Amizade Distante

Ainda que distante, tenha certeza
não a esqueceremos.
Você é muito especial.
A sua dedicação, o seu trabalho,
o seu carinho, jamais serão
esquecidos, ficarão plantados
em nossos corações.

E um dia com certeza iremos
nos encontrar por esses caminhos.
Lembraremos dos momentos
vividos, do trabalho dividido.
Ilumine Deus esse novo caminho.
Boa sorte e muito sucesso!

A saudade vai ficar, mas a certeza
da sua felicidade é o nosso maior
prazer. Eu não sabia que essa
despedida de trabalho, iria ser tão
dolorosa assim. Te amo!

Era uma vez uma menina que tinha um pássaro como seu melhor amigo. Ele era um pássaro diferente de todos os demais: Era encantado. Os pássaros comuns, se a porta da gaiola estiver aberta, vão embora para nunca mais voltar. Mas o pássaro da menina voava livre e vinha quando sentia saudades...

Suas penas também eram diferentes. Mudavam de cor. Eram sempre pintadas pelas cores dos lugares estranhos e longínquos por onde voava.
Certa vez, voltou totalmente branco, cauda enorme de plumas fofas como o algodão.

"- Menina, eu venho de montanhas frias e cobertas de neve, tudo maravilhosamente branco e puro, brilhando sob a luz da lua, nada se ouvindo a não ser o barulho do vento que faz estalar o gelo que cobre os galhos das árvores. Trouxe, nas minhas penas, um pouco de encanto que eu vi, como presente para você...".

E assim ele começava a cantar as canções e as estórias daquele mundo que a menina nunca vira. Até que ela adormecia, e sonhava que voava nas asas do pássaro. Outra vez voltou vermelho como fogo, penacho dourado na cabeça.

"... Venho de uma terra queimada pela seca, terra quente e sem água, onde os grandes, os pequenos e os bichos sofrem a tristeza do sol que não se apaga. Minhas penas ficaram como aquele sol e eu trago canções tristes daqueles que gostariam de ouvir o barulho das cachoeiras e ver a beleza dos campos verdes."

E de novo começavam as estórias. A menina amava aquele pássaro e podia ouvi-lo sem parar, dia após dia. E o pássaro amava a menina, e por isso voltava sempre.

Mas chegava sempre uma hora de tristeza.

"- Tenho que ir", ele dizia.

"- Por favor não vá, fico tão triste, terei saudades e vou chorar....".

"- Eu também terei saudades", dizia o pássaro.
- Eu também vou chorar. Mas eu vou lhe contar um segredo: As plantas precisam da água, nós precisamos do ar, os peixes precisam dos rios... E o meu encanto precisa da saudade. É aquela tristeza, na espera da volta, que faz com que minhas penas fiquem bonitas. Se eu não for, não haverá saudades. Eu deixarei de ser um pássaro encantado e você deixará de me amar."

Assim ele partiu. A menina sozinha, chorava de tristeza à noite. Imaginando se o pássaro voltaria. E foi numa destas noites que ela teve uma idéia malvada.
"- Se eu o prender numa gaiola, ele nunca mais partirá; será meu para sempre. Nunca mais terei saudades, e ficarei feliz".

Com estes pensamentos comprou uma linda gaiola, própria para um pássaro que se ama muito. E ficou à espera.

Finalmente ele chegou, maravilhoso, com suas novas cores, com estórias diferentes para contar. Cansado da viagem, adormeceu.

Foi então que a menina, cuidadosamente, para que ele não acordasse, o prendeu na gaiola para que ele nunca mais a abandonasse. E adormeceu feliz.

Foi acordar de madrugada, com um gemido triste do pássaro.

"- Ah! Menina... Que é que você fez? Quebrou-se o encanto. Minhas penas ficarão feias e eu me esquecerei das estórias... Sem a saudade, o amor irá embora..."

A menina não acreditou. Pensou que ele acabaria por se acostumar. Mas isto não aconteceu. O tempo ia passando, e o pássaro ia ficando diferente.

