Meu amor, quero que você saiba que não há nada mais importante no mundo que esta união que juntos temos construído todos os dias. É maravilhosa a sorte que tenho por poder contar com sua presença na minha vida.
O seu olhar consegue contar lindas histórias de embalar e seu sorriso tem a capacidade de dar mais felicidade ao meu coração. Você é linda, a princesa do meu coração e eu quero que fique ao meu lado para sempre.
Existem momentos em que tudo parece que não vai dar certo, momentos em que nossa vida nos passa pela cabeça como um filme acelerado. Momentos desses não desejo a ninguém, porém eu sei que você está vivendo eles com a maior intensidade de sempre, minha amiga. Essa doença, esse câncer, esse monstro, ele anda machucando muito você. Eu sei!
Mas também sei que você vai lutar nessa batalha com toda a força. Eu não tenho dúvidas que essa luta vai ser ganha por você, minha amiga! Sempre que você pensar que não vai dar certo, que você não é tão forte assim, se desengane! Se desengane, porque você é a mulher mais forte que eu conheço.
Eu encontro forças em você que você mesma desconhece. Levante a cabeça, encare esse bicho sem medo, de peito aberto e jogue ele no lixo. É que é isso mesmo que vai acontecer! Você vai dar a volta por cima e sair vitoriosa muito em breve.
A vida do samurai andava um inferno.
Dúvidas sobre o Bushido lhe atormentavam. Para ter paz, precisaria aprender mais sobre um dos princípios deste código dos samurais.
O guerreiro precisava aprender sobre compaixão. Ele nunca teria paz se vivesse apenas pela coragem e disciplina. A compaixão era um dos valores que norteavam o caminho do cavaleiro, o Bushido.
Aquele samurai se perguntava se não teria desviado do caminho ao cortar cabeças indefesas e não ajudar inimigos em dificuldades. Teria ele perdido o poder da compaixão? Teria ele perdido a honra? Por que sua vida estava um inferno e como seria alcançar o céu?
As dúvidas levaram o guerreiro em busca de um local sagrado – na esperança de encontrar um mestre que o tirasse de seu inferno e lhe ensinasse o que era o céu. Enquanto ia se aproximando do templo zen budista os lavradores se afastavam daquele homem. Chegando lá, o samurai exigiu ser levado à presença do monge chefe. Este ensinava na cozinha. O homem armado de espada ouviu os ensinamentos do outro, armado de uma colher. O mestre ensinava os aprendizes sobre a importância de transformarem em prática o pensamento zen. A importância de praticarem de fato o que quer que fossem ensinar. O mestre zen parou de falar e com sua colher remexeu cuidadosamente o cozido de legumes na panela. Voltou a falar do aspecto sagrado de cada ação cotidiana, que a prática da preparação diária do alimento é a mesma prática do caminho da iluminação.
“Pense que as panelas são você mesmo... Veja que a água é a sua própria vida...”
E voltou a mexer o cozido, borrifando temperos que ao caírem na panela exalaram vapores aromáticos...
Só que o samurai não queria saber de prática de “mestre cuca” coisa nenhuma! Ele não queria perder tempo da sua “busca espiritual” com futilidades diárias como culinária. Rompeu o silêncio dos vapores:
- Mestre: quero que me ensine sobre a compaixão. Quero que me ensine sobre o céu e o inferno.
O monge olhou longamente para o samurai. Reparou em seu calçado enlameado, em sua espada embainhada, em sua mente inquieta.
- Você não vai encontrar o que busca. Como posso ensinar a pureza e a beleza da compaixão a um homem com a bota, a espada e a mente completamente sujas? Sua presença deixa este templo feio e sujo. Seria melhor que saísse daqui agora!
O sangue do samurai se aqueceu mais rápido do que as panelas e em dois movimentos ele desembainhou a espada e preparou o ataque certeiro que faria rolar a cabeça daquele monge que desrespeitava a honra de um cavaleiro que, por sua vez, se afundaria ainda mais em seu inferno.
O monge permaneceu parado e quieto, mirando o outro com profundidade. Com a espada viajando pelo ar a poucos centímetros do seu pescoço, disse:
- Espere. Agora você já sabe o que é o inferno. Isto é o inferno!
O astuto espadachim fez parar sua katana antes dela atravessar a pele. Ficou espantado com a coragem e dedicação do mestre ao ensinar. O monge colocava suas palavras e sua própria vida à serviço do outro. Entendeu que a sua maior desonra não seria receber um insulto e sim praticar um ato violento.
O desejo de paz invadiu o guerreiro. Uma onda de compaixão o arrebatou.
