Mensagens de Perda


Eu já perdi tempo demais com pessoas que nada me deram e me preocupei em vão com quem nunca se importou comigo. Na verdade, deveria ter enxergado mais cedo que nem tudo que damos é devolvido com a mesma generosidade.

A partir de hoje, vou gostar mais de mim e lutar apenas por aquilo que me traz felicidade. Aprendi que em vez de valorizar os outros, devemos estimar nosso coração e não permitir que nada se atravesse no caminho para nossos sonhos.

Minha querida amiga,

Seu bebê ainda nem tinha nascido, mas acredito que você já o amava com todas as suas forças. Essa perda é uma profunda tristeza para todos os que sabiam da alegria que você estava sentindo. Ainda assim, não se culpe pelo sucedido nem desista de continuar com sua vida. Quero que saiba que estou do seu lado e vou apoiar você para superar essa dor. Seu bebê sempre estará entre nós, pois todos faremos questão que ele não seja esquecido.

Tendo em conta os tempos difíceis em que vivemos, perder o emprego não é um cenário fácil. Quando isso acontece, as preocupações começam a crescer e os receios sufocam o nosso coração. Mas não podemos desistir perante essa adversidade, nem sermos derrotistas.

Você tem de acreditar que agora é apenas um momento de mudança. Persista em procurar e brevemente você estará encontrando um novo emprego do seu agrado.

Faz tão pouco tempo que papai faleceu, que parece nem ser realidade. Não passou muito desde que o ouvi batendo a porta, em jeito de despedida. Um adeus que eu pensava ser apenas até ao final da tarde, como acontecia todos os dias. Mas afinal, essa despedida era eterna. Era uma despedida de nosso mundo, de nossa família. Um adeus à vida, como a conhecíamos até àquele momento.

Essas lembranças estão tão vivas em minha memória, que meu coração ainda espera o regresso dele, como se nada tivesse ocorrido. Há algo em mim que ignora o acontecimento dessa morte e é isso que talvez me continue impedindo de seguir em frente.

Meu pai me faz tanta falta, que sinto um vazio por dentro. As saudades aumentam a cada dia e custa a encarar verdadeiramente esta perda. Imaginar como será minha vida nos tempos que se seguem é um verdadeiro desafio. Mas quando nada podemos fazer para mudar nosso passado, resta honrarmos os valores que nos foram deixados por aqueles que amaremos eternamente.

Minha querida amiga, como lamento que esteja vivendo este momento, e todo sofrimento, desespero e impotência que deve estar sentindo. Os meus pêsames pela sua perda!

Sei o quanto você e sua mãe eram chegadas, e que para você ela era uma grande amiga. Infelizmente chegou o momento de você lhe dizer adeus, mas ela jamais partirá totalmente, não enquanto você viver!

Você honrará sua memória e a lembrará com saudade todos os dias, e lá onde ela agora está, velará por você e sentirá orgulho e felicidade no seu percurso de vida.
Muita força, minha querida!

Sei que é insuportável, e a dor que deve estar sentindo, a mais terrível de todas, pois uma mãe é um ser que é único e insubstituível na vida de todos nós. Mas a vida é mesmo isso, e a todos toca um dia partir ou ver partir.

Saiba que tem todo o meu apoio e disponibilidade para o que precisar, nem que seja apenas um ombro para chorar.

Foi há 1 ano que você partiu, mas em meu coração é como se tivesse sido ontem. As feridas de sua perda ainda me ardem muito, como se estivessem em carne viva. Não parece haver um remédio, um antídoto que me consiga consolar verdadeiramente. Nem o tempo, que afirmam curar tudo, tem servido para eu conseguir seguir em frente.

Ainda há uma revolta silenciosa em mim. Um sentimento de injustiça de quem foi profundamente lesado, de quem foi roubado sem ter oportunidade de se defender. A morte é o maior de nossos inimigos e nunca podemos prever sua chegada. Por onde ela passa, as flores murcham, o céu escurece e a esperança se corrói.

Só restam em mim lindas memórias de você. E se no mundo real não te posso encontrar mais, é nessas recordações que continuamos nos revendo e matando saudades. Por tudo o que significa para mim, você me faz falta, hoje e sempre. Jamais eu te esquecerei.

