Mensagens de Reflexão Evangélicas


Não é preciso ir muito longe para encontrar alguém que passa por algum tipo de necessidade. Enquanto para alguns falta saúde, outros às vezes só precisam de um pouco de felicidade. Independentemente de ter religião ou não, agradecer por tudo que a vida nos dá deveria ser até automático. Lembrar que algo tão natural como tomar banho ao chegar do trabalho pode ser algo tão desejado por alguém, tanto o banho quanto o trabalho, já nos faz pensar tantas outras coisas que podemos ser gratos. Agradeça sempre por tudo que acontece na sua vida, pois até que provem o contrário, ninguém sabe como será realmente o dia de amanhã. Se tudo o que você tem agora pode ser aproveitado ao máximo, não acha que deveria mesmo ser grato?

Meu filho amado, você não esteve guardado em meu ventre, mas está dentro do meu coração. Você não tem o meu sangue, mas tem todo o meu amor. Você não é o meu filho biológico, mas é o meu filho de alma, é um presente que Deus trouxe para a minha vida.

O amor que sinto por você em nada difere do amor de uma mãe biológica. Eu o embalei em meus braços, eu cuidei de você, eu dediquei a minha vida a você. Você é o meu filho amado, querido e admirado.

Sinto que as nossas almas já estavam ligadas muito antes daqui, e tive a sorte de encontrar você neste mundo para trazermos amor, proteção e crescimento um à vida do outro. Você me traz muitas alegrias, meu filho. Eu te amo muito! Obrigada por ser o meu filho querido, o meu filho tão dedicado e amoroso.

Que pena que você fugiu de mim
Que pena que você não quis me conhecer
Que pena que você não deu esta chance para nós dois!!!

Merecíamos muito dividir a nossa dor
Quem sabe daí, não brotaria um novo amor
Não foi por desespero não foi por solidão
Eu realmente queria conhecer melhor o teu coração

Mas, mais uma vez a vida,
Me negou a oportunidade de ser feliz.
E então passo os meus dias com esse fardo pesado
E com essa pergunta sem resposta em meu coração
- Como seria se você estivesse aqui para me tirar da solidão?

Não sei porque, não sei pra que, mas como eu queria te conhecer.
Minha vida quer saber?
Vou tocando como Deus permite,
mas a interrogação fica em meu coração.
- Será que com ele eu estaria chorando assim?

Queria saber como se sentiu
Queria saber o que ficou em sua cabeça
O que passou em seu coração
Mas você se cala
E não me dá o mínimo de atenção...

É uma pena você ter fugido
É uma pena eu não ter te seguido
Pois saiba que se você tivesse aberto seus braços para mim...
Tenho certeza que era neles que eu hoje repousava e me acalentava.
Que saudades do que a gente não conseguiu viver...

Mesmo depois do último adeus, aqueles que partem continuam fazendo parte da vida dos que ficam através da saudade.

Dessa forma quem morre nunca desaparece por completo. Lembrar e falar com carinho e a vida toda carregar a sua imagem no coração, é a melhor forma de prestar homenagem a quem se foi.

Acreditando que a morte não é uma separação definitiva, mas apenas temporária, oro para que todos os que já partiram encontrem a paz no reino de Deus!

Hoje você recebe o sagrado sacramento do batismo e em paz começa sua caminhada ao lado de Deus.

As pessoas mais belas que um dia podemos conhecer são aquelas que conhecem a derrota, conhecem o sofrimento, conhecem a luta, conhecem as perdas e mesmo assim encontram uma maneira de sair do abismo. Estas pessoas possuem uma percepção, sensibilidade e sabedoria sobre a vida que as preenche de compaixão, generosidade, e uma preocupação profundamente amorosa com o outro.

As pessoas belas, não se contentam em existir e estar presa a sua própria existência, elas mudam a vida dos outros mesmo depois de partirem. Muitas vezes, elas passam por nós em momentos de fragilidade e transformam a nossa existência. Assim foi você. Assim é você em minha vida, pois mesmo de pois de ter partido, a sua presença deixou marcas profundas, você foi e sempre será um exemplo de vida.

No dia de hoje, sinto-me triste por já não ter você conosco, mas acima de tudo, sinto-me eternamente grato por ter sido um dos escolhidos por Deus para estar no seu caminho.