Caíram suas plumas, os vermelhos, os verdes e os azuis das penas transformaram-se num cinzento triste. E veio o silêncio; deixou de cantar. Também a menina se entristeceu. Não, aquele não era o pássaro que ela amava.

E de noite ela chorava pensando naquilo que havia feito ao seu amigo...
Até que não mais agüentou. Abriu a porta da gaiola.

"- Pode ir, pássaro, volte quando quiser...".

"- Obrigado, menina. É, eu tenho que partir. É preciso partir para que a saudade chegue e eu tenha vontade de voltar. Longe, na saudade, muitas coisas boas começam a crescer dentro da gente. Sempre que você ficar com saudades, eu ficarei mais bonito. Sempre que eu ficar com saudades, você ficará mais bonita. E você se enfeitará para me esperar...".

E partiu. Voou que voou para lugares distantes. A menina contava os dias, e cada dia que passava a saudade crescia.

"- Que bom, pensava ela, meu pássaro está ficando encantado de novo...".

E ela ia ao guarda-roupa, escolher os vestidos; e penteava seus cabelos, colocava flores nos vasos...

"- Nunca se sabe. Pode ser que ele volte hoje..."

Sem que ela percebesse, o mundo inteiro foi ficando encantado como o pássaro. Porque em algum lugar ele deveria estar voando. De algum lugar ele haveria de voltar.

Ah! Mundo maravilhoso, que guarda em algum lugar secreto o pássaro encantado que se ama...

E foi assim que ela, cada noite ia para a cama, triste de saudade, mas feliz com o pensamento:
"- Quem sabe ele voltará amanhã..."

E assim dormia e sonhava com a alegria do reencontro.

Mesmo sabendo que é um pouco clichê, sempre achei que os verdadeiros amigos são presentes que a vida nos dá na melhor hora, no melhor momento, aqueles que sempre se encaixam perfeitamente com tudo que está acontecendo. Vem sempre em pouca quantidade, mas ao mesmo tempo, o fato de tê-los por perto traz tanta coisa boa, que equilibra perfeitamente esta primeira incoerência.

É engraçado como nos conhecemos tão bem, como pelo olhar, pela voz, ou até pela forma como escreve um e-mail, por exemplo, automaticamente já sabemos tudo que se passa do outro lado.

São aqueles que nos fazem mostrar sempre o nosso melhor, que mesmo por algum tempo longe um do outro, ao se encontrar, é como se todo esse tempo não passasse de alguns segundos.

Aos que nunca tiveram a oportunidade de conhecer uma verdadeira amizade, não vale a pena procurar, pois é a vida que detém o poder de os encontrar.

O tempo em que vivemos é de frieza entre as pessoas. As relações são de curta duração e cada vez parecem mais descartáveis. É preciso ressuscitarmos nossas velhas amizades, encurtarmos por momentos as distâncias que nos separam e revivermos tudo aquilo que deixamos para trás.

A verdadeira amizade tem esse lindo poder de nos marcar eternamente. Não importa se passou um ou dez anos, quando voltamos a estar junto das pessoas que fizeram parte da nossa história, é como se recuperássemos vivências antigas e elas continuassem fazendo todo o sentido.

Temos a obrigação de não deixar que as ligações que criamos desapareçam. Temos de contrariar a tendência que se está a tornar comum de nos importarmos apenas com nós mesmos. Não custa muito fazer uma chamada do celular, combinar um encontro e colocar a conversa em dia.

As amizades são para sempre se soubermos cuidar delas. Pela importância que elas têm para nós, vale a pena o esforço. A nossa atitude em cumprirmos com essa obrigação determinará se viveremos acompanhados da solidão ou de pessoas que se importam connosco. E um amigo incondicional do nosso lado, sem dúvida que traz cor e alegria para nossa vida.

Comumente conhecida como alegria, é uma das melhores companheiras da felicidade e normalmente vem acompanhada de muitos sorrisos e até gargalhadas. Quando entra no nosso corpo, traz muita paz e leveza, expulsando qualquer pensamento negativo, levando para bem longe qualquer indício de tristeza.