A arte de perder
não é nenhum mistério.
Tantas coisas contêm
em si o acidente de perdê-las,
que perder não é nada sério.
Perca um pouquinho a cada dia.
Aceite, austero, a chave perdida,
a hora gasta bestamente.
A arte de perder
não é nenhum mistério.
Depois perca mais rápido,
com mais critério: lugares,
nomes, a escala subsequente
da viagem não feita.
Nada disso é sério.
Perdi o relógio de mamãe.
Ah! E nem quero lembrar
a perda de três casas excelentes.
A arte de perder
não é nenhum mistério.
Perdi duas cidades lindas.
E um império que era meu,
dois rios, e mais um continente.
Tenho saudade deles.
Mas não é nada sério.
Mesmo perder você (a voz,
o riso etéreo que eu amo)
não muda nada. Pois é evidente
que a arte de perder não chega a
ser mistério por muito que pareça
(Escreve!) muito sério.

(Elizabeth Bishop)

Não posso dizer que sei o que é perder um bebê, tampouco que imagino o que é estar na sua posição. Ninguém merece partir ainda antes de sequer existir, e também é uma grande injustiça você ter que enfrentar essa difícil experiência.

Seja muito forte, não se deixe ir abaixo por mais que custe seguir em frente. Mulheres como você são verdadeiras guerreiras, e as coisas lindas que viveu durante a gravidez jamais sairão da sua memória.

É normal essa tristeza profunda que você está sentindo, querida amiga. A família é uma fortaleza, o abrigo onde nascemos e crescemos, onde nos tornamos quem somos. Perder um familiar é, portanto, como se parte desse refúgio desaparecesse, como se sofresse um abalo e, de repente, tudo estivesse se desmoronando. É um sentimento de injustiça e impotência que não conseguimos controlar.

Seria bom se as lágrimas que nos escorrem pela face, formassem um rio que pudesse trazer de volta aqueles que já partiram. Desse jeito saberíamos que chorar não é em vão. Mas a realidade que temos de enfrentar é bem diferente e se lamentamos tanto a morte é porque não termos poder de dar vida aos que tiveram de partir.

É difícil, sem dúvida, mas você tem de acreditar que vai conseguir superar essa perda. A vida continua, por isso, tenha força para permanecer na luta pelos seus sonhos e objetivos. Eu estarei aqui do seu lado para te apoiar.

Hoje talvez seu coração esteja muito agitado, meu amigo. Perder uma mãe é uma dor tão forte que a tristeza deixa nossa alma em sobressalto. Mas você sabe que temos de seguir em frente, por mais contrariedades que a vida nos traga.

Respire fundo, portanto, e deixe essa agitação passar. Sua mãe está agora em paz e é isso que você também precisa encontrar.

Quando se perde uma avó como aquela que você foi para mim, muitas coisas mudam na nossa vida. É como se calassem de repente aquela doce voz que nos dava os melhores conselhos e se passasse a ouvir apenas um silêncio incomodativo. E é isso que tenho sentido desde que você nos deixou. As saudades têm feito parte dos meus dias e nada tem conseguido substituir o vazio que ficou.

Há tristezas que nos acompanham como cicatrizes que não conseguimos remover do nosso corpo. Nunca esquecerei você, querida avô, mesmo que lembrá-la me faça chorar as lágrimas mais amargas.

Eu perdi você. Era muito o que eu tinha para dizer, mas pouca a coragem para falar dos meus sentimentos. Na minha perspetiva, eu não passava de uma pessoa comum que você simplesmente conhecia, mas no meu coração o meu desejo era que eu fosse a mulher que faria de você um homem feliz.

Foi em silêncio que eu tentei mostrar tudo o que sentia. O meu olhar brilhava como o sol em um dia de verão, sempre que eu estava do seu lado. A garganta secava, as mãos tremiam de tanto embaraço e as palavras teimavam em não sair. Nunca consegui ser eu mesma quando você estava por perto e por isso talvez nunca desconfiou do quanto eu amava você.

Hoje sinto as lágrimas frias que me escorrem pela face. São dores de amargura por tudo o que ficou por dizer. Você é agora apenas uma miragem, o fim de uma história que nem sequer começou e eu me sinto decepcionada por nem sequer ter tentado. Haverá sempre a dúvida do que poderíamos ter sido, mas também a certeza que sou eu a culpada por este fim.

Gostava de ter uma poção milagrosa em minhas palavras, para poder ajudar você nesse momento tão duro. Como eu queria conseguir um modo de aliviar essa dor tão imerecida e injusta. Mas as palavras não podem mudar o que já passou. E seu momento triste acontece porque tiraram de você uma pessoa muito valiosa.

Os meus pêsames são pelo falecimento de sua mãe, uma pessoa de quem você se orgulhou e sempre se orgulhará. Uma mulher que você defendeu em inúmeros momentos e que você amava com todas as forças. Uma mãe que também foi feliz por ter um filho incrível como você.