Que Deus abençoe a sua alma e lhe dê a paz que você trazia para as nossas vidas.

Meus sobrinhos são um presente de Deus. Sinto que fui abençoada ao ser tia e, ainda mais, pelos sobrinhos incríveis que tenho.

Minha vida mudou desde que eles nasceram. Eu aprendi o que é um amor puro e sincero e aprendi, também, como é se preocupar com alguém mais que com você mesmo.

Por todo o amor que dou e recebo, só posso agradecer a Deus por ter sido abençoada com sobrinhos tão maravilhosos.

Quando visitei o conceituado e famoso médium Francisco Candido Xavier, em Pedro Leopoldo, Estado de Minas Gerais, a 19 de fevereiro de 1951, no salão do Centro Espírita “Luiz Gonzaga”, fui por ele informado de que estava presente o espírito de Romão Rocha, que fora meu contemporâneo nas atividades espíritas do Paraná. Em seguida, o médium acrescentou: “Romão pergunta se o senhor se lembra das palavras que ele lhe disse”. Respondi, após refletir, que não me lembrava. Realmente, não era fácil precisar, dentre tantas coisas que conversávamos, o que desejaria ele relembrar. Como houve a seguir interferência de terceiros, não me foi possível pedir ao espírito de Romão reproduzisse o que antes me dissera.

Regressando à capital do Estado de São Paulo, não podia esquecer esse fato e dele me estava a recordar constantemente. Assim, a 2 de abril, tomei a resolução de escrever ao espírito de Romão Rocha, o qual por intermédio de Chico Xavier, no dia 4, respondeu o seguinte:

“Meu amigo continue atento à execução dos compromissos assumidos, com a mesma vigilância construtiva que lhe caracteriza as atitudes, porque no Espaço não nos perdoamos se a indiferença inutilizou a nossa sementeira”. Tudo se modifica, ao perdermos temporariamente as nossas possibilidades de atuação no plano dos encarnados, com a morte ou renovação do corpo, e precisamos aproveitar as horas e os talentos na concretização do bem com Jesus, de conformidade com o deveres que traçamos para nós mesmos no grande caminho da vida.

Você não é como as outras pessoas. Há algo que faz com que sua presença se distinga da presença da maioria. Não sei bem explicar qual a razão, nem definir o momento em que comecei a reparar nisso, mas não tenho a menor dúvida que você é especial, muito especial para mim.

Não imagino a minha vida sem seu sorriso, sem o seu jeito de ser, sem as palavras que você sempre fala no momento certo. Estarei eternamente agradecida a Deus por ter permitido que nós nos cruzássemos. Estar ao seu lado é usufruir ao máximo da felicidade.

Estimado pastor, em você encontramos não só o mais devoto servo de Deus, mas também um amigo presente e incansável. Por tudo que tem feito, por toda dedicação a esta comunidade, queremos agradecer e desta forma expressar também nossa admiração, respeito e reconhecimento pela sua pessoa e pelo seu ministério.

Obrigado, pastor! Ao Senhor agradecemos também por ter colocado você no nosso caminho, e a Ele pedimos que o conserve sempre ao nosso lado e o cubra de bênçãos.

Nunca duvide que Deus olha por você; Ele é seu amigo e vai ajudar em todas as etapas da sua vida!

Se a provação te busca,
Não desanimes. Segue.

Ninguém te estrague o dom
De renovar a vida.

Todos vivem na Terra
Com lições e problemas.

Pelas próprias tendências,
Saberás porque sofres.

Nossa luta maior,
Será sempre em nós mesmos.

Segue e confia em Deus
Deus te orientará.


(Chico Xavier)

Era uma vez um anjinho, muito distraído, chamado Amorel. Ele recebeu uma incumbência de Deus:

- Amorel, acabo de inventar os humanos, eles estão classificados como homem e mulher. Cada um tem seu par e já estão todos alinhados de par em par. Pegue esta bandeja de humanos e leve para que eles habitem a Terra.

Amorel, ficou contente, pois há muito tempo o Senhor não o chamava para tão nobre trabalho. O anjinho pegou a bandeja e ao virar uma esquina lá no céu, trombou com uma anjinha chamada Amanda.

A bandeja voou para longe e todos os casais de humanos se misturaram. Amorel e Amanda ficaram desesperados e foram contar para Deus o ocorrido. O Senhor falou:

- Vocês derrubaram, vocês juntarão!