Para os que procuram este sempre em contato com a felicidade, saibam que o primeiro passo para encontra-la é mantendo uma amizade verdadeira com a alegria. Mesmo que seus encontros não sejam muito constantes, não permita de forma alguma, que ela passe muito tempo longe de você, pois durante sua ausência a tristeza pode tomar conta da sua vida, privando você de ótimos momentos.

Mesmo com esse vai e volta da alegria, tente permanecer ao seu lado o máximo possível, direcionando sempre seus pensamentos para o lado positivo. Recorra sempre a tudo que o faz feliz e tenha como principal objetivo na vida não deixar sua alegria fugir.

Você é a melhor prova de que ainda existem pessoas especiais que valem a pena cada segundo do nosso tempo. E acredite que é um prazer ter você na minha vida. É a melhor das sensações saber que existe alguém que nos compreende na perfeição, apesar de por vezes sermos difíceis de entender.

O que seremos amanhã eu não sei dizer. Só espero que o tempo nunca leve você para longe de mim. Vamos juntos esperar pelo que o futuro tem reservado para nós e entretanto desfrutar desta linda amizade que conseguimos construir.

Hoje quero agradecer aos meus amigos. Quer estejam longe ou perto, quer sejam recentes ou antigos, muito achegados ou mais distantes. Vocês são todos importantes para mim, pois embelezam meus dias com todo carinho que demonstram.

A amizade é uma bênção, um tesouro muito especial que nos dá mais motivos para sermos felizes. Acreditem que sem vocês minha vida não faria qualquer sentido.

Só os corajosos são capazes de mudar e procurar a felicidade em outro lugar. Você está prestes a começar uma viagem que vai mudar a sua vida.

É uma nova página, com novas oportunidades e novos desafios. Não olhe para trás, e dê cada passo com a confiança de quem já venceu.

Eu sei que não vai ser fácil ir para longe dos seus amigos e família, mas eu tenho certeza que você vai ser capaz de conquistar o seu lugar ao sol.

Eu acredito verdadeiramente no provérbio que diz que a sorte protege os audazes. Por isso, não tenha medo de lutar por cada um dos seus sonhos, porque mais cedo ou mais tarde você será recompensado! Faça uma boa viagem!

A amizade eterna é aquela que muda a nossa vida e deixa o nosso caminho mais florido. Nem sempre os melhores amigos são aqueles que conhecemos na infância, mas quando conhecemos alguém por quem sentimos real afinidade, é sinal de que os nossos corações já se conhecem há muito tempo! Por isso, para viver uma eterna amizade nem mesmo é preciso que as pessoas tenham a mesma idade, ou que sejam da mesma geração.

Os amigos são pessoas especiais que aparecem no nosso caminho e compartilham momentos especiais, que vão fazer parte da nossa história, e que mudam alguma coisa em nós. Por isso, ainda que a vida, por qualquer motivo, afaste as pessoas, os amigos serão sempre amigos, pois a amizade estará guardada na memória e dentro do coração.

Os amigos de verdade, nos presenteiam com eterna amizade. E mesmo quando não estão presentes, são como estrelas, que por mais que não possamos vê-los, sabemos que sempre estão lá. E mesmo que possamos passar anos sem nos encontrar, quando finalmente reencontramos um amigo de verdade, é como se tivesse passado apenas uma semana, pois o tempo e a distância não desconectam corações.

O meu cabelo é bom é assim, e se você não gosta, por favor, fique longe de mim. Não vou alisar, não vou trançar, não vou prender. Se você não gosta do meu cabelo porque diz que é cabelo pixaim de preto, eu é que não gosto de você. Esquece essa de escovinha e chapa, solta os seus cachos, mostra o seu poder.

A minha pele é negra, bela como a noite que nunca vai ter fim. Quem disse que quando a coisa está preta é porque está ruim? Você nunca ouviu falar de cegueira branca, quando a luz está muito forte e nem com sorte você pode enxergar?

