tempo. De nada adianta cercar um coração vazio ou economizar alma. Um romance cujo fim é instantâneo ou indolor não é romance.

Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar. Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive, já morreu!

Meu amor, sei que às vezes meu ciúme é exagerado e acaba provocando alguns conflitos entre nós. Mas eu estou tentando melhorar, mesmo que às vezes seja muito difícil me controlar.

Você sabe que é o amor que me faz agir assim, o medo de perdê-lo da minha vida e o vazio que isso iria provocar em mim. Peço desculpa se em certos momentos acabo magoando você. Seja paciente, por favor, e me ajude sempre que eu precisar.

Eu estava tão acostumada a ter você ao meu lado, a ter as suas mãos sempre comigo, o seu calor e ombro amigo. Nem o tempo que nos separa, nem a distância que nos afasta foram capazes de me ensinar a viver sem o seu amor.

Dizem que nos acostumamos muito rápido ao que é bom, e agora acredito que isto seja mesmo verdade. Você chegou à minha vida, e é como se sempre estivesse aqui. Agora que você foi embora, ficou um vazio enorme. Nada tem graça sem você ao meu lado. É como se não soubesse andar, nem respirar…

Eu preciso de você comigo. Perdão se deixei você partir, eu achei que seria o melhor para você e para mim. Mas agora percebo que não sei viver sem você. Eu sei que você também sente o mesmo por mim, e quando existe amor, sempre há tempo para recomeçar.

Volta para mim, eu te quero aqui!

Existem pequenas coisas em nossa vidas que
– em determinado momento – se tornam mais
importantes que todo o resto.

Disse Jesus: “qual o pastor que,
tendo perdido uma ovelha, não deixa
seu rebanho e sai buscando aquela que se perdeu?"

Muitas vezes por semana
precisamos fazer esta escolha.

Pegar o telefone e dizer a palavra de carinho
que adiamos, abrir a porta e deixar entrar
quem precisa de nossa ajuda.

Aceitar um emprego. Abandonar um emprego.
Tomar a decisão que estávamos deixando
para depois.

Pedir perdão por um erro que cometemos
e que não nos deixa em paz.
Exigir um direito que temos.

Se uma ovelha se perdeu,
vamos agir como o Bom Pastor:
caminhar por montanhas e riachos,
planícies e desertos, até encontrá-la
e traze-la de volta.
Afinal de contas, o diabo mora nos detalhes.

(Paulo Coelho)

Não lute mais
Descanse
Não dê força para seus inimigos
Vença-os com o perdão
Não cultive a impaciência
Vença-a com a segurança
Não delapide a paz dos outros
Coopere com o silêncio
Não se afaste do seu coração
Una-se a si mesmo
Não dê trelas aos problemas
Vença-os com a luz interior
Não coopere com as críticas
Supere-as com seu desprezo
Não se deixe vitimar
Assuma sua liberdade de escolha
O bem é saber
que o único meio de vencer
É usar a inteligência
com compaixão
Por isso não lute mais
Descanse

(Luiz Gasparetto)

Românticos são poucos,
Românticos são loucos, desvairados
Que querem ser o outro,
Que pensam que o outro,
É o paraíso.

Românticos são lindos,
Românticos são limpos e pirados
Que choram com baladas,
Que amam sem vergonha e sem juízo
São tipos populares, que vivem pelos bares
E mesmo certos vão pedir perdão
E passam a noite em claro
conhecem o gosto raro
De amar sem medo de outra desilusão
Romântico é uma espécie em extinção.

(Vander Lee)

Aos namorados que se amam,
Prestem muita atenção:
Saibam viver as suas vidas
Repletas de muitas emoções;
Nunca guardem rancor, saibam perdoar;
Deem asas à imaginação e
Estejam sempre prontos a voar;
Sejam felizes como a vida requer;
Amem muito esse homem ou essa mulher.
Nunca tenham medo, não;
Sigam sempre o seu coração!

Só peço para que não deixe que um erro apague nossa história. Do fundo do meu coração, me desculpe!

Quando nossos olhares se cruzam eu consigo ver alguém especial, Você é a razão do meu sorriso, um bem preciso que nunca me fará mal.

Não quero que você parta da minha vida, não me perdoaria se eu perdesse alguém assim. Suas palavras são a cada dia a paz que preciso, sua companhia a bênção que me faz sonhar.

Uma amizade verdadeira é uma jóia rara que deve ser guardada a sete chaves. Às vezes, por descuido, acabamos por arranhar essa jóia. Mas como o diamante, uma amizade verdadeira, não se quebra, não se arranha, ela estará sempre íntegra, terá sempre o seu valor preservado.

Amiga, eu sei que você está decepcionada comigo. Eu sei que a magoei, mas quero que você saiba que essa não era a minha intenção. A sua amizade é muito importante para mim, eu quero e preciso que você continue fazendo parte da minha vida como antes, quero que você volte a confiar em mim.

Todos nós cometemos erros, mas poucos sabem pedir perdão. Eu reconheço o meu erro e lhe peço desculpas. Você é minha amiga, minha jóia, meu pequeno brilhante. A nossa amizade vale muito, não a deixe perder-se.

Te adoro, minha amiga!

Tatame que estais debaixo de nossos pés
Abençoada seja nossa luta
Fortificai o nosso treino
E que seja eu mais forte que o meu adversário
Assim na raspagem como na imobilização
Kimono meu de cada dia
Não rasgai hoje
Perdoai, os nossos triângulos mal feitos
Assim no treino como no campeonato
Não nos deixeis cair em finalização
Mas livrai-me do armlock aéreo
Amém!