O monge, enfim, enxergou o olhar iluminado e compassivo do samurai:
- Agora você já sabe o que é compaixão. Isto é o céu.
Amado e eterno amigo, gostaria de agradecer os momentos de grande ternura, que nos piores momentos, você meu estendeu a mão, me orientou, me ensinou que na vida, há sempre um melhor caminho a seguir, que a melhor vitória de um ser humano, é quando ele consegue perdoar e extrair a felicidade com pequenos e talvez desconhecidos gestos.
Obrigada amigo por estar ao meu lado nesta vida, abrindo caminho para minha elevação espiritual nesta vida, obrigada por nossos melhores momentos, sempre obrigada.
Minha doce e amada esposa, hoje mais do que nunca eu tenho certeza que o dia em que tomei a melhor decisão da minha vida foi no dia em que nos casamos. Sempre soube, desde que primeiro cruzamos olhares, que você era a mulher da minha vida, mas jamais imaginei que minha vida seria tão feliz ao seu lado.
Poderia enumerar todas as suas qualidades, relatar como é maravilhoso um simples dia ao seu lado, mas se o fizesse jamais terminaria esta carta, e que por ser uma carta de amor, quer apenas confessar-lhe mais uma vez o meu amor, a minha gratidão, o meu respeito, a minha admiração pela mulher, esposa e amiga incrível que você é para mim.
Meu amor, apenas lamento não tê-la conhecido mais cedo e assim ter tido mais tempo para amá-la, mas ainda assim, espero ter toda esta vida, e todas as próximas, para amar você, minha rainha!
Cada vez tenho mais a certeza que encontrei o verdadeiro amor ao seu lado. Você faz com que essa convicção seja mais forte a cada dia que passa. É maravilhoso ter um homem que me faz feliz como mais ninguém poderia fazer!
Com você por perto eu desconheço o que é a solidão e entendo o valor da cumplicidade em cada gesto de carinho da sua parte. Que a nossa linda história jamais tenha fim, meu amor, pois eu quero muito que você fique comigo para sempre.
Sua amizade, querido pastor, vale mais que ouro para todos nós! Minha admiração por você não tem limites, não conhece condições. Sua humanidade é exemplar: como Pastor, distribui amor através da palavra de Deus. Como amigo, todos os problemas viram facilidade.
Espero demonstrar todo orgulho que sinto por ter você em minha vida. Sou abençoada por isso; eu e toda minha família. Ter um amigo pessoal tão especial como você é alegria constante em meu viver! Obrigada por tudo!
Amar em silêncio dói. É viver um sentimento que está condenado ao fracasso, muitas vezes sem que ninguém perceba o que vai no nosso coração. É provar de uma paixão envenenada que nos mata aos poucos de desilusão.
Apenas quem ama sem ser amado conhece esse cenário. Criar expectativas na nossa cabeça e interpretar tudo como sendo o sinal. E no final, apenas uma história que nem começou para desfrutar. Um término de algo que nunca existiu.
Pensando mais intimamente, ninguém gosta de perder, seja uma competição, um amor ou até um lápis qualquer. Mas às vezes o velho ditado entra em ação e só começamos a dar valor àquilo que se perde. O problema é que não dá para voltar atrás e ter de volta o que já foi perdido, principalmente quando se trata de um ente querido. É preciso dar importância às pessoas a nossa volta enquanto ainda fazem parte das nossas vidas. O fato de a vida terminar a qualquer momento muitas vezes é completamente esquecido, passando a ser lembrado no dia do acontecido. É preciso ter sempre em mente que tudo que passa fica pra trás e nunca mais voltará da mesma forma, portanto aproveitar o presente da melhor maneira possível é a o melhor jeito de mais na frente não ficar arrependido. Se quiser abraçar, abrace. Se der vontade conversar, converse. Pois pode ser a última oportunidade viver algum sentimento e certamente não gostaria de mais tarde dá-lo como perdido.
Eu só posso agradecer por tudo que tenho na vida. Sou uma pessoa abençoada, com saúde, paz e muito amor. Sou quem sou porque não baixei a cabeça e continuei lutando dia após dia.
E hoje estou celebrando mais um ano da vida. Vocês merecem minha gratidão, meu “obrigado” e principalmente meu coração. Tenho orgulho em cada um de vocês! Beijo.
A amizade é o bem mais importante da nossa vida, por isso valorize os momentos ao lado dos amigos!
Não digamos "não", nem "nunca mais"...
não digamos "sempre" ou "jamais"...
digamos, simplesmente: "ainda"!...