Não transforme o seu preconceito em piada, porque não tem graça, e se alguém rir pode ter certeza que você não tem motivo para se orgulhar. Não tem riso frouxo que disfarce o racismo e a ignorância do seu blá blá blá.

Sim, eu sou negro, com muito orgulho e com muito amor. Eu sou brasileiro, e levanto a taça de fazer parte de uma raça que mistura tudo quanto é cor. Mas não me orgulho de tanto preconceito que o irmão branco tem contra o irmão negro, se todos são filhos da mesma nação.

Tenho vergonha de tanta ignorância e da gente que acha que a cor da pele é que dá valor para o que a gente é. Abre a sua cabeça, porque a sua massa cinzenta já virou fumaça e a sua mente já está vazia. E não faz piada, porque preconceito, meu amigo, não tem graça!

Infelizmente nosso relacionamento
Acabou, sei o quanto nos esforçamos,
Mas a maldita distância nos separou.
No primeiro momento que meus olhos
Encontraram os seus, percebi logo
Que você seria meu! Foi chegando
À minha vida tão devagar, com um
Jeitinho tão especial que demorou
Um tempo para acreditar. Apesar de
Não estarmos mais namorando
Não quero jamais perder sua amizade
Muito menos definir nosso laço como
Acabado. Todos os sentimentos
Vividos durante esse tempo me
Encheram de felicidade. Nunca
Esquecerei nenhum momento, pois
Ficarão guardados na memória
Por toda eternidade. Espero que
Esse tempo longe um do outro só
Aumente nosso desejo de nos
Encontrarmos novamente. Nem que
Seja para jogar conversa fora, pois
Apenas isso já me deixaria muito contente.

Há em mim uma vaga fome a que talvez chame ausência.

Não falo de solidão solidão seria sentir-me vazio, e eu sinto-me transbordante de carinho,
de sorrisos, de afectos interesso-me por tanto!

Não sei onde ir nem com quem falar.

Tenho tanto e nada a dizer!
Falta -me quem escute,
uma voz que salte do silêncio
e diga também vejo e penso.

Amigos estão longe na busca constante do que os atormente.

Vejo cada um na sua vida mergulhado noutro mundo que não é nosso.

Estranho como se eu estivesse boiando ao largo de tudo à deriva de quanto rola-se na luta perdida guerra aberta desvairada terra!

Tudo! Sem eles a vida parece que perde o sentido não dá para imaginar como é perder uma Amizade Especial, o sofrimento deve ser muito grande; acredito que seria como se a vida ficasse incompleta, sabe, daria a sensação de que algo estava faltando para que ela voltasse a ser completa de novo. Será que você concorda comigo? Me pergunto, às vezes, como seria a minha vida a partir daquela perda. Será que os dias seriam os mesmos? a resposta é: Claro que não!

Amizade é algo fácil de se fazer; o difícil é esquecer uma grande amizade que marca a nossa vida por completo. Você por acaso já parou para pensar no que seria UMA AMIZADE ESPECIAL, sabe, aquelas que marcam a nossa vida e por mais que passe o tempo ou esteja muito distante nunca acaba? Pois nas linhas abaixo estão algumas palavras que tornam uma amizade ser Especial:

Você pode estar passando pelos piores momentos de sua vida, mas quando você olhar para o lado aquela Amizade Especial sempre estará pronta para ajudar, não se importando com as dificuldades que irá enfrentar; seu único objetivo é nunca o deixar só; mas sim, sempre lhe ajudar. É como se eles dissessem: Não se esqueça que eu estou aqui, quando precisar da minha ajuda pode contar com ela sempre que quiser...

Num simples olhar eles conseguem nos passar esta confiança. Por isso é que temos tanto medo de perdê-los! Porque sabemos o quanto nos fariam falta e o quão difícil seria, ou quase impossível, encontrar outro igual.