É difícil superar uma perda assim, mas a vida terá que continuar. Não desista de seu caminho, querido amigo, prossiga com seus sonhos, e nunca se esqueça que cada vitória sua, será uma dedicatória para sua estimada mãe. Estarei do seu lado para o que você precisar.

Nossos Pais descobrem que um ser está para nascer e trazer às suas vidas um brilho de luz. A cada sorriso, palavra, olhar ou suspiro, uma cachoeira de lágrimas parece inundar seus olhos de alegria e paz.

Nos tornamos adolescentes e a busca pela independência é cada vez mais clara. A nossa vontade de conquistar espaço nos distancia de quem sempre nos amará, e esquecemos a família. Esquecemos de dizer o quanto os amamos.

Mas um dia nossos entes queridos se vão. Quando menos esperamos e sem nenhum aviso, Deus tira de nós o que mais amamos. Em nosso peito apenas a dor de um punhal que a cada "meus pêsames" parece afundar.

Nossos pensamentos difundem para cada gota de sangue em nosso corpo a culpa de nunca termos dito: "te amo", "preciso de você", "estou sempre aqui", "me preocupo"; e como se não bastasse, vem a frase mais forte "a culpa foi minha"!

Nossos sonhos caem por terra, nossa independência parece perder a importância. E a resposta para essa dor? O tempo e uma certeza: Quando amamos transmitimos em pequenos atos e gestos, e as palavras não importam mais. Quando precisamos de alguém, sentimos sua presença, e as palavras não têm mais sentido. Quando nos sentimos sós e abandonados, surge uma palavra ou um gesto e descobrimos que nunca estaremos sós.

E a culpa? A culpa é da vida que tem início, meio e fim. A nossa culpa está apenas em amar tanto e sentir tanto perder alguém. Mas o tempo é remédio e nele conquistamos o consolo, com ele pensamos nos bons momentos. E com um pouco mais de tempo, transformamos nossos entes queridos em eternos companheiros.

Nossos sonhos ganham aliados, nossa independência ganha acompanhantes, nossa vida conquista anjos. E no fim apenas a saudade e uma certeza: Não importa onde estejam, pois estarão sempre conosco!

Imagino como esteja sendo duro para você perdeu seu pai. Ao longo da vida, ele certamente foi sua proteção e seu melhor conselheiro. Saber da sua morte foi sem dúvida uma notícia triste e envio agora meus pêsames, querida amiga, para você e para sua família. Estarei aqui para o que você precisar. Não quero que você desanime, mas sim que tenha forças para continuar.

Tudo que passei por sua causa, acabou! Meus olhos já não suportam a possibilidade de ver você mais uma vez. Todas as mentiras, os erros e o sofrimento fazem parte de um passado que nunca mais pretendo reviver.

Não entendo porque passei tanto tempo para entender que minha felicidade é mais importante que qualquer relacionamento. Não sei como pude insistir em algo que bem no fundo já sabia que nunca iria dar certo.

A partir de agora é como se você nunca tivesse existido, deixarei na minha memória somente um sentimento: que nunca deverei me deixar levar por alguém como você novamente. Espero que tenha a consciência de fazer o possível para não aparecer mais na minha frente, não será muito legal para você sentir o meu desprezo.

Não tenha nenhuma esperança em me ter novamente. Você conseguiu arruinar tudo de bom que um dia ainda vivemos, e por isso não tenho mais como lhe dar uma chance, pois você me perdeu completamente.

Perder você é perder o motivo de viver.
É olhar e não enxergar.
É dormir e não sonhar.
É falar e não escutar.
É comer e não ter paladar.
É cheirar e não sentir o perfume do ar.
É tocar e não conseguir pegar.
Sem esses sentidos para que respirar,
só me resta deitar...

Eu sei que a nossa briga foi muito feia e que grande parte da culpa é minha. Eu disse coisas que jamais deveria ter dito e você acabou muito magoado comigo. Peço desculpa por tudo o que aconteceu!

Se hoje deixo o meu orgulho de lado e quero dirigir estas palavras até você, acredite, querido amigo, que é porque a nossa amizade é um bem precioso para minha vida. E se ela é tão valiosa assim, então eu não a quero perder.

Meus sentimentos pela sua perda. Que seu coração encontre conforto nesta hora difícil.

Os meus mais sinceros pêsames pela irreparável perda do seu ente tão querido. Infelizmente, nem tudo está em nossas mãos. Um momento como este traz muito sofrimento, mas precisamos nos lembrar que não podemos controlar tudo na vida.

Há coisas que estão muito acima de nós, e só podemos nos resignar e encontrar algum conforto naquilo que não podemos mudar. Silenciem as vozes e escutem apenas o coração.