Ainda nos veremos um dia...
Ainda nos encontraremos na estrada da vida...
Ainda encontraremos a pousada,
o afeto almejado, a guarida...
Ainda haverá tempo de amar,
sem medo, totalmente... infinitamente...
sem ter medo de pedir, de implorar,
ou chorar...
Ainda haverá tempo,
para ser feliz novamente...
Ainda haverá tristeza,
ainda haverá saudade,
ainda haverá primavera,
o sonho, a quimera...
Ainda haverá alegria,
apesar das cicatrizes...
Ainda haverá esperança,
porque a vida ainda é criança...
e amanhã será outro dia!...
Não se surpreenda se uma nova amizade orientar sua vida rumo à felicidade.
A decepção faz parte da vida. Afirmo peremptoriamente que é necessário para o desenvolvimento humano. O desapontamento, na grande maioria das vezes é um impulso para a ação, fornece-nos motivação para crescer e ir ao encontro dos nossos objetivos.
A decepção pode considerar-se sempre que identificamos um erro entre aquilo que desejamos alcançar ou que acontecesse e aquilo que realmente alcançámos ou que aconteceu. Sempre que identificamos esta discrepância, na grande maioria das vezes podemos ficar decepcionados, com os outros ou conosco mesmos.
Mas é exactamente essa discrepância que nos permite avançarmos, que nos permite nos questionarmos, que nos permite olhar a realidade de frente e progredirmos. A decepção é uma forma de frustração, e aprender a lidar com a frustração é uma habilidade necessária para conseguirmos lidar com as nossas emoções de forma funcional.
(Miguel Lucas - Escola Psicologia)
Só os corajosos são capazes de mudar e procurar a felicidade em outro lugar. Você está prestes a começar uma viagem que vai mudar a sua vida.
É uma nova página, com novas oportunidades e novos desafios. Não olhe para trás, e dê cada passo com a confiança de quem já venceu.
Eu sei que não vai ser fácil ir para longe dos seus amigos e família, mas eu tenho certeza que você vai ser capaz de conquistar o seu lugar ao sol.
Eu acredito verdadeiramente no provérbio que diz que a sorte protege os audazes. Por isso, não tenha medo de lutar por cada um dos seus sonhos, porque mais cedo ou mais tarde você será recompensado! Faça uma boa viagem!
Eu juro que tentei tirar você da minha cabeça, limpar todas as memórias que persistiam no meu coração. Tentei superar o fim do nosso relacionamento todos os dias e para isso fingi até que você nunca existiu na minha vida. Foi um esforço em vão! Esquecer você tem sido como querer viver sem respirar. É ir contra uma vontade própria, pois minha alma continua implorando sua presença do meu lado.
Desde que você partiu, nada parece fazer sentido. Se acordo, fico pensando se você estará bem, se me deito, fico me perguntando se estará também pensando em mim. Na verdade, é como se você não tivesse ido embora e todas as minhas rotinas continuassem a depender das suas. Sim, aquelas dependências que antes sempre me deixavam feliz.
Hoje não queria deixar que o dia terminasse sem mostrar como as saudades de você apertam cada vez mais. Este amor que eu sinto é verdadeiro. Ele valeu a pena, mesmo que não estejamos juntos agora. Este amor que me consome cada vez mais só quer que você volte para mim.
O título desse texto na verdade não é meu, e sim de um poema do uruguaio Mario Benedetti. No original, chama-se "Alegría de la tristeza" e está no livro "La vida ese paréntesis" que, até onde sei, permanece inédito no Brasil.
O poema diz que a gente pode entristecer-se por vários motivos ou por nenhum motivo aparente, a tristeza pode ser por nós mesmos ou pelas dores do mundo, pode advir de uma palavra ou de um gesto, mas que ela sempre aparece e devemos nos aprontar para recebê-la, porque existe uma alegria inesperada na tristeza, que vem do fato de ainda conseguirmos senti-la.
Pode parecer confuso mas é um alento. Olhe para o lado: estamos vivendo numa era em que pessoas matam em briga de trânsito, matam por um boné, matam para se divertir. Além disso, as pessoas estão sem dinheiro. Quem tem emprego, segura. Quem não tem, procura. Os que possuem um amor desconfiam até da própria sombra, já que há muita oferta de sexo no mercado. E a gente corre pra caramba, é escravo do relógio, não consegue mais ficar deitado numa rede, lendo um livro, ouvindo música. Há tanta coisa pra fazer que resta pouco tempo pra sentir.