Entende agora por que tenho tanto medo de perder sua Amizade? Porque todas estas e outras qualidades consegui achar em você, por isso é que a sua amizade é tão importante para mim!

A vida é um jogo onde vamos avançando de casa em casa até atingir uma meta, às vezes desconhecida. A intenção é avançar sempre. Nunca regredir.

Você, minha amiga, tem avançado sem parar porque seu jogo é sempre limpo. É claro e objetivo. Sua tática é nunca ultrapassar o outro.

Agora que você vai para uma fase bem avançada – seu casamento juntamente com sua nova residência bem longe daqui, eu faço votos que você continue triunfando dia após dia. Quem sabe até você já ultrapassou a meta?

Você é minha melhor amiga, minha amiga número um. Vai custar muito a distância para mim, mas eu sei que você vai estar feliz construindo seu novo lar junto do seu marido que tanto a ama.

Nossa amizade é forte demais para deixar que o vento da saudade nos afaste uma da outra. Nossa união será eterna, e eu sempre estarei aqui torcendo para que tudo dê certo na sua vida.

Beijo e Até breve!

Se você está no ponto de estourar mentalmente, silencie alguns instantes para pensar.

Se o motivo é moléstia no próprio corpo, a intranqüilidade traz o pior.

Se a razão é enfermidade em pessoa querida, o seu desajuste é fator agravante.

Se você sofreu prejuízos materiais, a reclamação é bomba atrasada, lançando caso novo.

Se perdeu alguma afeição, a queixa tornará você uma pessoa menos simpática, junto de outros amigos.

Se deixou alguma oportunidade valiosa para trás, a inquietação é desperdício de tempo.

Se contrariedades aparecem, o ato de esbravejar afastará de você o concurso espontâneo.

Se você praticou um erro, o desespero é porta aberta a faltas maiores.

Se você não atingiu o que desejava, a impaciência fará mais larga a distância entre você e o objetivo a alcançar.

Seja qual for a dificuldade, conserve a calma, trabalhando, porque, em todo problema, a serenidade é o teto da alma, pedindo o serviço por solução.

(Chico Xavier)

Assim como um vento forte que passa e arrasta muitas coisas consigo, chame a si mesma a alegria intensa e deixe que ela leve para longe suas amarguras. Você só tem de acreditar que isso é possível, querida amiga, e não duvidar que esse momento difícil irá terminar.

São muitas as tristezas que afetam nossa vida e as lágrimas que nos escorrem pelo rosto, mas nada é eterno, incluindo nossos problemas. Eu estarei do seu lado nesta dura batalha.

Amigos são como ondas do mar: umas vezes estão longe por força das circunstâncias, outras estão perto e inundam nossa alma de alegria. Não importa a distância que os separam de nós, pois de uma forma ou de outra eles sempre nos fazem perceber que sua presença será eterna.

A todos aqueles com quem me cruzo diariamente e aos que também marcaram minha vida mas seguiram outro destino, quero agradecer muito pela valiosa, única e especial amizade que ainda mantemos!

Não há ligação na vida que se compare à de irmãos que se amam. Pois é uma ligação que nasce cedo e quando leva ao amor e à amizade dura para sempre.

Ela supera grandes brigas e desentendimentos nas primeiras idades e ultrapassa qualquer afastamento ou distância. A ligação que existe entre irmãos que se amam é pura e indestrutível.

Eles se conhecem como ninguém, e se entendem na perfeição. E quem tem uma ligação assim com um irmão ou irmã deve se sentir privilegiado e agradecer todos os dias, pois é algo maravilhoso!