Vivam o luto, mas busquem paz, busquem amor, busquem luz e consolo. Não se entreguem ao sofrimento. Tenham fé que esta dor um dia vai diminuir, que este sofrimento agudo vai ser amenizado.

Lembrem-se dos bons momentos, dos dias felizes, mantenham o coração aquecido. Logo a saudade será menos sofrida e mais serena. Confiem em Deus.

Contem comigo para o que precisarem. Um abraço muito forte!

Amigo, como lamento a sua perda! Infelizmente, perante a morte nada somos e nada podemos fazer. Resta-nos apenas aceitá-la o melhor que podemos, pois ela é condição de viver.

Muita força, meu amigo. Agora que o seu familiar partiu do plano físico, guarde com carinho todos os momentos que passou com ele e recorde-o, pois dessa forma ele viverá eternamente na sua saudade. Meus sentimentos.

Se um dia você me perder,
me procure na flor mais
vermelha e viva,
no perfume ao cheirar.
Me procure no silêncio,
na noite,
na brisa que sopra fria
no sereno quente do seu corpo.
Me procure no canto da gaivota,
nas estrelas, no mar.
Certamente serei a onda
mais fulminante que encontrar.
Me procure em uma lágrima,
em uma música,
em um sonho, quem sabe!
Me procure onde for lindo.
Mas, se por acaso não me
encontrar,
procure-me no fundo do seu coração.
Certamente estarei lá.

Lamento muito a sua perda e peço para que Deus alivie a dor do seu coração.

Posso perder tudo na vida, mas de uma coisa eu sei: você viverá no meu coração eternamente!

O amor é um sentimento perfeito e nós devemos lutar por ele com todas as nossas forças, meu amor. Há momentos em que nós duvidamos e outros em que só queremos um tempo para pensar. Apesar disso, se nos separarmos vamos nos perder um do outro e a nossa história se tornará passado.

Vamos ficar juntos, lutar juntos e juntos tornar nosso relacionamento melhor. Desistir é destruir o que de tão lindo construímos e nós não merecemos isso.

Olho pela janela e vejo a rua vazia.
Você por aqui nunca mais passou.
Na tela do meu computador, já não encontro alegria.
Eu sei que os meus emails você apagou.

Por mais que você diga, eu não quero acreditar que acabou.
Ando sonhando acordado, passo os dias calado,
olhando para aquele último selfie que a gente tirou.

Pode até ser que o nosso amor tenha ficado no passado.
Mas espero uma oportunidade para te encontrar.
Não posso deixar o meu amor sufocado.
Por mais que seja tarde, eu preciso falar!

Sei que vale a pena lutar pelo que vale a pena querer,
e é por isso que nunca vou desistir de você.
Espero sinceramente não te perder!
Eu te amo e com você quero viver.

Hoje é um dia triste, talvez um dos momentos mais difíceis da minha vida. Sentir esta perda foi perceber que uma segunda mãe foi embora. Você sempre ocupará um lugar muito especial no meu coração, querida avó.

Nunca esquecerei que foi em seus braços que recebi carinho, um amor diferente de todos os outros, e que através das suas palavras aprendi muito do que sei hoje. Você será lembrada como uma pessoa maravilhosa, uma mulher dotada de um coração muito generoso. Descanse em paz!

Neste momento de profunda dor e consternação, quero expressar meus pêsames e lamentar a perda que você e sua família estão enfrentando. É uma grande tristeza perceber que as melhores pessoas partem quando menos esperamos.

Tenha muita força para superar as dificuldades que um acontecimento assim causa em nosso coração. Pode contar com a minha disponibilidade para dar apoio em tudo que precisar. Meus sentimentos.

O problema de muitas pessoas é esquecerem que não existe nada definitivo neste mundo, e que até o amor, o maior dos nossos sentimentos, pode um dia esfriar e deixar de existir. O mal de muitos é pensarem que algo que conquistamos é nosso para sempre, e não enxergarem a possibilidade de perda.

Quem não cuida, quem não sabe valorizar de verdade, mais tarde ou mais cedo terá uma surpresa desagradável. Ame quem tem ao seu lado para que não venha a lamentar um dia a sua ausência.

Confiei meu coração a quem não soube cuidar dele. Quando percebi realmente que estava enganada, já era tarde demais para curar as feridas que essa grande decepção causou em mim. Mesmo assim, eu me levantei e estou agora mais forte que nunca.

A vida continua e temos de aprender a superar as atitudes das pessoas que não merecem nossa confiança. Vou cuidar da minha felicidade e lutar por ter a meu lado apenas quem se importa realmente comigo.