Por isso, qualquer sentimento é bem-vindo, mesmo que não seja uma euforia, um gozo, um entusiasmo, mesmo que seja uma melancolia. Sentir é um verbo que se conjuga para dentro, ao contrário do fazer, que é conjugado pra fora.
Sentir alimenta, sentir ensina, sentir aquieta. Fazer é muito barulhento.
Sentir é um retiro, fazer é uma festa. O sentir não pode ser escutado, apenas auscultado. Sentir e fazer, ambos são necessários, mas só o fazer rende grana, contatos, diplomas, convites, aquisições. Até parece que sentir não serve para subir na vida.
Uma pessoa triste é evitada. Não cabe no mundo da propaganda dos cremes dentais, dos pagodes, dos carnavais. Tristeza parece praga, lepra, doença contagiosa, um estacionamento proibido. Ok, tristeza não faz realmente bem pra saúde, mas a introspecção é um recuo providencial, pois é quando silenciamos que melhor conversamos com nossos botões. E dessa conversa sai luz, lições, sinais, e a tristeza acaba saindo também, dando espaço para uma alegria nova e revitalizada. Triste é não sentir nada.
(Martha Medeiros)
Somos feitos de afeto e comunicamos através da poesia da vida: o amor.
Ter uma amiga na vida é uma sorte, mas ter uma como você é uma dádiva.
A vida é uma sequência de inúmeros recomeços. Nem sempre acertamos à primeira e às vezes falhamos os nossos objetivos, mas nunca é tarde para mudarmos nosso rumo para a direção certa.
Não desista, mesmo que tenha sofrido uma dura derrota. Os obstáculos que tem encontrado no seu caminho, amanhã farão parte da história da sua vitória.
Dois horizontes fecham nossa vida:
Um horizonte, — a saudade
Do que não há de voltar;
Outro horizonte, — a esperança
Dos tempos que hão de chegar;
No presente, — sempre escuro, —
Vive a alma ambiciosa
Na ilusão voluptuosa
Do passado e do futuro.
Os doces brincos da infância
Sob as asas maternais,
O vôo das andorinhas,
A onda viva e os rosais.
O gozo do amor, sonhado
Num olhar profundo e ardente,
Tal é na hora presente
O horizonte do passado.
Ou ambição de grandeza
Que no espírito calou,
Desejo de amor sincero
Que o coração não gozou;
Ou um viver calmo e puro
À alma convalescente,
Tal é na hora presente
O horizonte do futuro.
No breve correr dos dias
Sob o azul do céu, — tais são
Limites no mar da vida:
Saudade ou aspiração;
Ao nosso espírito ardente,
Na avidez do bem sonhado,
Nunca o presente é passado,
Nunca o futuro é presente.
Que cismas, homem? — Perdido
No mar das recordações,
Escuto um eco sentido
Das passadas ilusões.
Que buscas, homem? — Procuro,
Através da imensidade,
Ler a doce realidade
Das ilusões do futuro.
Dois horizontes fecham nossa vida.
(Machado de Assis)
Quando todos duvidarem Ele estará lá. E se o mundo abandonar você Ele não permitirá que se sinta em solidão. Deus é a maior força que pode ter na sua vida. Só precisa abrir as portas do seu coração para que sinta paz e felicidade.
Não duvide que Aquele que criou tudo que existe é capaz de entender seus medos e providenciar a ajuda necessária. Tenha fé e verá como tudo mudará para melhor.
Todos nós sentimos que estamos preparados para a qualquer momento partirmos em busca da felicidade. Ninguém pensa no que fica para trás se souber que no horizonte conseguirá a concretização de um sonho seu. Não há quem se poupe do esforço quando existe a certeza de se estar no caminho certo.
Sim, o problema do ser humano não é a falta de motivação para lutar por conseguir aquilo que o faz feliz. O maior obstáculo é a insistência das pessoas em direcionarem suas forças no rumo errado. É a teimosia em olhar para as vitórias dos outros, em se concentrarem nas suas próprias idealizações e se esquecerem que na sua própria vida já existem muitos motivos de alegria.
Hoje sinta o aroma do café, passeie descalço pela casa e ouça sua música preferida. Olhe fixamente para o sorriso das pessoas que ama, diga-lhes como elas são importantes e medite na oportunidade que tem em estar vivo. A felicidade por vezes está dentro de nós mesmos e tudo não passa de uma questão de perspetiva.
Rumores de dúvidas,
Caminhos incertos,
Amanhã desconhecido,
Coração misterioso
Dono de grandes segredos.
Céu discreto
Com poucas estrelas.
Uma vida testemunha
De injustiças,
Injustiças cruéis
Que atropelam verdadeiros sentimentos,
Que escondem sonhos.