Trancar o dedo numa porta dói. Bater com o queixo no chão dói. Torcer o tornozelo dói. Um tapa, um soco, um pontapé, dóem. Dói bater a cabeça na quina da mesa, dói morder a língua, dói cólica, cárie e pedra no rim. Mas o que mais dói é saudade.
Saudade de um irmão que mora longe. Saudade de uma cachoeira da infância. Saudade do gosto de uma fruta que não se encontra mais. Saudade do pai que já morreu. Saudade de um amigo imaginário que nunca existiu. Saudade de uma cidade. Saudade da gente mesmo, quando se tinha mais audácia e menos cabelos brancos. Dóem essas saudades todas.
Mas a saudade mais dolorida é a saudade de quem se ama. Saudade da pele, do cheiro, dos beijos. Saudade da presença, e até da ausência consentida. Você podia ficar na sala e ele no quarto, sem se verem, mas sabiam-se lá. Você podia ir para o aeroporto e ele para o dentista, mas sabiam-se onde. Você podia ficar o dia sem vê-lo, ele o dia sem vê-la, mas sabiam-se amanhã. Mas quando o amor de um acaba, ao outro sobra uma saudade que ninguém sabe como deter.

Saudade é não saber. Não saber mais se ele continua se gripando no inverno. Não saber mais se ela continua clareando o cabelo. Não saber se ele ainda usa a camisa que você deu. Não saber se ela foi na consulta com o dermatologista como prometeu. Não saber se ele tem comido frango de padaria, se ela tem assistido as aulas de inglês, se ele aprendeu a entrar na Internet, se ela aprendeu a estacionar entre dois carros, se ele continua fumando Carlton, se ela continua preferindo Pepsi, se ele continua sorrindo, se ela continua dançando, se ele continua pescando, se ela continua lhe amando.

Saudade é não saber. Não saber o que fazer com os dias que ficaram mais compridos, não saber como encontrar tarefas que lhe cessem o pensamento, não saber como frear as lágrimas diante de uma música, não saber como vencer a dor de um silêncio que nada preenche.

Saudade é não querer saber. Não querer saber se ele está com outra, se ela está feliz, se ele está mais magro, se ela está mais bela. Saudade é nunca mais querer saber de quem se ama, e ainda assim, doer.

(Martha Medeiros)

O bom de ter uma prima tão amiga é saber que não importa a distância, estamos sempre perto.

A despedida é sempre a parte mais triste de qualquer mudança, de qualquer partida! Vou embora, meus amigos, chegou a hora! Dói bastante ficar separado de todos vocês, mas a vida obriga a transformações.

É assim que se conseguem atingir metas, sonhos e objetivos. Na verdade, é difícil sair da zona de conforto onde tudo está em seu devido lugar e nos sentimos em casa. Acontece que minha missão é continuar meu caminho numa estrada que fica distante do trilho de vocês!

Tenho certeza que nossa amizade vai continuar, independentemente da distância que vai separar nossos abraços. Em breve eu regresso para matar a saudade que já estou sentindo de todos vocês!

Eu estava tão acostumada a ter você ao meu lado, a ter as suas mãos sempre comigo, o seu calor e ombro amigo. Nem o tempo que nos separa, nem a distância que nos afasta foram capazes de me ensinar a viver sem o seu amor.

Dizem que nos acostumamos muito rápido ao que é bom, e agora acredito que isto seja mesmo verdade. Você chegou à minha vida, e é como se sempre estivesse aqui. Agora que você foi embora, ficou um vazio enorme. Nada tem graça sem você ao meu lado. É como se não soubesse andar, nem respirar…

Eu preciso de você comigo. Perdão se deixei você partir, eu achei que seria o melhor para você e para mim. Mas agora percebo que não sei viver sem você. Eu sei que você também sente o mesmo por mim, e quando existe amor, sempre há tempo para recomeçar.

Volta para mim, eu te quero aqui!

Uma grande certeza da vida é que eventualmente tudo acaba, até mesmo a própria vida. Tudo tem um tempo limitado de duração, e assim foi com a nossa amizade. E hoje ao recordar os sorrisos trocados, as aventuras vividas, as lágrimas compartilhadas, senti o peito doendo e um vazio insuportável no coração.

Eu já não lembro o que nos levou para longe uma da outra, aquilo que nos separou tão definitivamente, mas já não tem como negar as tremenda saudade que eu sinto de você. Já não tem como evitar a dolorosa falta que sua amizade provoca na minha vida.