Meu querido marido, hoje escrevo estas sinceras palavras com todo o carinho e paixão que nos uniu. Sei que tememos, sempre que nos dirigimos um ao outro. Afinal, tudo tem servido para briga, todos os nossos momentos viram discussão.

Mas agora, eu te peço para mudarmos isso, para pormos um ponto final em nossas guerras desnecessárias. Me desculpe pelos meus atos irrefletidos, por nem sempre ter sido meiga para você. Mas acredite, meu companheiro, o nosso casamento é um bem muito precioso em minha vida.

Se fizemos uma promessa de amor eterno, vamos honrar esse compromisso. Há sempre uma forma de dar a volta aos tempos de amargura, se formos os primeiros a conseguir acreditar. Eu prometo que vou melhorar, por ti, por mim, por nós dois. Fique comigo e lute por nossa história, amor, que eu não me imagino sem você do meu lado.

Se pudesse voltar no tempo, acredite que teria reagido de forma diferente à sua presença em minha vida. É que tive medo de suas reais intenções, sabe? Julguei que ia tentar apagar o nome de minha mãe, mas não, você nunca tentou ser mais que minha madrasta, que minha amiga.

Fui infantil, egoísta, mas estou profundamente arrependida! Espero que me perdoe e que possamos viver em harmonia. Beijo!

Há quem pense que a felicidade é privilégio de poucos. Talvez daqueles que têm um belo físico, dos bem nascidos e ricos. Como nos enganamos nessa vida!

A felicidade não é privilégio de ninguém. É sim, um esforço contínuo para reconhecer o belo nas pequenas coisas do cotidiano. Quem não se esforça, dificilmente encontra a felicidade.

Se você não para para ver o pôr do sol dificilmente irá presenciar sua beleza e ser tocado por essa dádiva. Se você não rega as flores do seu jardim como pode ter a felicidade de vê-las florescer? Se você decide não sorrir porque está tendo um dia daqueles, provavelmente não cultivará sorrisos.

Felicidade é esforço e escolha. Nós escolhemos como ver a vida, como lidar com as pessoas. Escolhemos amar ou odiar. Escolhemos perdoar. Somente escolhas generosas, honestas, sinceras e amorosas nos conduzem à felicidade.

A felicidade não cai do céu, ela não bate à nossa porta. É preciso procurá-la em todas as coisas e pessoas. É preciso doar amor, carinho e ajudar ao próximo. É preciso ter fé; fé em nós mesmos, em Deus e nas pessoas que nos rodeiam.

Para tudo isso é preciso esforço e perseverança, mas vale a pena, pois a felicidade nunca desistirá de você. Não desista nunca da felicidade. Seja feliz agora e sempre e lembre-se que a felicidade é contagiante!

Perdão, amiga! Errei feio e agora quero me redimir com você, pois nada é mais importante que a nossa amizade.

Já não aguento mais tanta espera para uma decisão, se passaram tantos dias e ainda não sei se você me perdoou. Eu sei que não deve ser fácil para você, mas quero te dizer mais uma vez que tudo que fiz foi somente por medo de te perder. Peço que não tome nenhuma decisão precipitada e não se esqueça dos momentos maravilhosos que já vivemos, e quantos ainda melhores podemos viver.

Eu estou muito arrependida e não vejo a hora de poder te ver, esses dias que fiquei sozinha só me fizeram perceber o quanto fico perdida sem você e quanto sua presença é extremamente importante na minha vida. Eu te amo incondicionalmente e não queria ser responsável por terminar nosso relacionamento, foi um erro tolo e completamente ingênuo da minha parte que espero que tenha como única finalidade fortalecer os nossos laços.

Aprendi bastante com esse sofrimento, e com certeza ultrapassarei tudo isso muito mais forte e amadurecida, pronta para iniciar uma nova fase na minha vida, com você ao meu lado novamente, mas com uma perspectiva de vida completamente diferente. Você é tudo para mim, volta logo, estou aqui ansiosa para te ter de novo em meus braços.

O que você me fez não tem desculpa. Confesso que admiro muito quem consegue perdoar uma traição e continuar uma relação com essa pessoa. Mas eu não! Eu jamais conseguiria confiar em você, nas suas palavras, no seu olhar.

Nossa história terminou no momento que você me enganou e não agora que estou colocando um ponto final. Desejo sua felicidade, mas não vou permitir que ela interfira na minha. Seja feliz!

Errar é algo inerente ao ser humano, tão intrínseco que para algumas pessoas pode ser até definido como um hábito. Mas, apesar do erro fazer parte da vida de qualquer indivíduo, como ele afetará a sua vida dependerá totalmente da sua disposição em repará-lo.

Nenhum deslize é irreparável, por mais grave que seja, a sinceridade ao declarar arrependimento é o primeiro passo para ser novamente respeitado e futuramente perdoado. Não é possível mudar o passado, mas admitir que tal atitude foi inadequada e se comprometer para jamais repeti-la, certamente é a melhor forma de conseguir um melhor futuro.

Com o erro reconhecido e a demonstração de que está verdadeiramente arrependido, a partir daí, a anterior falta de credibilidade deve ser trocada o mais rapidamente possível pela absoluta honestidade. Não adianta pedir perdão se a intenção e continuar no erro, é preciso acreditar com todas as forças que o deslize pode ser reparado e para isso, o comportamento tem que ser transformado.

Recomendados para você

As melhores frases de perdão para mostrar o seu arrependimento e pedir desculpa
As melhores frases de perdão para mostrar o seu arrependimento e pedir desculpa