Porém, parece que Deus se esqueceu que os anjinhos eram distraídos. E é por isso que a cada dia os casais se juntam e se separam. Os dois anjinhos trabalham incessantemente para que os casais originais se encontrem.

O trabalho é muito difícil, tanto é que por muitas vezes eles juntam casais errados, pois os humanos espalhados ficam inquietos e cobram o serviço dos anjinhos o tempo todo.

Quando os humanos se mostram muito desesperados, os anjinhos unem dois desesperados, mas logo depois percebem o engano e os separaram. E, por muitas vezes, esta separação é brusca, pois não se tem tempo a perder.

Recebi um bilhete dos dois anjinhos e vou mandar para você agora: "Se você é um humano, queremos pedir desculpas pela nossa distração, pois errar não é só humano!

Estamos trabalhando com empenho, porém, sempre contando com a ajuda de vocês. Não se desesperem, mas também não se isolem, tentem se mostrar como realmente são, pois à medida que cada um mostrar o que é de verdade, vai tornar o nosso trabalho mais fácil.

Aproveitamos a oportunidade, para nos desculparmos pelas separações abruptas, sabemos que elas geram muito transtorno, mas se nós separamos você de alguém é por que em algum canto vimos alguém bem mais parecido e por isso precisamos isolá-los para facilitar o encontro. Fiquem com Deus."

Ponha Deus em primeiro lugar na sua vida, e Ele nunca se esquecerá de você. Faça das orientações divinas uma prioridade para cada dia, e elas se encarregarão de o conduzir sempre pelos melhores caminhos.

Muitas pessoas esperam bênçãos sem depositarem qualquer tipo de fé no Criador. Demonstre constantemente a crença que vive no seu coração e você nunca ficará desiludido com os resultados obtidos.

Durante toda a história a morte sempre foi um dos assuntos mais questionados e até hoje certamente o mais especulado. São tantas perguntas sem respostas e tantas respostas duvidosas que no fim das contas, ainda permanece como algo que tem muito que ser explorado.

Há os que acreditam que simplesmente é o início de outra vida, ou ainda apenas uma breve partida. Tem aqueles que creem na morte como uma passagem para a eternidade.

Independentemente de religião, a morte deveria ser interpretada inversamente ao nascimento. Afinal, se há um começo, porque não haveria um fim? Mas o que virá após esse fim, eis o principal questionamento. A morte é mesmo só o começo do desconhecido, daquilo que ainda está de certa forma escondido.

A verdade mesmo é que podemos contar diversas histórias que supostamente simbolizam esse desfecho, mas o fato é que nunca realmente saberemos até o acontecimento do evento.

Acho que nunca é demais expressar os nossos sentimentos a pessoa amada, mesmo após tantos anos casados, cada dia que passa tenho a certeza que você estará ao meu como minha esposa, integrando a nossa família tão abençoada.

Sempre tive a certeza da generosidade do nosso Deus, mas no dia em que ele colocou você na minha vida, pude enxergar a verdadeira graça divina. Com você descobri o verdadeiro amor e pude me sentir completamente agraciado por poder abraçá-la todos os dias.

Não tenha dúvidas, nem por um segundo, do quanto você é amada e querida. Você completa a minha vida com ainda mais felicidade e traz muito mais sorrisos para o meu dia. O nosso amor foi abençoado por Deus e nada neste mundo conseguirá quebrá-lo!

No dia em que soubemos que seríamos avós nossos corações exultaram de alegria, e desde então que sua existência, querido neto, nos deu novo alento para nossa vida. Mas hoje essa felicidade é ainda maior, pois sua alminha será consagrada ao Criador.

Hoje é seu batizado, e nós estaremos lá quando você receber esse sacramento, com o coração carregado de amor e orgulho, assistindo ao seu primeiro grande momento nesta vida.

Nós amamos muito você, querido neto, e esse é um amor também eterno e incondicional, como se fosse nosso filho. Para sempre e para tudo estaremos aqui para o ajudar, mas na ausência de todos, que Deus o proteja e o oriente a vida toda.

Que Deus abençoe você e lhe dê ânimo para prosseguir sua caminhada todos os dias!