Hoje eu desejaria ardentemente que nossos caminhos se voltassem a cruzar, que nossa amizade vivesse uma segunda oportunidade. E eu sinto muita tristeza que essa tenha terminado, pois por muito que tente, eu não sei como apagar o rastro de saudade que você deixou.

Simpatia - é o sentimento
Que nasce num só momento,
Sincero, no coração;
São dois olhares acesos
Bem juntos, unidos, presos
Numa mágica atração.

Simpatia - são dois galhos
Banhados de bons orvalhos
Nas mangueiras do jardim;
Bem longe às vezes nascidos,
Mas que se juntam crescidos
E que se abraçam por fim.

São duas almas bem gêmeas
Que riem no mesmo riso,
Que choram nos mesmos ais;
São vozes de dois amantes,
Duas liras semelhantes,
Ou dois poemas iguais.

Simpatia - meu anjinho,
É o canto de passarinho,
É o doce aroma da flor;
São nuvens dum céu d'agosto
É o que m'inspira teu rosto...
- Simpatia - é quase amor!

Um segundo será sempre longa distância, se agora eu nem queria ver você partir. Mas a vida prossegue infinita e fica sempre tanto por dizer. Deixe um rasto de sua presença e um resto de seus sorrisos. Não diga adeus sem prometer que vai voltar.

Tento adivinhar o que leva de nossos momentos, o que guarda das histórias, os instantes que vai desejar reviver. Se o futuro só a Deus pertence, que Ele pelo menos me dê a bênção, de novamente nos podermos encontrar.

Que o caminho que escolheu seja longo, uma viagem rumo à felicidade. Sinta mais e viva ainda melhor. Descubra o que o mundo tem para lhe oferecer, aprenda algo em cada aventura, sem nunca esquecer suas origens. E até breve, é o meu desejo. Até breve se o desejar também.

Feliz Dia dos Namorados, meu bem! A vida me deu o marido ideal, o perfeito. Eu sou imensamente feliz ao seu lado; sinto que vale tudo, que vou mais longe e com mais força, com maior capacidade.

Amar você tem sido a melhor experiência da minha vida, a aventura de todas as aventuras. Mais do que um esposo incrível, você é um amigo que está sempre presente, atento e preocupado comigo.

Hoje eu não quero preocupações, mas sim bem-estar. Quero sentir seus braços envoltos nos meus e as mãos coladas enquanto passeamos sem destino. Hoje, meu bem, eu quero amar você como nunca amei antes. Eu te adoro!

Uma pessoa pode sentir-se sozinha quando está longe de suas pessoas queridas, quando não tem (ou pensa que não tem) amigos, pessoas que a entendam, lhe deem carinho, atenção, quando termina um relacionamento afetivo, perde um ente querido... São muitas as possibilidades que trazem o sentimento de solidão.

Mas, a pior solidão que alguém pode sentir é a de não ter a si, estar distante de seu interior, de sua verdade, não saber quem é. Quando não sabemos de verdade o que somos, o que queremos, nos sentimos perdidos e sozinhos. Ora, nem nós mesmos nos conhecemos, por conseguinte, não conseguimos saber ao certo o que somos e queremos, não somos companheiros de verdade da gente. Não agimos seguindo decisões e desejos autênticos, somos levados pela opinião dos outros, pela vida ou por valores que estão dentro de nós mas que aí se instalaram vindo de fora, com nossa permissão, claro, mesmo que inconsciente, mas não representam nosso eu verdadeiro.

Alguém nesse estado pode estar rodeado de gente que a ame, dê apoio, compreensão, mas mesmo assim estará se sentindo só, muito, desesperadamente até. Uma solidão que nada que vem de fora pode aplacar de verdade se algo não for feito pela própria pessoa que se sente solitária.

É muito ruim olharmos para dentro de nós e encontrarmos ideias confusas, valores duvidosos, falta de autoconfiança criada por mensagens incorporadas vida afora e pelo não conhecimento de nossa real identidade. Se eu não sei quem sou verdadeiramente, não me conheço, não sei me ajudar, me acompanhar, me amar.