Uma visão
De fantasias ao mundo
Sossego imaginário,
Mundo violento
Incapaz de adormecer e se envolver em sonhos.
Estrelas perdidas,
Céu apagado,
Amor esquecido,
Ferida de dor
Cicatriz no coração.
Estrelas especiais sem salvação.
Coragem cega
Olhos sem direção.
Injustiças que levam as estrelas
E deixam apenas um céu apagado...
Me leva para o tempo
Que meus olhos não choravam
Que minha vida era ficar
À sua espera com os olhos
Nas estrelas...
Essa Música me faz sentir
Saudades das vezes que
Sem nenhum medo
Eu te amava e te fazia
As minhas declarações...
Essa Música me faz chorar,
Pois ignorei o mundo e me
Entreguei para um amor que
Só existiu nos meus sonhos.
Um amor que não me deixou
Cumprir minhas promessas
Me fez refém...
Essa Música fala de um
Amor Abençoado, mas o amor
Que acreditei viver
Foi abençoado só nos meus
Impossíveis sonhos, e hoje
Só me resta sentir saudades
E ouvir essa Música!
Dizer adeus é difícil, porque dói muito se despedir do nosso amor, da nossa vida juntos, da nossa casa. É sofrido acordar sem você e pensar que meu dia passará sem que eu ouça a sua voz, a sua risada e os seus conselhos. Nunca gostei de despedidas, mas esta é sem dúvidas a mais dolorosa de todas.
Preciso encontrar forças para me manter firme, seguir adiante e reconstruir uma nova vida. Se essa despedida trouxe tanto sofrimento, espero em breve me despedir também deste sofrimento e abraçar novamente a felicidade e principalmente a paz.
Como é difícil e agora me parece impossível ser feliz novamente. Mas sei que tudo passa e que essa dor vai passar. Talvez demore um pouco, mas enquanto isso vou jogando sementes pelo caminho e regando o terreno, que ao menos as minhas lágrimas sirvam para regá-las.
Quem sabe mais cedo do que eu pensava as flores e os frutos brotem? Quem sabe uma boa surpresa não me espera na esquina? Quem sabe eu volte a sorrir? Quem sabe eu me despeça da tristeza e da solidão mais cedo do que imagino.
Só me basta semear o que há de melhor em mim e na minha vida sem olhar para o passado e para a dor. Deus me abençoe e me dê forças para não me render ao sofrimento!
São muitas as pessoas que não enxergam que seus atos trazem consequências. Para elas, a humildade é uma palavra desconhecida e isso faz com que desrespeitem quem está à sua volta.
Eu acredito que tudo o que damos aos outros, um dia voltará na mesma medida. Quem é orgulhoso e julga que não tem mais nada para aprender na vida, mais tarde ou mais cedo será surpreendido com duras e amargas lições.
O tempo vai passando por nós de forma veloz. Vamos crescendo, começamos novas etapas e enfrentamos diversos desafios. Mas há certezas que permanecem, que não mudam e se afirmam como sendo para toda a vida. Nossa amizade é o exemplo perfeito dessa realidade. Já foi há bastante que nossos destinos nos levaram a tomar rumos opostos. Mas nunca perdemos esta ligação, a cumplicidade que nos uniu, nossa vinculação fraterna. No entanto, são muitas as saudades que sinto de você.
Por mim, largava meus compromissos e rotinas, partia por uns dias, sem pensar em voltar, e relembraríamos os tempos de aventura, de descobertas, de viagens sem fim. Por mim, voltava atrás na vida, só para de novo te ter por perto, só para prometer novamente que seriamos amigas para sempre. Você sempre será importante para mim. Não demora em regressar cá, a uma casa que também é sua.
Há uma tristeza profunda dentro do meu coração. O momento de você ir embora está chegando e nem consigo imaginar como será na empresa daqui em diante.
Você marcou minha vida profissional, estimado chefe, e me ajudou em todos os momentos que eu precisei. Só posso estar grato por tudo o que fez por mim e desejar que a vida lhe dê todo o sucesso que você merece.
Mesmo enfrentando as maiores
Dificuldades, experimente sorrir e
Responder com alegria, esperança
E otimismo aos contratempos que
A vida colocar no seu caminho.
Pois não há melhor forma de superar
Qualquer que seja o desafio do que
Com o espírito cheio de ânimo e o
Coração de energias positivas.
Por isso sorria, mesmo quando não
Sentir verdadeira vontade, pois
Esse sorriso atrairá coisas boas
E embelezará seu rosto!