Sua amizade, querido pastor, vale mais que ouro para todos nós! Minha admiração por você não tem limites, não conhece condições. Sua humanidade é exemplar: como Pastor, distribui amor através da palavra de Deus. Como amigo, todos os problemas viram facilidade.

Espero demonstrar todo orgulho que sinto por ter você em minha vida. Sou abençoada por isso; eu e toda minha família. Ter um amigo pessoal tão especial como você é alegria constante em meu viver! Obrigada por tudo!

Há momentos em nossa vida
Em que o desânimo parece imperar
A luta se torna mais árdua
Os empecilhos maiores
E a esperança...
Chega mesmo a findar!

Há momentos em que a angústia
Se faz muito mais presente
Os sonhos desaparecem
As ilusões diminuem
E vemos nossa mundo desabar!

Há momentos em que a dor
Supera a própria alegria
Transformando o dia a dia
Em um eterno lamentar!

Será que isso é normal?
Nada podemos fazer?
Como vencer esse mal
Sem se deixar abater?

O primeiro passo é a oração
Que devemos cultivar
Do fundo do coração
E ao Nosso Mestre elevar!

Peçamos coragem e luz
Não vamos desanimar!
Confiemos em Jesus
Que está sempre nos guardando!

É válido cada momento
Para nossa evolução
E até mesmo o sofrimento
Tem em si, sua razão!

Prossiga em seu caminhar
Pois vale a pena viver!
Não se deixe derrotar
Por algo que um fim vai ter!

Emudeço no silêncio da sua ausência. Meus olhos vivem cegados pelas lágrimas e às vezes penso que me afogo nelas, meu filho.

Devo dizer-lhe o último adeus, agora que Deus chamou você de volta, mas sinto que universos de dor esmagam meu peito cada vez que tento...

Adeus, meu filho, adeus para sempre! Mas do meu coração você jamais partirá.

Hoje e para sempre eu vou amar você, e com a ânsia de voltar a ver seu sorriso eu vou me arrastar até à próxima vida.

Mantenha a fé em Deus e não haverá obstáculo que impeça você de continuar lutando e triunfando!

Todos os dias Deus me demonstra sua generosidade através de muitas bênçãos, mas a maior de todas sem dúvida que é você, meu amor.

Quando Deus colocou você na minha me deu o maior presente e me abençoou com um amor verdadeiro e eterno. Sou muito feliz com você e todos os dias agradeço a Deus por ter você ao meu lado.

Te amo! Hoje e para sempre eu vou amar você; aconteça o que acontecer este amor será mais forte, pois foi abençoado por Deus!

Não importa o tempo que já passou desde que dei você à luz. O amor que nasceu entre nós vai crescendo de dia para dia e ele é bem maior que nossos corações.

Eu era capaz de dar minha vida pela sua, pois não há nada mais importante para mim do que saber que você está bem. Todos os dias peço a Deus que esteja ao seu lado em todos os passos que der e que permita que estejamos perto um do outro para sempre.

Hoje não posso esquecer o papel que Deus teve ao longo do meu percurso. Agradeço ao Senhor pela força que colocou no meu coração para lutar até alcançar esta grande meta na minha vida.

À universidade eu só posso demonstrar minha gratidão e reconhecimento porque sem todos os recursos que ela oferece não seria fácil.

A todos os professores eu agradeço a orientação repleta de conhecimento, sabedoria e paciência.

À minha família e a todos os meus amigos eu deixo uma palavra de gratidão por todo conforto e ânimo que me deram. Vocês são maravilhosos!

A quem não mencionei mas esteve presente ao meu lado eu quero lembrar que não estão esquecidos: vocês foram imensamente importantes para concluir meu curso.

Por favor, perdoa esse meu ciúme que está destruindo meu bem mais precioso – nossa relação. Bem sei que sufoco você mas nunca alguém me ensinou a amar direito. O verdadeiro sentimento está aqui em meu coração. O ciúme, esse maldito, é um monstro insaciável que vive atormentando minha cabeça. Por favor, meu amor, não desista de mim nunca.

Seu eu pudesse jogava fora o medo que me assombra de te perder. É que você é a pessoa mais importante em minha vida. Nunca fui tão feliz como tenho sido junto de seu lado, sabe? Tomara que minha insegurança desvanecesse ao amanhecer. Tenho até pavor em ficar sem você!
Entenda que esse meu ciúme que está danificando seu amor por mim é um sentimento inconsciente e difícil de conter.