Essa profunda solidão, da ausência do eu verdadeiro, provoca imensa instabilidade e dor. Muitos distúrbios afetivos podem daí advir, como a depressão, por exemplo. Quem passa ou passou por isso sabe como é duro viver nessa condição. E às vezes nem todo o apoio externo a suaviza.

O caminho para resolver essa solidão interior é voltar-se para dentro, cada um em seu tempo, de seu jeito, às vezes procurando a orientação de alguém habilitado, e tentar resgatar seu eu autêntico, suas vontades, preceitos, qualidades e aptidões que podem estar esquecidos lá no fundo, encobertos por toneladas de elementos errôneos, pensamentos exteriores de qualidade duvidosa e mensagens negativas que se permitiu que estacionassem no íntimo do ser.

Esse trabalho de autoconhecimento e redescoberta, de resgate do eu verdadeiro, nos aproxima mais de nós mesmos, de nossa verdade. Vamos nos achando de novo, percebendo o que temos feito que está ou não de acordo com o que realmente queremos e precisamos. Esse resgate, invariavelmente, faz com que reconheçamos nossas verdadeiras qualidades, limites também (e esses concluímos se podem e devem ser superados, quando e como). Vamos limpando o interior do que não é nosso e percebendo o que de bom temos, vamos reaprendendo a nos gostar.

Assim, começamos a nos nortear novamente na existência, mais seguros, mais senhores e companheiros de nós, mais centrados, com mais autorrespeito, autovalorização. Nos amando e conhecendo mais, sabendo pelo que queremos lutar sinceramente; temos para onde olhar quando procuramos respostas e referências: dentro da gente. Somos uma grande companhia e amizade para nós mesmos, não estamos mais sós. Quando tenho a mim, sinceramente, não me sinto só nem desorientado, Posso ficar confuso às vezes, mas sei como parar, refletir e encontrar o rumo novamente.

Não me sentindo mais só, com falta de mim, posso perceber melhor a vida (e aprender melhor com a leitura que faço dela), seus acontecimentos, as pessoas a meu lado e o que têm de bom a me oferecer. Fico cada vez mais aberto e firme, melhor para viver minha relação comigo e as relações interpessoais de todos os tipos (profissionais, familiares, afetivas, etc.). Fico cada vez mais distante da solidão.

(Marcus Facciollo)
(Portal da Psique)

Agora que você vai embora, minha querida amiga, não esqueça de se lembrar de mim. São muitas e boas as recordações que guardarei de nós duas, pois vivemos muitos momentos felizes e partilhamos grandes histórias.

Agora que você vai tomar um rumo que a levará para longe, não desista de procurar a sua felicidade. Eu vou estar aqui torcendo para que tudo dê certo com você, esperando que um dia volte para me visitar.

Eu sei que por maior que seja a distância ou o problema meus amigos estarão sempre ao meu lado.

A fé nasce no coração e se transforma na força que nos fará vencer qualquer adversidade. Quem não acredita que é possível ir mais longe e quem duvida das suas próprias capacidades, acaba derrotado ainda antes de partir para a batalha. No entanto, tudo é possível quando a esperança anda do nosso lado.

Nunca permita que ela se apague, como uma chama que desaparece da vela. Agora é o tempo de deixar que ela invada totalmente sua vida.

Recomendados para você

40 incríveis frases de amizade que mostram que quem tem amigos tem tudo
40 incríveis frases de amizade que mostram que quem tem amigos tem tudo
Amizade à distância: como demonstrar o sentimento e manter o contato com amigos distantes
Amizade à distância: como demonstrar o sentimento e manter o contato com amigos distantes
Como desejar feliz aniversário para alguém distante
Como desejar feliz aniversário para alguém distante
Principais características de uma amizade verdadeira
Principais características de uma amizade verdadeira
Formas de demonstrar amizade em gestos e palavras
Formas de demonstrar amizade em gestos e palavras