Fique sabendo que peço a Deus, todas as noites, para alterar minha forma de ser com você. Peço e tento com todas as minhas forças mas infelizmente parece que não tem jeito.
Eu quero mudar. Quero mudar com você e para nós.
Preciso de seu perdão. Preciso de sua ajuda.
Beijo triste mas sincero.

Deus não é um Ser mudo e insensível.
Ele é o próprio amor.
Se você souber meditar
para entrar em contato com Ele,
Ele responderá a suas amorosas demandas.
Você não tem de implicar;
pode exigir, como filho Dele.

Nosso empenho deve ser
não apenas adquirir segurança financeira e boa saúde,
mas procurar o significado da vida.
A vida: de que se trata?...
Quando pensamos com suficiente profundidade,
encontramos uma resposta em nosso interior.
Esta é uma forma de prece atendida.

Não deixe que ninguém o chame de pecador.
Que importância tem o que você foi ontem?
Você é filho de Deus, agora e sempre.

Paramahansa Yogananda

Enquanto pequenos, tudo roda em volta da nossa família mais próxima. Tudo é mãe, pai, irmãos quando existem. Todo o nosso mundo se resume a esse grupo pequeno e confortável.

Aos poucos nos vamos revoltando contra esse núcleo, e o vamos culpando por tudo que de mal começa a acontecer em nossas vidas. Os hormônios da juventude tomam conta de nós.

Mais tarde estamos mais calmos, mas a vida atira todo o tipo de obstáculos, desafios e distrações no nosso caminho, e vamos nos afastando, e esquecendo desse pequeno grupo que em tempos foi todo nosso mundo. Esquecemos de visitar, esquecemos de cuidar, esquecemos de dizer ‘te amo’!

E quando lembramos do esquecimento, quantas vezes não é já tarde de mais, e aqueles que verdadeiramente nos amaram, e que nunca deixamos de amar, apenas esquecemos de o dizer, foram chamados para junto de Deus.
Então resta apenas a saudade.

Ficam as memórias. Fica o amor que será eterno. Fica o desejo impossível de um retorno. Fica o insustentável peso da saudade, a única que nunca morrerá.

Um dia, uma pequena abertura apareceu em um casulo.

Um homem sentou e observou a borboleta por várias horas, conforme ela se esforçava para fazer com que seu corpo passasse através daquele pequeno buraco.

Então pareceu que ela havia parado de fazer qualquer progresso. Parecia que ela tinha ido o mais longe que podia, e não conseguia ir mais.

O homem decidiu ajudar a borboleta: ele pegou uma tesoura e cortou o restante do casulo. A borboleta então saiu facilmente. Mas seu corpo estava murcho e era pequeno e tinha as asas amassadas.

O homem continuou a observar a borboleta porque ele esperava que, a qualquer momento, as asas dela se abrissem e esticassem para serem capazes de suportar o corpo que iria se afirmar com o tempo. Nada aconteceu!

Na verdade, a borboleta passou o resto da sua vida rastejando com um corpo murcho e asas encolhidas. Ela nunca foi capaz de voar.

O que o homem, em sua gentileza e vontade de ajudar não compreendia era que o casulo apertado e o esforço necessário à borboleta para passar através da pequena abertura era o modo com que Deus fazia com que o fluido do corpo da borboleta fosse para as suas asas, de modo que ela estaria pronta para voar uma vez que estivesse livre do casulo.

Algumas vezes, o esforço é justamente o que precisamos em nossa vidas. Se Deus nos permitisse passar através de nossas vidas sem quaisquer obstáculos, ele nos deixaria aleijados. Nós não iríamos ser tão fortes como poderíamos ter sido. Nós nunca poderíamos voar.

(Mensagens e poemas)

Existem maridos de todo o tipo: carinhoso, afáveis, delicados, verdadeiros...
Meu marido – sim, você mesmo, meu bem, é o homem que detém todas as características necessárias para fazer qualquer mulher se sentir amada – neste caso, eu. Obrigado, meu amor.

Sou grata a você e ao seu jeito de ser que faz tão bem ao mundo e às pessoas ao seu redor. A Deus, agradeço todas as noites, por me ter oferecido um homem tão especial.

Obrigado por viver em meu coração.
Amo você de verdade.